Ter milhões de seguidores não significa ter sucesso nas redes sociais

Ter milhões de seguidores não significa ter sucesso nas redes sociais

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Quando o assunto é redes sociais, há 3 tipos de empresas:

As que não fazem ideia de como expandir seus negócios através delas.

As que acham que sabem aproveitar todo o potencial das redes sociais (quando sequer aproveitam 10%).

As que, de fato, possuem uma boa estratégia e atuação online, gerando mais tráfego, relacionamento e, consequentemente, vendas.

Se você quer se certificar de que a sua empresa vai ficar bem longe dos dois primeiros tipos, continue lendo este texto.

As aparências enganam

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É isso mesmo. Já falamos disso algumas vezes por aqui, mas sempre é bom lembrar: atuar em uma rede social é muito mais do que ter um perfil e fazer com que todos saibam que você existe na internet.

Muitas empresas acham que sabem usar as redes sociais pelo simples fato de ter milhares de fãs/seguidores.

Com base nessa lógica eu vou te fazer uma pergunta…

Do que adianta ter 1 milhão de curtidores no Facebook quando nem mesmo 2% deles compram os seus produtos ou contratam os seus serviços?

Não é o número de fãs/curtidores que vai aumentar as suas vendas. O que vai aumentar as suas vendas é o que você faz com os fãs/curtidores que estão ao seu alcance…

Para isso, você precisa seguir um plano, uma estratégia eficaz.

Um plano de ação nas redes sociais

A audiência do Marketing com Digital já sabe: as redes sociais são apenas uma das engrenagens de um grande sistema de vendas online.

Para que essa engrenagem funcione, você precisa se certificar de alguns pontos. Vamos ver quais são eles.

– Você está na rede social correta?

Esse é o primeiro e um dos mais importantes pontos. Cada rede social possuem milhões de usuários. Várias pessoas usam ativamente suas contas do Twitter e do Facebook, por exemplo, mas isso não significa que elas irão agir da mesma forma nas duas redes.

A primeira coisa que você precisa descobrir é se o seu público está na rede social que você pretende atuar (ou já está atuando) e, ainda mais importante do que isso, se o seu público gosta de engajar em atividades dentro dessa rede.

E como é que você pode descobrir quais são as redes sociais que o seu público está presente?

1- Através das métricas da própria rede (dados como número de likes e compartilhamentos também contam)

2- Por meio de enquetes ou questionários respondidos pelo público

3- Consultando dados do Google Analytics, que mostra as fontes de tráfego de todas as URLs do seu site. Se há muito tráfego vindo de uma ou mais redes sociais, significa que seu público-alvo está marcando presença nelas.

Claro, usar essas 3 formas de confirmação é muito fácil para quem já construiu uma audiência. Mas o que você vai fazer se estiver começando do zero?

Começando do Zero: Como definir sua estratégia nas redes sociais

As dicas a seguir valem para quem quer validar, reformular ou começar do zero uma estratégia de atuação nas redes sociais, e podem ser seguidas por qualquer pessoa.

– Quais são as redes sociais utilizadas pelos seus concorrentes?

Não há garantia alguma de que seus concorrentes estão seguindo o conceito de que é preciso estar na rede que o público está, mas mesmo assim você precisa saber quais são as redes que contam com a atuação dos concorrentes.

– Quantos seguidores/curtidores seus concorrentes têm em cada um dos perfis?

Isso é muito útil para que você tenha uma ideia do tamanho do seu segmento dentro de cada rede social.

– Qual é o tipo de conteúdo que eles publicam nas redes?

Estão divulgando parceiros, gerando buzz com virais, fazendo propaganda de seus produtos?

– Quantas vezes por dia eles publicam algo nas redes?

Analisar a frequência das publicações é muito importante para saber quais os melhores horários de publicação em cada rede social, ou seja, identificar em quais momentos o público-alvo está mais ativo nas redes.

– Qual é a taxa de engajamento média dessas publicações?

Você irá medir a média dos engajamentos, ou seja, quantas pessoas comentam, compartilham, dão like…

– Seus concorrentes interagem com outras empresas dentro das redes sociais?

É uma ótima forma de juntar ideias para futuras parcerias que você também pode ter em redes sociais.

Todos esses itens citados são os passos básicos de como atuar em qualquer rede social, mas é claro que todas elas possuem características únicas, e que devem ser avaliadas separadamente, como vimos com o Instagram e o Youtube.

Recapitulando

– Ter milhões de seguidores/curtidores não quer dizer que você está passando por um momento de sucesso em vendas
– Você precisa adotar uma boa estratégia para aproveitar, de fato, o seu número de curtidores/seguidores
– Nem toda rede social é vantajosa para o seu negócio. Você precisa descobrir quais são
– Há várias formas de descobrir a rede mais vantajosa para o seu negócio, e uma delas é analisando o seus concorrentes.

Se você quer conferir dicas de como utilizar redes sociais para os negócios, continue acompanhando os nossos conteúdos. Para artigos e dicas exclusivas, confira a nossa Área de Membros do Marketing com Digital.