Guia para gerar resultados rápidos com SEO – Parte 01

Ok. Vamos falar sobre Search Engine Optmization, o famoso SEO para um número cada vez maior de profissionais de marketing e ainda em 2016, algo que os empresários sabem que é bom, mas não fazem a mínima ideia de como funciona.

Se você está lendo este artigo e é um empresário, fica tranquilo, eu vou simplificar e não complicar as coisas para você.

Se você é um consultor de marketing digital, eu vou te explicar uma maneira muito mais inteligente de planejar sua consultoria e claro, gerar resultados mais rápidos e mais precisos para os seus cliente.

Se você é um iniciante no marketing digital e pretende começar seu negócio de consultoria ou utilizar essas informações para aumentar as vendas do seu negócio, pode para o mouse quieto, pois esse conteúdo será muito útil para você também.

Vamos começar?

Para você entender o poder do tráfego orgânico, recomendo que você leia esse artigo. Como gerar tráfego orgânico.

Ok. Vamos para a primeira parte desse guia.


Passo número 01: Definindo as Metas do Projeto de SEO

 

A primeira coisa que você precisa entender sobre SEO, seja você consultor ou dono de empresa é que ele envolve um braço específico da sua empresa responsável pela geração de tráfego, ou seja, mais visitas, mais visibilidade.

Apesar de ser um braço específico, isso não significa que essa é
uma parte isolada do seu negócio, muito pelo contrário.

A grande diferença dos últimos 5 anos no SEO foi a mudança no perfil dos profissionais que dominam essa arte.

Por muito tempo SEO era a mesma coisa que falar de programação, servidor, código e todos os termos técnicos que você possa imaginar.

Hoje, SEO é algo que envolve predominantemente a equipe de conteúdo e marketing, deixando a parte dos “códigos” como uma das peças e não como a principal.

Entendido isso, podemos partir agora para a criação do Projeto de SEO e as definições de metas.

Se você não aplicar o conceito de PROJETO para suas ações de SEO, você ficará bem frustrado.

Se você é empresário, pensará em desistir do investimento, caso você seja um consultor, muito provavelmente poderá perder seu contrato.

SEO é como construir um PRÉDIO, uma casinha de barro ou um arranha-céu.

Vou explicar.

Olhe bem para essa imagem abaixo, com o prédio mais alto do mundo em Dubai.


predio-mais-alto-do-mundo

Agora olhe para esse foto abaixo com um barraco qualquer que eu achei no Google.


barraco


Quanto custa para gerar resultados com SEO?

Sempre que algum empresário lhe perguntar quanto custa para gerar resultados em SEO, tanto em tempo quanto em investimento financeiro, sugiro que você apresente essas duas imagens.

Você como dono de negócio, olhe para essas imagens e reflita sobre isso.

O que você espera de um projeto de SEO? Qual sua meta? Qual sua ambição com aquele projeto?

Você quer construir um arranha-céu ou um barraco?

100% das pessoas irão falar, é claro que eu quero um arranha-céu.

Mas na prática, tem muito Projeto BARRACO na internet achando que é um Projeto Arranha-Céu.

Não tem segredo. Para criar algo de qualidade e que gere resultados no curto, médio e longo prazo é preciso de DUAS coisas.

Tempo e Dedicação. Aceite isso que é melhor.
Então o primeiro passo é entender que irá exigir um tempo, que ainda iremos descobrir qual será esse tempo.
Mas, você precisa colocar no papel, quais as minhas metas com esse projeto de SEO?

Aumentar em quantos % as visitas do meu site? Qual o crescimento em contatos nós esperamos com esse projeto? Qual o crescimento nas vendas nós estamos buscando com esse projeto?
Eu não entendo de engenharia, mas você acha que os prédios começam sem uma planta final? Sem um cronograma? Sem
prazos?
Você já viu alguma obra começar sem ter um alicerce firme?
Então coloque isso no papel: Quais as metas para o projeto de SEO, em termos de aumento de tráfego, leads e faturamento?

 

Exemplo:

Meta em tráfego: 1.000 visitas orgânicas por dia
Meta em leads: Gerar 100 novos leads por dia
Meta em vendas: Gerar 10 vendas por dia
Eu poderia parar esse artigo aqui, somente essas 3 linhas já iriam ajudar muitos consultores e empresas que não fazem nadinha disso.

Além de não definirem nenhuma meta clara, também não mensuram resultados.

Uma das coisas que você precisa para mensurar com eficiência é saber utilizar o Google Analytics, dá uma olhada no guia para iniciantes que criamos. Como mensurar suas campanhas com o Google Analytics.

 

Passo número 02: Faça a divisão do Projeto em pequenos marcos

Todos os projetos que alcançam um grande sucesso, são divididos em projetos menores que são feitos com grande sucesso. Simples assim.

crescimento-organico

Lembra do arranha-céu? Todo prédio segue a seguinte ordem:

01 – Planejamento arquitetônico
02 – Alicerce
03 – Alvenaria
04 – Elementos estruturais (Portas, janelas)
05 – Acabamento

Essa é uma analogia PERFEITA para você construir um Projeto de SEO, porém, adicionando uma etapa final que também acontece em prédios, que é a divulgação do empreendimento, ou o que nós chamamos de MARKETING.

Vamos já chegar nessa parte.
Eu quero que você faça o seguinte na sua próxima reunião ou planejamento de Consultoria, pegue esses 5 pontos e adapta para seu Projeto de SEO.


01 – Planejamento arquitetônico será a ANÁLISE de Presença Online

 

A primeira etapa é saber qual a atual realidade do cliente, quais as metas para o Projeto, o que ele precisa o que envolve o negócio, qual o contexto dos concorrentes, etc e etc…

No meu treinamento Projeto Consultor Digital eu explico isso nos mínimos detalhes. Veja aqui a apresentação completa do programa.

Você precisa entender que SEO não significa simplesmente otimizar um site ou um blog para os mecanismos de busca. Isso já ficou no passado.

O SEO hoje é uma das bases da estratégia de marketing de uma empresa que envolve todas as áreas, desde de mídias sociais, conteúdo, email marketing, mobile, etc.

SEO significa pensar na experiência positiva do público com o seu conteúdo, seja em qual for o ambiente.

SEO significa construir uma reputação sólida para sua empresa.

SEO significa construir sinais de confiança para o seu negócio.

Isso significa que na análise de presença online, você deve investir qual a atual realidade da empresa, em todos esses aspectos.

Presença no Google
Presença nas mídias sociais
Tem lista de emails?
Produz conteúdo relevante?

“Mas o que raios SEO tem com email marketing?” Talvez você não saiba disso, mas existem estratégias de otimização para email marketing, para melhorar a entrega dos seus emails.

O Google analisa uma série de fatores para a entrega de emails na plataforma GMAIL.

Se você quer aprender mais, no nosso portal de membros VIP, tem um treinamento que fala somente sobre isso. Conheça aqui o nosso portal de membros VIP

 

Talvez você não saiba disso, mas existem profissionais que são pagos para criar um planejamento arquitetônico para um empreendimento. Você acha isso justo?

Se a sua resposta foi sim, eu concordo com você. É por isso que eu recomendo que meus alunos COBREM por uma análise de presença online completa.
Na verdade, o primeiro mês de um Projeto SEO deve se concentrar na criação de um Plano extremamente detalhado de onde, quando e como, os resultados serão alcançados.

Você que é empresário, faça sua equipe fazer uma análise de presença online completa para o seu negócio antes de iniciar qualquer projeto de SEO.

Então esse é o primeiro “segredo”. A primeira etapa do seu projeto consiste simplesmente em realizar uma análise profissional completa.

01: Identificar qual a situação atual

02: Definir quais as metas

03: Definir qual será o caminho (Etapas obrigatórias).

A parte das etapas obrigatórias é o que eu vou ensinar logo abaixo na construção do alicerce e as demais etapas.


02 – Construção do Alicerce (Presença Online + Autoridade)

 

Esse é o segundo “segredo” para um projeto inteligente de SEO. Eu já fui contratado somente para criar um plano de SEO.

Basicamente eu fiz a análise de presença online da empresa, ajudei na definição das metas e escrevi todos os detalhes das etapas que precisavam ser seguidas para que os resultados fossem alcançados.

Depois eu entreguei esse planejamento para a empresa, expliquei para cada responsável como eles deveriam fazer e pronto, encerrei a minha participação.

O cliente ficou feliz, eu recebi pelo meu serviço.

O problema é que a maioria das agências e consultores, não fazem esse tipo de planejamento por uma razão bem simples, eles que irão executar todas as atividades e por isso, não planejam.

Eis o grande erro.

Eu não estou justificando que você tenha que criar relatórios detalhados para o seu cliente ou para o seu chefe, explicando tudo que será feito, até porque eu acho isso uma perda de tempo.

Mas você precisa ter os MARCOS definidos em etapas e processos que serão seguidos, para que vocês possam ter uma ordem para seguir.

Ok, explicação inicial feita, posso seguir?

Em muitos, muitos, muitos casos, você irá encontrar empresas que não tem sequer um site ou o site que ela tem, digamos, que não podem ser chamados de um site ou blog. rsrsrs.

Então isso precisa ser colocado dentro do projeto com a maior sinceridade.

Não adianta você tentar pegar um prédio caindo aos pedaços e ficar tentando dar um jeitinho.

É importante que você saiba fazer a análise profissional de um site merece ser “demolido” entre um site que pode ser melhorado.

No treinamento Projeto Consultor Digital, eu tenho um bônus chamado SEO na Prática, onde eu ensino como tomar essa difícil decisão.

Veja aqui a apresentação completa do treinamento

Mas, somente ter um site ou blog você já deve saber que não é o suficiente.

Porém, uma coisa que poucas pessoas sabem é que o FOCO de um projeto de SEO não deve ser em gerar simplesmente mais visitas.

Hoje, o SEO é uma poderosa ferramenta de construção de AUTORIDADE e Otimização da Conversão. Exatamente.

Existem projetos que nós já ajudamos somente para criar um Projeto de SEO com o objetivo de construir uma presença online, que impactaram diretamente no crescimento da conversão de campanhas de email marketing.

Vou explicar melhor.

O que acontece é o seguinte, existe muitas empresas que vendem MUITO através da sua lista de emails, porém, eles não tem uma presença online forte, não tem um blog, presença nas mídias sociais ou algo do tipo.

Basicamente eles investem em publicidade, criam listas de emails e enviam emails de vendas. Ponto final.

 

faturamento-anual
Porém, o que geralmente acontece com essas campanhas é que com o passar do tempo a taxa de conversão começa a cair cada vez mais, dia após dia.

E essas empresas sabem que a melhor maneira para aumentar suas conversões, consistem em ter uma presença online mais eficiente.

Na imagem acima você tem um histórico de 12 meses de vendas, totalizando R$1.175,621,53.

Perceba que existem meses com mais vendas e outros com uma quantidade menor, porém, existem vendas acontecendo diariamente.

Essas vendas não foram geradas exclusivamente através de tráfego orgânico, no entanto, muitos dos leads gerados, ou engajamento gerado com essas pessoas, foi através de tráfego orgânico.

Por isso uma presença online é extremamente importante.

presenca-online

Blog
Canal no Youtube
Página no Facebook Ativa
Etc..

E por isso existem projetos de SEO onde na prática, nós não
geramos um grande crescimento de visitas orgânicas, mas criamos um planejamento de conteúdo, com base no conhecimento de SEO, para ser enviado para uma lista de emails.

Não se engane, os conteúdos que nós criamos aqui no portal e enviamos através da nossa lista de emails, geram milhares de visitas, em muitos casos, bem superiores ao tráfego gerado pelo Google, no entanto, nós sabemos que esse conteúdo faz sucesso devido ao nosso conhecimento em SEO.

origens-de-trafego
A origem de tráfego que aparece como DIRETO, pode representar pessoas que digitaram o endereço do site, ou uma origem que o analytics não identificou.
Quando não usamos uma url customizada para identificar uma campanha de email, o analytics muitas vezes considera esse tráfego gerado pelo disparo na lista como tráfego direto.

Mas nesse exemplo você pode ter uma noção de uma quantidade de conteúdos específicos, com as divisões de origem de tráfego.

Percebe essa lógica?

Quando nós participamos de um projeto com um portal de notícias, existia um momento do dia no qual nós ajudamos a pautar as principais notícias que seriam destaques no dia seguinte.

Nós usávamos conhecimentos de SEO para pautar o jornal impresso, rádio e revista do grupo. Percebe como SEO é MUITO maior do que você pensa?

E olha que ainda estamos só no começo… 🙂

Esse artigo está ficando um pouco longo… Por isso decidi dividir ele em 2 partes. Em breve irei liberar a segunda parte desse conteúdo.

Se você quer ver na prática como criar realizar uma Consultoria SEO ou criar um Projeto de SEO para sua empresa, o seu próximo passo ideal é conhecer o treinamento Projeto Consultor Digital.


Confira aqui o treinamento completo
, lembrando que nós liberamos o bônus o treinamento SEO na Prática, onde explico em detalhes como planejar o seu projeto de SEO do jeito certo. 🙂

 

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Natanael Oliveira
Natanael Oliveira é publicitário, Criador do Programa de Formação Expert em Vendas Online, Co – fundador do portal Marketing Com Digital Cursos e autor do livro Seja o Empresário da Sua Ideia.

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