3 Tipos de Segmentação Para Usar no Email Marketing

3 Tipos de Segmentação Para Usar no Email Marketing

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Você tem ideia de como fazer a segmentação dentro de uma estratégia de email marketing? Neste texto vamos abordar 3 formas de fazer isso!

Atenção, se quer aplicar uma boa estratégia de email marketing no seu negócio e não faz ideia de como começar, recomendo que você leia outro texto antes deste, ok?

Segue a minha recomendação: As 4 Fases de Uma Campanha de Email Marketing

Se você já leu a recomendação, pode continuar. Se não leu, pode ter certeza de que não irá se arrepender.

Pronto, agora sim podemos começar a falar de segmentação!

01- Segmentação por cliques

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Esse modelo de segmentação é o mais simples, ou seja, é o de nível mais básico, mas isso não quer dizer que seu desempenho não é bom. Ele funciona assim:

Imagine que você enviou um email com um link para um conteúdo. Pode ser um vídeo, um texto, um infográfico…

Você vai fazer a segmentação baseado apenas em quem clicou e quem não clicou no link que foi enviado.

Ao final da segmentação os “clicadores” passam para a fase de engajamento, enquanto os não “clicadores” precisam passar por outra segmentação em uma diferente campanha.

Vou te dar um exemplo de como essa segmentação poderia ser feita de forma eficiente:

Digamos que eu tenha acabado de enviar um email com um link falando sobre dicas para viajar barato pela Europa, e esse primeiro email tenha gerado 100 cliques.

Aqui estão os meus primeiros 100 clicadores. Eu poderia acabar a segmentação aqui, mas isso não é uma boa ideia, então vou enviar mais outro email.

O segundo email contém o mesmo link, mas com uma diferente mensagem, algo como “Vai perder essas dicas?”.

O grande “macete” dessa fase é que este email só será enviado para as pessoas que NÃO CLICARAM no primeiro, afinal de contas não faz sentido eu enviar um email com o mesmo link para quem já clicou, não é mesmo?

É provável que o número de cliques seja menor que o do email 01, mas mesmo assim o email 02 serve para aumentar o número de pessoas captadas na segmentação. Vamos dizer que o número de pessoas que clicaram agora no link foi de 50.

Caso você queira, e eu aconselho que faça isso, é possível fazer um email 03, desta vez com uma mensagem de “última chance” ou algo do tipo.

O email 03, então, será enviado apenas para quem não clicou no seu link no email 01 e no email 02. Agora, imagine que o email 03 gerou 30 cliques.

Se você tivesse enviado apenas o email 01, teria segmentado 100 pessoas. Com o email 02 você segmentou mais 50, e com o 03 conseguiu segmentar mais 30, ou seja, 100 + 50 + 30 = 180.

Percebeu a diferença?

Com esse método você não é muito insistente, consegue aumentar a segmentação de uma campanha facilmente e, além disso, ganha uma informação bem valiosa: sabe quem são as pessoas da sua lista que realmente não estão interessadas naquele assunto, podendo adaptar melhor a abordagem das suas próximas campanhas.

Agora, vou te mostrar outro modelo de segmentação.

02- Segmentação de Cadastro

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Como eu te disse, a segmentação e clique é mais simples, e há um motivo para isso. Em comparação com outras, como a segmentação de cadastro, ela demanda menos comprometimento.

Basta a pessoa clicar e pronto, está segmentada. A segmentação de cadastro segue um nível um pouco mais avançado, visto que a pessoa precisa preencher algum tipo de formulário, que é usado como método de segmentação.

Resumindo: é muito mais fácil clicar em um link do que preencher um formulário, logo, o primeiro tipo de segmentação é mais simples que o segundo.

A boa notícia é que quanto maior o comprometimento do seu público, maiores as chances de você fazer uma campanha de sucesso.

E como é que funciona essa segmentação de cadastro?

Geralmente a pessoa faz o cadastro para ter acesso a algum tipo de material gratuito que você prometeu disponibilizar.

Você pode avisar por email que está oferecendo esse bônus, ou pode mencioná-lo em um dos seus conteúdos.

Das duas formas, a pessoa terá que clicar em um link que a levará diretamente para uma página de captura, e é lá que ela faz o opt-in ao preencher o formulário.

Os bônus são os mais variados. Há quem ofereça e-books, workshops, aulas ao vivo, vídeo exclusivo, pdf, infográfico…

Isso é algo que você precisa escolher ao planejar suas campanhas.

A ideia desse tipo de segmentação é criar uma barreira que serve como uma peneira para selecionar as pessoas que têm mais interesse naquilo que você está oferecendo. Além disso, através do bônus disponibilizado é possível ter uma boa ideia do tipo de assunto que realmente interessa as pessoas que fizeram o cadastro.

03- Segmentação de Compra

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Além dos dois tipos mencionados, também é possível fazer uma segmentação de acordo com as compras que os seus clientes fazem, e isso pode ser feito de diferentes formas.

Imagine que alguém fez parte da segmentação por cadastro, assistiu uma palestra online e, em seguida, recebeu uma oferta para comprar um produto ou contratar um serviço.

As pessoas que fizeram a compra serão segmentadas em uma nova lista, ou seja, uma lista composta por compradores daquele determinado produto ou serviço.

A partir daí você pode dar início a uma nova campanha. Deixa eu te dar um exemplo.

Imagine que alguém assistiu a uma aula online e resolveu comprar um produto de R$ 997, ok? Após fazer a compra, essa pessoa receberá um email de agradecimento e, juntamente disso, posso oferecer um bônus especial.

Caso ela aceite ela estará entrando na minha nova segmentação, passando novamente por uma fase de engajamento e oferta.

Este é um tipo de segmentação poderoso, visto que as pessoas preferem comprar algo de alguém ou de uma empresa com quem já fizeram um negócio anteriormente, mas tome cuidado: se feito erroneamente este processo pode “encher o saco” da sua audiência, que precisa perceber o valor no seu produto antes de partir para um próximo.

Recapitulando

– Segmentação por cliques
– Segmentação por cadastros
– Segmentação por compras

Viu só como ter uma estratégia inteligente de email marketing não é nenhum bicho de 7 cabeças? Bem simples, não?

Se você quer aprender ainda mais detalhes de como executar uma campanha de vendas para gerar grandes resultados para o seu negócio, conheça o nosso treinamento Email Mestre.

As dicas deste texto são apenas uma pequena parcela de tudo que você pode encontrar no treinamento, e eu espero que elas tenham sido úteis para você.

Um abraço e até o próximo texto.