Youtube Card Novidade Recurso

O que é o Youtube Card e Como Ele Pode Aumentar Suas Vendas com a Plataforma

Você tem ou planeja ter um canal no Youtube? Pois um novo recurso promete ajudar bastante quem produz conteúdos para a plataforma (principalmente quem tem um negócio online). Se você não quer ficar para trás, confira a novidade.

A fatia do mercado que você não pegava

O Youtube é o terceiro site mais acessado do mundo, perdendo apenas para o Facebook e o próprio Google, e há uma boa razão para isso. Estamos nos habituando cada vez mais a assistir vídeos online.

Fazemos isso a qualquer hora e em qualquer lugar. Pode ser em casa, no transporte público, em uma mesa de restaurante…

E é exatamente por isso que os dispositivos móveis, como Smartphones e Tablets, representam 50% do público da plataforma.

No entanto, a experiência de assistir aos vídeos em dispositivos móveis não era a mesma de fazer isso em um desktop ou notebook….

As Anotações do Youtube

O Youtube possui um recurso chamado anotações, que é bem simples, e serve para que você possa inserir uma caixa de texto por cima dos seus vídeos.

Apesar de serem simples, as anotações sempre foram muito eficazes e realmente ajudavam bastante a aumentar a taxa de conversão quando usadas como call to action.

anotação youtube card recurso

A imagem acima, por exemplo, mostra um vídeo que está utilizando uma anotação.

O grande problema: anotações não podem ser vistas em dispositivos móveis.

Pois é…

E é aqui que entra o novo recurso do Youtube, os Youtube Cards.

O que é o Youtube Card

O Youtube Card é um recurso visual que, diferente das anotações, pode ser visto em todos os dispositivos, e isso inclui os móveis, é claro.

Youtube Card Aumentar Vendas Marketing
Na imagem acima o Youtube Card está divulgando um vídeo sobre Facebook.

“Quer dizer que o Youtube Card veio para substituir as anotações?”

Não completamente. Uma anotação pode ser usada como uma nota de errata em seus vídeos, corrigindo um nome que foi dito errado, algo que não pode ser feito pelo Youtube Card.

No entanto, as 4 funções do Youtube Card são completamente voltadas para Call to Actions e vão ajudar muito o crescimento do seu canal ou a divulgação do seu negócio através do Youtube. Veja só…

As funções do Youtube Card

Confira as 4 funções do Youtube Card

Youtube Card anotação marketing

– Website Associado

Divulgue o site que está vinculado ao seu canal do Youtube

– Captação de Recursos

Divulgue o seu projeto que está usando financiamento coletivo (crowdfunding). Se você usa serviços como o Kickstarter e o Patreon, isso será bem útil.

– Mercadoria

Mostre o seu produto e facilite o caminho do seu público até o site em que ele pode realizar a compra.

– Vídeo ou Playlist

Promova outros conteúdos que você já publicou no Youtube (A imagem da thumbnail será exibida)

Estas funções foram claramente desenvolvidas para aumentar o poder de divulgação dos produtores de conteúdo dentro da plataforma, não só por expandir o alcance até o público dos dispositivos móveis, mas por estimular até mesmo a propaganda de produtos.

Mas e então, como é que o Youtube Card funciona?

Como funciona o Youtube Card

Assim como as anotações, é possível definir o momento em que o Youtube Card aparece no vídeo. No momento em que o marcador de tempo chegar ao ponto definido uma pequena mensagem aparecerá no canto superior direito do vídeo, como mostrado na imagem a seguir.

youtube card marketing digital
Como você pode perceber,  a marca d’água do seu canal foi movida para baixo por conta do novo recurso. Para visualizar o conteúdo do card, no entanto, é necessário clicar na mensagem.

Os vídeos que possuem cards terão um pequeno símbolo com a letra “i” exibido também na parte superior direita do vídeo, que pode ser visto a qualquer momento, desde que o mouse esteja em cima do player do Youtube.

A seguir, segue uma imagem:

youtube card negócios marketing

Apesar de ter vindo com a promessa de alcançar o público dos dispositivos móveis, é bom salientar que, atualmente, o Youtube Card só aparece para quem utiliza o aplicativo do Youtube em seus dispositivos móveis.

Utilizei um iPhone e um Smartphone com Android, com os navegadores Safari e Google Chrome, respectivamente, e não pude visualizar o novo recurso.

No entanto, ele pôde ser visto normalmente quando usei o aplicativo, que é gratuito e até mesmo já vem instalado em vários dispositivos Android.

Conclusão

Se você quer usar o Youtube como uma plataforma de negócios, ter o Youtube Card em seus vídeos é obrigatório. O novo recurso, ao que parece, veio para trabalhar em conjunto com as anotações e aumentar ainda mais o poder promocional dos seus conteúdos.

Quer mais dicas de como usar o Youtube para negócios? Confira a nossa área de membros e veja nossos minicursos, como o de Youtube para Negócios.

Webwriter do portal Marketing com Digital e colunista na revista oficial da Nintendo no Brasil. Também trabalha, desde 2006, com a produção de eventos de cultura pop voltados para jovens.

Comentários

  1. Interessante esse recurso, já estamos chegando num momento que vídeo não pode ser descartado, seja para conteúdo, relacionamento ou uma venda. Isso já é crucial para um negócio, e com certeza esses recursos apenas colaboram para aumentar os resultados.

    Obrigado por compartilhar

    Responder

    1. É exatamente isso, Junior. Não dá mais pra ignorar o Youtube, muito menos as inovações da plataforma, que estão bem constantes atualmente.

      Responder

    1. Obrigado, Noel. A gente tá sempre pesquisando e estudando pra trazer conteúdos legais para vocês 😀

      Responder

  2. Meus parabéns para está equipe do Natanael Oliveira que realmente fazem a diferença na estruturação do Marketing digital e reestruturação no meu caso que estou iniciando agora.Muito obrigado por vosso caráter definido,pela seu compromisso com os seres humanos racionais em nos ajudar a promover nosso conteúdo de forma profissional .Meus parabéns !! Cordialmente

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  3. Olá Mateus

    Acostumamos tanto com (as) ferramenta que não procuramos nos detalhes nos aprofundar e encaixar novas formas de ser vistos e clicados com foco na conversão.

    Parabéns por pensar fora da caixa.

    Responder

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