O negócio de consultoria não tem escala é trocar tempo por dinheiro é o que muitos dizem. Se eu concordo com essa frase? Depende.
Se você faz o que as agências comuns fazem essa é uma triste realidade, porém, se você começar a tratar sua agência como um Protótipo de Franquia, o cenário é completamente diferente.
Durante as próximas linhas eu irei apresentar 3 maneiras de escalar o lucro da sua agência repare no termo Lucro e não faturamento.
Essa é uma questão óbvia mas é preciso continuar reforçando a gritante diferença entre faturar mais e lucrar mais.
Se a sua agência precisa dobrar os custos todas as vezes que você dobra o seu faturamento, é fácil entender que a conta nunca irá fechar, tudo bem?
Você não é o Super Homem ou a Mulher Maravilha
Se você acha que carregar o seu negócio de consultoria nas costas é sinal de empreendedorismo ou trabalho duro, por favor, comece a repensar esses conceitos.
Não estou dizendo que você não irá trabalhar duro e com dedicação, pelo contrário, no entanto, é diferente trabalhar duro construindo algo que no futuro irá cuidar de você.
Pense sobre isso.
Imagine um homem que quer construir uma casa, ele e seus dois filhos irão construir a casa do zero. Compraram todos os materiais e iniciaram o trabalho de limpeza do terreno.
Depois de 3,6 meses de trabalho duro e diário a casa finalmente está pronta.
Agora eles podem se mudar com toda a sua família.
Essa é a lógica de trabalhar duro com PROPÓSITO.
Agora imagine que esse mesmo homem ficasse construindo os muros e depois derrubando tudo novamente.
Dia após dia, ele simplesmente passa meses criando algo que depois ele viu que não ficou bom e então começa tudo novamente.
Quando essa casa irá ficar pronta? Provavelmente nunca.
Infelizmente essa é a realidade de muitos consultores e donos de agência. Eles passam meses, anos, construindo algo que depois eles desistem e enxergam que não era o melhor caminho.
Escolha um método, siga os processos e trabalhe duro com Propósito
Agora que você entendeu a diferença entre trabalhar duro “sem inteligência” e trabalhar duro com Propósito podemos seguir adiante.
Você entendeu que não adianta querer ser o Super Homem ou a Mulher Maravilha e tentar fazer tudo na raça. É questão de tempo até você se cansar.
Nos últimos 7 anos, depois que eu fechei a minha primeira consultoria, não demorou muito para perceber que os Processos seriam o meu bem mais valioso.
Hoje, meu grande foco está em criar e otimizar processos. Minha mente funciona como um grande mapa que fica o tempo todo organizando etapas e processos de como fazer as coisas da maneira mais inteligente e eficiente possível.
Eu quero te fazer um convite e também um desafio. Pegue os processos que nós ensinamos e coloque em prática e veja por você mesmo se funcionam ou não.
Se você não tiver um mentor e um modelo para se espelhar, muito provavelmente você estará inventando a roda, totalmente sem necessidade.
Então vamos agora para as 3 maneiras de escalar o lucro da sua agência.
Maneira número 01: Aumentando o Ticket Médio dos Seus Clientes e Mudando o Escopo
Um dos maiores problemas das agências está no ticket da consultoria muito baixo e um excesso de atividade operacionais.
Agências que cobram R$1.500 por uma consultoria mensal e entregam:
* Gestão de Mídias Sociais
* Gestão de Adwords
* Criação de Sites
* Publicação de Conteúdo
* Criação de Layouts
e a lista continua…
Imagine fazer todas essas atividades para 10 empresas. É um trabalho diário enorme e por isso a empresa precisa contratar um time maior de funcionários.
Faça uma simples conta. Se um analista de mídias sociais tiver o salário de R$1.500 na carteira + impostos esse valor vai para cerca de R$3.000.
O problema é que um analista de mídias sociais consegue atender um número limitado de clientes, afinal, é muito trabalho operacional.
2 clientes são necessários para pagar o salário de apenas um membro da equipe. A conta não fecha.
É por esse motivo que algumas agências fecham suas portas quando perdem vários clientes de uma vez. A operação estava rodando no limite.
Simplesmente NÃO DÁ LUCRO vender coisas operacionais. Esquece.
Quando você cobra os mesmos R$1.500 e oferece um escopo de presença online:
* Análise e criação de presença online
* Criação de linha editorial
* Criação de estrutura e modelos para conteúdo
* Criação de um Plano de geração de tráfego orgânico
* Otimização do Conteúdo do Blog
Nesse modelo uma única pessoa consegue atender de 5-10 clientes com tranquilidade.
Por que?
O trabalho é estratégico e não operacional.
Mas esse ainda é um modelo básico, apenas o primeiro passo. O ideal é que você feche contratos de R$10.000 e venda o projeto de Campanhas de Vendas Online.
Nesse modelo você sozinho consegue atender de 5-10 empresas. Consegue imaginar a diferença na margem de lucro? Uma equipe super enxuta e um ticket muito maior.
Obviamente para aumentar o valor do seu ticket você precisa aumentar sua habilidade de gerar resultados e o seu conhecimento em vendas online.
Lembra do exemplo da construção da casa? Trabalhe DURO com propósito e você conseguirá fazer parte do grupo de pessoas que consegue fechar contratos de alto valor.
Aqui você pode conhecer mais detalhes de como funcionam os processos de uma agência enxuta.
Conheça a história de um dos nossos cases de Sucesso do Programa de Formação Expert em Vendas Online e veja como ele saiu de contratos de R$400,00 para contratos de R$25.000,00
Maneira número 02: Aumentando a Quantidade de Clientes Sem Aumentar o Tamanho da Equipe
No modelo da agência enxuta o dono da agência, isto é, o CEO é aquele que fecha os contratos e comanda a equipe na execução das estratégias.
Porém, chega um momento em que a equipe PRECISA estar treinada para sozinha atender os clientes.
Imagine que você começa sozinho o seu negócio de consultoria e agora tem 5 clientes de R$10.000.
O seu próximo passo é ter uma equipe que CUIDE desses 5 clientes sem que você precise acompanhar tão de perto.
No momento que você conseguir fazer isso, você poderá aumentar a quantidade de clientes sem perder a qualidade. Um dos maiores medos dos consultores e donos de agência.
Lembre-se do exemplo da casa em construção.
Trabalhe DURO para montar uma equipe eficiente.
Aqui tem o exemplo do Organograma de uma equipe Enxuta
Você irá precisar basicamente de 3 pessoas na sua equipe.
Um gestor de Conteúdo, Gestor de Aquisição e Gestor de Monetização.
No quadro acima tem a descrição das habilidades necessárias para cada um dos membros da equipe.
Com essa equipe montada sua capacidade de atender clientes DOBRA sem a necessidade de ter novas e novas pessoas na equipe. Cada um terá a capacidade de atender cerca de 10 clientes simultâneos em sua área específica
Ou seja, se sozinho você consegue atender 5 empresas, com uma equipe você conseguirá atender 10 empresas. Se sozinho você consegue atender 10 empresas, com equipe você conseguirá atender 20 empresas.
Maneira número 03: Criando GRUPOS de Negócios e Gerando um Lucro Extra
Chegará o momento no qual você irá dizer “não tenho mais agenda”. Esse é o momento que você pode decidir em aumentar sua equipe para atender uma nova demanda de clientes OU poderá seguir para o modelo de grupos de negócios.
Há 3 anos nós iniciamos nossos grupos de negócios. São empresas que investem de R$15.000,00 a R$30.000,00 para serem orientados em suas campanhas e estratégias de vendas online.
Nesse modelo você faz uma consultoria em grupo e não individual.
O que você orienta para um membro é visto e adaptado para todos os demais. Nesse modelo você pode ter cerca de 10 à 40 empresas investindo um valor semestral ou anual para ter encontros pessoais com você e sua equipe.
Esse formato se destaca com empresas que estão montando sua equipe e precisam de orientação, processos e modelos para seguir.
Como dito no começo desse artigo, atualmente tenho me concentrado em criar processos, modelos e templates para entregar aos empresários.
Por que?
Simplesmente porquê é isso que eles estão precisando para organizarem suas equipes e finalmente conseguirem vender todos os dias.
Anualmente nós temos esse lucro extra que passa da casa dos milhões, simplesmente entregando uma consultoria que poderia ser individual em grupo.
O cliente ganha com a experiência dos outros empresários, a troca de experiências e a segurança de ter um mentor direcionando as ações é o que faz com que esse modelo seja um dos preferidos dos empresários.
Você pode começar cobrando R$5.000 por 6 meses em um grupo com você. Com 30 empresas, você terá um faturamento de R$150.000,00.
Lembre-se: Esse modelo é ideal para quando você já tem uma demanda de clientes lhe procurando maior do que você pode atender.
Você irá oferecer a opção de pagar por um grupo, exatamente porquê sua agenda de consultoria está lotada.
É isso que fará com que o lucro seja tão alto. Você aproveita a demanda existente e cria uma nova forma de faturamento.
Pronto para virar para o Modelo da Agência Lucrativa e Enxuta?
Existem agências com faturamentos nas alturas, porém, com um custo no mesmo nível, ou seja, sobrando pouquíssimo dinheiro.
Se você quer montar uma agência realmente lucrativa, sem precisar de grandes equipes e grandes custos, o modelo da agência enxuta é o ideal para você.
Mas ele exige que você trabalhe duro e com propósito em montar seu protótipo de franquia, caso contrário, você nã irá chegar a lugar nenhum.
Minha grande recomendação é que você não fique gastando dinheiro com cursos ou informações soltas, invista seu tempo e dinheiro em PROCESSOS, documentos e templates.
Escolha um mentor, escolha um modelo de negócios para você seguir e veja que os seus resultados irão acontecer de uma maneira muito mais segura, lucrativa e previsível.
Aqui você encontra todos os detalhes para fazer parte do nosso Programa de Formação e Certificação Expert em Vendas Online e montar sua própria Agência Digital Lucrativa e Enxuta.