A diferença entre as Empresas que estão sobrevivendo e as Empresas que estão crescendo

Você já deve ter escutado bastante em épocas como as que estamos vivendo as pessoas justificarem seus fracassos por não estarem prosperando em justificativas tais como: ”as coisas não estão indo bem”, ” a crise veio com tudo” , “acho que não temos muitas opções”. O fato é que se você analisar, muitas empresas estão no mesmo contexto de mercado e ainda assim conseguem crescer.

Como não se assustar com essas manchetes, cada vez mais comuns no noticiário tratando sobre falências, demissões, férias coletivas, enfim a descrição de um cenário assustador, principalmente se você é empresário e não dorme enquanto não assiste ao último noticiário e se deixa dominar por esse contexto de crise deixando o seu desempenho totalmente afetado por informações como essas.

Durante esses 6 anos trabalhando e acompanhando vários empreendedores de perto pude ter a experiência de chegar em algumas empresas que já estavam há algum tempo no mercado simplesmente sobrevivendo, pagando para manterem-se em funcionamento, mas também por muitas vezes estive em consultoria com outros empresários que estavam se mantendo super bem no mercado e ainda  desejavam ampliar seus investimentos.

Qual é o diferencial delas? Por que elas não estão culpando a crise?

Para a maioria dessas dúvidas que não foram respondidas por muito tempo, pude encontrá-las neste Livro: O guia do Investimento,de Robert T.Kiyosaki o mesmo autor de “O pai rico e o pai pobre”. Este livro é um guia de longo prazo para quem deseja tornar-se um investidor rico e investir naquilo em que os ricos investem.

Para o autor investir têm significados diferentes para pessoas diferentes. Na verdade há investimentos diferentes para ricos, pobres e classe média.

Ele ressalta que muitas pessoas têm uma visão errada sobre o que é Investimento e por isso que elas não são investidoras.

Você sabia que 9 em cada 10 investidores não ganham dinheiro.

O problema é que a maioria das pessoas têm em suas cabeças uma versão destorcida do que pensam ser investimento. Estamos acostumados a ver imagens mentais de pessoas gritando desesperadas ordens de compra e venda dentro de salões da bolsa de valores com enormes telões em que são apresentadas as cotações e gráficos que sobem e descem rapidamente.

Pensamos também nos magnatas que fizeram fortuna em uma única operação, justificando o fato de o termo “como ficar rico rápido”ser tão buscado em mecanismos de pesquisas do Google.

Se você acha realmente que tudo isso é investir, não é isso que ele representa verdadeiramente,para Robert Kiyosaki, autor da série Pai Rico Pai Pobre.

Investimento na verdade é um plano que em quase todo tempo é um processo monótono, chato, sequencial, automático ou quase mecânico de investimento.

A maior parte dos investidores preferem utilizar fórmulas mais complexas do que as simples, mas saiba que manter a simplicidade é a melhor regra para investir.

No capítulo 8 do livro ele destaca que: FICAR RICO É AUTOMÁTICO SE você TIVER UM PLANO E O CUMPRIR

E o que eu descobri em relação àquela empresa que estava crescendo: ela tinha um processo de vendas adaptado, ou seja tinha um plano que havia dado certo e a partir daí ela foi melhorado, ficando cada vez mais completa, redonda e lucrativa, criando estratégias a médio e longo prazo, mesmo diante das crises.

Enquanto as  empresas que estavam apenas sobrevivendo, estavam somente pensando em mais uma tentativa, dando tiros no escuro, perdida sem saber o que fazer até mesmo no mês seguinte com as contas a pagar, com o caixa quase no zero, em uma gangorra prestes a desabar. Justamente pelo fato de possuir uma visão limitada sobre o que é Investimento, Empreendedorismo.

Para você o que é um bom plano? Aquele que deu certo, gerou um bom resultado. Correto!

Compreenda que um plano que gera lucro no pouco, se for melhorado, aperfeiçoado vai gerar também lucro no muito, mas a maioria das empresas não compreende isso, pelo contrário, já começam a investir em novos e novos planos de forma aleatória.

Imagine que você tem um produto que representa 90% do seu faturamento, ele é o cargo chefe, você deve permanecer somente com ele já que está dando certo? Não.

Então devo descartá-lo e procurar outro investimento? A resposta também é Não! O que pode ser feito nesse caso é você gerar mais investimentos em outros projetos com o faturamento gerado nesse produto,compreende?

Siga um plano como quem executa uma receita qualquer, faça ajustes pequenos ao longo do tempo,a medida em que aprende mais a respeito dos investimentos, mas tomando todo o cuidado de manter tudo de forma simples.

Organize-se:

Todos os consultores e especialistas batem nesta tecla. “Planejar é fundamental”

Faça o seguinte exercício: Imagine que você é um investidor, um acionista  e precisa realizar uma análise da empresa: avaliar a estrutura, os planos de ação,o faturamento, as estratégias e os erros que estão sendo repetidos.

Ter as ideias organizadas faz parte desse movimento. O empreendedor precisa conhecer desde o quanto de dinheiro vai precisar para tocar o negócio até planejar estoque e o relacionamento com os clientes.

Estratégia de mercado bem definidas e recursos para interagir com seus parceiros podem garantir um bom começo para se chegar ao sucesso.

Lembre-se: As empresas bem sucedidas  construíram esse sucesso através de uma caminhada dura, passaram por momentos difíceis e também vivenciam esse contexto de crise.

Elabore seu plano de negócios

Tenha um plano de Marketing para a sua empresa. A maioria das pessoas se lança no mercado sem qualquer tipo de planejamento e os resultados são catastróficos.

E a grande chave do Sucesso…

Nós descobrimos que existe uma GRANDE diferença entre empresas com alto faturamento todos os meses daquelas empresas que ficam sobrevivendo dia após dia e está no PODER DE UM SISTEMA DE VENDAS ONLINE.

Nos últimos anos participei de vários projetos de vendas online, e conheci os bastidores de empresas que conseguem gerar um alto faturamento todos os meses, assim como  conhecemos empresas que não conseguem passar 3 meses com o fluxo de caixa positivo.

Você precisa ter conhecimento dos processos e planos de uma campanha e organizá-los, segui-las a médio e longo prazo, ai você me pergunta: Natanael eu não sigo esses processos, principalmente na parte de campanhas, o que eu faço?

Para lhe ajudar nisso, saiba que eu tenho uma boa notícia para você: Estaremos realizando nosso Workshop Presencial Sistema de Vendas Online onde nós iremos fazer a conexão entre você, as ferramentas, serviços e pessoas que você irá precisar implementar no seu negócio, tudo com o nosso ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO.

Gostou desse Conteúdo?

Deixe seu comentário sobre esse assunto,

até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima