O que você faz para atrair novos clientes? O marketing digital está em alta, e o mercado brasileiro está vivendo um momento revolucionário por conta disso.
Estratégias simples e eficazes, mas que nunca passaram pela cabeça das empresas do nosso mercado, estão ganhando espaço e permitindo que qualquer pessoa, de sua casa, possa construir um negócio de mais de 100 mil ou 1 milhão de reais em menos de um ano.
Se você não quer ficar para trás, veja os princípios básicos do negócio e entenda como eles funcionam.
A arte do Marketing Digital
Se você tentar imaginar o marketing digital como uma arte marcial, tudo fará mais sentido. Por quê?
O Kung Fu, por exemplo, possui mais de 300 estilos, segundo registros chineses. No entanto, independente do estilo, sabemos um praticante habilidoso desta arte é capaz de executar movimentos impressionantes e poderosos, capazes de derrotar vários oponentes.
Esta é a primeira semelhança que encontramos entre o kung fu e o marketing digital: os dois possuem vários estilos que são eficazes.
O segundo ponto é a disciplina e o constante treinamento. Sem isso, o praticante de kung fu e o estudioso de marketing digital não serão capazes de aplicar corretamente as técnicas que aprenderam, e não conseguirão atingir os resultados desejados.
O objetivo do marketing digital
Atualmente, as mais diversas técnicas de marketing digital possuem um grande objetivo: melhorar a vida das pessoas por meio de um produto ou serviço.
Isso permite que elas, de uma forma verdadeira, criem laços com os seus seguidores, que acabam se tornando clientes, fazendo que essa relação seja boa para os dois lados.
E como é que essa relação é estabelecida?
A resposta é curta e simples: por meio de conteúdo relevante.
Veja também: Seu texto precisa de objetivo
5 Maneiras comuns de criar conteúdo relevante
O conteúdo pode ser gerado e distribuído das mais diversas formas. A seguir, você verá as 5 maneiras mais comuns de criar conteúdo relevante, independente da técnica utilizada para a sua distribuição.
1- Textos / Artigos
Mesmo com a popularização de podcasts e vídeos, a leitura ainda é uma das formas mais comuns de obter conhecimento.
Atualmente, qual é uma das primeiras coisas que alguém faz quando quer saber uma informação? A pessoa procura no Google, lê um texto, como um trecho da Wikipédia, e encontra a resposta.
No entanto, não era assim antes do Google, que teve o trabalho de criar um sistema responsável por avaliar a relevância dos conteúdos na internet.
Quem domina as técnicas de marketing digital referentes à produção de texto é capaz de escrever artigos que são classificados pelo Google como relevantes.
O resultado? Eles são encontrados facilmente por quem quer tirar uma dúvida.
Basta que você escreva um texto sobre o assunto que interessa o seu nicho. Se o seu foco for emagrecimento saudável, um conteúdo como “ X Formas de perder peso” pode fazer com que sua empresa seja encontrada facilmente.
O mais legal disso tudo é que a técnica serve para qualquer nicho.
Veja com mais detalhes por que você deve criar um blog e como isso será bom para o seu negócio
2- Canal no Youtube
A maior e mais conhecida plataforma de vídeos do mundo tem várias vantagens para os produtores de conteúdo, mas a maior delas é: O Youtube é gratuito.
Além disso, ele ainda oferece servidores estáveis e ótimas ferramentas que, quando bem utilizadas, auxiliam bastante o processo de divulgação dos seus vídeos.
Por que vale a pena usar o Youtube?
O único custo que você terá para criar conteúdo é o do seu equipamento, como câmera, luz, microfone e cenário.
A plataforma é uma ótima opção para dar cara ao seu negócio, ou seja, atrelar uma pessoa à marca, fazendo com que o relacionamento entre você e o público seja mais humano.
Outro bom motivo é a autoridade que o Youtube gera. A partir dos números do seu canal, como os dos contadores de visualizações, comentários e inscritos no seu canal, o público consegue ver quantas pessoas estão lhe acompanhando.
Se o seu negócio cresce, o público perceberá este crescimento e verá que você é relevante. Para concluir, a plataforma ainda possui uma ferramenta de indicação de vídeos para usuários que gostam de determinados temas.
Isso significa que se o seu negócio atendo o nicho de culinária, por exemplo, seus vídeos poderão ser recomendados para pessoas que gostam de culinária.
Veja, com mais detalhes, por que você deve criar um canal no Youtube
3- E-Books
Ser autor de um livro gera autoridade, mesmo que seja um livro digital.
Produzir um E-book é bem menos trabalhoso do que fazer um livro físico, já que você não precisa se preocupar com distribuição e armazenamento de material.
Depois que a diagramação for feita, basta liberar o E-book e fazer o trabalho correto de marketing.
Por que E-books gratuitos geram bons resultados?
Você se engana quando acha que um E-book é gratuito. O pagamento pode não ser feito com dinheiro, mas ainda é efetuado. O email, na internet, é considerado uma moeda valiosa.
Dê seu email e ganhe um E-book. Normalmente é assim que funciona.
A diferença é que quando a pessoa receber seus e-mails ela se lembrará de que não é uma pessoa qualquer que está entrando em contato com ela, mas sim o autor do livro que a ajudou a obter algum tipo de informação.
Resumindo: E-books servem como a sua porta de entrada para o email das pessoas, permitindo que você aumente a sua captação de leads.
Veja com mais detalhes por que você deve escrever um e-book e todos os benefícios que ele pode trazer para os seus negócios
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4- Webinário
Os webinários, também conhecidos como webinars, são apresentações online, como seminários ou palestras ministradas por um especialista em algum assunto.
Assim como os E-books, os webinários possuem a vantagem de cortar para quase zero o custo que você teria para realizar uma palestra, já que você não precisará alugar espaços ou fazer viagens para organizar a sua apresentação.
Por serem palestras online, pessoas do mundo inteiro podem assistir do conforto de suas casas, e a gravação do evento pode ser feita sem custos adicionais para o organizador.
Quais os benefícios de um webinário?
– Autoridade
Da mesma forma que os vídeos do Youtube, em um webinário o seu rosto ficará mais conhecido, e várias pessoas estarão acompanhando simultaneamente a sua transmissão, mostrando que o que você fala é algo de valor.
– Conexões
É possível realizar congressos online com webinários, como vários setores estão fazendo nos últimos anos. Você pode juntar especialistas de diversas áreas de um determinado segmento e organizar uma série de palestras com essas pessoas.
– Divulgação
Os palestrantes farão a divulgação do webinário, aumentando assim o público para todas as palestras, já que os seguidores do “palestrante A” podem se interessar pela palestra do “convidado B”, e assim por diante.
– Captação de Leads
Assim como os E-books, é possível liberar o acesso para o webinário exigindo como pagamento o email do interessado.
– Gravações que geram receita
É comum que webinários sejam gratuitos para quem assistir ao vivo. No entanto, é possível disponibilizar as gravações para membros VIP do seu site, que muitas vezes fazem a inscrição somente por isso.
Veja com mais detalhes por que você deve fazer um webinário
5- Infográficos
A grande vantagem dos infográficos: reunir muitas informações com pouco texto e de maneira chamativa.
Basicamente, infográficos vão direto ao ponto e mostram dados para apoiar suas afirmações. Além de passarem uma grande credibilidade, podem ser lidos rapidamente, fazendo que o leitor consuma o material completo.
Por que você deve usar infográficos?
– Eles são uma ótima forma de aumentar o seu alcance por meio de compartilhamentos em redes sociais
– Você também pode liberar o acesso aos infográficos utilizando o email como moeda de troca
Veja mais detalhes sobre infográficos
Não guarde todos os ovos na mesma cesta
Escolher uma das formas de produção de conteúdo como o seu foco de atuação não é ruim. Contudo, tenha em mente que trabalhar com os outros modelos fará que todos ajam como um complemento de sua estratégia de marketing.
Veja qual deles mais lhe agrada e traz resultados para os seus negócios, mas não se esqueça de trabalhar com todos sempre que possível.
– Produção de textos
– Vídeos para Youtube
– E-books
– Webinários
– Infográficos
O que você faz para atrair mais clientes?
Se você está começando ou quer alavancar seus resultados com internet, sugiro que leia estes dois textos:
Como construir sua autoridade: o segredo para ter um negócio digital de sucesso