Você e qualquer empresa não chegarão a lugar algum apenas aumentando as visitas de um blog. Mais tráfego, como muitos dizem, não é uma solução, e sim uma ilusão capaz de causar muita perda de tempo e dinheiro. Se você não quer esse problema, tenho algumas dicas para você…
Por Que e Como Atrair Pessoas Realmente Interessadas
Os leitores deste blog e vários empreendedores já sabem que aumentar as visitas de um blog não é a melhor coisa do mundo.
O que você precisa aumentar não é o número de visitas em geral, e sim o número de visitas de pessoas que realmente se interessam pelo assunto, ou seja, de quem realmente está inclinado a ser o seu cliente.
Isso é explicado em detalhes no texto “Por Que Aumentar As Visitas de Um Blog Não É A Melhor Coisa do Mundo”, então, se você ainda não entende esse conceito, aconselho que dê uma olhada nele, ok?
Mas e então, como focar toda a sua energia para captar pessoas realmente interessadas naquilo que você oferece?
O primeiro passo é pensar em servir o seu público…
1- Descubra os Interesses do Seu Público Em Diferentes Níveis
Não importa se o seu blog está no ar apenas para falar de um hobby ou se foi criado para fazer parte da estratégia de marketing de conteúdo de uma empresa.
Todo blog tem um público-alvo, ou seja, um grupo ou grupos de pessoas com desejos e necessidades específicas. Vou te dar um exemplo…
Um blog de fotografia vai atrair, normalmente, pessoas com um interesse pela arte de fotografar.
Dentre essas pessoas, alguns terão mais interesse em um estilo de fotografia específico, outros terão uma curiosidade maior sobre os equipamentos de fotografia, como câmeras e lentes, e assim por diante.
Se várias pessoas possuem dúvidas sobre equipamentos e você publica um texto para dar dicas sobre qual tipo de lente usar, esse conteúdo tem tudo para fazer sucesso.
Mas como é que você vai descobrir isso?
2- Foque Em Assuntos e Palavras-Chave específicas
Talvez você não saiba, mas há várias formas de descobrir quais assuntos mais despertam o interesse das pessoas na internet.
A partir do momento que você tem acesso a esses dados, é possível focar a sua produção de conteúdo em tópicos do seu segmento que já são muito procurados pelo seu público.
Várias ferramentas gratuitas podem ser usadas para isso, como o Google Trends, o planejador de palavras-chave do Google Adwords, Google Suggest, entre outros…
Sabe o que é melhor? Você também fica sabendo quais são as palavras e termos mais utilizados por essas pessoas quando elas estão procurando pelo assunto de interesse, ou seja, você pode usar estes termos em seu conteúdo para aumentar ainda mais as chances de ser encontrado.
A vantagem disso é que seu blog passará a receber mais visitas qualificadas, isto é, de pessoas que gostam do assunto, e que ainda não conheciam o seu trabalho!
Se você quer saber como fazer isso, confira o texto: Como Descobrir e Usar Palavras-Chave
Deixe-o aberto em outra aba e comece a leitura assim que terminar este texto, ok?
3- Personalize a Divulgação do Seu Conteúdo
A dica que eu te dei acima é muito útil, mas pode demorar para trazer resultados, e nem sempre você pode esperar, não é mesmo?
Por isso, não adianta apenas escrever conteúdos otimizados com técnicas de SEO. Seus conteúdos precisam ser divulgados de diversas formas, mas sempre mirando na audiência correta e levando em consideração a plataforma na qual são divulgados.
Como assim?
Ao divulgar um conteúdo você deve aplicar a mesma lógica de quando ele foi produzido: aquele conteúdo não é para todos, e sim para um grupo específico de pessoas.
A sua divulgação deve ser feita pensando em atrair aquele grupo específico de pessoas, e não com o objetivo de atrair o maior número de pessoas possível.
Quem tenta atrair o maior número de pessoas possível acaba utilizando imagens e chamadas “atrativas”, mas que só servem para gerar cliques de pessoas que fecharão a sua página em questão de segundos, e isso não é nada bom para o seu posicionamento online…
E o que você deve fazer?
– Seus conteúdos não devem ser divulgados do mesmo jeito em todas as redes sociais
Cada rede social tem a sua peculiaridade e limitações técnicas. O jeito que os usuários interagem no Twitter, por exemplo, é diferente do Facebook, que é diferente do Instagram, e assim por diante.
Por isso, quando você faz um post genérico em todas as suas redes sociais, as chances de atrair o interesse do seu público são menores.
Aqui, por exemplo, estão algumas dicas para trabalhar com o Instagram.
4- Invista Em Tráfego Pago (Mas não somente nele)
Não é impossível conseguir ótimos resultados com o tráfego orgânico, ou seja, sem pagar para ter seu conteúdo divulgado.
No entanto, uma boa forma de agilizar as coisas é trabalhar as duas estratégias em conjunto: tráfego pago e orgânico.
No Facebook, por exemplo, você pode segmentar anúncios para que eles sejam visualizados apenas por pessoas que se encaixam em um determinado perfil, e isso pode aumentar bastante o alcance da sua mensagem nas redes sociais.
Confira mais algumas informações sobre como trabalhar com tráfego pago e orgânico
5- Preocupe-se Com A Taxa De Rejeição
O Google Analytics permite que você veja quanto tempo as pessoas passam no seu blog antes de ir embora e por qual página elas vão embora.
Se seus textos não estão segurando visitantes por muito tempo, algo pode estar errado com eles. Será que estão atrativos visualmente, com imagens para ilustrar os tópicos, por exemplo?
Será que a leitura está chata? O Google Analytics não tem como te responder essas dúvidas específicas, mas ele abre as portas para que você saiba quais páginas não estão indo muito bem e, a partir daí, fazer certos testes.
Recapitulando
– Você não precisa atrair todo mundo, e sim as pessoas realmente interessadas
– Descubra os interesses do seu público em diferentes níveis
– Foque em assuntos e palavras-chave específicas
– Personalize a divulgação do seu conteúdo
– Invista em Tráfego Pago
– Preocupe-se com a taxa de rejeição (e faça testes assim que identificar o problema)
Estas são algumas dicas simples, mas que farão muita diferença para o sucesso do seu blog.
Se você gostou de tudo isso, vou te dar um bônus especial, gratuito e que não precisa que você faça cadastro algum…
Fiz um post que funciona como um guia rápido de produção de texto, e garanto que ele vai te ajudar muito a turbinar o seu blog. Dá uma olhada e me diz o que você achou, ok?
Um abraço e até o próximo artigo!