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autoridade marketing digital

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Você sabe mesmo criar os tão falados “conteúdos relevantes” que vão te transformar em autoridade?

Se você escolheu seguir o caminho do marketing de conteúdo para conseguir resultados positivos para o seu negócio ou projeto, parabéns, você está no caminho certo.

A questão é que, como diz o famoso poema de Carlos Drummond de Andrade:

“No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho…”

Para falar a verdade, nem sempre é apenas uma pedra. Às vezes são várias, com as mais diferentes formas e características.

Neste texto eu vou te mostrar duas pedras que estão impedindo que seus conteúdos gerem os resultados que você tanto trabalhou para conseguir. Se você quer, de fato, se posicionar como autoridade, confira este texto até o fim.

2 Erros na Construção de Autoridade

Em um texto anterior eu falei que há dois tipos de autoridade.

Veja também: Que Tipo De Autoridade Você Está Construindo Como Consultor de Marketing Digital

O primeiro tipo é baseado apenas nos “títulos” que você possui, enquanto o outro leva em consideração a sua capacidade de compartilhar o seu conhecimento ou a sua técnica.

Quem segue o caminho do marketing de conteúdo está investindo na segunda opção, ou seja, se você não conseguir compartilhar de forma CLARA os seus conhecimentos e/ou técnicas com o público, você não será considerado uma autoridade e, consequentemente, não alcançará os resultados desejados.

Essa forma clara de compartilhar conhecimentos e técnicas se dá por meio da didática.

Sabe o que acontece quando você não tem didática? Vou te mostrar:

– Você passa um tempão preparando um conteúdo, não importa se é vídeo, texto ou áudio

– O conteúdo é publicado e divulgado por você (ou seja, mais uma vez você está usando seu tempo)

– As pessoas começam a ler, assistir ou ouvir o seu conteúdo, mas elas simplesmente não conseguem aprender nada

– Algumas delas sequer entendem a relevância daquilo que você está tentando ensinar ou apresentar

– Elas fecham o seu conteúdo e começam a fazer qualquer outra coisa na internet (algumas vão pesquisar um conteúdo de outra pessoa que fale sobre o mesmo tema que você quis abordar)

Sem didática os seus conteúdos não conseguirão prender a atenção do seu público ou até mesmo passar a mensagem que você deseja compartilhar.

Não importa se você foi o melhor aluno de diversos cursos ou se tem vários certificados de renome.

Se você é um consultor de marketing digital e não consegue passar um conhecimento, uma ideia ou uma técnica através de um conteúdo, você terá uma enorme dificuldade em prospectar novos clientes e se posicionar como uma autoridade capaz de ajudar qualquer empresa.

Resumindo: Um consultor com didática será capaz de ensinar técnicas e compartilhar seus conhecimentos ou ideias de um modo que as pessoas que consumirem o conteúdo produzido por ele sentirão que valeu a pena ler, assistir ou escutar aquilo.

O outro erro que eu quero te mostrar pode acontecer até mesmo com quem já tem essa tal de didática. Estou falando da má escolha de temas, principalmente nos títulos.

O título de um conteúdo é de EXTREMA importância.

É possível que você tenha uma ótima didática e tenha feito um conteúdo incrível, mas o título nem sempre expressa isso e as pessoas acabam nem se interessado em clicar.

O que você acha que vai chamar mais atenção de um empresário?

1- Como Vender Mais na Crise
2- Vendas na Internet Aumentam Durante a Crise

Com certeza o termo mais buscado no Google é o do item Nº1, mas ele também é mais difícil de ser posicionado.

Enquanto isso, o item 2 traz uma ideia bem contraditória: “ É crise, mas as vendas pela internet estão aumentando. Por quê?” É mais ou menos isso que se passa na cabeça dos empresários, ou seja, é isso que atrai mais a atenção do seu público.

Veja bem, os dois títulos permitem que você, especialista em vendas online, dê dicas de como vender mais durante a crise com a ajuda da internet.

É possível fazer exatamente o mesmo conteúdo com qualquer um desses dois títulos, ou seja, a “má escolha” que encontramos aqui foi com relação ao título.

Não que seja ruim querer posicionar um texto com um título mais genérico, o problema está em não pensar fora da caixa.

Esse é um problema comum de quem estuda bastante um assunto, que no nosso caso é o marketing digital.

Além de escolher títulos menos efetivos, também costumamos querer falar de assuntos que sabemos que são importantes, mas que nem sempre o público conhece ou sabe o que são.

Deixa eu te explicar…

Você está lendo este texto porque espera que ele te dê pelo menos alguma dica de como se tornar uma autoridade com a ajuda da internet, não é?

Será que o seu futuro cliente sabe o que é e quais são os benefícios de ser uma autoridade?

VOCÊ sabe, e é por isso que VOCÊ se interessa e quer aprender mais sobre o assunto. É por isso que VOCÊ está aqui.

Mas a pessoa que não sabe nem o que esse termo significa… por que é que ela vai sentir vontade de clicar em um conteúdo com um termo que ela não conhece?

Cabe a você encontrar um contexto para fazer com que aquele conteúdo com aquela dica super útil seja atraente para o seu público.

Nem todo mundo sabe ou tem interesse em descobrir o que é que uma consultoria em marketing digital ou que ela pode fazer por uma empresa, mas as pessoas querem vender mais, principalmente durante a crise.

Que tal aproveitar essa curiosidade de “como vender mais na crise” pra explicar a importância do marketing digital?

Nem todo mundo tem ideia de o que é um “site otimizado”, mas muitas pessoas sabem que os seus sites não estão ajudando nos negócios… Que tal explicar “X Motivos Pelos Quais O Seu Site Só Dá Despesas”?

Agora, quero deixar algo bem claro, então preste bem atenção:

Não adianta muito conseguir pensar fora da caixa se você não tem didática para explicar aquilo que precisa ser explicado para o seu público.

Também não adianta muito ter didática se você não está pensando fora da caixa. O seu conteúdo pode ficar maravilhoso, mas não irá atrair tantas pessoas quanto deveria e, consequentemente, não lhe trará tantos resultados.

Você só terá uma autoridade efetiva para a sua carreira de consultor de marketing digital a partir do momento que as suas dicas, os seus conteúdos, fizerem uma diferença positiva para o seu público.

E então, o que é que você precisa fazer para ser didático e pensar fora da caixa?

Pensando Fora da Caixa

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Se eu dissesse que existe uma fórmula infalível para pensar fora da caixa eu estaria mentindo, mas é verdade que existem maneiras de estimular esse tipo de pensamento.

Uma delas é participando de brainstorms ou simples conversas numa roda de colegas ou amigos.

A ideia deste texto, por exemplo, já estava na minha cabeça, mas alguns elementos foram adicionados depois que saí com o Vicente Sampaio, especialista em SEO, para tomar açaí.

Se você não costuma ter ideias fora da caixa é bem provável que a sua rotina esteja te prendendo de algum modo.

Uma boa forma de mudar isso é encontrando novas fontes de conhecimento, como blogs, revistas, podcasts, canais do Youtube…

Nem precisa ser algo da sua área de atuação. Muitas vezes nós temos grandes ideias ao nos deparar com elementos de outros segmentos.

Conversar com o seu público ou produzir algum tipo de enquete ou questionário também pode ser uma ótima forma de enxergar as coisas por outro ângulo.

Bem, agora você já tem algumas opções para testar.

E o que você pode fazer para ser mais didático?

Ser Mais Didático

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Ser didático engloba vários fatores, e seria extremamente complicado abordar os mais importantes apenas neste item. Sendo assim, vou apenas fazer um resumo geral que será aprofundado em futuros textos, ok?

Quem acompanha o nosso blog sabe que eu já disse muitas vezes que você não precisa ser um mestre da gramática para produzir bons textos e nem um ator de Hollywood com equipamentos caríssimos para gravar bons vídeos.

No entanto, tenho uma recomendação simples e óbvia, mas muito efetiva.

Quer fazer vídeos para ganhar autoridade? Confira o trabalho de outras pessoas que fazem isso.

Quer escrever textos melhores? Leia mais, e nem precisa ser uma leitura sobre a mesma temática.

Além disso, estude técnicas de produção de conteúdo. Algumas regras básicas se aplicam para qualquer tipo de conteúdo, enquanto certas técnicas e dicas funcionam somente para aquela mídia específica.

Você pode clicar aqui para ter acesso a uma lista com dicas de produção de texto

Ou pode clicar aqui para ter acesso a uma lista com dicas de produção de vídeo

Se você já faz parte do programa de treinamento Experts em Vendas Online, entre em contato com a nossa equipe através da comunidade do Facebook para tirar dúvidas e receber um feedback sobre o seu progresso.

Nos próximos textos irei tratar separadamente sobre geração de autoridade com textos e vídeos.

Se você quer que a gente te acompanhe de perto nessa jornada de consultor de marketing digital, clique aqui para saber mais detalhes do treinamento Expert em Vendas Online. A gente vai te ajudar a tirar essas pedras do caminho.

Te espero no próximo texto. Até lá.