Ser reconhecido e respeitado como uma pessoa que entende do assunto, um expert, é algo que resume em poucas palavras o que é ter autoridade.
E qual é a vantagem de ter autoridade? Bem, você prefere seguir uma dica de um expert ou de uma pessoa que você não tem certeza se pode confiar?
Se você, assim como eu, escolheria a primeira opção, está na hora de ver as vantagens de uma das muitas formas de obter autoridade na internet: criar um canal no Youtube.
Saiba quais são os fundamentos necessários para fazer o seu canal dar certo.
Dica de leitura: Saiba o que uma pessoa com Autoridade faz
Como vimos no conteúdo sobre 5 maneiras efetivas para atrair mais clientes, o Youtube é uma ótima plataforma por 3 grandes motivos:
– É gratuito
– Possui ferramentas e funções que ajudam na divulgação do seu conteúdo
– É estável, pois utiliza os servidores do Google
Formas de alavancar o seu negócio no Youtube
Mostrar a sua cara para audiência pode ser algo muito poderoso, mas precisa ser feito com um objetivo, como qualquer conteúdo.
Um exemplo que eu adoro utilizar para profissionais que estão lidando com marketing digital é o Erico Rocha, conhecido pelo seu treinamento da Fórmula de Lançamento.
Próximo ao final do ano de 2013 o Erico começou a publicar vídeos diários no seu canal, com sacadas destinadas aos empreendedores.
A estratégia do Erico era dar uma dica de valor, algo que poderia ser usado por empreendedores para gerar benefícios para suas vidas e negócios.
E ele dava essa dica contando uma história da vida dele…
Qual foi o resultado? Ele criou um forte relacionamento com o seu público, que se identificava com as histórias dele.
Assim o público passou a assistir aos vídeos diariamente e, claro, compartilhar o conteúdo com amigos.
Dica Nº1 – Dê dicas para o seu público
Se você trabalha com uma concessionária, que tal dar dicas de manutenção de carros, preços de revenda, vantagens de determinados modelos, entre outros tipos de informações sobre o assunto?
Dicas podem ser aplicadas para qualquer setor. Você só precisa saber direcioná-las para o seu público.
Dica Nº2 – Faça entrevistas
Erico Rocha não ficou preso às suas próprias dicas. Ele foi atrás de outros experts do marketing digital, cada um com sua especialidade, para compartilhar as dicas deles com a sua audiência.
Por viajar bastante, muitas vezes ele conseguiu entrevistas internacionais, mostrando práticas que ainda não se consolidaram no Brasil.
Com entrevistas, além de trazer dicas específicas das mais diversas, ele reforçava a sua autoridade, pois o público das pessoas entrevistadas passava a conhecer o trabalho dele, e o seu próprio público percebia que ele era uma pessoa com muitos contatos.
Lembre-se de que as pessoas precisam ver que você é reconhecido por outros para perceber que você tem autoridade.
Dica Nº 3 – Colha depoimentos
Se você lida com produtos e/ou serviços, colher depoimentos será, com certeza, de grande ajuda, pois agora você terá não só a sua palavra, mas a de outras pessoas para atestar a qualidade do seu trabalho.
Depoimentos em vídeo são muito mais efetivos do que os em texto, pois eles realmente comprovam que há uma pessoa de verdade por trás daquela mensagem, que em texto poderia ter sido escrita por qualquer um.
No caso do Erico, além de trabalhar com esse tipo de depoimento ele também usou um modelo diferente, com entrevistas depoimentos.
A proposta era entrevistar alunos do Fórmula de Lançamento que tiveram sucesso. Isso significa que, ao mesmo tempo em que os alunos davam dicas de como aplicar as técnicas e ser bem sucedido, eles estavam atestando o poder da Fórmula de Lançamento.
Em números, os resultados de Erico Rocha no Youtube foram surpreendentes. De Janeiro até setembro de 2014 ele conseguiu mais de 20 mil inscritos em seu canal, e a maioria deles veio aparecer depois de abril, quando ele começou a fazer as entrevistas com depoimentos, que certamente aumentaram as vendas do seu curso.
Mas a pergunta que fica é: é possível trabalhar em uma estratégia para o crescimento do seu canal no Youtube?
Você pode otimizar conteúdo no Youtube
Assim como na página de resultados do Google, os conteúdos do Youtube não aparecem por acaso.
A plataforma possui um sistema de ranking que leva em consideração vários fatores, como o nome do arquivo, utilização de tags, número de visualizações do vídeo, gostei e não gostei, compartilhamentos, comentários, entre outros.
Por conta disso, assim como em textos, é possível fazer um trabalho de SEO nos vídeos do Youtube, aumentando as chances do seu vídeo ser indicado pelo próprio Youtube para um usuário que pesquise sobre os temas relacionados ao assunto que você aborda, ou durante as buscas comuns na plataforma.
Não é preciso ter uma grande produção para se dar bem no Youtube
Por ser uma plataforma gratuita você não precisa ter custos extras para iniciar um canal no Youtube. Na verdade, o único investimento que você precisa fazer é com os materiais básicos de gravação: câmera e microfone.
Sim, é melhor não confiar muito no microfone da câmera.
Mas não se preocupe, não é preciso comprar uma câmera top de linha logo no começo. Algumas pessoas fazem vídeos com a câmera do smartphone, como o iPhone, e utilizam o headset do próprio aparelho para captar o áudio.
Eu mesmo já vi muitos vídeos com boa qualidade que foram gravados dessa forma.
Se você não possui um bom smartphone, é possível encontrar webcams de altíssima qualidade por preços entre R$ 220,00 e R$ 450,00.
O microfone de lapela, que é o indicado para gravações em ambientes fechados e silenciosos, tem preços bem variados. É possível conseguir um de boa qualidade por menos de R$ 80,00.
Resumindo: é possível começar um canal com uma boa qualidade de vídeo e áudio com uns R$ 300 ou R$ 400 caso você tenha que comprar os equipamentos.
Monetizando o canal
Além de ser uma ótima plataforma para divulgar o seu trabalho, o Youtube ainda pode pagá-lo por isso.
O sistema de parceiros do Youtube permite que você vincule uma conta do Google Adsense ao seu canal, que fará a monetização através de propagandas exibidas antes do início dos seus vídeos.
Apesar de ser possível escolher as modalidades das propagandas, não é possível escolher o conteúdo das mesmas.
Grandes Youtubers ganham dinheiro com isso, mas é necessário um grande volume de visualizações constantes, como 100 mil por vídeo, para que isso vire uma boa renda.
Ativar as opções de monetização é uma boa forma de garantir uma entrada maior de verba na sua conta do Adsense, principalmente se este recurso estiver disponível em seu blog.
Recapitulando
Para alcançar o sucesso no Youtube com um negócio que não vise entretenimento, siga as dicas:
– Dê dicas para seu público
– Faça entrevistas com pessoas que entregam um bom conteúdo
– Colha depoimentos
Lembre-se de que há várias formas de trabalhar no Youtube, como muitos canais de entretenimento nos mostram, mas mesmo assim a plataforma é uma ótima opção para quem está interessado em alavancar os negócios que não fazem parte desse setor.
Se você quer ser uma autoridade online, sugiro que confira o recado do Natanael Oliveira.