Você já leu um e-book? Alguns dirão que sim, outros dirão que não, mas é fato que os livros digitais estão ganhando cada vez mais espaço e alcançando mais leitores, e isso não está acontecendo por acaso.
E-books podem ser lidos em vários tipos de dispositivos, como o Kindle, tablets, smartphones, notebooks e computadores, e por isso estão sempre ao alcance de muitas pessoas.
Se você acha que vale a pena investir em mercados com um grande potencial, está na hora de escrever um e-book.
A boa notícia? O custo do investimento é bem menor do que você imagina…
Saiba, agora, por que você deve escrever um e-book.
Por que trabalhar com e-books?
Você tem duas grandes razões para trabalhar com e-books:
1- Vantagens para o público:
– E-books são portáteis: você pode ter uma biblioteca inteira dentro de um dispositivo
– Não ocupam espaço em casa
– Podem ser obtidos na hora, sem necessidade de frete ou deslocamento até uma loja
– Está em trânsito e acabou um livro? É possível começar o próximo logo em seguida
2- Vantagens para o produtor:
– Não há custos de tiragem
– Edições com correções e pequenas modificações podem ser lançadas facilmente sem nenhum custo
– Não há custo de armazenamento e transporte até o ponto de venda
– A burocracia para lançar o seu livro é muito menor e não estará nas mãos de uma editora
Há muito mais vantagens, tanto para o público quanto para o produtor, mas essas são as que você precisa entender no momento.
Com as vantagens citadas é possível notar que você tem o casamento ideal em suas mãos: um produto que é muito interessante para você e para o consumidor!
Mas o que é preciso fazer, na prática, para alcançar o sucesso com um e-book?
Utilizando o e-book como uma arma do marketing
Os e-books possuem uma grande importância nas estratégias de marketing digital, e não é por nada.
Como eles podem ser facilmente compartilhados, é normal que você encontre milhões de e-books gratuitos, não por terem sido pirateados, mas porque os próprios criadores decidiram disponibilizá-los dessa forma, e as razões são bem variadas.
– E-book para captação de leads
Normalmente são gratuitos e contam com uma estratégia que visa captar leads, ou seja, colher e-mails de pessoas interessadas nos assuntos que você aborda.
Se o seu nicho é interessado em fazer viagens, que tal preparar um guia básico com dicas para baratear a viagem e se precaver contra problemas comuns?
O segredo é ofertar um e-book com informações valiosas para o seu público-alvo.
Uma vez que você tenha uma boa lista de e-mails, basta aplicar boas técnicas de email marketing e construir o relacionamento com o seu público para aumentar as vendas do seu negócio.
E-book de primeira venda
Vários profissionais do marketing digital dizem que é mais fácil vender algo para alguém que já comprou alguma coisa de você.
E o que você precisa fazer para conseguir a primeira venda?
A resposta é uma oferta tentadora…
E qual seria o produto de melhor custo benefício para fazer uma oferta tentadora? Sim, é o e-book.
Os baixos custos de produção fazem com que ele seja o produto perfeito para a primeira compra, e isso ocorre por um simples motivo: o produto da primeira compra precisa ser bem mais barato que os próximos que serão oferecidos.
E-book como bônus
Está vendendo um produto e quer dar os mais variados bônus para o seu público? Um e-book é uma ótima opção.
Quer oferecer algo especial para quem já está na sua lista de e-mails? E-book de novo.
O simples fato de ter algo exclusivo, como o e-book citado nas duas ocasiões acima, é um forte motivador para a compra.
E-books geram autoridade online
Se você é o autor de um e-book com boas dicas para o seu público-alvo, pode ter certeza de que os leitores ficarão muito agradecidos pela ajuda.
Essa é uma das melhores oportunidades que você tem para criar relacionamento com eles.
Afinal de contas, livros são objetos que estão mais presentes em momentos de intimidade, onde a pessoa não está interagindo com mais ninguém. No entanto, por meio do livro, ela estará interagindo com você.
Além disso, o número de downloads dos seus e-books pode ser utilizado em suas campanhas.
Como criar um e-book
A primeira boa notícia é: se você tem um blog bem alimentado é muito provável que já tenha o conteúdo necessário para produzir um e-book.
Mas como assim? Quer dizer que as pessoas vão ler de novo o que está no meu blog?
Sim, e acredite, é capaz de que o conteúdo dê mais resultados dessa forma, e isso não é nada ilógico.
Um e-book com os conteúdos do seu blog não deve ser feito à toa. Ele precisa ser bem planejado, com os conteúdos distribuídos em uma ordem lógica e de fácil compreensão, facilitando a aplicação das dicas que você dá.
O sucesso se explica pelo fato das pessoas gostarem de receber informações organizadas e selecionadas. Quer uma prova?
Quando o Google sai do ar por 10 minutos, qual é a sua reação? Se estamos procurando por algo, é comum que fiquemos zangados, e isso acontece justamente pelo fato do Google ser o nosso facilitador de informações na internet.
Ninguém gosta de ficar procurando uma informação por vários minutos ou horas, e é por isso que um e-book bem ordenado pode valer ouro.
A segunda boa notícia é: você precisa apenas de três tipos de profissionais para produzir um bom e-book.
– Redator: Responsável por escrever/revisar o e-book (caso o redator escreva, outro redator precisará revisar).
– Designer: Ele é quem cuida de toda a parte da diagramação e é responsável pela capa. Além disso, o designer também fará a conversão do arquivo para os mais diferentes formatos de leitura. Claro, se você tiver mais de um designer disponível eles podem dividir as funções.
– Programador: é o responsável por hospedar o e-book nos servidores necessários e criar a página ou box de captura de leads, restringindo o download do conteúdo para as pessoas que têm o direito de acesso.
Claro, contar com um time inteiro, como um analista de métricas e um social media também seria muito interessante, mas estamos falando apenas do procedimento de criação do e-book, que fica restrito a esses profissionais.
Conclusão
E-books podem expandir bastante os seus negócios online, e os motivos são os mais variados:
– Possuem baixo custo de produção
– Podem ser publicados em menos tempo que um livro comum
– Servem como bônus
– Podem captar leads
– Ajudam a transformar a sua audiência em clientes (ótimo produto para uma primeira compra)
– Ajudam a divulgar o seu trabalho pela internet
E então, você conseguiria fazer um e-book?
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Se você quer ser uma autoridade online, sugiro que confira o recado do Natanael Oliveira.