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O que você faria se fosse capaz de lotar um auditório com centenas ou milhares de pessoas atentas a tudo que você vai dizer?

Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas muitas pessoas já se transformaram nesses palestrantes e estão lotando salas e salas com pessoas que, além de espectadores, viram clientes.

Sim, é possível aumentar as vendas ou gerar mais negócios para a sua empresa através de palestras, e é sobre isso que vamos conversar hoje.

Webinário: A maneira mais prática de ter sucesso como um palestrante

Como vocês já viram no conteúdo sobre 5 maneiras efetivas para atrair mais clientes, os webinários, também conhecidos como webinars, são palestras online que estão cada vez mais ganhando força no mundo dos negócios.

O motivo é simples: diferente de uma palestra presencial, em que os organizadores precisam se preocupar com o aluguel do espaço, detalhes técnicos (palco, telão…) e lotação, os webinários podem ser realizados no conforto de uma casa, estúdio, ou até mesmo na rua, e são capazes de passar o mesmo conteúdo de qualidade para os espectadores.

Por conta disso, fazer webinários é algo que sai mais barato não só para os produtores, mas também para o público, que não precisa sair de casa ou até mesmo viajar para poder acompanhar um evento.

Não preciso explicar por que isso é um grande atrativo…

Mas por que os webinários são capazes de gerar tantas vendas e alavancar tantos negócios?

Aumentando vendas e autoridade online com um webinário

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O primeiro ponto é a credibilidade. A partir do momento que você mostra as caras você está dando a sua palavra para o seu público, que tem menos motivos para duvidar de você, uma pessoa que está se expondo.

O segundo ponto é a utilidade. As informações e conhecimentos que você passa para o público durante um webinário devem ser úteis para a vida dessas pessoas.

Com isso o relacionamento entre público e empreendedor ficará cada vez mais forte, e seus seguidores terão bons motivos para comprar seus produtos/serviços e fazer propaganda deles.

A autoridade é automaticamente conquistada durante e depois de um webinário. A própria etapa de divulgação já lhe garante autoridade, visto que a imagem que o público está recebendo de você é a de um expert que irá palestrar sobre o tema.

O restante da autoridade vem depois do webinário, com comentários e impressões dos espectadores, além de dados que você pode colher das métricas, como o número de pessoas que acompanhou ao vivo o evento e quantas pessoas se cadastraram para receber a gravação.

Há, no entanto, outros benefícios que podem ser obtidos através de um webinário

Vantagens de um webinário

As vantagens a seguir foram retiradas de um trecho de outro conteúdo deste site. Confira:

– Conexões
É possível realizar congressos online com webinários, como vários setores estão fazendo nos últimos anos. Você pode juntar especialistas de diversas áreas de um determinado segmento e organizar uma série de palestras com essas pessoas.

– Divulgação
Os palestrantes farão a divulgação do webinário, aumentando assim o público para todas as palestras, já que os seguidores do “palestrante A” podem se interessar pela palestra do “convidado B”, e assim por diante.

– Captação de Leads
Assim como os E-books, é possível liberar o acesso para o webinário exigindo como pagamento o email do interessado.

– Gravações que geram receita
É comum que webinários sejam gratuitos para quem assistir ao vivo. No entanto, é possível disponibilizar as gravações para membros VIP do seu site, que muitas vezes fazem a inscrição somente por isso.

Além de tudo isso, através de webinários você é capaz de receber um feedback do seu público e interagir com ele de uma maneira muito mais ativa por meio das perguntas e respostas.

Isso o ajudará a criar novos serviços e produtos que atendam cada vez mais a necessidade dos seus clientes.

O que é preciso para fazer um webinário?

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Webinários podem ser feitos com equipamentos básicos ou mais sofisticados.

Para quem acha que vai precisar investir muito dinheiro, tenho uma boa notícia: com menos de R$ 500,00 você consegue comprar todos os equipamentos básicos para realizar um webinário de ótima qualidade, e talvez você até já os tenha…

– Webcam (Qualidade HD)
– Microfone headset
– Uma boa conexão com a internet
– Uma conta no Google+
– Um local bem iluminado para gravar

Os dois primeiros itens são mais baratos do que você imagina. É possível comprar uma câmera HD de boa qualidade por menos de R$ 300,00, enquanto um bom microfone, como os de lapela, podem custar entre R$ 20,00 e R$ 100,00.

No entanto, vale lembrar que muitas câmeras de notebook atuais já possuem uma boa resolução, então é provável que você nem precise se preocupar em comprar uma webcam por enquanto.

O melhor de tudo é que esse investimento só precisa ser feito uma vez e você não terá mais custos para produzir um webinário, diferente de um evento ao vivo, que sempre terá custos de produção.

À medida que você avançar como palestrante, é provável que você queira ou precise comprar um equipamento de iluminação, contratar uma plataforma de exibição online de webinários, trocar de câmera, microfone…

No entanto, isso não é necessário para quem está começando, e até chegar a este nível você já terá conseguido monetizar muito bem os seus webinários.

É difícil fazer um webinário?

Não, mas tudo depende da sua vontade de realizá-lo. É preciso estudar um pouco o funcionamento de ferramentas como o Google Hangouts, serviço gratuito do Google que permite chamadas de vídeo entre vários participantes.

A vantagem desta ferramenta, além do fato de ser gratuita, é que ela permite a gravação do webinário, que pode ser exibido diretamente pelo Youtube, ao vivo ou não.

Como existem muitos pequenos detalhes para a produção de um webinário, aconselho que você consulte um site especializado no ramo, O Segredo dos Webinários.

Lá você encontrará dicas diversas, como os melhores dias e horários para fazer webinários, o que deve ser feito na etapa de produção, entre outros detalhes.

Conclusão

É possível monetizar de várias formas com um webinário, e ainda ganhar autoridade com isso. Por esse motivo, se você quer adotar uma forte estratégia de marketing digital, sugiro que pense com carinho em produzir um webinário.

Todos os nomes de sucesso fazem, então não há motivos para você não fazer.

Se você quer ser uma autoridade online, sugiro que confira o recado do Natanael Oliveira.