Qual é a diferença entre um blog que dá dinheiro e outro que só dá, no máximo, visitas, sem render um tostão para o dono?
Te digo logo que não tem nada a ver com sorte, e sim com estratégia, mas aviso logo que não é uma estratégia qualquer…
Se você quer deixar de apostar na sorte, continue lendo.
Você sabe que isso existe?
Deixa eu te contar uma história…
Em novembro deste ano, 2014, estive em São Paulo para ir ao evento de lançamento do livro “Seja o Empresário da Sua Ideia”, escrito pelo Natanael Oliveira e publicado pela editora Gente.
Durante a viagem eu estava passeando com um grupo de amigos pela Liberdade, um bairro com uma gigantesca influência japonesa, quando uma vendedora, que estava na calçada, nos perguntou se gostaríamos de provar uma dose de licor de ameixa.
Eu tenho 22 anos, e posso te dizer com muita segurança que em toda a minha vida eu não gastei mais do que R$ 30 em bebidas alcoólicas, mas no momento que experimentei o licor, chamado Umeshu, coloquei na minha cabeça que tinha que comprá-lo.
Sim, quando voltar a São Paulo eu comprarei pelo menos duas garrafas, o que pode custar entre R$ 100 e R$ 300.
E o que é que isso tem a ver com transformar o seu blog em uma fonte de tráfego que rende muito dinheiro?
Tudo, pois isso é um exemplo de estratégia.
Aplicando uma boa estratégia em um blog
Eu poderia ter visto o licor em uma prateleira, mas dificilmente isso teria me dado vontade de comprá-lo.
O que aconteceu foi que alguém me ofereceu uma pequena dose, de graça, quando eu nem mesmo estava procurando por isso. Era só um gole, se eu não gostasse era só continuar andando e sair de lá, pois eu estava na calçada.
Às vezes temos ótimos produtos, mas dois problemas impedem que eles brilhem e façam sucesso:
– O seu público nem mesmo sabe que o seu ótimo produto existe
– O público sabe que o produto existe, mas você não sabe como captar a atenção do público e mostrar que tem ótimos produtos.
Eu não tenho como comprar algo que nem mesmo sei que existe. E mesmo que eu saiba, se outra empresa conseguir atrair a minha atenção, dificilmente irei comprar da que não me atrai.
A questão é: como é que você pode chamar atenção do seu público na internet? Como é que você faz isso em um blog?
Bem, há diversas formas, e se seu blog não está lhe ajudando a ganhar dinheiro é porque você não está realizando esse processo da forma correta, ou nem mesmo sabe que precisa realizá-lo.
Aplicando o ímã digital
Se você já sabe o que é um ímã digital, ótimo, mas não custa nada recapitular.
Ele é a peça na sua estratégia que faz o seu público pensar: quero ver o que essa pessoa/empresa tem para me oferecer.
E como isso funciona?
Um ímã digital normalmente é um conteúdo que agrega muito valor ao público-alvo, mas não qualquer tipo de valor. Um valor imediato.
Para um professor de culinária que comanda um curso, por exemplo, é muito provável que um livro digital com “10 receitas de sobremesas que você pode preparar em menos de 1h” seja um bom ímã.
Afinal de contas, pode ser algo muito atrativo para pessoas que fazem ou desejam fazer um curso de culinária, principalmente se o curso em questão for focado em doces.
O mesmo ímã provavelmente não seria muito bom para chamar a atenção de pessoas que querem fazer um curso apenas com pratos salgados…
Agora, vamos analisar melhor o exemplo:
– “10 receitas de sobremesas”
10 Receitas é um número bom. Não é pequeno, também não é grande. É algo que, definitivamente, alguém não se importaria de passar o olho para ver se tem algo de interessante no livro.
– “…que você pode preparar em menos de 1h”
Lembra do que eu te falei sobre valor imediato? Já pensou se fossem 10 receitas que você precisa passar 6h na cozinha para fazer?
Boa parte das pessoas abriria o livro, daria aquela olhada, e não se sentiria com coragem o suficiente para fazer.
E bem, isso é muito ruim para você. Sabe por quê?
Porque o grande poder do ímã digital é entregar algo de valor para a pessoa e, mais do que isso, fazer com que ela sinta que aquilo que você entregou realmente tem valor.
Quando a pessoa sente que você deu valor para ela, pode ter certeza que ela estará bem mais receptiva no futuro. Isso significa que você terá uma boa oportunidade de mostrar o seu produto para ela graças ao seu ímã digital.
Exatamente, não é o ímã digital que vai ser convertido em dinheiro. O ímã é o que capta a atenção da pessoa, que agora estará voltada para você.
Por isso, não se esqueça de que o ímã precisa ter um conteúdo de valor, mas o valor precisa ser imediato
Como divulgar o ímã no seu blog
Divulgar nas redes sociais todo mundo “sabe”, e eu digo isso entre aspas porque muitas pessoas acham que basta apenas compartilhar o link para todo mundo ver.
O negócio é que quando chega em divulgar algo em um blog…
Bem, muita gente não sabe nem por onde começar.
Deixa eu te mostrar uma imagem (Clique nela para aumentar o tamanho)
Está vendo as marcações de vermelho? São alguns dos pontos que você deve prestar atenção.
Item número 1: o cabeçalho verde aparece na home do blog e em todos os artigos, mas desaparecerá caso você clique no “X”. Ele conta apenas com as palavras para persuadir o visitante a conferir a informação, mas o ponto interessante é que ele serve como lembrete.
Durante um certo período, sempre que a pessoa entrar o mesmo cabeçalho irá aparecer oferecendo a mesma coisa: um ímã digital.
Item número 2: o banner com imagem já apela para o efeito visual, mostrando qual é o ímã que está sendo oferecido. Olhando para ele você já sabe que é um e-book, ou seja, um livro digital.
O design é simples e limpo, não causando desconforto aos leitores. Além disso, há outro aspecto neste item: o banner não é clicável, diferente de muitos sites que possuem banners interativos (que muitas vezes enchem o saco).
Item número 3: O banner pode até não ser clicável, mas há um botão conectado a ele para que o leitor possa acessar a informação prometida.
O detalhe importante é que o botão não conta simplesmente com a frase “clique aqui”. Ele carrega algo com mais significado, e que faz a diferença na mente do leitor: “quero saber agora”.
Clicar naquele botão é admitir que você deseja a informação.
E agora, Mateus, o que acontece quando a pessoa clica? Ela faz o download do livro online?
Ainda não…
Essa é a hora que ela é apresentada de uma vez por todas ao seu ímã digital.
Todos os itens mencionados anteriormente enviam o leitor diretamente para a página de captura mostrada acima.
É aqui que o seu visitante recebe mais detalhes sobre o ímã digital, e é aqui que ele faz uma troca: o contado dele, normalmente o email, pelo seu conteúdo.
Pronto, você acabou de realizar uma primeira transação com o seu leitor. Não foi uma transação monetária, mas ela serve para dizer que a pessoa julgou a apresentação do seu conteúdo como ” algo que vale a pena ser olhado”.
Se você quer aprender Como Criar um Blog de Negócios, assista essa apresentação agora.
Mateus, e essas são as únicas maneiras de captar a atenção do meu público através de um Blog? Não, ainda há mais. Deixa eu te mostrar mais uma:
Isso é um anúncio dentro de um texto. Nesse caso eu resolvi deixar o anúncio no final, mas ele poderia ter sido inserido em qualquer parte do conteúdo.
Ele é simples, apenas com texto, e só possui um fundo de outra cor para dar um maior destaque, além da fonte de tamanho diferente.
Acredite, anúncios como este são bem efetivos justamente por não se parecerem com anúncios. Muitas pessoas ficam com horror só de ouvir falar em marketing, propaganda, anúncios, pois elas acham que você simplesmente quer empurrar algo para cima delas.
E você não quer fazer isso, né?
Recapitulando
– O seu blog é uma fonte de tráfego
– Fontes de tráfego servem para divulgar os seus ímãs digitais
– Ímãs Digitais são capazes de capturar a atenção do seu público, fazendo com que ele experimente um de seus conteúdos/serviços e veja o valor que você pode dar a ele
– O valor do seu ímã precisa ser imediato, pois a pessoa precisa sentir rapidamente que está com algo especial em mãos
– Há várias formas de divulgar o seu ímã dentro de um blog
Tudo que foi explicado neste artigo faz parte de algo maior, uma grande estratégia para turbinar os seus negócios de verdade.
Você pode saber mais sobre essa estratégia clicando aqui.
Se você não tem um negócio próprio, quer ser muito bem pago e gosta de ajudar outras pessoas, sugiro que você conheça a profissão de consultor digital. O Natanael Oliveira pode te contar melhor como isso funciona, e ele vai fazer isso através do nosso ímã digital, um livro online.
A leitura é muito rápida e esclarecedora, como você pode ver no exemplo a seguir:
Se você já tem o seu negócio ou quer iniciá-lo em uma área de atuação pelo qual você é apaixonado, aconselho que dê uma conferida no Treinamento Blog de Negócios. O blog é a base da sua estratégia de vendas online, e você já sabe disso.
Confira o treinamento e veja como o seu negócio pode expandir com a ajuda de um blog.