No mundo digital ter um blog é fundamental, isso é um fato, mas o que acontece na realidade é que a maioria das empresas pensa que tem um blog, quando na verdade, elas só têm um panfleto online.
Existem algumas características básicas que diferenciam um blog de um panfleto online, e é sobre elas que eu vou falar nas próximas linhas.
Se ao final do conteúdo você deduzir que tem um blog, parabéns, esse é o caminho! Se descobrir que o seu “blog” não passa de um panfleto online, é hora de mudar essa situação, chega de perder tempo e dinheiro.
Para descobrir se você tem um blog ou um panfleto online, eu preciso que você responda 3 perguntas.
Vamos lá?
1- Você tem uma linha editorial?
Ter uma linha editorial é o primeiro grande passo para ter um blog.
Diariamente eu recebo várias perguntas sobre produção de conteúdo, mas existem duas que são muito frequentes:
1- O que escrever para o meu público?
2- Como escrever para o meu público?
Antes de questionar as pessoas sobre o que a empresa delas vende, ou quais as dificuldades que elas têm em criar pautas para os seus clientes, eu primeiro pergunto se elas têm uma linha editorial. A cada 10 blogs, 1 tem uma linha editorial.
Antes de postar o seu primeiro conteúdo na internet você precisa criar a linha editorial e definir sobre o que você vai escrever para os seus leitores. Esse deve ser o primeiro passo.
- Como você pode criar pautas para os seus conteúdos se você nem sabe sobre do que o seu blog trata?
- Como os leitores vão saber o que encontrar no seu blog se você não definir?
Um blog precisa ter objetivos e a linha editorial é a sua missão. Depois de definida, seu trabalho fica muito mais fácil. Ela é como um alicerce, depois de encaixar os blocos você começa a construção.
O time da Beach Body, uma empresa americana que vende vários programas de emagrecimento, faz isso muito bem. Se você olhar o blog deles perceberá que os conteúdos sempre giram em torno do mesmo alicerce.
– Treinos
– Alimentação
– Dietas
– Receitas
– Testemunhos do programa
– Emagrecimento
-LifeStyle
Todos os dias eles postam conteúdo, mas você não vai encontrar nada que fuja desse alicerce. Eles simplesmente seguem a linha editorial. Quando você entrar no blog deles, já sabe que tipo de conteúdo encontrar, simples assim.
Seu blog não tem uma linha editorial? Comece agora mesmo.
Se você é aluno do Expert em Vendas Online, eu criei um pequeno treinamento sobre como criar uma linha editorial em 5 passos, basta acessar o portal e começar hoje mesmo.
2-Você entrega o que promete?
Entregar o que você prometeu no título é obrigação, ir além é excelência, fazer menos, incompetência.
Escrever um bom título não é uma missão impossível, mas também não é tão fácil. Títulos que convertem não são criados do além, eles são muito bem articulados.
Eu tenho visto muitas pessoas extremamente preocupadas em criar títulos de impacto, e isso é ótimo, contanto que o seu conteúdo tenha a mesma qualidade e cumpra a promessa do título. Se você não é capaz de cumprir o que prometeu no título, não prometa.
Imagine que um amigo convidou você para uma grande festa. Você ficou ansioso por aquele momento, se preparou a semana inteira para o evento que prometia ser incrível. Ao chegar no local o seu amigo te recebe de bermuda e chinelos, te chama para sentar no sofá e tomar uma cerveja.
Você permanece no local esperando o tempo passar, na esperança de o seu amigo ir se arrumar e vocês poderem finalmente ir para a festa.
Duas horas depois você entende que a festa era aquilo. Você vai pra casa frustrado e provavelmente nunca mais vai aceitar um convite desse amigo, é cilada.
Quando você faz um título incrível e entrega um conteúdo ruim é a mesma coisa. Você pode até receber o visitante, mas ele nunca mais volta.
Que tipo de conteúdo você entrega em seu blog? Se você não é capaz de cumprir ao menos o que promete, bem, você precisa mudar sua estratégia.
3- Como você vende o seu peixe?
“As pessoas não gostam que você venda para elas. Mas lembre-se que elas adoram comprar.”
O blog é uma poderosa estratégia de vendas, mas é preciso saber vender. A maior característica de um panfleto online é a venda direta.
Você passa o conteúdo inteiro dizendo como o seu produto é maravilhoso e como ele vai resolver qualquer problema do seu leitor. Coloca vários links de venda caso ele não queira perder aquela oportunidade de comprar o que você vende, e para finalizar o conteúdo, reforça a venda.
Vender sem vender, essa é a melhor estratégia. Em primeiro lugar você entrega algo muito superior à expectativa do seu consumidor.
Você ajudou ele, totalmente de graça, agora ele gosta de você, pode não comprar de você no primeiro momento, talvez ele ainda não esteja pronto, mas você ganhou um seguidor.
Ele vai te acompanhar porque você tem qualidade, porque o seu conteúdo grátis é bom, porque o seu pago é bom, porque você tem excelência.
Ele não vai se tornar apenas o seu cliente, ele vai se tornar um cliente fiel. Essa é a lei da semeadura, plante sua semente, colha seus frutos.
Meu primeiro emprego foi como vendedora em uma loja de biquínis de luxo, adorava o meu trabalho, além do dinheiro, que pagava minha faculdade, eu aprendi lições preciosas, não apenas sobre vendas, mas sobre pessoas.
Quando uma cliente entrava na loja para fazer uma troca, ninguém gostava de atender, era uma venda que não tinha comissão, pois mesmo quando tinha diferença na troca, era muito pouco.
Eu não me importava em fazer trocas, pois cada troca era uma oportunidade de fidelizar um cliente, essa foi uma das lições que aprendi muito cedo com minha gerente na época, Ana Paula.
Muitos clientes de troca chegavam acanhados, quando fazia um bom atendimento eles ficavam extremamente gratos, mesmo que fosse minha obrigação atender bem, eles não esperavam por isso, logo aquele cliente voltava e me procurava para uma nova compra, se eu atendi bem sem ganhar nada, ele imaginava que eu atenderia ainda melhor ganhando.
Além disso, o ser humano tem algo chamado reciprocidade, uma forma de agradecer meu bom atendimento era me dando prioridade na próxima compra.
Um dia uma moça entrou na loja para trocar um biquíni de 100 reais, saiu com 5 mil reais em compras.
Lei da semeadura.
Blog ou Panfleto Online?
Se você não tem uma linha editorial, se você não entrega conteúdo excelente e, principalmente, se você só procura vender em seus conteúdos, eu sinto muito, mas você não tem um blog.
Um blog tem uma missão, tem conteúdo de qualidade e vende, mas sem vender.
Talvez você tenha até conteúdo de qualidade, mas precisa vender melhor. Ou talvez você apenas não tenha uma linha editorial. Eu não sei exatamente em que categoria você se encaixou, mas meu conselho é que você se encaixe nessas 3 áreas.
Siga as dicas que eu deixei em cada uma delas, procure estabelecer um padrão de qualidade para tudo o que você entrega, depois disso vender fica muito fácil, se torna quase um processo natural, porque faz parte da estrutura do seu texto.
Case Locadora de Veículos
Há alguns anos prestamos consultoria para uma locadora de carros. Eles tinham uma site e recebiam 3 pedidos de orçamento por semana.
Nos primeiros 2 meses de trabalho conseguimos apenas com SEO levar o site para a primeira página e aumentar os orçamentos de 3 por semana para 30 por dia.
Paralelo a isso começamos uma série de postagens no blog sobre dicas de turismo em Fortaleza, cidade em que a locadora estava, e depois disso o blog virou mais uma fonte de orçamentos.
Um certo dia um cliente comentou com o dono que tinha conhecido a locadora através do blog. Ele estava procurando dicas sobre as barracas de praia na Praia do Futuro e achou um conteúdo no blog com todas as informações que ele precisava.
Nesse conteúdo nós colocamos 5 dicas de barracas com todas as informações que um turista iria precisar.
No final do conteúdo dissemos que se ele precisasse de um carro para chegar na Praia do Futuro, bastava fazer uma simulação online, e foi exatamente o que leitor fez, e que muitos outros fizeram.
Tenha um blog, gere valor para as pessoas e mostre que você é o especialista naquilo que faz, faça uma boa plantação que você irá receber os frutos na colheita.
E então, você tem um blog ou um panfleto online?