Você pode até estar tentando alcançar o seu público através de anúncios, redes sociais e conteúdos, mas isso dá algum retorno? Se a resposta for não, é provável que o problema esteja na sua comunicação…
Títulos e Imagens Chamativas Não Geram Vendas
Eu vou direto ao ponto. Títulos e imagens chamativas podem até capturar a atenção do seu público, mas eles só fazem isso. Eles não geram confiança, e sem confiança não há compra. Eu não compraria algo de um vendedor que não me passou segurança. Você compraria?
Se você tem um bom produto ou serviço que é divulgado para o público correto (pessoas que querem ou precisam daquilo que você oferece) e mesmo assim não gera vendas, o problema está na sua comunicação.
Gerando Confiança Através da Comunicação
Há 3 fatores que determinam o nível de confiança que você é capaz de gerar ao se comunicar com alguém:
– Discurso (escrito ou oral)
– As características da sua voz (velocidade da fala, tom de voz… )
– Linguagem Corporal (Expressões faciais e postura)
Deixa eu te explicar um pouco como cada um dos fatores funciona.
Comunicação: O Discurso
O discurso, neste caso, nada mais é do que a sua habilidade de explicar algo de forma clara e compreensível para outras pessoas, e isso é feito em dois processos:
1- Selecionando o vocabulário, ou seja, as palavras adequadas
2- Sendo coerente, ou seja, estabelecendo uma relação lógica entre tudo que é dito
A escolha do vocabulário é muito importante porque mesmo que a sua mensagem siga uma linha de raciocínio simples, ela só será compreendida por quem domina o vocabulário utilizado.
Um médico não pode explicar um tratamento para seus pacientes utilizando termos técnicos que só seriam entendidos por outros médicos.
Quanto à coerência, tenho certeza que você já leu ou escutou alguém falar sobre um assunto de uma maneira tão confusa que você não entendeu nada no final das contas, mesmo que a pessoa tenha utilizado apenas palavras do cotidiano.
Se um dos dois processos (a escolha do vocabulário e a coerência) forem deixados de lado no discurso, ele será confuso, e confusão não gera confiança.
Comunicação: A Influência da Voz
Me lembro de ter escutado um podcast no mês de junho que me deixou com vontade de sacodir o apresentador. O conteúdo era bom, mas parecia que o locutor sentido dor enquanto falava!
A sensação passada ao ouvinte pela nossa voz é um fator decisivo de confiança. Ninguém quer, por exemplo, escutar um discurso motivacional de uma pessoa com voz de sono. Seria algo muito contraditório, e contradições assim geram desconfiança…
Comunicação: Linguagem Corporal
Quando a comunicação passa para o meio visual, ou seja, fotos, vídeos ou encontro presencial, a nossa postura e expressões faciais entram em jogo, e isso faz muita diferença na comunicação.
Essa diferença pode ser positiva ou negativa, tudo depende de você.
Se o apresentador mostrar sinais de cansaço ou dúvida, por exemplo, ele vai afetar a performance da apresentação, desviando a atenção do público ou gerando questionamentos sobre a credibilidade do assunto.
Por outro lado, um apresentador com as posturas e expressões adequadas para cada momento de sua apresentação demonstra que sabe muito bem o que está falando e, além de tudo isso, tem o controle da apresentação. Isso sim gera confiança.
E por que eu mostrei para você os 3 fatores da comunicação?
Se Comunicando Com o Público
Atualmente o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de conteúdo, e as redes sociais são muito utilizados para que você consiga se comunicar com o seu público.
Isso significa que você usa textos, imagens, áudios e vídeos para criar um relacionamento com a sua audiência, ou seja:
– Textos em blog (discurso)
– Podcast, apresentação de slides ou vídeos com captura de tela (discurso e influência da voz)
– Vídeos em que o locutor aparece (discurso, influência da voz e linguagem corporal)
Estes são apenas alguns exemplos dos tipos de conteúdo que você produz e como cada um deles usa um dos 3 fatores de geração de confiança.
Agora que você sabe disso, faça a seguinte autoanálise:
Como está o meu desempenho na produção de cada conteúdo?
– Será que preciso melhorar a minha voz?
– Minha linguagem corporal está ok?
– E o meu discurso?
Há várias técnicas que você pode aplicar em cada uma dessas etapas para aumentar o nível de confiança e o poder de persuasão da sua comunicação.
Se você quer melhorar o seu discurso para a produção de textos, sugiro que leia uma série de artigos sobre Produção de Conteúdo aqui em nosso blog. Eles vão te ajudar bastante a organizar as ideias, e vou mostrar pra você que não precisa ser um mestre da gramática para escrever textos capazes de gerar vendas.
Quer ajuda com produção de vídeo e outras dicas de marketing digital? Confira os conteúdos exclusivos da nossa área de membros. Lá você encontra vários minicursos especiais para turbinar os seus negócios com a ajuda da internet.
Este texto foi útil para você? Não esqueça de deixar um comentário!
*Imagem destacada: (Foto de Carlos Alvarez/Getty Images)