Você tem um negócio, quer expandir o seu alcance e aumentar as vendas. Pesquisando no Google, você descobre que produzir conteúdos para o Youtube é algo que pode te ajudar. Só tem um problema: você não faz ideia de como começar.
Se você quer entender o que é preciso levar em consideração para criar um canal no Youtube, continue lendo.
1- Nome do canal
Não importa a ocasião: escolher nomes é algo que muitas pessoas acham bem difícil. Se você está usando o Youtube para negócios, no entanto, há 3 formas de escolher um bom nome para o seu canal:
1- Utilizar o mesmo nome da sua empresa / produto
2- Utilizar o nome da pessoa que é a cara do negócio
3- Utilizar uma palavra-chave como nome do canal
As opções 1 e 2 possuem pelo menos um dos seguintes objetivos:
– Promover, através do Youtube, o nome escolhido para o canal, dando força a marca
– Aproveitar a força que a marca já tem para ser encontrado facilmente nas buscas orgânicas
A Coca-Cola, por exemplo, é beneficiada pelo grande poder que o nome da marca possui, enquanto uma pessoa famosa como a Ana Maria Braga poderia criar um canal de culinária sem a necessidade de usar palavras-chave relacionadas ao tema, já que a apresentadora é conhecida no ramo.
Se promover ou aproveitar o nome da pessoa/empresa não faz parte das suas estratégias, a melhor opção é aproveitar as palavras-chave para aumentar as chances de ser encontrado através da busca orgânica.
Um curso de idiomas que ensina espanhol, por exemplo, poderia adotar algum termo como “Espanhol Online”.
2- Defina uma periodicidade
Imagine que a Globo, SBT e demais emissoras de TV não possuem mais um cronograma. O Jornal Nacional seria exibido semanalmente, mas sem um dia definido. Ele poderia ser exibido 3, 4, 5 vezes por semana, ou apenas 1.
Caótico, não?
O ser humano cultiva hábitos, e para isso precisamos de algum tipo de periodicidade. Há quem tenha o hábito de comprar cerveja para assistir a uma partida de futebol nas noites de quarta-feira, da mesma forma que há pessoas que criam o hábito de chegar em casa e assistir aos vídeos do dia de seus canais favoritos no Youtube.
A periodicidade lhe ajuda a fidelizar o público que está interessado em seus conteúdos, assim como é bem vista pelo Youtube, que entende que você é compromissado com sua audiência e acaba lhe gratificando com isso, expandindo cada vez mais o alcance dos seus vídeos.
3- Crie Categorias e Tipos de Vídeo
Qualquer conteúdo, seja ele em vídeo, texto, áudio ou imagem, fica mais fácil de ser produzido se for classificado em um tipo e categoria.
É por isso que muitos canais possuem quadros fixos, organizados em Playlists.
Existem quadros que dão dicas rápidas, que respondem dúvidas da audiência, que listam os “X Melhores”…
Você precisa saber que tipos de quadros serão produzidos para o seu canal e como os assuntos serão abordados dentro deles.
4- Escolha bem o local de gravação
Não é todo mundo que pode gravar no meio da rua sem se preocupar com o cenário. Mesmo assim, você também não precisa alugar ou montar um estúdio só para o seu canal.
Na maioria dos casos você só precisa de um espaço bem iluminado e organizado, com uma decoração simples, para gravar os vídeos do seu canal.
A imagem abaixo, por exemplo, foi retirada de um vídeo que eu gravei em minha casa.
Lembre-se de que a luz precisa estar apontada para você.
5- Títulos e Thumbnails são muito importantes
Há duas coisas que uma pessoa encontra assim que ela realiza uma pesquisa no Youtube: Um título e uma thumbnail.
É exatamente por isso que esses dois elementos precisam ser chamativos ao mesmo tempo que indicam o que a pessoa encontrará ao conferir o vídeo.
Os seus títulos, por exemplo, devem conter as palavras-chaves relacionadas ao assunto principal do conteúdo.
Para que você saiba como escolher os termos que estarão presentes nos títulos, sugiro que leia um artigo especial passa saber como trabalhar com palavras-chave.
No caso das thumbnails, prefira o simples. Entupir a thumbnail de imagem e cores fortes pode fazer com que ela fique muito confusa. Siga algo mais limpo e que combine com a identidade visual do seu canal.
Recapitulando
Há 5 Coisas que você deve levar fortemente em consideração ao criar um canal no Youtube:
1- O nome do canal
2- A periodicidade dos vídeos
3- As categorias e tipos de vídeos que serão produzidos
4- O cenário
5- Títulos e Thumbnails
O Youtube é uma plataforma que dá muitas oportunidades para quem quer expandir seus negócios através da internet.
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