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Não adianta apenas estar na internet. É preciso estar na internet com a ajuda de uma estratégia eficaz. Não importa se é uma empresa, um profissional, ou um amador com um hobbie, este texto vai te mostrar os primeiros passos que você precisa dar para colher bons frutos com a ajuda da internet.

1- Criar um blog

Essa dica é clichê, e é justamente por isso que você precisa tomar muito cuidado com ela. Há vários erros graves que envolvem a criação de um blog ou site, e agora vou te mostrar 2 deles:

1- Meu blog precisa ser muito bonito
2- Só preciso estar na internet, um site/blog basta

Bem… um blog não precisa fazer parte das 7 maravilhas do mundo. Tudo que ele precisa é ser simples e ter um design que não confunda o público durante a navegação.

Investir nesse tipo de blog que eu acabei de te falar normalmente demanda menos tempo e menos dinheiro, logo, seu investimento é menor e você terá a chance de esperar menos tempo para obter resultados.

E para quem acha que criar um blog é a solução que vai fazer você “bombar” na internet, digo logo: você está COMPLETAMENTE enganado.

Existem milhões de blogs internet à fora, e o seu será só mais um, a não ser que você o transforme em um blog de destaque.

Se for fazer um site/blog, minha dica é que faça em WordPress, pois é uma plataforma com grande capacidade de otimizar a propagação do seu conteúdo na internet, além de ser uma das mais usadas no mercado.

Nos próximos itens vamos ver algumas dicas para transformar o seu blog em destaque.

Confira dicas (em vídeo) de como criar um blog em WordPress

2- Produzir conteúdo (Não Só Para o Blog)

Há dois pontos que precisam ser abordados neste item:

1- Por que você precisa produzir conteúdo?
2- Aonde será publicado o conteúdo que você vai produzir?

Talvez você não saiba, mas a produção de conteúdo como forma de estratégia de marketing é algo cada vez mais popular (e eficaz), tanto que você já deve ter ouvido alguém falar sobre um tal de Inbound Marketing.

Resumindo a história, você produz conteúdo com foco no seu público-alvo e atrai a atenção dessas pessoas com isso. O mais legal é que isso pode ser feito nas mais variadas áreas de atuação.

Você pode ser um veterinário dando dicas sobre como cuidar de animais, um amante de viagens, um curso de idiomas…

Com a ajuda do blog você poderá vender produtos, digitais ou não, e serviços variados, como uma agência de viagens que vende mais pacotes de viagens com a ajuda dos conteúdos de um blog.

Há várias plataformas propagadoras de conteúdo por aí. Você pode produzir textos para seu blog, vídeos para o Youtube ou Facebook, slides no Slideshare, podcasts…

O mais importante é que você sempre tenha Blog + Outra(s) Plataforma(s), e vou resumir o motivo para você: Não é bom ficar dependente de apenas uma plataforma.

Se o Youtube mudar as políticas dele, por exemplo, você pode sofrer com isso. O blog sempre será seu e só será modificado para atender às suas necessidades.

Se você não faz ideia de que tipo de conteúdo produzir para o seu público, dá uma conferida no artigo: 7 Perguntas Para Fazer Antes de Escrever Um Texto Para o Seu Blog

3- Criar Uma Lista de Email

Não adianta nada o seu site/blog ter muitas visitas e não ser capaz de gerar nenhuma venda ou engajar o público.

Para que você consiga melhorar o relacionamento com a audiência do seu blog, ou de qualquer outra plataforma de conteúdo, é essencial que você construa uma lista de email.

As vantagens da lista de email:

– É uma forma direta de contato com o seu público
– Permite que você divulgue mais os seus conteúdos e ofertas
– Possibilita a criação de um relacionamento mais forte com a sua audiência, levando a mais vendas (Cuidado nessa parte)
– Viabiliza a criação de um funil de vendas

Se você não tem ideia do que deve ser feito em uma lista, dê uma olhada no artigo sobre 3 Formas de Atrair Clientes Para a Sua Lista de Email

4- Usar As Redes Sociais (Você sabe mesmo?)

O mesmo erro que as pessoas cometem com blogs é cometido com as redes sociais. Não adianta apenas ter uma página ou um perfil, é preciso ter uma estratégia para tudo isso.

As suas redes sociais devem ser encaradas como mais uma fonte de tráfego e de construção de relacionamento com o público, e não como grandes plataformas de propaganda dentro da internet.

Tudo isso é explicado detalhadamente no texto Redes Sociais Para Negócios: Fuja Destes 4 Erros

5- Criar um Funil de Vendas Inteligente

Não importa se o seu site tem muitas visitas, se o seu canal do Youtube tem muitas visualizações, se a sua página do Facebook tem muitos curtidores ou se a sua lista de email está com milhares de assinantes.

Todo esse potencial provavelmente está sendo desperdiçado se você não segue uma estratégia para transformar seu público em cliente.

Na internet, fazemos isso através do funil de vendas. O nome é funil justamente porque a pessoa entra como público-alvo e sai como cliente comprador.

Um funil de vendas eficaz utiliza estratégias que englobam diversas áreas, como a produção de conteúdos, divulgação nas redes sociais, construção de listas de email, criação de anúncios online diversos…

Eu realmente aconselho que você leia mais sobre Funil de Vendas, por isso vou te indicar o artigo: Poucas Pessoas Sabem Usar um Funil de Vendas e Gerar Lucros – Você Sabe?

Não importa se você tem um e-commerce, se vende infoprodutos, se trabalha com serviços…

Ter um Funil de Vendas é algo VITAL para o sucesso do seu negócio na internet.

Recapitulando

Para Começar um Negócio na Internet e Criar Presença Online Você Precisa:

– Ter um blog
– Criar conteúdos para o seu blog e outras plataformas
– Construir uma Lista de Email
– Usar as redes sociais com uma estratégia bem definida, focada em construção de relacionamento e fonte de tráfego
– Usar um Funil de Vendas Inteligente

Espero que este conteúdo seja útil para que você comece a desenvolver o seu negócio com a ajuda da internet.

Se quiser mais dicas de Marketing Digital, não deixe de acompanhar o nosso blog! Nós também temos uma área de membros com dicas e minicursos exclusivos para te ajudar a alcançar as suas metas.

Um abraço e até o próximo artigo.