Você consegue ver claramente os benefícios que as redes sociais estão gerando para o seu negócio ou tudo que você vê são simples números de curtidas ou seguidores em um perfil?
Se você só está vendo números, muito cuidado. Isso significa que você já ficou para trás (sem nem mesmo perceber) e que provavelmente está colhendo frutos negativos das redes sociais. Mas fique tranquilo, há como reverter a situação…
Estou Colhendo Frutos Negativos?
Eu já falei isso em outros textos sobre redes sociais, mas não custa reforçar: as redes sociais servem como uma extensão do seu serviço de atendimento ao consumidor.
Vale até mesmo ressaltar que elas fazem isso de uma forma mais personalizada, visto que é possível ter um contato mais pessoal com o público.
O Facebook, por exemplo, entende isso muito bem e frequentemente busca implementar novas ferramentas para auxiliar o contato entre empresas e público, como as respostas salvas.
No entanto, muitas vezes os recursos disponibilizados pelas redes sociais – ou por softwares de gestão e monitoramento de social media – não são muito bem utilizados e acabam não dando resultado algum, ou até mesmo geram alguns problemas, como mostra a imagem a seguir:
Essa foi apenas uma das gafes cometidas pela campanha da Itaipava, que respondia automaticamente todos os usuários que mandavam mensagens utilizando uma hashtag específica.
O resultado foi que até comentários negativos foram respondidos como se estivessem dando suporte a marca.
O problema disso, além do mico, é que o público teve a sensação de que a marca não estava nem aí para o seu feedback no Twitter, ou seja, a empresa não estava dando a devida atenção às opiniões do público.
Você gostaria de ter a sua opinião ignorada, seja por uma pessoa ou empresa? Eu não…
No entanto, não é só quem usa ferramentas de automatização que está sujeito a colher resultados negativos. Seus resultados dependem de como você se comporta nas redes sociais.
Agora, vou te mostrar como trabalhar com as redes sociais para aumentar o engajamento positivo do seu público.
2 Passos Para Gerar Engajamento Positivo Nas Redes Sociais
Há 2 passos que você deve seguir para gerar e manter engajamento em qualquer rede social, seja o Facebook, Twitter, Instagram…
Os passos são:
1- Entender os desejos e gostos do seu público
2- Alternar os tipos de postagens nas redes sociais
Passo Nº1 Entender os Desejos e Gostos do Seu Público
Calma, o que eu vou te dizer aqui não é só aquele velho papo de “você precisa conhecer seu público-alvo”.
Você, de fato, precisa conhecê-lo, mas há 3 pontos que devem ser focados quando o assunto é social media:
A sua audiência quer…
– Ser reconhecida e valorizada
– Se conectar com o que a interessa
– Ser recompensada
Vamos por partes. O que é ser reconhecido e valorizado por uma empresa nas redes sociais?
Reconhecer e Valorizar A Audiência
Como as redes sociais são mais um dos canais de atendimento ao consumidor, é normal que boa parte do público entre em contato com as empresas por meio dessas plataformas, seja para fazer uma reclamação ou até mesmo um elogio.
A primeira prova de que a empresa reconhece e valoriza o seu público nas redes sociais, então, é quando ela prova que está sim prestando atenção às mensagens que são enviadas, como é o caso da imagem abaixo:
Em uma das mensagens a empresa até diz que irá repassar o elogio, ou seja, ela está dando valor ao desejo de gratidão do cliente que foi expressado na mensagem.
Para conseguir uma nota 10 neste quesito é preciso duas coisas bem simples: atenção e disponibilidade.
Responder um elogio de forma robótica (padrão) não é a melhor opção. Para mostrar que foi atencioso é preciso responder de maneira personalizada. Todas as respostas da imagem acima foram diferentes uma da outra, utilizando hashtags e até mesmo emoticons.
No entanto, isso não é tudo. Não adianta prestar atenção nos comentários do seu público se você demorar dias para respondê-los.
As pessoas estão entrando em contato por meio das redes sociais justamente para evitar a burocracia de ligar e ser enviado para um ramal ou preencher um email com um ticket de atendimento, por isso ficarão aborrecidas se a resposta demorar para chegar, mesmo que ela chegue em algum momento.
Empresas com uma boa equipe de social media saem na frente neste ponto, mas empreendedores e pequenas empresas também podem dar um jeito nisso.
Se não há ninguém na sua equipe que possa passar horas monitorando as redes sociais, tudo que você precisa fazer é definir horários específicos durante o dia para fazer esse monitoramento por alguns minutos. 4 momentos de 15 minutos por dia, por exemplo, pode ser um bom começo.
Atenção e disponibilidade, com essas duas ações o seu público se sentirá reconhecido e valorizado pelo seu atendimento online.
Se Conectar Com o Que a Interessa
Ninguém acorda e pensa: “Opa, vou olhar o Facebook pra saber qual é o novo produto que irei comprar hoje por indicação de um anúncio ou fanpage”.
As pessoas entram diariamente nas redes sociais para exibir seus gostos, momentos de sua vida, compartilhar ideias, ficar informadas, ou seja, para se socializar (neste texto não vamos entrar no mérito da socialização digital X ao vivo, ok?)
Por isso, você precisa estimular essa socialização em suas postagens. Veja alguns exemplos de como fazer isso:
Fazer perguntas para o seu público
Se você fizer uma pergunta pertinente as pessoas irão responder. O segredo é focar naquilo que é interessante para o seu público. Uma loja de moda feminina poderia perguntar “qual destas bolsas você mais gosta”.
É uma pergunta simples e que pode gerar bastante engajamento, além de ser uma ótima forma de coletar algumas informações, como o tipo de produto que mais atrai a atenção dos seus clientes.
De acordo com a resposta a loja poderia dar desconto em um item específico, por exemplo. Há várias formas de explorar as respostas do seu público. Promoções, criação de conteúdos e campanhas de marketing são só algumas delas.
Postar uma arte ou vídeo voltado para um dos perfis do seu público-alvo
Muitas vezes nem é necessário perguntar nada. Basta postar uma arte, foto ou vídeo e fazer um comentário para chamar a atenção do seu público. Muitas empresas que trabalham na indústria alimentícia fazem isso, e você pode fazer também.
O segredo aqui é fazer com que um dos perfis do seu público-alvo se identifique com a situação/comentário presente na postagem.
Criar ou usar uma hashtag
Além de populares, hashtags são formas de filtrar a nossa busca nas redes sociais, principalmente no Twitter e no Instagram. É por isso que trabalhar com elas é uma boa maneira de fortalecer a presença da sua marca no meio online.
Há duas opções para quem deseja aproveitar o potencial das hashtags
– Criar uma hashtag: para uma promoção, campanha, evento ou simplesmente para criar um costume entre o seu público
– Usar uma hashtag já existente
As duas opções são bem simples. Na primeira, basta estimular o seu público a fazer postagens sobre um evento ou campanha utilizando a hashtag que você escolheu.
A organização de um evento, por exemplo, pode montar um álbum composto de fotos que foram postadas nas redes sociais com a hashtag requisitada.
Na segunda opção você pode usar uma hashtag popular para interagir com o público, mas preste atenção para não fugir do propósito da hashtag.
O Giraffas, por exemplo, soube “se meter” muito bem na hashtag promovida pelo Burger King, que estava fazendo uma campanha para se unir ao McDonald’s por um dia.
Como o MacDonald’s recusou, o Giraffas resolveu entrar em ação, tendo uma boa aceitação do público. A postagem acima é do Twitter, a abaixo você pode ver alguns comentários feitos no Facebook:
Em outro texto teremos mais tempo para falar mais afundo sobre a utilização das hashtags 😀
Ser Recompensado
O que as pessoas ganham seguindo a sua empresa nas redes sociais? Além disso, o que elas ganham seguindo seus perfis em mais de uma rede social?
Aqui, duas coisas precisam ser levadas em consideração:
– As suas redes sociais são diferentes ou todas oferecem a mesma coisa?
Se todas oferecem o mesmo conteúdo, com a mesma imagem ou os mesmos vídeos, o público se sentirá saturado, e pode ter certeza de que um ou mais de seus diferentes perfis nas redes sociais sofrerão com isso.
Muitos escolherão apenas uma das redes sociais para manter contato com você, fazendo com que as outras sofram uma queda de público e, consequentemente, de engajamento.
Por isso, estude cada rede social e trabalhe com abordagens únicas para cada uma delas.
– O Que As Pessoas Ganham Seguindo o Seu Perfil?
Ok, elas ganham conteúdo de qualidade e alguns momentos de descontração, mas e além disso?
Provavelmente você deve ter pensado que eu vou dizer para você fazer algum tipo de promoção, não é? Em alguns casos isso é até recomendável, mas essa não é a dica que eu tenho para te dar agora.
Nas redes sociais você pode oferecer conteúdos ou informações exclusivas para os seus seguidores. Deixa eu te dar um exemplo…
Nos EUA, um profissional de marketing digital fez um post dizendo que tinha criado um conteúdo gratuito exclusivo (uma página em PDF) com dicas para palestrantes.
Tudo que você precisava fazer era comentar na postagem para receber um link de uma página de captura na qual você preenchia os seus dados para baixar o PDF.
Isso é mais trabalhoso do que simplesmente expor o link no post ou em um texto? Sim, com certeza, pois é preciso enviar uma mensagem inbox para cada pessoa que comentou.
No entanto, todas as pessoas que comentaram mostraram que realmente estavam interessadas, ou seja, você acabou de fazer uma filtragem para selecionar quem realmente quer ver aquilo que você tem para oferecer.
O que realmente importa neste caso é que ao dizer que o conteúdo era apenas para os fãs do Facebook o autor fez com que eles se sentissem privilegiados. A pessoa começa a perceber que vale a pena acompanha-lo mais de perto através das redes sociais.
Ahh, tem um ótimo benefício que eu quase me esqueci de te dizer. No exemplo que eu citei o autor do PDF conseguiu 550 downloads, 120 inscrições para um webinário e, depois disso, 33 vendas de um programa de treinamento de 777 Dólares.
Tudo isso apenas com o tráfego orgânico do Facebook, que avaliou o conteúdo como útil por conta da grande quantidade de comentários na postagem, que como você sabe, eram feitos para requisitar o link do PDF.
Nada mal, não?
Agora é hora de passarmos para o passo Nº2, porque tudo isso que eu te falei não vai adiantar se…
Passo Nº2: Alternar os Tipos de Postagem
… todos os posts forem associados a sua marca. Sim, você não deve postar apenas sobre a sua empresa, produtos e serviços.
Como assim?
Sabe aquela pessoa que toda vida que abre a boca TEM que falar sobre o que ELA gosta, o que ELA faz…
Pois é, o seu perfil nas redes sociais não pode cometer esse erro. Mesmo que você publique conteúdos úteis, relevantes, também é bom fazer recomendações.
Recomendar conteúdos de terceiros mostra que você quer, de fato, dar as melhores informações para o seu público, pois você tem o trabalho de procurar e compartilhar informações que acredita serem úteis para ele.
Eu já falei isso em outro texto, mas não custa relembrar: mesmo que o conteúdo seja de outra pessoa, você também será creditado por isso, não como autor, mas como intermediário.
O que acontece quando um amigo lhe indica um filme muito bom? É comum que você se sinta grato. Se o filme for muito bom e marcante, certamente seu amigo ficará na memória e essa gratidão continuará como uma lembrança positiva.
É exatamente isso que acontece quando você se dá ao trabalho de indicar bons conteúdos de terceiros para a sua audiência.
Tudo isso sem investir horas e horas na produção de conteúdo…
Muito bom, não? Se você não sabe por onde começar, confira algumas dicas de curadoria de conteúdo.
Além disso, vala mencionar que a indicação de grandes profissionais do marketing digital é que a cada 10 postagens:
– 5 Sejam de conteúdos de terceiros
– 3 sejam de conteúdos feitos pela sua equipe
– 2 sejam posts de atualizações pessoais ou descontração, para humanizar a marca
Você não é obrigado a seguir estes números, mas eles servem como um ótimo guia.
Recapitulando
– Seja atencioso com o seu público e não demore para responder
– Mostre algo interessante para que o seu público queira se conectar com você
– Recompense as pessoas que sempre lhe acompanham nas redes sociais
– Não se esqueça de alternar os tipos de posts que você faz. Para isso, fazer curadoria de conteúdo é fundamental.
Tudo que você precisa fazer agora é analisar os seus perfis e ver o que precisa ser modificado para que, a partir de hoje, você comece a seguir essas dicas, ok?
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Até o próximo texto.