Especialistas em Vender Todos os Dias

play

Conheça os nossos Cursos, Eventos, eBooks e Certificações

Quem não gostaria de ter mais inscritos no Youtube? Ser visto pelo público, estreitar laços e usar a plataforma como uma poderosa ferramenta de vendas?

Muitas pessoas têm um canal abandonado, mais parecido com uma cidade fantasma, e isso acontece porque elas não utilizam estratégias em seus vídeos, ou seja, não conseguem aumentar o número de fãs e sentem que estão falando sozinhas.
Você se sente assim também?


No minucurso otimização de vídeos para o Youtube, que está disponível dentro do nosso portal de membros Vip eu bato muito nessa tecla. E por quê? Grande parte das empresas não utiliza o Youtube, ou seja, estão perdendo uma grande oportunidade.

Hoje eu quero te apresentar 3 estratégias para aumentar o número de inscritos do seu canal, sem muito blá blá blá eu vou te mostrar como nós aplicamos essas estratégias nas páginas de alguns clientes e como o resultado em aumento de inscritos foi incrível.

Pronto?

lobo

Estratégia 1: Encontrando oportunidades

Para ilustrar esse conteúdo eu vou usar o exemplo da Universidade do Inglês, maior escola de inglês online do Brasil.
O foco da Universidade do Inglês é ensinar pessoas a falarem inglês em um curto espaço de tempo, nesse caso o nosso termo mais importante será:

Falar Inglês rápido, ou mais abrangente que isso: Falar Inglês.

Em uma busca rápida pelo Google você vai identificar que as pessoas que querem falar inglês precisam saber se é possível falar inglês rápido. Elas querem também dicas de inglês, aulas grátis…

Se você digitar na barra de busca do Google os principais termos do seu segmento, você vai perceber que a função autocompletar vai te mostrar várias dicas de busca.

ingles-busca
Conforme você muda a palavra da sua busca, você vai encontrando mais ideias de conteúdo.
ingles-para

Existe todo tipo de busca, desde coisas básicas como palavras em inglês, até inglês para concursos. Nessas rápidas buscas no Google você vai perceber que as pessoas fazem inúmeras perguntas todos os dias sobre o seu segmento e que você tem a resposta para elas.

Lá no rodapé da página você também encontra várias dicas, todos os termos aparecem baseados na busca dos usuários.

pesquisas-ingle

No minicurso – Otimização de vídeos – eu cito algumas ferramentas de busca de palavra-chave, aqui eu quero que você experimente as sugestões do Google, elas vão te ajudar muito na busca pelas primeiras palavras.

O que fazer?
Criar uma lista com todas as perguntas e gravar vídeos que respondam as dúvidas do seu público.

youtube-ingles
O importante desse passo é que você utilize no seu título os mesmos termos que o público pesquisou, não esqueça de usar esses termos em suas tags e na descrição do seu vídeo.

youtube-ingles-musica

Estratégia 2: Tempo e frequência

Procure fazer vídeos que entreguem o que você prometeu.

Esse é o principio de todo conteúdo, inclusive de vídeos. Se você promete ensinar alguém a aprender inglês com música, ensine sem enrolação. Seja objetivo no falar e procure entregar um conteúdo sem enrolação.

Sabe aquele vídeo de 10 minutos que entrega o conteúdo em 2? Pois é, esse vídeos não são legais. Além de irritar o usuário diminuem o tempo de permanência dele no seu canal, ele assiste o vídeo passando e vai embora sem querer ser seu amigo, ou seja, ele não vai assinar o seu canal.

Procure também postar seus vídeos nos mesmo dias, ou seja, crie uma frequência no seu canal e procure cumprir. Se não pode cumprir com os dias que prometer, não prometa.

Estratégia 3- Faça chamadas de ação

Como você espera que o usuário se inscreva no seu canal se você não pede?

Como você espera que alguém comente ou compartilhe o seu vídeo com outras pessoas se você também não pede?
Direcione o usuário, isso mesmo.

Aproveite o fim do seu vídeo para convidar o usuário a curtir o seu canal. O logotipo que você configura no canto da tela é uma ótima forma de indicar para o usuário como ele pode fazer isso.

ingles-uni-logo
Convide o seu usuário para deixar dúvidas e comentários. Pergunte o que ele gostaria de aprender, quais são as dúvidas dele. Essa é uma excelente pesquisa de mercado. Deixe que o público fale e que ele conduza os seus vídeos.

Utilize anotações em seus vídeos

As anotações são aquelas caixinhas clicáveis, uma ótima forma de convidar os seus usuários para ação. Você pode utilizar no começo e no fim dos seus vídeos, com uma duração curta.

anotações-youtube
Para criar uma anotação basta clicar em anotações, abaixo do seu vídeo, e depois configurar com o link que você deseja. No exemplo acima nós direcionamos o usuário a curtir o canal logo no começo do vídeo.

anotações
Se o recurso de anotações não estiver liberado em seu canal, será necessário configurar a opção. Para isso, basta clicar no avatar do seu canal, que fica no canto superior direito da tela e em seguida clicar em “Estúdio de Criação”.

Depois clique na aba “Canal” e confira se a opção de Anotações Externas está com a bolinha verde, caso não esteja clique em “Saiba mais” e siga os passos para configuração.

anotações-externas

Você também pode usar uma anotação no fim do seu vídeo para validar o seu convite a curtir o seu canal. O importante é que você converse com o seu público.

Curtiu o conteúdo? Foi útil para você? Me conta nos comentários o que você gostaria de saber sobre vídeos, quais as suas dúvidas? e as dificuldades?

Você pode conferir ainda mais dicas de como usar o Youtube para expandir os seus negócios assistindo ao nosso minicurso especial para os membros vips.

Te encontro no próximo post.
Iaponira D. Oliveira