Conquistar clientes é fundamental para o sucesso de uma empresa, mas isso envolve custos que, se mal planejados, podem colocar em risco a saúde e o futuro do seu negócio.
Como criar um sistema capaz de atrair clientes de maneira lucrativa e de longo prazo?
Essa é uma resposta que todo empresário gostaria de ter, mais do que isso saber executar da melhor forma:
- Gastando o mínimo possível para atrair a maior quantidade possível de novos clientes.
Certamente você já conhece o conceito LPC, Lucro por cliente, Mas reconhece a sua importância?
Ter uma margem de lucro correta nos produtos é muito importante para que qualquer negócio possa dar certo. É esse número que fará a empresa trabalhar com os ganhos necessários para funcionar e crescer.
E é essa margem que se não for corretamente trabalhada ao longo do tempo será a responsável por não trazer os rendimentos devidos para o negócio.
O que é Lucro vitalício por cliente?
Primeiro temos que obter duas respostas básicas:
- Quanto você gasta para adquirir cada novo cliente?
- Quanto cada cliente gera de lucro para a sua empresa?
Exemplo Prático:
Imagine uma loja que vende produtos para recém nascidos, investe 50 Reais em publicidade por cada cliente em seu Site.
Depois de 6 meses, cada novo cliente compra em média 40 Reais em produtos.
Esse é um cenário positivo ou negativo?
Extremamente negativo, Claro!
Foi nesse cenário que a maioria das empresas que faliram na época da Bolha das Ponto.com decretaram falência.
Gastavam mais para obter novos clientes e obtinham resultados inferiores no retorno financeiro.
Marketing Comum X Especialista em Vendas Online
- Profissionais de Marketing Comum só olham para a Taxa de Conversão
- Especialista em Vendas Online se concentram na otimização do lucro por cliente.
Veja outro Exemplo:
Empresa que vende produtos para o mercado de pet, investe 150 Reais para adquirir 1 novo cliente para a loja.
Depois de 6 meses cada cliente investe cerca de 2.000 Reais em produtos e tratamentos.
Um cenário muito positivo!
A empresa fez um investimento e o retorno foi favorável.
Interessante observar que o lucro pode não vir imediatamente, mas pode acontecer na sequência. Por exemplo:
O resultado sobre o investimento para aquisição de um novo cliente não ocorreu na primeira semana, mas no mês seguinte ocorre a conversão. O importante é que você saiba qual o Lucro vitalício por cliente, ou LPC, para que você saiba o momento em que ocorrerá a recuperação do investimento, calculando a média geral.
A sigla CAC vem do inglês Customer Acquisition Cost, ou custo de aquisição de cliente, e serve para calcular quanto você está gastando para atrair cada consumidor para o seu produto ou serviço.
Essa também é uma das métricas mais importantes para se acompanhar, pois permite analisar se as suas campanhas estão dando os resultados esperados, possibilitando fazer ajustes e tomar medidas acertadas para atrair mais pessoas com um custo menor e consequentemente aumentar a lucratividade.
Se uma empresa descobre qual o seu custo de aquisição de novos clientes e o seu lucro vitalício por novos cada cliente, é possível planejar o futuro.
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