Como criar e gerenciar um grupo privado do Facebook

 

Será que realmente vale a pena investir na criação de uma Comunidade? Você sabe o que faz um  Gestor de Comunidade? tem curiosidade e deseja saber mais ? Então vem comigo que irei te mostrar os bastidores de como funciona dentro da Marketing Com Digital.

As comunidades privadas on-line proporcionam um grande impacto nos negócios. Desse modo estabelecer uma comunidade próspera dentro de nossa base de clientes atende a uma série de objetivos de negócios importantes e no decorrer desse artigo falaremos sobre elas.

Primeiro, vamos pensar na seguinte questão: Qual a Importância de um Grupo Privado no Facebook para os seus negócios?

Talvez você não faça ideia, mas grupos online, principalmente dentro do Facebook, podem trazer muitos benefícios para o seu negócio, especialmente para quem tem alunos.

Tudo o que vou te contar foi observado por nossa equipe de Gestão de Comunidade da Marketing Com Digital, ao observarmos a interação dos nossos alunos em  um grupo formado por consultores de marketing digital focados em aumentar as vendas online de profissionais e empresas.

Possuímos grupos distintos de acordo com o Treinamento em que o aluno está matriculado, oferecemos como Bônus em nossos treinamentos e Acompanhamentos.

O grupo funciona como um diferencial para o seu curso,  as pessoas se sentirão atraídas a participar de um “grupo exclusivo” com membros que possuem os mesmos interesses que elas, em outro momento falaremos mais dessa questão.

E quais seriam as Vantagens e Importância de um Grupo  para os Negócios?

  • Maior satisfação do cliente
  • Restituições reduzidas
  • Maior retenção
  • Aumento das vendas geradas por recomendações  boca-a-boca
  • Maior motivação para os alunos participarem

Ou seja, há muito ouro a ser encontrado na criação e manutenção de um grupo privado do Facebook.

Para construir e manter um grupo privado no Facebook para nossos clientes priorizamos  cinco elementos principais:

1.Crie um grupo exclusivo do Facebook

Grupos Privados no Facebook , onde nem todos podem participar. Existem certas qualificações que devem ser atendidas antes que o administrador clique em “aprovar” para a solicitação de associação.

É muito importante ter algum tipo de qualificação para admissão no grupo , permitindo assim a  construção de uma comunidade mais forte.

As pessoas sentem que fazem parte de um clube especial. Eles sabem que todos eles fazem parte do grupo pela mesma razão. Se você só deixar o melhor, você só vai ter o melhor das comunidades!

Exclusividade, por sua vez requer uma pele grossa por parte do administrador. Você não pode deixar qualquer pessoa entrar. Você terá que desviar as pessoas,  terá que ter conversas desconfortáveis com os candidatos que não cumprem as diretrizes de acesso, e você terá que ser consistente com suas necessidades.

Você também precisará de um critério  para remover aqueles que já não atendem às suas qualificações de adesão, isso mantém sua lista de membros agradável e saudável.

Mas a recompensa é  que VALE A PENA, você vai agregar uma comunidade que está ligada por atitudes comuns, interesses e metas em vez de um grupo sem rumo, eclético com uma variedade de motivações e razões para se juntar.

Atualmente, o Facebook oferece duas opções para criar exclusividade em seu grupo: Grupo Fechado ou Grupo Secreto.

Grupos secretos não podem ser pesquisados ​​via Facebook e isso significa que ninguém, exceto membros (e em alguns casos, ex-membros) podem ver o nome do grupo, quem está no grupo, a descrição do grupo e as tags ou histórias sobre o grupo.

Qualquer pessoa pode aderir, mas tem de ser convidado ou adicionado por um membro ou administrador, dependendo das definições do grupo.

Em contraste, grupos fechados são publicamente visíveis. Eles podem aparecer como grupos sugeridos , descrição e lista de membros são visíveis para qualquer pessoa.

Na Marketing Com Digital, optamos por criar um grupo secreto, como resultado, nossa comunidade pode ser posicionada como uma proposta de valor, e podemos usá-la como uma maneira de aumentar as vendas de nossos produtos.

2. Estabelecer diretrizes no Grupo Facebook

É importante dar ao seu grupo algum tipo de orientação sobre quais tipos de conversas são encorajadas (ou desencorajadas) a fim de manter uma comunidade próspera.

Expectativas de comportamento …

  • Fornecer um espaço seguro para que as pessoas façam perguntas
  • Oferecer suporte
  • E construir relacionamentos com nossa companhia e outros membros

Criando algum tipo de expectativa de comportamento é essencial para criar um espaço seguro em sua comunidade, basicamente resumimos nossas regras em diretrizes: (sem promoção e sem faíscas ) e, em seguida, descrevemos padrões de comportamento esperado.

Isso não só coloca as “regras” de uma forma mais positiva, mas permite que os membros se apropriem de como podem influenciar e incentivar o comportamento da comunidade.

Aqui está um trecho de nossas diretrizes:

“Metas da Moderação Esse guia de conduta e regras tem como principal objetivo garantir que a comunidade Marketing Com Digital Membros se torne um ambiente exclusivo para profissionais que desejam aperfeiçoamento em estratégias de marketing digital e vendas. O grupo é administrado pela equipe da Marketing Com Digital, pessoas que irão garantir que as publicações e os comentários no grupo sejam relevantes e apropriados. Nós iremos tomar qualquer ação que considerarmos necessária para garantir que as publicações e comentários sigam as regras e políticas abaixo: “

Suas diretrizes precisam ser as mesmas?

Claro que não.

Leve em conta os objetivos e a cultura de seus membros e ajuste-os de acordo.

3. Moderar seu grupo no Facebook

Então o que acontece quando alguém quebra as regras? E se alguém tiver um problema com outro membro? O que acontece quando um membro não está satisfeito com o grupo?

Moderar é vital para manter uma comunidade saudável – seja no Facebook ou em qualquer outro fórum de mídia social. Se você não oferecer algum tipo de controle sobre a conversa, outros irão controlá-lo para você.

Com mais de 3.000 membros em nossos grupos as regras são  quebradas muitas vezes. As pessoas ficam chateadas com outras pessoas e buscam resoluções.

Aqui estão os conceitos básicos de como lidar com isso:

  • Exclua postagens que quebram as regras. Se é alguém  é rude ou  realiza autopromoção, a postagem  começa a ser removida assim que a equipe responsável visualiza.

A questão é que tentamos não deixar comentários e postagens questionáveis ​​por muito tempo – muitas vezes eles são apenas visíveis por uma questão de minutos. Isso mantém nossos segmentos saudáveis ​​e mantém esse ambiente seguro que nossos membros desfrutam.

Lidar com problemas sensíveis em uma mensagem particular. Se excluímos uma postagem, enviamos ao autor do post uma mensagem particular e explicamos o motivo de sua postagem ter sido excluída e nos disponibilizamos para responder a quaisquer perguntas. Noventa por cento do tempo, eles não percebem que estavam quebrando todas as regras ou que postou no grupo por engano.

Seja agradável, seja firme, e certifique-se de que eles entendam que você não está tentando ser mau ou irracional, você está apenas mantendo o grupo sobre o tema para que a experiência seja melhor para todos.

Isso também vale para os membros que estão buscando uma solução para um problema com outros membros. Sempre removemos essas conversas para a mensagem privada – dá a devida atenção a questão indivisa e mantém a conversa entre o gestor e as partes envolvidas.

A última coisa que queremos é incentivar um argumento público onde qualquer um pode gerar divergências. Determinadas situações são muito mais fáceis de resolver  entre uma ou duas pessoas .

4. Abrir / Fechar Loops de Feedback

A gestão comunitária eficaz gira em torno de loops de feedback – e estes são particularmente eficazes usando o sistema de marcação do Facebook.

Há todos os tipos de loops de feedback que ocorrem em nossos grupos: loops técnicos, loops de serviço ao cliente, loops de conteúdo … e nossa equipe pode facilmente marcar outro membro da equipe  para o problema e obter uma resolução. É grandiosa a  satisfação do cliente, simples e simples.

Ele também nos ajuda a identificar lacunas de conteúdo, lacunas de produtos e até mesmo estratégias de aquisição para o nosso negócio.

5.”Venda” do seu grupo no Facebook

“Vender” está entre aspas por uma razão …Você não pode vender o acesso ao seu grupo, pois isto é contra os Termos de Serviço do Facebook e irá aterrá-lo na cadeia do Facebook.

Basicamente, você não pode fazer um modelo de negócio em torno de usar os serviços do Facebook. Se o seu grupo é encontrado para estar em violação deste, o Facebook não só irá remover o grupo, mas poderá muito facilmente proibi-lo de aderir Facebook novamente. Isso seria altamente inconveniente.

Para resolver esta questão, posicionamos nossos grupos privados do Facebook como bônus gratuitos para conteúdo pago. Nossos membros têm um produto real que eles compraram de nós, e usamos essa compra como a chave para nossas comunidades fechadas (100% livres).

Por favor, não quebre as regras do Facebook. Vai acabar mal. Vamos em frente? Vamos lá!

 

Recapitulando

As Vantagens dos Grupos Exclusivos de Facebook:

– São gratuitos e estão disponíveis para qualquer negócio
– Aumenta o número de depoimentos positivos sobre o seu negócio
– Seus alunos tendem a consumir outros cursos e conteúdos, além de ajudarem a divulgar o seu trabalho

– Servem como um bônus para os seus alunos
– Dá motivação aos alunos que estão dispersos, diminuindo a taxa de desistência e devolução

Se você quiser saber mais sobre como funciona os nossos grupos exclusivo  basta perguntar aqui nos comentários.

Além do Nosso Programa Equipe Enxuta  possuímos o grupo do Portal Marketing Com Digital, exclusivo para os membros Vips. Caso queira saber os benefícios da área vip, basta clicar aqui.

E aí, achou interessante a ideia dos grupos para trabalhar engajamento e dar um acompanhamento especial para os seus alunos? Não deixe de comentar!

Até o próximo texto com mais novidades sobre os assunto!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gestora de Suporte e Relacionamento na Marketing Com Digital

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