Hoje eu quero juntar em um mesmo conteúdo dois termos que dificilmente são citados em um mesmo contexto. Funil e Tráfego orgânico.
Funil de vendas naturalmente está relacionado a estratégias de tráfego pago, construção de lista e sequências automáticas de emails.
Já o tráfego orgânico sempre fica na categoria de blog, visitantes, views, etc.
Nesse artigo vou explicar como você pode transformar estratégias de tráfego orgânico em uma das principais estratégias de monetização para o seu negócio.
Você irá entender como é possível fazer muito mais com bem menos. Em outras palavras, como criar estratégias inteligentes para vender usando o tráfego orgânico.
Então vamos lá.
Não se preocupe com o volume de buscas e não gaste tempo e dinheiro produzindo conteúdos sem propósito
No artigo sobre “Como transformar conteúdo em faturamento” eu explico como estruturar conteúdos com o objetivo de gerar vendas. Vale a pena a leitura.
Antes de explicar os detalhes de um Funil Orgânico eu preciso falar sobre o contexto atual de alguns projetos de tráfego orgânico e SEO.
É muito comum encontrar agências e profissionais de SEO concentrados em criar planos de otimização com a grande meta de aumentar o volume de visitas.
Existe uma crença de que “mais tráfego significa mais vendas”.
O que na prática não é uma verdade absoluta.
É comum algumas pessoas celebrarem o crescimento no número de visitantes orgânicos ou o ranqueamento de algumas palavras-chaves.
Eu mesmo fiz isso por um bom tempo.
Não que isso seja errado ou ruim, apenas é uma celebração parcial.
Eu quero te convidar a ter uma visão global, focada no que realmente importa para os empresários que é o aumento do faturamento.
Para te explicar isso de uma maneira transparente e objetiva irei abrir alguns bastidores com você.
Esse é um gráfico com o resumo geral do nosso tráfego orgânico para os artigos do blog.
PS: Os dois espaços em brancos foram mudanças de servidor que o código do analytics ficou off por alguns dias.
Repare no crescimento ao longo do tempo no montante de visitantes sendo gerados “gratuitamente”.
Eu poderia comemorar esse resultado? Sim.
Ele é o indicador mais importante? Não.
Por que?
Grande parte do pico de crescimento do nosso tráfego orgânico estão relacionados a alguns conteúdos que escrevemos falando sobre Youtube.
Esse conteúdo foi criado em 2014 e começou a ganhar “tração” em 2016.
O ponto é que esse conteúdo até gerou algumas vendas de assinaturas de portal de membros mas de longe, não é o nosso artigo que gera mais vendas.
Esse é um tipo de conteúdo que hoje nós investimos tempo? Não.
Se eu tivesse o objetivo de triplicar as visitas do nosso portal, nossa linha editorial precisaria se concentrar em termos que “bombam”.
Mas como eu não ganho dinheiro fazendo publicidade e ganhando por Custo por Impressão, não é algo que vamos dedicar tempo.
Nós passamos a entender que existem conteúdos que geram vendas e outros não.
Coloque o ranqueamento e o volume de visitas como métricas secundárias
Se você já leu o livro “A Arte de SEO” eu quero te convidar a ler novamente o capítulo 01. Lá tem um segredo “escondido” que por muitas vezes eu li e não consegui enxergar o que estava ali diante dos meus olhos.
Vou explicar.
Quando eu “abandonei” a Consultoria SEO como parte do meu escopo principal a razão foi uma só.
Demorava muito tempo gerar resultados para os meus clientes.
Eu tinha uma equipe de redatores, estávamos fazendo tudo certinho, aumentando as visitas dos clientes, conseguimos ótimos posicionamentos orgânicos mas isso não obrigatoriamente se transformava em faturamento.
Quando eu comecei a ir para o modelo de tráfego pago e campanhas de aquisição, monetização os resultados eram imediatos.
Em alguns casos uma campanha era colocada no ar pela manhã e a noite o faturamento já estava lá.
Até hoje isso funciona muito bem e continuará funcionando.
É impressionante o poder de uma campanha de aquisição bem feita.
Você simplesmente coloca a campanha no ar e começa a ver os leads chegando e as vendas acontecendo. Os empresários simplesmente amam.
Mas existe uma verdade que não podemos ir contra.
O Tráfego Orgânico é o que Movimenta a internet e você precisa usar esse poder
Apesar da extensa lista de benefícios das campanhas pagas existem os pontos negativos e os desafios.
Como por exemplo: Campanhas que começam a ficar caras demais, anúncios que param de serem entregues, saturação de campanhas que perdem conversão.
Conheço histórias de empresários que passaram 12 meses vendendo todos os dias através dos seus anúncios no Facebook. Mas de uma hora para outra simplesmente parou de vender.
Mistério.
A verdade é que é de conhecimento de todos que é muito arriscado depender de uma única fonte de tráfego.
Mas eu quero complementar isso. É muito arriscado depender somente do pago.
Algumas pessoas dizem: Estou diversificando meus investimentos. Agora eu tenho o Facebook, Google e Youtube.
Todos esse são motores de crescimento pagos.
Mas existem duas outras mídias deixadas de fora.
Mídia Orgânica e Mídia “Espontânea” quando as pessoas passam a promover o seu conteúdo pela qualidade dele.
Não vou entrar nesse mérito agora para não deixar o conteúdo muito complexo. Assuntos para o futuro.
Continuando no tráfego orgânico.
Experimente Tratar o Tráfego Orgânico Como Tráfego Pago
Primeiro de tudo você precisa entender que tráfego orgânico é diferente de tráfego gratuito.
Para você conseguir um tráfego orgânico, isto é, natural, é preciso que antes você tenha produzido algo.
Então na prática o tráfego orgânico é puramente consequência de um conteúdo que foi produzido e exigiu tempo para isso.
Se o seu tempo vale dinheiro, então tráfego orgânico não é gratuito.
Agora vamos entender como funciona a estratégia completa.
O que significa tratar o tráfego orgânico como tráfego pago?
É simples. Você começa a pensar de maneira específica e não genérica. Pouco importa o volume de buscas você passa a se preocupar com a intenção da busca.
Quando você vai comprar tráfego no Facebook Ads você escolhe nos interesses “Brasil – Homens e Mulheres de 16 a 65 anos”?
É claro que não. Você não quer volume, você quer um público qualificado. Alguns gostam de falar de público “Hiper-Segmentado”.
Se você simplesmente chega nas ferramentas de pesquisa de palavra-chave e encontra os termos mais buscados do seu mercado, você está sendo muito genérico.
Vou te dar um exemplo prático.
A busca acima é para a pesquisa ampla “Como ganhar dinheiro”.
Aqui na Marketing Com Digital nós ajudamos os nossos alunos a ganharem dinheiro com o o conhecimento sobre como vender todos os dias.
Eu deveria ter um artigo usando a palavra chave “Como ganhar dinheiro”?
Na teoria sim. Mas na prática eu não recomendo.
Por que?
Essa é uma busca muito genérica e muito aberta. É muito difícil conseguir captar a intenção de busca real.
A pergunta é: Valeria a pena comprar essa palavra-chave no Google?
Se a resposta for não. Não vale a pena produzir conteúdo para uma estratégia orgânica.
Concentre-se no usuário e tudo mais virá…inclusive as vendas
O capítulo 01 do livro “A Arte de SEO” fala sobre as intenções de buscas.
Para criar uma estratégia de Funil Orgânica você precisa prestar muita atenção no que isso significa na prática.
O Google coloca o processo de decisão de compra em 3 grandes fases.
Fase 01: Awareness (Descoberta, Consciência) Ok… Sei que existe esse produto/serviço
Fase 02: Consideration (Consideração de compra) Hm… parece bom… Eu poderia comprar isso
Fase 03: Decision: (Decisão) Beleza… Vou comprar, mas antes preciso ter certeza da melhor compra
O ciclo finaliza com a compra.
Depois disso seria iniciada uma fase de fidelização e novas compras.
Mas eu quero que você observe o local no qual o Orgânico aparece.
Observe essa outra imagem:
Essa é uma ferramenta do Google que faz um levantamento com base nos dados coletados pelo Google para definir o impacto de cada canal no processo de tomada de decisão de compras.
Eu selecionei “Educação” no Brasil e tráfego orgânico.
O resultado foi que o tráfego em uma visão geral a etapa da consideração e decisão (Meio e Fim) representam 44% e 19% respectivamente.
O que eu estou recomendando para você é que você se concentre nessas duas fases quando criar uma estratégia de tráfego orgânico.
Meio e Fim. (Consideração e Decisão)
Quer saber o nome da ferramenta? Deixa um comentário perguntando… 🙂
Use o Segundo Maior Buscador do Mundo Para Montar o Seu Funil Orgânico
Muito bem. Agora que você já entendeu toda a lógica vamos para a implementação da estratégia.
A grande maioria das pessoas que encontram o meu conteúdo são pessoas que já conheciam o marketing digital e estão procurando algo mais avançado.
Eu não escrevo ou produzo conteúdos básicos.
Não tenho interesse no público 100% iniciante que não faz ideia do que seja um um Lead ou uma lista de emails.
Já existem outras pessoas fazendo esse trabalho.
Quando as pessoas entram no marketing digital, depois de passarem por aquela avalanche de conteúdo elas começam a procurar por algo mais avançado, processos e algo mais organizado.
É nessa fase que eu me concentro.
Por essa razão que uma das nossas principais promessas é: “Saia do Ciclo da Falência”.
O Ciclo da Falência acontece quando uma pessoa já comprou vários e vários cursos que nunca chegou um retorno financeiro. Eu explico que a pessoa precisa colocar um basta nisso.
Qual a melhor maneira? Vendendo o serviço de Consultoria de Marketing Digital ou se tornando o Consultor do seu próprio negócio.
Outro gancho que eu uso é o “Venda Todos os Dias Durante 1 Ano”.
Uma empresa que quer vender todos os dias durante 1 ano é diferente de uma pessoa que só quer tentar “ganhar dinheiro na internet”.
Assim eu consigo selecionar meu público.
Menos Views, Mais Qualidade e Mais Conversão: Crie Conteúdos COMPLETOS
No exemplo acima eu mostro uma palestra que atualmente é uma das grandes responsáveis pela nossa aquisição orgânica de clientes.
Apesar de já contar com um número de views de certa forma elevado, esse montante foi construído ao longo dos últimos 2 anos.
O mais importante em um Funil Orgânico está em compreender que o conteúdo foi criado para um público que está no processo de tomada de decisão.
São pessoas que decidiram avançar no marketing digital e estão procurando algo mais avançado.
Além disso a parte principal dessa estratégia é entregar dentro de um mesmo vídeo todos os elementos. Conteúdo + Oferta.
90% dos conteúdos são completos. (Conteúdo + Oferta)
Envolvem a entrega de um conteúdo e finalizam com uma oferta. Além disso, na descrição dos vídeos os links direcionam o público para a página de vendas.
É extremamente mais eficiente subir vídeos que entreguem a mensagem completa de conteúdo + oferta ao invés de simplesmente colocar um vídeo “Legal”.
Mais uma vez.
O que você prefere?
Um conteúdo com 100.000 views que você não faz NENHUMA chamada de ação e não gera nenhum tipo de faturamento para você
Ou
Um vídeo com 5.000 views que você apresenta uma oferta de um produto de R$4.000 e faz 10 vendas?
Obviamente existem produtos e produtos, ofertas e ofertas.
Mas se for para gravar vídeo e colocar no seu canal no Youtube, que tenha uma mensagem completa + oferta.
Nós fizemos alguns testes de conteúdos que “puxam tráfego”.
Vou te dar dois exemplos:
Não confunda conteúdo que gera Views com conteúdo que gera vendas.
São conteúdos que entregam valor para o público? Sim.
São até interessantes de assistir? Sim.
Mas eles não tem um propósito claro no processo de tomada de decisão de compra.
Venda para quem não te conhece e para quem já te acompanha
Pergunta: “Natanael, como você sabe que o Youtube está vendendo para você?
Resposta: Nós temos entrevista no nosso Programa Expert em Vendas Online e uma das principais respostas que as pessoas dizem é: “Conheci o Natanael no Youtube”.
O Youtube é um canal de conhecimento e também tomada de decisão para nós.
Porém, nós decidimos testar algo diferente.
Simplesmente subi no Youtube um vídeo de vendas do Programa Gerador de Lucros para acompanhar se iria acontecer alguma venda e quem seria essa primeira pessoa a compra.
Olha o resultado.
Nós escolhemos o Gerador de Lucros pois é um produto que não está sendo divulgado em nenhuma campanha ou email atualmente oferecendo esse produto.
Temos deixado ele como um produto para os membros dos nossos grupos de negócios.
Então seria fácil ter a certeza que a venda seria originada pelo Youtube.Depois da primeira venda, foi o momento de descobrir quem foi o comprador(a).
Descobrimos que era uma cliente que já estava na nossa lista de emails, tinha comprado um produto de R$7 que é o nosso manual de conteúdo e já tinha passado por algumas aulas de vendas do Expert em Vendas Online.
Em outras palavras, era uma pessoa que já nos acompanhava.
Não foi enviado nenhum email ou feita uma campanha do produto, apenas permitimos que o público tivesse contato orgânico com essa oferta.
Isso facilita a organização das suas campanhas de email marketing, ou seja, você pode ter campanhas simultâneas sendo feitas no orgânico e outras no pago.
Comece seu Funil Orgânico no Youtube o quanto antes…
Ao invés de ficar gerando “views” e tentando virar Youtube, comece a transformar o Youtube em uma ferramenta de vendas.
Pense sobre isso.
Você prefere me assistir te entregando dicas aleatórias ou te entregando uma estratégia com começo, meio e fim?
“Natanael, mas 1 hora de palestra ninguém aguenta”.
Pessoas que não estão decididas não irão assistir. Pessoas que estão na fase de tomada de decisão sim.
E de verdade, você não quer que as pessoas simplesmente assistam seus vídeos, correto?
Você quer que a pessoa aprenda algo de útil para resolver um problema, você quer que o seu leitor entenda que ele pode resolver um problema específico e que você tem a solução.
Não estou descartando vídeos que não tenha o objetivo de gerar vendas ou conteúdos completos, mas eles devem ser a minoria.
Aplique um regra 80/20.
Só te peço uma coisa. Por favor, não fique gravando vídeos sem propósito.
Eu aprendi algo que eu gostaria de compartilhar com você e peço que você deixe o seu comentário nesse artigo deixando sua opinião sincera, tudo bem?
Eu aprendi que se for para criar conteúdo, faça um conteúdo decente. Faça algo bom, algo que seja diferente do que já existe.
Entregue algo muito bom. Entregue algo completo.
Já que você criou um conteúdo tão bom, então faça uma oferta dentro desse conteúdo.
Simples assim.
Eu acredito que nos próximos 10 anos a economia da atenção irá diminuir ainda mais na internet.
Tem muita coisa chamando atenção das pessoas.
Mas eu sei que o ser humano continua o mesmo, quando ele está com medo ou quando ele está com dor, ele para e presta atenção.
Quando você precisa resolver um problema, você busca informações na internet e você quer algo completo, com começo, meio e fim.
Quando você só quer entretenimento, qualquer vídeo com mais de 1 minuto já te faz perder o foco.
Eu escolhi me concentrar nas pessoas que estão com problemas urgentes com vendas e precisam de uma solução. Não com aquelas pessoas que só querem “dicas ou macetes”.
Por isso decidi que meu conteúdo será completo, com processos práticos e modelos que realmente respondam perguntas.
Se for para criar conteúdo ruim, nem começo a fazer. Não é para isso que você paga a internet, não é verdade?
Natanael, Eu Quero Ser Formado Com o Seu Método e Receber Sua Ajuda Pessoalmente
Ufa! 2.561 palavras depois. Se você leu tudo ou quase tudo. Parabéns! 🙂
Agora um recado importante para você que deseja se aprofundar nesse modelo de gerar vendas todos os dias.
Seja com tráfego orgânico, pago, conteúdo, vídeos, etc…
Se você quer fazer parte do meu grupo de Especialistas em Vendas Online, ser treinamento pessoalmente por mim e ser acompanhado no nosso grupo especial de alunos, eu te convido a continuar buscando conhecimento no Expert em Vendas Online.
Aqui você tem todos os detalhes do Programa
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Te vejo no próximo artigo.
Grande abraço e fica com Deus