Palavra-chave pra lá, palavra-chave pra cá… Todo mundo fala que para aparecer na primeira página do Google e ganhar a atenção do público é preciso descobrir as melhores palavras-chave para o seu nicho.
E como é que você descobre uma palavra-chave?
Neste texto você verá:
– Como uma palavra-chave pode mudar completamente o público-alvo do seu conteúdo
– Como escolher uma palavra-chave
– Como pesquisar a relevância de uma palavra-chave
Por que usar palavras-chave?
O primeiro erro que muitas pessoas cometem é o de achar que palavras-chave são compostas por uma só palavra. Errado!
Se você quisesse saber como fazer um bolo de milho na internet, o que você faria?
Claro que iria procurar pela informação no Google, mas o que é que você digitaria exatamente?
“Bolo de milho” ou “Como Fazer Bolo de Milho”?
Com os dois termos você encontraria uma receita logo no primeiro resultado, mas não é sempre que isso acontece. Veja a grande diferença dos resultados de uma pesquisa feita por quem quer saber como andar de bicicleta:
Primeira pesquisa, usando o termo “Andar de Bicicleta”
Segunda pesquisa, usando o termo “Como Andar de Bicicleta”
A sua primeira lição sobre palavras-chave é:
Palavras-chave não são formadas apenas por uma palavra, e cada termo dentro delas é capaz de modificar os resultados de uma busca.
E por que isso é tão importante?
Se você tivesse produzido um conteúdo sobre como andar de bicicleta, seria ideal que o termo “como” também estivesse no título, já que “andar de bicicleta” é algo mais genérico.
A grande diferença aqui é que com o termo “como” você estaria focando o conteúdo em um público que quer dicas de como aprender a andar de bicicleta.
Ou seja, adicionar ou remover um único termo da palavra-chave pode mudar completamente o seu público-alvo.
Como escolher as palavras-chave
Há 3 coisas que você precisa levar em consideração durante a escolha da palavra-chave
1- Quantas pessoas ela atinge (em média)
2- Quais são as pessoas que ela atinge (público-alvo)
3- Qual a dificuldade de posicionar um conteúdo com essa palavra-chave
1- Quantas pessoas ela atinge (em média)
Há diversas ferramentas que medem a popularidade de palavras-chave pela internet. Algumas disponibilizam dados, como o número médio de pesquisas mensais com os termos da palavra-chave procurada.
De acordo com esses dados é possível obter informações valiosas, como:
– Termos que se enquadram bem nos títulos de seus conteúdos
– Quais os conteúdos mais procurados
– Força de atuação online do nicho (Há muitas ou poucas buscas sobre o assunto?)
Você precisa saber utilizar os dados de pesquisas mensais sabiamente para colher bons resultados deles.
2-Qual é o público-alvo da palavra-chave
Veja o exemplo da bicicleta. Imagine que o termo “Andar de bicicleta” tem 40 mil buscas por mês, enquanto o termo “como andar de bicicleta” tem apenas 1500.
Qual deles parece mais atrativo? É claro que a opção com 40 mil.
A questão é: essa opção é boa para você?
Se o seu público-alvo for apenas pessoas que estão aprendendo a andar de bicicleta, então não é uma boa ideia usar a palavra-chave mais genérica, pois as pessoas podem não se interessar pelo seu conteúdo.
“Ahh, mas as minhas chances aumentam porque eu estarei no topo das buscas!”
Não é bem assim que funciona…
Uma pessoa que quer saber sobre os benefícios de andar de bicicleta não está necessariamente interessada em saber como andar de bicicleta.
É por isso que ela irá fechar a aba com o seu conteúdo e procurar outra opção, aumentando a taxa de rejeição do seu blog, algo que o Google entende como: este conteúdo não é relevante.
É isso que pode acontecer se você simplesmente quiser posicionar as palavras-chave com o maior número de buscas sem levar em consideração o seu público-alvo.
3- A dificuldade de posicionar uma palavra-chave
O comum é que quanto maior o número de buscas dentro de um segmento, maior será a dificuldade de posicionar a palavra-chave relacionada a essas buscas.
A dificuldade pode ser baixa, média, alta…
Isso significa que se você quiser posicionar apenas as palavras-chave com o maior número de buscas…
Boa sorte e bom trabalho, pois isso será bem difícil.
O ideal é que você procure a palavra-chave com o maior número de buscas dentre as que possuem uma concorrência baixa, isto é, as de baixa dificuldade de posicionamento.
É a partir delas que você iniciará o seu trabalho de posicionar conteúdos na primeira página. Trabalhar com elas é mais fácil e mais rápido, o que rende resultados positivos em menos tempo.
Mas como você saberá qual é o número de pesquisas médias mensais e a dificuldade de uma palavra-chave?
Como pesquisar a relevância de uma palavra-chave
Há várias ferramentas para examinar uma palavra-chave. Veremos rapidamente 3 delas:
– Planejador de Palavras-Chave do Google
– Google Trends
– Google Suggest
Todas as ferramentas são gratuitas e online, ou seja, não precisam de instalação.
Planejador de Palavras-Chave do Google
Tudo que você precisa é ter uma conta do Google. Faça o login na página https://adwords.google.com e em seguida vá até as opções mostradas nas imagens.
Ferramentas -> Planejador de Palavras-Chave -> Pesquisar novas ideias de Palavra-Chave
Agora basta inserir o termo a ser pesquisado e configurar as opções básicas, como o país e a língua que devem ser levadas em consideração nos resultados.
Há ainda opções mais avançadas, como palavras-chave negativas, mas elas são mais úteis para quem está preparando um anúncio, não para você, que está apenas usando a ferramenta de anúncios para descobrir mais detalhes sobre as palavras-chave de seus conteúdos.
Pronto, agora você sabe qual é o volume mensal médio de buscas, a dificuldade de posicionamento, além de termos comuns dentro da palavra-chave que você procura, algo que lhe ajudará bastante a desenvolver novos conteúdos e variações de títulos.
Google Suggest
Está é a ferramenta mais simples de todas, e sempre esteve na sua cara. É possível que você a use todos os dias sem nem mesmo perceber.
Sabe quando você está fazendo uma busca e o Google completa a frase por você?
Sim, isso é o Google Suggest. A questão é que ele sempre irá mostrar os termos mais buscados, ou seja, as pesquisas mais relevantes.
Imagine o suggest como uma “ajudinha” do Google, uma indicação. Um chef pode usar o Suggest para descobrir qual é a receita de doce mais popular pela internet, por exemplo:
No caso, estes são os 4 doces mais “famosos” no Google.
Google Trends
O Google Trends não mede valores exatos, e sim a popularidade de um determinado termo, exibida em valores percentuais.
O mais legal da ferramenta é que ela apresenta dados colhidos de 2004 até o presente momento, sendo possível até mesmo ver a popularidade do termo em uma determinada região do mapa, como o estado (que nem sempre funciona para todos os termos).
Há ainda a possibilidade de comparar a popularidade de vários termos em um gráfico, algo muito bom para definir a prioridade de pautas.
Recapitulando
– Palavras-chaves são peças fundamentais para o seu posicionamento online
– A palavra-chave correta pode lhe ajudar a encontrar o público-alvo com facilidade, enquanto a errada pode prejudicar os seus negócios
– Há maneiras de descobrir dados importantes sobre palavras-chave. Basta utilizar ferramentas como Planejador de Palavras-Chave, Google Suggest e Google Trends.
As palavras-chave são elementos que fazem parte da estratégia de SEO para promover o conteúdo do seu blog e gerar mais vendas.
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