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Criar um Blog é o PIOR erro que uma pessoa pode cometer na vida… Blog é uma Perda total de tempo. Se você criar um blog terá 7 anos de azar.

Ok. Eu exagerei um pouco. rs

Mas talvez você já tenha escutado algumas das frases citadas acima quando o assunto é construir um blog.  Fica comigo até o final deste artigo que eu vou te provar por A + B por que o Blog (se usado da maneira correta) poderá ser uma verdadeira máquina de transformar visitantes em clientes.

A verdade é que todos os dias milhões de blogs são criados em todo o mundo. Porém, a maioria esmagadora  desses blogs não chegam a durar mais que 6 meses. E a razão número 01 é que simplesmente eles não geram absolutamente NADA em termos de resultados.

Sejam esses resultados:

01 – Tráfego: Visitantes

02 – Conversão: Vendas

Conheço muitas pessoas que começaram um blog, dedicaram horas a fio para finalmente conseguir colocar o blog no ar, escolher um thema e finalmente escrever o primeiro artigo, mas nada aconteceu.

Pessoas que dedicaram horas escrevendo artigos que ninguém lê. Blogs que não geram uma venda sequer. Esse é o blog que eu chamo de Blog do Desgosto.  Afinal, tudo que ele gera é um tremendo desgosto. rs

Se você tem alguns dos sintomas abaixo é possível que você tenha um blog do desgosto:

01 – Tem preguiça de escrever novos artigos
02 – Acha um sofrimento pensar em novos temas para escrever
03 – Passa semanas sem atualizar seu blog
04 – Não recebe nenhum comentário no seu blog
05 – Não ganha R$1 com o seu blog

Por que as pessoas insistem em ter um Blog do Desgosto?

A maioria das pessoas que começam um blog têm sempre o mesmo sonho.:Vou escrever artigos, atrair milhares de visitantes através do Google e ganhar muito, muito dinheiro com publicidade.

Outros pensam: Vou atrair milhares de visitantes  e vender os meus produtos. Ou até mesmo: Vou ficar famoso com meu blog.

A causa de tantos fracassos é porque as pessoas não encaram um blog como uma ferramenta de Negócios. Se você pensar no seu blog somente como uma plataforma para publicar conteúdo, dificilmente você conseguirá ter resultados.

Sempre que eu escuto ou leio comentários de pessoas que falam que um blog é perda de tempo ou coisas do tipo, eu tenho uma certeza: Mais uma vítima de um Blog de desgosto.

Se alguém está falando que Blog é a pior coisa do mundo, é provável que ela tenha tido uma experiência negativa com um blog, correto? Bom, se a experiência foi negativa essa pessoa teve um grande desgosto. Logo, essa pessoa teve um Blog do Desgosto.

A principal característica de um blog do desgosto é que ele se limita somente a criação de conteúdo e busca limitada por visitas através do Google ou Mídias Sociais.

O plano é sempre o mesmo.

01 – Cria um blog
02 – Escreve um artigo
03 – Divulga nas mídias sociais
04 – Pede a Deus que mande mais visitantes
05 – Fica esperando o Google um dia ranquear o conteúdo

Isso parece familiar?

Se você conhece a minha história, lembra que em 2010 eu era vendedor de planos telefônicos. Decidi criar um blog para tentar melhorar minhas vendas que estavam indo de mal a pior. Em pouco mais de 25 dias consegui fechar as minhas primeiras vendas através do meu blog. Em dinheiro de hoje, a comissão que eu recebi por aquelas vendas foi de cerca de R$920,00. Eu fiquei extremamente feliz e então continuei colhendo bons frutos… Até o dia que a empresa exigiu que o site fosse removido.

Quando eu decidi pedir demissão e começar a trabalhar como Consultor Digital, eu quis replicar o mesmo passo a passo que eu segui para vender planos telefônicos. Felizmente, consegui alcançar os MESMOS resultados e então fechei os meus primeiros contratos.

Decidi aplicar o exato plano de ação para os meus primeiros clientes e ele funcionou perfeitamente bem. Foi quando eu cheguei a uma conclusão. Eu tenho nas minhas mãos um método. Eu chamo esse método hoje de Blog de Negócios.

 

Como criar um Blog de Negócios?

Agora eu vou te explicar em detalhes o que você precisa fazer para construir o seu Blog de Negócios. Depois que você aprende esse passo a passo você irá simplesmente fechar os ouvidos quando algum “guru” tentar te convencer que não vale a pena criar um ativo como um Blog.

Preparado?

Então vamos lá.

Primeiro passo: Entenda a diferença principal entre o Blog do Desgosto e um Blog de Negócios

O Blog do desgoto se limita a tentar conseguir visitantes orgânicos através do Google ou Mídias Sociais. Os artigos são até relevantes, porém, não estão integrados com uma estratégia de vendas.

Um Blog de Negócios é exatamente o contrário. Tudo começa com a definição do produto/serviço que será vendido e NÃO  de qual conteúdo será produzido. Esse é um pequeno ajuste que tem um impacto altamente significativo. Talvez seja essa a diferença entre você conseguir ter retorno financeiro com seu blog ou não.

Quando eu criei o meu Blog para vender planos telefônicos esse era o objetivo, essa era a meta. Vender, Vender, Vender.

Porém, todo bom vendedor sabe que simplesmente tentar vender um produto ou serviço para uma pessoa que não te conhece é mais caro, cansativo e tende a gerar menos resultados.

Falaremos mais sobre isso no segundo passo.

Voltando para o plano de negócios.

Quando eu comecei o blog eu não queria ter o blog mais lido do Brasil, não queria ter o artigo mais curtido, nada disso.
Eu só queria que as pessoas me encontrassem e então tivessem todas as informações necessárias para que então pudessem realizar um pedido de compra do produto que eu representava.

Tudo começou com essa foto...

twitter plano telefônico

twitter plano telefônico

 

Depois que eu criei esse perfil no Twitter e que eu recebi a minha PRIMEIRA ligação, e então fiz uma venda, senti que a internet era o Lugar certo para que QUALQUER pessoa pudesse realizar suas vendas, divulgando seus produtos/serviços.

No começo tudo não passou de um golpe de sorte, eu fui pelo obvio, vou usar o nome da empresa + cidade e pronto. Quando eu entendi a lógica de Palavras-Chave + Buscas, esse foi o resultado que eu alcancei.

Porém, a resposta não estava completa. Após a primeira venda, todas as outras foram somente reclamações atrás de reclamações. Ou então somente pessoas com dúvidas, enfim.  A conversão estava muito baixa.

Foi quando eu comecei a estudar estratégias de conversão, criação de oferta e criação de uma estrutura da mensagem que fosse realmente eficiente. Consegui o mesmo resultado de posicionamento agora com um blog em WordPress.

 

Resultado orgânico

Resultado orgânico

 

Se você observar a foto acima poderá ver que além do Twitter eu passei a posicionar um blog em WordPress também na primeira página do Google. Para conseguir esse resultado eu apliquei fielmente todas as técnicas de otimização de sites (SEO) e escolhi palavras-chaves bem específicas para iniciar esse trabalho.

Mais do que isso, eu iniciei o blog já pensando nessas palavras específicas, pois sabia, através de pesquisas, que aquela era a palavra que os clientes que estavam na fase de compra estavam pesquisando.

organico-google

organico-google

Na imagem você pode observar:
URL com palavras-chaves
Títulos com palavras-chaves
Navegação
Etc..
Nesse artigo eu não posso detalhar com muita profundidade todas as técnicas de SEO para otimizar um site e um conteúdo.

Para saber mais informações de como você pode se aprofundar nesse assunto, assista a apresentação do meu treinamento Blog de negócios.

Conseguir os primeiros visitantes é algo que tem deixado muita gente de cabelo em pé e muita dor de cabeça. E a razão é muito óbvia. Eu sofri MUITO quando comecei a tentar entender esse mundo da otimização de sites, pois tudo era muito técnico, complicado e confuso.

Além disso, a cada atualização do Google muitas regrinhas começaram a mudar. Foi quando estudando sobre a História do Google eu descobri o que para mim é um Segredo que poucas pessoas conseguem decodificar, porém, está à vista de qualquer ser humano com capacidade de leitura. rs

Eu li a frase: “Concentre-se no  usuário e tudo mais virá”.

Quando eu li o “Livro Estou Com Sorte”, de Douglas Edwards, o primeiro gestor de marcas do Google, essa ficha caiu para mim. No começo do Google ele recebeu várias acusações que estaria privilegiando os anunciantes na busca orgânica. Ou seja, se alguém paga para aparecer nos links patrocinados, consequentemente teria uma vantagem a mais na busca orgânica.

E o Google precisava se defender de tal acusação. Foi quando surgiram as 10 verdades em que o Google acredita.

A primeira das verdades: “Concentre-se no usuário e tudo mais virá”

Foi nesse momento que eu parei de pensar no robô Google e comecei a me concentrar nas pessoas/empresas que precisavam contratar planos telefônicos. Quando eu fechava os meus olhos e pensava em produzir algum conteúdo, eu imaginava uma empresa pagando contas altas e sofrendo por estarem com o plano errado.

E então levei essa imagem para as minhas publicações, criando soluções práticas e de fácil entendimento. A empresa já estava utilizando combos para vender planos telefônicos, eu então levei isso para as minhas publicações.

combo-planos

combo-planos

 

A solução que levei para a internet era exatamente o que os clientes da época precisavam.
Algo detalhado e prático. E então, como mágica, as vendas começaram.

Passei a receber dezenas de emails como esse abaixo:

Orçamento Google

Orçamento Google

Comecei a bater todos os meus recordes de vendas, e o que é melhor, sem precisar sair da minha casa. Incrível.
Foi uma sensação incrível.

Eu não tinha NENHUMA especialização em Marketing Digital. Apenas fui reunindo informações soltas e desorganizadas em um passo a passo que fosse possível aplicar. Com os testes que diariamente realizava, consegui descobrir o que funcionava e o que não funcionava.

E foi assim que eu consegui gerar o meu primeiro blog do ZERO, atrair visitantes sem gastar R$1 e fechar minhas primeiras vendas.

Replicando a estratégia em outros Nichos

Depois que eu tive que tirar o site de vendedor de planos telefônicos do ar, decidi pedir demissão e então buscar ajudar outras empresas a fazer o mesmo que eu fiz.

Confesso que no começo fiquei com “vergonha” de me intitular como Consultor de Marketing Digital, afinal, eu não tinha nenhum curso de especialização ou algo do tipo. Foi quando então eu decidi aplicar a mesma estratégia em um blog pessoal, onde eu criei um plano de negócios para atrair possíveis clientes.

Eu descobri que os meus testes e a minha prática diária com o meu blog e com as outras estratégias que eu estava desenvolvendo estavam sendo o meu próprio MBA. Não demorou quase nada, e os primeiros empresários começaram a entrar em contato comigo e então fechei os meus primeiros contratos.

marketing digital consultoria

marketing digital consultoria

 

Mais uma vez segui o mesmo passo a passo.

01 – Atrair visitantes
02 – Fiz ele passar pela minha máquina de transformar visitantes em clientes

Replicando para os Clientes

Ainda faltava mais uma etapa. Eu precisava usar a mesma estratégia para ajudar outras empresas.

Foi então que comecei a aplicar a mesma estratégia para outras empresas. Seguindo a mesma lógica.

01 – Definir o plano de negócios para o blog
02 – Criar estratégia para geração de tráfego orgânico em curto prazo
03 – Criar máquina para transformar visitantes em clientes

Talvez a simplicidade dessas etapas lhe surpreendam. Mas eu não tinha tempo para complicar as coisas.

Como criar uma Máquina de Transformar Visitantes em Clientes?

Tudo parte de uma simples pergunta: 

 

01 – Qual é o problema que iremos ajudar a resolver? 

Quando você tem na ponta da língua essa resposta, criar o seu Blog de Negócios é um exercício realmente simples.

Depois de identificar qual o problema principal você tem a base de toda a sua estratégia, que consiste em Comunicar
uma solução atrativa para a resolução desse problema.

O seu blog precisa se tornar O Melhor Lugar do Mundo para Resolver aquele problema.

02 – Qual o seu método? Qual seu diferencial? Por que você? 

Quando você fala sobre o problema existem duas informações que precisam estar presentes a todo momento
no seu discurso.

01 – Qual a causa do problema?
02 – Qual a sua solução?
03 – Qual a ação?

orçamentos gráfica

orçamentos gráfica

 

A imagem acima foi o resultado de um Blog especializado em Convites de Casamento, onde ao final de cada publicação
era feito uma chamada (Confira nossos modelos e faça o seu pedido de orçamento agora)

Consegue imaginar quantas vendas foram feitas seguindo essa estratégia?

Se você tentar vender algo sem gerar valor para as pessoas…
Você irá perder MUITAS VENDAS.

“Concentre-se no usuário e tudo mais virá.”

01 – Ajude a resolver um problema
02 – Apresente a sua solução
03 – Chame para uma ação

Vou dar um exemplo prático que você está lendo nesse exato momento.

Eu comecei esse texto falando que algumas pessoas tem Blog do Desgosto e outras Blog de Negócios.
E que o grande problema das pessoas que desistem de ter um blog é porque ele simplesmente não dá resultados.

Durante o texto eu falo: Se você não tem resultados, a causa é: Você não criou um plano de negócios integrado ao seu blog. Você não tem uma máquina de transformar visitantes em clientes.

Problema: Blog não gera resultados
Causa: Você não tem um plano de negócios para o seu blog

Percebeu?

E quando eu começo a explicar Como Criar uma Máquina de transformar visitantes em clientes, eu estou apresentando a solução.

É exatamente isso que o seu blog precisa ser. Uma solução atrativa para um problema específico.

Porém, antes de falar sobre uma solução, você precisa determinar qual é o problema que seu público está enfrentando e qual é a causa desse problema.

Esse é o conceito que está envolvido na construção de um blog de negócios.

A fase da Monetização

Uma vez que você aprende como falar do real problema do seu público, você será capaz de criar uma linha editorial 100% favorável para geração de vendas.

Muitas pessoas perdem tempo precioso escrevendo artigos que NUNCA, NUNCA,NUNCA irão gerar NENHUMA VENDA.  (Eu fico um pouco nervo com isso, desculpa. rsrsrs)

Quando eu escrevia para o meu blog de planos telefônicos eu NÃO PODIA perder tempo, eu precisava vender. E esse é o grande segredo.

As pessoas não querem perder tempo. Ninguém tem mais tempo para ficar perdendo com enrolação…
Se você está lendo este artigo até aqui foi porque encontrou algo que seja útil para você. Ponto final.

Se você escreve um conteúdo, grava um vídeo ou cria um produto/serviço que tem essa característica de ajudar a resolver um problema, sem maiores complicações. Você está no caminho certo.

Existem blogs com artigos incrivelmente bem escritos, porém, não levam para uma ação prática, algo específico que possa ser feito após a leitura.

Então o que você precisa fazer agora é: 

01 – Determinar qual o principal problema que o seu blog ajudará a resolver
02 – Qual a solução (produto/serviço) que você irá oferecer
03 – Qual linha editorial você irá construir para atrair pessoas sofrendo com o problema central (que é o tema do seu blog)
04 – Quais as etapas que a pessoa irá passar após encontrar o seu conteúdo? Qual a chamada de ação final?

Quando eu fechava consultoria pelo meu blog, eu tinha um grande objetivo em mente em todos os meus artigos, que era:
Levar o empresário a entrar em contato comigo.

Estrutura perfeita da mensagem

 

Para isso eu precisava seguir uma ordem muito precisa de comunicação.

01 – O meu artigo precisa chamar atenção
02 – Eu preciso despertar interesse
03 – Eu preciso criar um desejo
04 – Eu preciso dar uma ordem de ação bem específica

Levando isso para um plano de um Blog de Negócios a lógica é a mesma

01 – O seu Blog precisa chamar atenção de um público específico (Não tente falar com todo mundo e nem falar sobre todos os assuntos)
02 – Fale sobre assuntos que estejam no campo de: busca por informação, desejos de consumo, tutoriais
03 – Mostre que a sua solução é perfeita para resolver o problema
04 – Defina um fluxo que o seu público irá seguir após ler os seus artigos (Realizar um cadastro, preencher formulário, finalizar compra)

O Passo a Passo para Criar um Blog de Negócios

Então vamos lá. Agora que você entendeu toda a lógica que está dentro que envolve gerar resultados REAIS com um Blog de Negócios, vamos agora entender o passo a passo.

 

Passo 01: Entenda a diferença entre um blog do Desgosto e um Blog de Negócios

A primeira etapa da construção de um blog de negócios consiste em determinar qual a meta comercial
desse projeto.

Lembre-se: Se você concentrar os seus esforços em ter um blog que “tenha muitas visitas” você irá fracassar certamente.

Você precisa definir qual será o OBJETIVO principal do seu blog, isto é, você precisa definir o seu blog como uma ferramenta de negócios que irá vender algum produto/serviço específico. Ponto final.

Então o que você precisa fazer agora é: 

Descrever em detalhes qual produto/serviço o seu blog irá promover
____________________________________________________

Depois de detalhar o produto/serviço que você irá vender com o seu Blog, vamos para uma segunda pergunta importante.

Qual o principal problema que as pessoas estão enfrentando por não ter o seu produto/serviço?
__________________________________________________________________

Esse é o momento de você colocar na mesa os pontos de dor, preocupações ou frustrações que o seu público
tem passado.

Ex 01: A verdade é que muitas pessoas estudam Inglês por anos e mesmo assim não conseguem aprender.
Ex 02: Infelizmente, muitas pessoas estão perdendo tempo com Blogs que não dão resultados.

Qual o problema? 

No exemplo 01: Estudar inglês por anos para não aprender
No exemplo 02: Criar um blog que só vai tirar tempo e energia, isto é, não irá gerar nenhum resultado.

É muito importante você ter o problema principal do seu público em mente, pois o seu blog irá se concentrar
em ser o principal remédio para essa dor.

Próxima pergunta

Qual a causa desse problema?
_____________________________

Aqui é o momento de falar o erro que as pessoas estão cometendo e por isso não conseguem
alcançar bons resultados.

Ex: As pessoas não aprendem inglês porque estão estudando gramática.
Ex: As pessoas não ganham dinheiro com seus blogs porque não sabem como transformar visitantes em clientes

Próxima etapa

Descreva em detalhes a sua solução:
_________________________________

Esse é o momento de dizer o porque o seu blog merece ser lido. Ou seja, por que a sua informação é valiosa?
Todas as soluções que você apresenta em forma de conteúdo no seu blog precisam ser descritas em todas as suas mensagens.

Quando eu escrevia no meu blog para vender consultoria em marketing digital eu sempre falava sobre o mesmo problema:

“As empresas não estão conseguindo aumentar suas vendas”

Eu sempre falava sobre a mesma causa

“Isso acontece porque as empresas não têm acesso a um método que elas possam seguir para vender online”

Eu sempre apresentava a mesma solução

“Seja encontrado pelo seu público e crie ofertas irresistíveis”

E sempre a mesma chamada de ação

“Quer que eu analise a sua campanha de vendas online atual? Faça o seu cadastro abaixo”.

O Blog de Negócios tem essa característica.

01 – Problema bem definido
02 –  Solução
03 – Chamadas

Então vamos para o passo número 02.

Passo número 02: Construção de autoridade 

Uma das melhores consequências de falar sobre os problemas da sua audiência do jeito certo, e apresentar a solução para esses problemas, é a construção de uma autoridade.

Existe um jeito certo e organizado para escrever artigos, gravar vídeos e preparar palestras para gerar uma imagem de autoridade no seu público.

Mais uma vez, existe uma diferença entre mostrar que você sabe de um assunto e construir autoridade com a sua audiência.
Algumas pessoas até sabem falar sobre um assunto em específico e são profundos conhecedores do assunto, porém, não sabem comunicar a solução do jeito certo.

Sempre que eu escrevo um artigo (como esse por exemplo) eu fico pensando: Como eu posso ser útil para o leitor? Como eu posso ser o mais simples possível, de forma que ao final do conteúdo ele sinta que aprendeu algo novo e relevante?

Essa é a resposta para a construção da autoridade. Escrever pensando no  leitor, não em mostrar que você É O CARA ou a Cara. rsrs

O seu blog precisa obedecer essa regra. Escrever para gerar autoridade, que é o mesmo que escrever para ser útil.

Passo número 03: Criação do Site em WordPress

Existem centenas de soluções prontas para você construir um blog do zero sem entender de programação. Porém, na minha opinião, o WordPress é o melhor de todas. A simplicidade em sua utilização, diversidade de themas e plugins, é algo que faz o WordPress ser a opção número 01 para a construção de um blog de negócios.

Se você quer aprender a criar um blog em WordPress do Zero, mesmo sem nenhum conhecimento em programação, assista essa apresentação.

 

Passo número 04: Otimizando o Blog para o Google

Esse talvez seja o motivo pelo qual MUITAS pessoas desistem de continuar com um blog. “Não consigo atrair visitantes através do Google”, ou a pior de todas “Demora muito tempo para conseguir visitantes”.

De fato, os resultados não acontecem da noite para o dia. Porém, existe um caminho mais rápido para você se concentrar no começo do seu blog quando o assunto é atrair visitantes orgânicos.

Muitas pessoas começam simplesmente pesquisando pelas palavras-chaves MAIS buscadas do seu nicho e então escrevem um artigo de 600 palavras e ficam torcendo que algo aconteça. Errado.

O ideal é que a otimização do seu site comece pelos termos chamados Cauda Longa. São palavras específicas, tratando problemas específicos e com um volume de buscas menor, porém, qualificado.

Muitas pessoas encontravam o meu blog quando pesquisavam por: “Como contratar um Consultor de Marketing Digital” ou outras palavras chaves relacionadas. O primeiro passo ideal na construção da sua linha editorial é pensar: “Qual assunto eu posso escrever melhor que todos existentes e que seja específico?”

Não tente ranquear palavras chaves Genéricas. Persiga as buscas específicas, compostas de frases, perguntas, etc. Mais uma vez, elas têm um volume de buscas menor, porém, a qualidade tende a ser maior.

Outro caminho para você seguir é ficar atento aos seus concorrentes. Na verdade, esse é o primeiro ponto que nós sempre analisamos ao iniciar um novo projeto.

sem rush

sem rush

 

Veja esse exemplo acima, do nicho curso de Inglês.

Com a ferramenta SEMRUSH nós inserimos a url de um site do mesmo nicho, para então descobrir quais são os assuntos, termos e conteúdos que atualmente geram um bom volume de visitantes para esse site.

No caso, temos conteúdos como Números em Inglês, que representa 7% do tráfego orgânico atual do site.  Outro exemplo é o termo cores em inglês, representando 4%, e assim sucessivamente. É exatamente isso que fazemos nos projetos com nossos clientes.

Listamos diversos sites do segmento e então levantamos as principais palavras-chaves, volume de buscas e então a dificuldade para superar aquele artigo. Depois disso partimos para a criação da linha editorial com base nessa análise.

Se você quer aprender como fazer essa análise completa, eu ensino isso no treinamento Blog de Negócios. 

A grande vantagem em seguir essa estratégia é que você economiza tempo e acelera seus resultados.
Existem casos de clientes que em 30 dias nós conseguimos ranquear uma palavra chave que gera cerca de 200 a 300 visitas por dia.

O grande objetivo dessa estratégia é gerar uma série de Ativos orgânicos de audiência. Quanto mais ativos, maior a audiência.

O resultado final é um site que tenha milhares de visitantes orgânicos por dia.

Visitantes orgânicos

Visitantes orgânicos

 

A imagem acima é o exemplo do Blog de um dos nossos clientes que, do ZERO, foi para a marca de 2.034 visitantes por
dia através do Google. E grande parte desse conteúdo é divido em uma série de palavras-chaves específicas.

 

Passo 04 – Monetização do Blog

Como eu tenho dito, simplesmente gerar milhares de visitantes não é o suficiente. O Blog precisa gerar negócios, e isso não se discute.

O Grande segredo para gerar vendas através do Blog é ter um caminho organizado para o seu visitante seguir após ter contato com o seu conteúdo (que precisa ser incrível)

Nessa estratégia você precisa ter dentro do seu blog um Imã Digital, que consiste em uma solução específica para um problema específico de um público específico, apresentado de maneira simples e de fácil consumo.

O imã digital é a porta de entrada para você monetizar qualquer produto/serviço.  Esse imã digital deve estar estrategicamente visível no seu blog, porém, sem ser algo que prejudique a experiência do seu visitante.  Testes provam que quanto mais o seu “banner” for parecido com o layout do seu blog, maiores as chances de receber cliques.

Além disso, existem outros recursos para que o seu visitante possa dar o próximo passo e se interessar pelo seu imã digital.

Construção de lista com o blog

Construção de lista com o blog

 

Observe que existe uma unidade nas cores e no layout, que fazem com que a “publicidade” faça parte do site e não se pareça com algo invasivo. Isso também é uma lição do Google.

Observe a publicidade do Google como funciona:

Resultado Google Adwords

Resultado Google Adwords

 

A única diferença entre a publicidade e o conteúdo 100% nativo do Google, que são os resultados orgânicos, é um aviso amarelo
com a palavra [Anúncio].  Propaganda que se confunde com o conteúdo. Esse é o segredo.

Se você quer aprender como fazer com que a publicidade do seu blog se confunda com conteúdo, eu aprofundo esse assunto no 
treinamento Blog de Negócios. 

Esse primeiro passo de levar o seu visitante de um conteúdo de qualidade para o início de um ciclo de vendas é algo fundamental para o seu negócio.

Depois que o seu visitante chega na sua publicidade, ele então terá acesso a sua promessa: Imã Digital

Captura de emails

Captura de emails

 

Após esse cadastro, o usuário então lhe entrega um bem muito precioso, o seu email.

Aqui é um ponto onde MUITAS PESSOAS erram. Elas não sabem criar um Imã Digital.

O correto é que o seu imã digital seja um pequeno retorno do seu produto/serviço, ou seja, ele precisa ter uma relação DIRETA com o que será oferecido um pouco mais adiante. Algumas pessoas entregam um conteúdo desconexo e que não direciona o usuário para um próximo passo.

Após o cadastro, novas etapas surgem, e elas envolvem a entrega de um conteúdo estrategicamente criado para gerar valor e direcionar para uma próxima ação, até o então momento da oferta.

Sequência de Emails

Sequência de Emails

 

Na imagem acima eu tenho apenas 1 das 34 campanhas automáticas de vendas que nós utilizamos em nossos projetos e também
com os nossos clientes. Se você quer se aprofundar na construção de campanhas de vendas automática, assista a apresentação
do treinamento Sistema de Vendas Online

O resultado final é que após as primeiras séries das campanhas o seu público será levado para a apresentação da oferta.

No caso do meu treinamento Expert em Vendas Online, as pessoas não podem simplesmente pagar para fazer o treinamento, elas precisam fazer uma aplicação. Esse treinamento é feito por turmas e então trabalhamos algumas campanhas durante o ano para o fechamento dessas turmas.

Aqui está um pouco dos resultados dessa campanha que são centenas e centenas de aplicações.

APLICACAO

Aplicação Expert em Vendas Online

Aplicação Expert em Vendas Online

 

Talvez você esteja pensando… Mas existem outras formas de fazer com que as pessoas cheguem até sua página de captura e então entrem em um ciclo de vendas. Sim, isso é verdade.

Porém, promover um artigo de extrema qualidade no seu blog é MUITO mais barato e traz um público MUITO mais qualificado.
Se está duvidando, faça o teste.

Por que as pessoas não fazem isso?

Simplesmente porque dá muito trabalho. Esse artigo que você está lendo tem mais de 5 mil palavras e demorou dois dias para ser planejado, escrito e revisado. Porém, dois dias de trabalho intensos serão responsáveis por criar um valor para você que está lendo este artigo e mostrar na prática que, de onde veio esse conteúdo, existe MUITO mais.

Simples assim.

Um outro conteúdo que precisa ser compartilhado são os resultados que aquilo que você oferece gera para as pessoas, por isso é sempre importante contar boas histórias para a sua audiência.

Como é o caso do Claudimar, que foi um dos alunos aprovados na qualificação e em pouco tempo já fechou o seu primeiro contrato de Consultoria Digital.

Contrato Fechado

Contrato Fechado

 

Mostrar para o seu público que a sua solução funciona é um ingrediente perfeito para o seu ciclo perfeito da monetização. E o seu blog consiste na sua plataforma ideal para compartilhar esse tipo de informação.

Percebe a diferença em ter um blog de negócios?

Ele não é a PRINCIPAL estratégia, mas potencializa todas as suas ações. Existe uma outra estratégia para potencializar os resultados com seu blog. vou dar como uma dica extra.

Dica Extra: Track de Remarketing para o seu Artigo.

Se você está lendo este artigo, você acabou de ser marcado com uma track de remarketing. Pois você se demonstrou interessado no conteúdo “Ganhar Dinheiro com Blog” e toda e qualquer informação que seja relacionada a esse produto. Eu posso então criar um anúncio específico para você que leu este artigo.

O ideal é que cada artigo do seu blog que trate um tema específico possa ter uma track de remarketing específica, auxiliando a construção de um público personalizado. A taxa de conversão é sempre superior, pois o conteúdo já funciona como um grande esclarecedor de dúvidas e principalmente motivador para o próximo passo, que é a compra de um produto/serviço específico.

 

Conclusão: Tenha um Blog de Negócios

Bom, o mais importante que eu espero que você tenha aprendido após ler todo esse artigo é que um Blog, se utilizado do jeito certo, pode ser uma poderosa ferramenta de vendas para o seu negócio.

Se você procurar irá descobrir que GRANDES empresas utilizam blog.
Crazy Egg
SemRush
MailChimp
Aweber

…entre várias outras. E a razão é muito simples. Dá resultado.

Se você está sério na sua decisão de criar um blog de negócios, o próximo passo ideal é fazer parte do meu Treinamento Blog de Negócios. 

Eu e minha equipe iremos te ajudar a construir um blog que o Google ama e que finalmente gere dinheiro para você.
Preparado?

Então vamos nessa.
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Grande abraço
Natanael Oliveira
Co-fundador do Portal Marketing Com Digital