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Como Gerar Relatórios e Analisar Campanhas de Tráfego Pago

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Nos últimos meses temos buscado encontrar uma maneira que seja simples, fácil e organizada de criar relatórios para as nossas campanhas de tráfego pago, assim como analisar os dados desse modelo.

Criar relatórios e interpretar as informações para saber se as campanhas estão boas ou não talvez seja uma das partes mais desafiadoras para quem está começando a investir em tráfego pago.

Em nossos grupos de negócios vemos isso acontecer frequentemente, são tantos dados para se olhar que é fácil se perder e esquecer do que é de fato o mais importante.

Após tantas tentativas de identificar quais eram os dados mais importantes e de que maneira poderíamos organizar essas informações, conseguimos chegar em um modelo que hoje para nós é o ideal.

Nesse artigo você irá aprender:

  • Quais são as métricas mais importantes.(Esqueça o CPL, CTR, Score e etc…)
  • Como você PRECISA organizar os seus relatórios(Pontos de conversão)
  • Como escalar o seu negócio a partir dos relatórios

 

Quais são as métricas mais importantes?

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Infelizmente a maioria das empresas está preocupada apenas com as seguintes métricas:

  • Investimento
  • ROI
  • Cliques
  • CPL(Custo por Lead)
  • CTR(Click Through Rate)
  • CPM(Custo por Mil)
  • Relevância

Bom, eu não tenho certeza se os seus relatórios de campanhas de tráfego pago possuem apenas esses dados, mas se a sua resposta for sim eu tenho uma boa notícia. =)

Sem dúvida todos esses números são relevantes e possuem a sua devida importância, porém existem muitos empresários que estão muito mais preocupados com o tamanho da sua lista de e-mails e a relevância dos seus anúncios no Facebook ao invés do que é o mais importante: Vendas.

Para quem nos acompanha há um tempo não é novidade que temos um modelo de negócio para vender todos os dias e que buscamos ensinar esse modelo compartilhando checklists, manuais, guias, cases, bastidores e etc…

Depois de toda essa experiência gerada nos últimos anos, conseguimos enxergar alguns dados extremamente importantes que são poucos citados nos livros ou até mesmo palestras, mas que são realmente capazes de expandir o seu negócio.

Podemos resumir em uma grande métrica: Custo Por Aquisição

 

O que é Custo por Aquisição?

 

O custo por aquisição indica o quanto você precisa investir em suas campanhas de tráfego pago para fazer uma venda.

Simples, não é mesmo?

Certo, agora vamos dissecar em duas partes essa métrica.

Podemos classificar em:

  • Custo por Aquisição do Produto de Aquisição
  • Custo por Aquisição do Produto Principal

O produto de aquisição é o produto que vai ajudar a pagar pelo tráfego investido, em outras palavras o produto oferecido na página de obrigado.

E o produto principal não precisa de muita explicação, pois é o produto com o objetivo final de venda.

Existe aquele ditado que diz: “Para um bom entendedor meia palavra basta”

O potencial que esses dados transmitem são extraordinários, uma vez que a partir deles sabemos exatamente o quanto precisamos investir para vender, permitindo escalar o seu negócio.

Agora vamos para a parte prática…como encontrar o custo por aquisição?

A conta é:

Investimento / Quantidade de Vendas

Exemplo:

Para a venda de um produto de R$5.000 foi investido R$ 10.000 em campanhas de tráfego pago.

A partir dessa campanha foram gerados 10.000 leads, 70 vendas do produto de aquisição(R$100 reais cada um) e 5 vendas do produto principal, o resultado foi:

  • Investimento: R$ 10.000
  • Retorno em Produto de Aquisição: R$ 7.000
  • Retorno em Produto Principal: R$ 25.000
  • ROI: R$ 22.000
  • Leads: 10.000
  • Custo por Aquisição do Produto de Aquisição: R$ 142,85
  • Custo por Aquisição do Produto Principal: R$ 2.000

Então, além do lucro de R$ 22.000 eu sei o quanto eu posso investir na minha próxima campanha para fazer mais vendas com base em algo que já aconteceu.

Mais para frente eu vou extrair alguns outros dados a partir desse exemplo que também são muito importantes.

 

Como você PRECISA organizar os seus relatórios

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Um grande erro que nós cometemos por um bom tempo foi de colocar todas as pessoas no mesmo balde.

O problema de se fazer isso é que fica difícil de identificar a origem das suas vendas e impossibilita escalar.

Imagine que você irá apostar em uma corrida de cavalos e por segurança decide apostar em todos os cavalos. Certamente você irá ganhar, pois algum cavalo precisa ganhar.

Porém, você quer apostar novamente para agora lucrar de verdade, mas então surge a dúvida: Qual foi o cavalo vencedor?

Aqui está o ponto, há alguns anos quando identificamos o perfil comprador dos nossos treinamentos e programas de acompanhamento, começamos a nos concentrar nesses perfis específicos, muito provavelmente você que está lendo este artigo se encaixa em um deles…

Nós temos diversos perfis de compradores, mas podemos simplificá-los em basicamente 2: consultores e empresários.

Os consultores podem ser profissionais que já trabalham na área e desejam trabalhar de forma mais estratégica gerando do mesmo modo mais resultados, e criar a sua agência com uma equipe enxuta.

Além disso, existem os donos de agência do modelo tradicional full-service que desejam migrar para o online também deixando o seu trabalho mais estratégico e menos operacional através de uma equipe concisa.

Ainda dentro da consultoria há as pessoas que querem migrar de área, ou seja, são médicos, advogados, engenheiros, consultores financeiros e etc, mas que viram uma oportunidade na consultoria em vendas online.

Já os empresários são um perfil específico de pessoas que querem compreender o método, aplicar no negócio e replicar para a sua equipe utilizar o modelo, como se ele mesmo fosse o consultor do próprio negócio que irá identificar os pontos falhos e assertivos a serem trabalhados.

Foi assim que conseguimos organizar as nossas campanhas de tráfego pago após esse processo:

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Perceba que dividimos as campanhas individualmente e também de acordo com cada perfil, dessa forma é fácil visualizar o desempenho que cada público que você está anunciando traz para o seu negócio

Em outras palavras, a partir desse momento fica fácil identificar qual o público que gera LUCRO para o seu negócio.

Agora vamos ao terceiro e último ponto…

Como escalar o seu negócio a partir dos relatórios

Piles de monnaie en croissance

Vamos retomar ao exemplo que dei no início desse artigo.

  • Investimento: R$ 10.000
  • Retorno em Produto de Aquisição: R$ 7.000
  • Retorno em Produto Principal: R$ 25.000
  • ROI: R$ 22.000
  • Leads: 10.000
  • Custo por Aquisição do Produto de Aquisição: R$ 142,85
  • Custo por Aquisição do Produto Principal: R$ 2.000

Eu não quero falar desse exemplo fictício propriamente, mas quero usá-lo como base para falar de algo que aconteceu com a gente aqui na Marketing Com Digital.

Bom, sem contar os dados óbvios que podemos extrair a partir do resultado desse exemplo, há outros aspectos a serem analisados.

O dado mais importante que eu gostaria de dar ênfase está na venda dos produtos de aquisição, essas vendas aconteceram inicialmente com o propósito de ajudar a pagar pelo tráfego das campanhas.

Contudo, ao longo dessa “jornada” tentando encontrar o modelo perfeito de relatórios, conseguimos identificar que MUITAS pessoas estavam migrando para o produto principal após a compra do produto de aquisição.

Em alguns casos eram treinamentos de R$ 7, em outros de R$ 297, porém o caminho estava acontecendo, ou seja, as pessoas estavam dando um próximo passo.

Quando identificamos que isso estava acontecendo, todos os nossos conteúdos e treinamentos começaram a ter um caminho retilíneo.

Não que eles nunca tivessem, pelo contrário, até pela lógica de upsell eles já tinham sido feitos dessa forma…

Mas nós começamos a nos atentar de forma muito mais intensa como estávamos apresentando esse caminho para as pessoas através dos produtos de entrada.

E foi quando…boom!

As vendas dos produtos principais também estavam acontecendo todos os dias, pois todos os dias estavam chegando aplicações e consequentemente as vendas.

Olhe para essa imagem mais uma vez:

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Construímos esse modelo de relatório, pois ele permite encontrar de forma clara a quantidade de pessoas que um determinado perfil entrou em nossa base de e-mails ou até mesmo comprou um primeiro produto.

Imagine agora se fosse possível ter uma estimativa um pouco mais precisa de quantas vendas você irá fazer semana que vem.

É exatamente isso que estamos fazendo aqui na Marketing Com Digital.

Nós estamos projetando as vendas do mês, dos próximos meses e do ano completo.

Acredito que não seja mais necessário enfatizar a importância de se ter consistência, porque se você leu este artigo até aqui muito provavelmente significa que você procura por vendas todos os dias.

Talvez algumas pessoas queiram ter esse modelo de relatório em mãos e essa tabela estava disponível apenas para as pessoas que participam dos nossos grupos de negócio e Mastermind.

Porém nós decidimos disponibilizar dentro do nosso Portal de Membros VIP, pois existem muitas pessoas que estão no deserto tentando encontrar uma direção quando o assunto é tráfego pago.

O Portal de Membros é um portal de assinatura com dezenas de mini-treinamentos para ajudar os alunos com problemas específicos.

Alguns exemplos:

Além desses mencionados, eu criei um mini-treinamento chamado Plano de 3 Passos Para Organizar As Suas Campanhas no Facebook Ads e lá eu disponibilizo essa tabela completa com relatórios diários, semanais e mensais.

Se você ainda não é assinante eu tenho uma proposta interessante, experimente o portal por R$ 1 no primeiro mês e se você não gostar, basta cancelar a sua assinatura.

Nós fazemos esse compromisso porque temos total certeza da qualidade de nossos treinamentos e do valor que existe dentro do Portal de Membros.

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