Nesse artigo você irá aprender Como Gerar Tráfego no Facebook como um profissional. Mas do que isso, você irá aprender como criar sua própria rota do lucro.
Rota do lucro é como nós chamamos a construção do Plano de Investimento para compra de tráfego em nossas campanhas.
Como Gerar Tráfego no Facebook e Construir Relacionamento
Esse modelo tem mais relação com a construção de um relacionamento com o seu público, mas o nome rota de lucro serve para ter em mente qual a grande meta final de cada investimento.
Por outro lado entender que tudo isso se trata da otimização e construção de relacionamento com o seu público, serve para entender que não existe MELHOR estratégia de vendas para qualquer empresa que supere criar um relacionamento com o seu público
Você Precisa Ter Paciência Para Lucrar Mais
Hoje muitas empresas e profissionais estão usando a internet para simplesmente pedir o cliente em casamento logo no primeiro encontro.
Seria muito bom que fosse possível criar um anúncio no Facebook e na sequência já vender um produto de R$1.000 ou R$5.000 mas na vida real não é assim que funciona.
Esperar que alguém simplesmente entre no site da sua empresa e fique absurdamente encantado com sua oferta e de cara irá clicar no botão de comprar é algo que dificilmente acontece.
Os profissionais que estão tendo os melhores resultados investindo na internet entenderam que a melhor aposta é sempre de criar um relacionamento e engajamento com sua audiência.
Você precisa de um SISTEMA para Construção de Relacionamento
Eu estava errado.
Por muito tempo eu falei que TODA empresa precisava de um Sistema de Vendas Online. Isso NÃO é verdade.
A realidade é que toda empresa precisa de um Sistema de Construção de Relacionamento.
Observe com muita atenção como aconteceu as últimas vendas que você gerou para sua empresa ou para os seus clientes de consultoria.
Sempre existirá um padrão.
01 – A pessoa te conhece
02 – A pessoa passa a se interessar mais pelo produto/serviço
03 – A pessoa começa a confiar na sua empresa
04 – A pessoa começa a desejar o produto
05 – A pessoa toma a decisão de compra
06 – A pessoa finaliza a transação
Repare na sequência:
Confiança –> Desejo –> Decisão –> Compra
Ganhe a Confiança Antes de Oferecer Qualquer Coisa
Se você aplicar esse conceito nas suas campanhas de compra de tráfego os seus resultados serão multiplicados e os seus custos irão diminuir consideravelmente.
Você só precisará ter um pouco mais de paciência e disciplina em uma nova rotina.
Explicarei com mais detalhes esse Sistema para você agora.
Como Criar o Sistema de Compra de Tráfego Agora
Público Frio, Morno e Quente.
Entender essa divisão é fundamental para a construção do seu Sistema de Compra de Tráfego.
Vamos entender o conceito na prática.
01 – Público frio: São pessoas que NÃO te conhecem, isto é, nunca ouviram falar da sua empresa, produto, nome.
02 – Público morno: São pessoas que já sabem quem você é, já acessaram seu blog, entraram na sua lista, compraram um primeiro produto.
03 -Público Quente: São pessoas que já adquiriram seu produto, lhe consideram uma autoridade na sua área de atuação e estão regularmente acompanhando você e sua empresa.
Observe bem essa imagem acima pois ela representa o seu sistema em ação.
Na fase do público frio, o seu faturamento é menor, pois você está simplesmente iniciando um relacionamento com uma pessoa que ainda não conhece você.
Na sequência você começa a gerar as primeiras vendas e então fortalece esse relacionamento.
Logo em seguida você se encaminha para a fase com a maior margem de lucro e também com o maior volume de vendas e faturamento.
Isso é o que GERA Prejuízo nas Campanhas
Se você começar a comprar tráfego simplesmente comprando leads e logo em seguida tentar vender o seu produto principal de maior valor, existem vários riscos.
Isso é o que a maioria dos profissionais fazem (bom para você), no entanto, talvez nesse momento seja a mesma estratégia que você está seguindo. (Não tão bom assim para você).
A maioria dos profissionais simplesmente tentam encontrar um modelo de ROI positivo, que basicamente consiste em ter um retorno financeiro para o investimento.
Se investir R$10.000 quer ter um retorno de R$20.000 (100% de ROI), o que é algo maravilhoso.
No entanto, é certo que esse número começa a diminuir com o tempo até que muitas campanhas entram no ROI NEGATIVO, ou até mesmo o famoso ZERO a ZERO.
Alguns mais especialistas, criam inúmeras campanhas sempre buscando o ROI positivo e vivem em uma luta insana para manter o lucro acontecendo.
Esse modelo funciona? Sim
É o melhor modelo? NÃO
Qual o Modelo Mais Lucrativo no Longo Prazo?
A maior dificuldade dos profissionais que seguem esse modelo da busca pelo ROI positivo está na previsibilidade das vendas e também aos riscos de mudanças nas políticas ou até mesmo aumento do custo por conversão.
Pense sobre isso. Se por alguma razão a empresa deixar de comprar tráfego por 1 dia que seja, as vendas naquele dia simplesmente irão parar.
Por que?
Porque o modelo de vendas está 100% baseado nos anúncios rodando e nos novos leads entrando diariamente.
Além disso, como o FOCO está em otimizar uma ÚNICA campanha, toda a atenção está sempre direcionada para conseguir novos leads, quando na verdade o ideal deveria ser em construir um sistema de relacionamento.
Você não precisa depender do Agora ou Nunca.
Como Funciona o Processo Completo de um Sistema de Construção de Relacionamento
Você verá agora o passo a passo PRÁTICO de como funciona um Sistema Completo de Construção de Relacionamento.
Passo número 01: Transformar desconhecidos em amigos
Na primeira fase você irá precisar de artigos e vídeos de PURO conteúdo e com extrema qualidade (Qualidade é fundamental).
Você ira produzir artigos e vídeos que ajudem a resolver problemas específicos do seu público alvo.
Ensine isso de maneira simples e prática, entregando algo de extremo valor que faça com que uma pessoa que nunca ouviu falar de você, passe a te admirar após consumir o conteúdo.
Depois de produzir esse conteúdo você irá promover, isto é, criar anúncios para o seu conteúdo.
Essa é uma grande mudança na maneira de promover um produto ou serviço.
Ao invés de simplesmente promover um imã digital e pedir o email da pessoa, entregue um conteúdo de muito valor e dê um primeiro passo na construção de um relacionamento.
Na hora de promover os seus artigos, escolha interesses específicos relacionados à sua audiência e crie anúncios que destaquem o conteúdo.
Repare que o anúncio é muito semelhante a uma postagem de um portal de notícias.
O objetivo é simplesmente despertar o interesse para que o público clique para ler o conteúdo.
Logo na sequência após acessar o blog esse usuário será marcado um um Pixel. (Essa é a parte técnica).
Você não está simplesmente aprendendo a Como Gerar tráfego no Facebook, isso se trata de criar um Sistema de Construção de Relacionamento.
Voltando para a questão do relacionamento.
Quando a pessoa chega no blog e se depara com um conteúdo de extremo valor (exatamente como esse que você está lendo agora), ele passa a conhecer a empresa, produto, profissional de uma maneira completamente amistosa.
Em outras palavras, não existe um pitch de vendas, uma oferta ou algo do tipo, simplesmente um excelente conteúdo.
O relacionamento acabou de ser iniciado.
Passo número 02: Transforme amigos em inscritos e clientes
Na segunda fase você irá dedicar seu investimento em anúncios exclusivamente para aquelas pessoas que foram marcadas pelo pixel, isto é, leitores do blog.
Agora você passa a promover seu imã digital, seja um e-book, pdf, vídeo aula, etc.
Nesse momento seus anúncios tem como página de destino uma página de captura convencional, que pede o email em troca de um conteúdo específico.
A grande mudança é que agora a pessoa que está vendo o seu anúncio e baixando o seu e-book, já te conhece e teve uma experiência anterior com sua empresa e conteúdo.
Você irá perceber que o custo por conversão de leads será provavelmente menor nesse momento.
O que já é um primeiro ganho.
Aqui entra uma fase muito importante que é a oferta imediata de um produto de baixo valor.
Veja a sequência completa na Prática
01. Anúncio para pessoas marcadas com o Pixel
Repare que o anúncio continua seguindo na mesma linha, porém, agora dando um ar mais pessoal pois após ler o blog o público já conhece o Natanael.
02 – Página de captura com o E-book
Preste muita atenção na Copy da sua página de captura, muitos profissionais falham gravemente aqui.
Lembre-se que essa é uma das primeiras páginas de oferta que seu público terá contato.
Capriche nessa copy pois essa taxa de conversão irá influenciar fortemente toda a sua campanha.
Para aprender MAIS sobre CopyWriter leia este artigo.
03 – Venda de um produto de Baixo valor
Caso sua empresa ou cliente não tenha um produto de baixo valor a ser oferecido, você pode “pular” essa parte por enquanto.
Mas o ideal é que você se concentre em ter esse elemento na sua campanha.
Transformar o seu novo lead em cliente o mais rápido possível é uma grande possibilidade de elevar o engajamento, pois o consumo do primeiro produto poderá encantar o seu cliente e fortalecer ainda mais o relacionamento.
04 – UPSELL
Um UPSELL significa uma NOVA oferta imediatamente logo após a compra.
A melhor maneira de entender o que é um UPSELL é lembra do MacDonalds ou um Fast-food no momento que você está realizando a compra e o atendente pergunta: Batata grande por apenas mais R$1?
Esse “apenas R$1” gera milhões de faturamento extra para as empresas.
Quando você vai a uma loja e compra um item e na sequência o vendedor oferece um segundo item, isso também é um exemplo de UPSELL.
Imagine que você comprou um tênis novo e o vendedor fala: “Quer levar um par de mais novos também?”
Existem algumas variações de UPSELL não irei detalhar todos aqui nesse treinamento, mas você pode assistir minha palestra falando mais sobre esse assunto. “Como Criar uma Campanha de Vendas Online Completa”
Para entender mais sobre o conceito e se aprofundar no tema, você pode ler esse material sobre Upsell na Wikipedia.
Passo número 03: Vender Seu Produto Principal e Que Gera o Maior Faturamento
Somente na etapa 3, isto é, com o público QUENTE você deve iniciar suas campanhas de monetização.
Para você aprender mais sobre os tipos de campanhas e também a automação dos seus funis de vendas, você pode ler esse conteúdo.
Você deve ter reparado que a fase número 03 é geralmente tratada como a fase número 01 pela maioria dos profissionais de marketing.
Muitas pessoas compram tráfego direto para aulas ao vivo, mini-treinamentos ou até mesmo para cartas de vendas.
É fato que isso irá gerar uma conversão direto, no entanto, esse número pode ser elevado em muitas vezes se você trabalhar com atenção as fases 01 e 02.
Como Escalar Seus Anúncios Com Segurança
O grande desafio da compra de tráfego é aumentar a escala do investimento sem impactar no lucro da campanha.
Talvez essa seja a maior dúvida do tema: Como Gerar Tráfego no Facebook
Vamos para o exemplo prático.
Campanhas que geram leads à R$1 com um investimento de R$50 por dia. Porém, quando a verba é aumentada para R$100 por dia o lead passa a custar R$2.
A MELHOR maneira de escalar seus anúncios é investindo com mais força na fase 01 que é o público frio e de maneira gradual aumentar o investimento na fase 02 com o público morno.
O ideal é que você tenha conteúdos temáticos para que possa fazer anúncios e imãs digitais específicos.
Imagine que nesse artigo estou falando sobre investimento em Facebook Ads ou construção de lista de emails, o ideal é que existe um imã digital que trate do MESMO assunto.
O anúncio contextual é de fundamental importância para a escala dos seus anúncios.
Lembre-se que quando você compra tráfego não são todas as pessoas que clicam nos seus anúncios que irão se cadastrar na sua lista.
Mesmo estando dentro do perfil do seu público-alvo aquilo que você ofereceu não representa exatamente o problema que essa pessoa deseja resolver.
Quando você cria novos públicos de acordo com o interesse prévio em uma artigo e você tem anúncios de imãs digitais relacionados aos artigos, sua taxa de conversão aumenta e seu custo por conversão diminui.
Além disso, você não está simplesmente aumentando o valor de uma campanha em si, mas aumentando a quantidade de campanhas.
Quer escalar com segurança? Produza mais conteúdo, promova seus novos conteúdos e crie novos imãs digitais pensando nos problemas do MESMO público.
Outra grande vantagem de investir no Público frio está na criação dos Pixels dos usuários que navegam pelo Facebook através de dispositivos móveis.
Pesquisas mostram que o Facebook é mais acessado usando smartphone que PC.
Isso te ajudará a pegar o pixel da pessoa enquanto ela navega pelo celular e em seguida continuar promovendo quando ela estiver no computador.
De um modo geral as pessoas clicam em artigos quando estão no celular, no entanto, evitam anúncios.
Se você sente dificuldade em produzir conteúdo, recomendo que você leia este artigo e veja os “segredos” dos conteúdos que fazem mais sucesso e geram mais tráfego.
Parabéns! Você agora está acima da média
Agora você está acima da média das pessoas que investem no Facebook.
Além de aprender Como Gerar Tráfego no Facebook agora você é capaz de criar um sistema de construção de relacionamento e vendas.
Use esse conhecimento único para alavancar seus resultados, seja da sua empresa ou dos seus clientes.
Agora quero te pedir para seguir 2 passos.
01 – Deixe o seu comentário abaixo e entre nessa conversa
02 – Assista minha Palestra GRATUITA “Como Transformar Anúncios no Facebook em Lucros” – Clique aqui para assistir a próxima transmissão.