Você deseja montar sua Agência de Marketing Digital, ou talvez já é dono de agência e deseja ir para o próximo nível ou é empresário e deseja montar uma equipe interna?
Neste artigo falarei sobre o melhor modelo de negócios de consultoria, explicarei sobre quais habilidades você precisa dominar e te ajudar a ir para o próximo nível.
” Sonho é uma Meta com Prazo para Acontecer “
Reflita sobre essa frase e pense qual é o seu sonho?
Como você pode transformar o seu sonho em uma meta?
Dica Importante: A partir dessas informações estabeleça um plano e defina um prazo para a realização desse sonho.
No ano de 2010, eu tive um sonho, o sonho de montar uma agência, a partir de então estabeleci uma meta e quero compartilhar com você essa experiência:
Montar uma Agência de Marketing Digital:
Sonho: Agência
Meta: Primeiros Contatos
Plano: Conhecimento + Autoridade ( Cursos + Conteúdos )
Estratégia: Networking + Conteúdo
Data Final: Próximos 30 dias
Basicamente, coloquei todos esses pontos no papel e comecei a seguir um plano de ação. Focando no estudo e na produção de Conteúdos.
A partir de então fui em busca de fechar contratos, a medida que adquiria conhecimento e construía minha autoridade tornava-se mais fácil atrair os clientes, esse plano foi um grande diferencial na conquista dos meus objetivos.
Você é Empresário e deseja ter uma Equipe:
Sonho: Equipe
Meta: Primeiros Colaboradores
Plano: Conhecimento + Processos ( Cursos + Rotinas)
Estratégia: Formação dos Colaboradores
Data Final: Próximos 30 dias
Importante: Invista em seus profissionais, eles serão as principais ferramentas para o sucesso do seu negócio.
É muito mais interessante você correr o risco de perder um grande funcionário para o mercado, do que possuir um funcionário medíocre por bastante tempo na sua empresa. pense Nisso!
Estratégia Competitiva
- Nesse modelo de estratégia competitiva você pode observar em destaque a separação dos fatores externos e internos que interferem nos resultados.
- Criação de um diferencial, referente a construção de uma autoridade.
- Capacidade de diagnosticar os problemas e elaborar as soluções para os seus clientes.
Esse modelo é um grande diferencial, aprendi sobre ele nos Estados Unidos, ele ensina a criar sua agência e mais do que isso: Gerar Resultados Para os Seus Clientes.
Esse gráfico é de Michael Porter, autor de diversos livros sobre estratégias de competitividade.
Poucos consultores, donos de agência e Empresários conhecem esse método, ele é altamente importante para a geração de resultados, ele trata sobre os fatores internos: relacionados à empresa e os fatores externos relacionados mercado, economia, etc…
Essas informações são importantes para o seu negócio, pois através delas será possível elaborar um plano focado em resultados.
Vamos falar sobre o seu negócio:
- Avalie quais são os fatores interno: quais seus pontos fortes e fracos, qual o seu diferencial no mercado?
- Avalie quais são os fatores externos: Como você irá estabelecer um posicionamento diferente, uma autoridade no mercado?
Você sabia que o grande problema das pessoas que começam no Marketing Digital é o Amadorismo?
Antes de começar qualquer negócio você precisa elaborar seu plano e profissionalmente apropriar-se das informações e investir no seu negócio.
Antes de apostar em um novo projeto, veja essa sequência de perguntas e adapte a sua realidade:
- Barreiras de entrada: É difícil começar nesse ramo?
- Economia da escala: É possível crescer, evoluir nesse ramo?
- Diferenciação de Produtos: Você tem algo de novo a oferecer?
- Necessidade de Capital: Quanto é preciso de Investimento financeiro?
Saia do Amadorismo!
Olhe para o mercado de consultoria como algo em constante evolução
Problema 1: Vende mas não entrega o resultado.
Fecha contratos, mas não entrega os resultados, seja por falta de planejamento, conhecimento ou o cliente não colaborou para a execução da atividade.
Problema 2: Não tem Planejamento e Continua sempre no mesmo nível ( ano após ano)
Permanece rodando em círculos, realiza as atividade utilizando estratégias defasadas.
Problema 3: Não sabe por onde começar e por isso não começa.
Estuda vários temas diferentes, segue vários e-mails e não foca no objetivo.
Os 3 níveis:
01. Eu – Tudo: Realiza tudo sozinho
02.Eu-Equipe: Você tem pessoas te ajudando
03.Empresa: Sua equipe é capaz de fazer tudo.
Em seguida observe os modelos de Agência de Marketing Digital:
Modelo 1: Home Office
Você acredita que para fechar seus primeiros contratos é importante uma agência?
Não, você pode sim trabalhar no seu Home Office.
Para quem é Indicado:
- Pessoas que estão em dupla jornada
- Início de Consultoria
- Decisão
Pontos positivos: Redução de Custos, é totalmente viável iniciar nesse modelo
Pontos Negativos: Isolamento, Rotina, Estrutura Limitada.
Modelo 2: Primeiro Escritório + Equipe Virtual
Home Office + Equipe Virtual
- Pessoas que estão em dupla jrnada
- Início de Consultoria
- Decisão
Pontos Positivos:Redução de Custos
Pontos Negativos:Isolamento, Rotina e Estrutura Limitada
Contratos de: R$2.000 a R$ 5.000
Modelo 3 Full Service:
Modelo bastante contraindicado:
Ponto Positivo: Entrada de dinheiro bem mais elevada.
Pontos Negativos: Alto Investimento, Altos Gastos, Tempo disponível todo comprometido nas atividades da Empresa, atividades totalmente operacionais realizadas para os clientes.
Modelo 4 : Campanha de Vendas Online
Concentre-se nesse Modelo, ele é a melhor opção para você!
Nesse novo modelo eu troquei as atividades operacionais por atividades relacionadas à consultoria ao cliente.
NossaEquipe Atualmente é composta por 7 pessoas, mas somente eu, Natanael Oliveira realizo as atividades de Consultoria.
Observe nosso quadro:
Financeiro: Gracy
Gestão Administrativa + Conteúdo: Iaponira
Conteúdo+ Campanhas: Natanael
Conversão (Aplicações): Iagonara
Compra de Tráfego: Gustavo
Produção de Conteúdos: Rafaele
Gestão de Mídias Sociais + Design: Natália
Contratos de R$ 10.000 à R$ 20.000 Reais
Neste modelo observe que as atividades são realizadas com um quadro bastante enxuto de funcionários, o que significa um custo baixo, os resultados são equivalentes a uma empresa com um número grande de funcionários, o faturamento é alto, a qualidade do serviço oferecido é alto e o lucro da agência é superior a qualquer outro modelo.
Dica: Concentre-se em sair dos modelos antigos e Invista no Modelo de Campanhas de Vendas Online.
No próximo artigo falarei sobre o escopo de Como Gerar Lucros para o Cliente no Modelo de Campanha de Vendas Online, acompanhe.
Gostou desse conteúdo?
Então confira essa Palestra BÔNUS: As 8 Etapas Para Você Construir uma Agência Digital Lucrativa e Enxuta
Deixe seu comentários!
Temos muito mais para você conferir!
Até Mais,
Grande Abraço!