Em determinados momentos após você receber um NÃO ou até mesmo ANTES de oferecer algum produto ou serviço tenha passado por sua mente: “Eu não sei vender, eu não nasci para isso, tenho medo de vender ou até mesmo: Tenho que fazer um curso de técnicas de vendas ou me capacitar melhor antes de fazer a oferta ao meu cliente, pois eu não me sinto capaz, ou simplesmente, tenho medo de receber um não.”
E a partir desse momento o medo de vender te faz desistir antes de começar.
O medo não é uma emoção patológica, mas algo universal dos animais superiores e do homem.
O medo é um estado de progressiva insegurança e angústia, de impotência e invalidez crescentes, ante a impressão iminente de que sucederá algo que queríamos evitar e que progressivamente nos consideramos menos capazes de fazer. (DALGALARRONDO, 2006, p. 109)
E é justamente esse medo que surge na sua cabeça no momento de realizar a venda e acaba impactando drasticamente nos nos seus resultados.
Você cria um cenário angustiante pelo fato do provável e temeroso NÃO e acaba preferindo evitar determinadas ofertas, perdendo oportunidades preciosas.
Vou compartilhar com você alguns conhecimentos sobre Neuro marketing:
O cérebro está dividido em três camadas:
1. Reptiliano | Primitivo
O cérebro Reptiliano, também conhecido como cérebro primitivo, ele é ativado quando você se encontra em uma situação de risco, onde você vai apresentar reações bem diferente do seu estado normal.
Imagine alguma situação perigosa, onde precisará agir rapidamente, provavelmente você não irá parar para pensar em qual seria a melhor atitude, mas você realiza ações através de reflexos, agindo por impulsos.
Então dependendo do contexto você será levado a utilizar essa região do seu cérebro com uma reação muito intensa.
2. Sistema Límbico
a) Emoções e Sentimentos
Você está lendo esse artigo agora e justamente nesse exato momento está sentindo alguma emoção diante dessas informações, que pode estar gerando um sentimento agradável ou não.
E são justamente esses sentimentos que irão enviar uma mensagem para o sistema reptiliano e ele vai tomar alguma decisão.
Observe que interessante:
A grande maioria dos estudiosos da neurociência afirmam enfaticamente que mais de 90% das decisões que nós tomamos elas acontecem do inconsciente para o consciente. Você não percebe por que está tomando aquela decisão. Mas é quando o sistema límbico age, ele emite uma emoção que gera um sentimento e envia essa mensagem para o cérebro reptiliano e ele te leva a tomar uma decisão.
3. Neocórtex
a) Processamento de informações
b) Atividades cognitivas (Memória, Imagem)
É o responsável pela absorção de informações que estão sendo apresentadas. É essa unidade que diferencia o homem dos animais.
Os 6 estímulos básicos gerados pelo cérebro Reptiliano
Neste artigo daremos destaque a primeira camada do cérebro: Reptiliano ou Primitivo. Embora o cérebro reptiliano controle de forma complexa nossas funções vitais como respiração, frequência cardíaca ,etc , ele é extremamente simples nos tipos de estímulos que desencadeiam a sua atenção, são eles:
1.Egocêntrico
2.Contraste
3.Tangível
4.Começo e fim
5.Visual
6.Emoção
Vamos ser mais específicos em relação ao primeiro estímulo:
1.Egocêntrico ou Interesse no “EU”
O “Cérebro Reptiliano” é muito egocêntrico ou egoísta. Portanto considerações com os outros não estão em seu alcance. Pense nesse cérebro como o centro de “EU”. Estar somente interessado no próprio bem estar.
Imagine uma criança brincando e ela visualiza uma tomada na parede, a maioria das crianças insistem em ir na tomada e colocar o dedinho ou algum objeto. Incrível !!!
Mas se ela fizer isso, ela vai levar um choque, sentirá dor e naquele momento uma emoção será associada àquela dor, a tomada foi o instrumento que realizou a conexão neural e a criança dificilmente repetirá aquela ação porque ela entendeu que aquilo representa um perigo.
E quando falamos em medo de Vendas é justamente isso que acontece: Esse sentimento está dentro de você por alguma experiência de frustração, ou algo que está acontecendo e as vendas estão sendo poucas, então você já cria essa conexão de que nada fará suas vendas acontecerem.
Deixa eu compartilhar uma experiência:
Uma das primeiras vendas que realizei foi quando eu trabalhava como Designer Gráfico e eu decidi realizar vendas por fora pois eu desejava ganhar mais e entendi que aquela seria uma boa oportunidade.
Em uma manhã eu cheguei em uma loja, em Fortaleza, na Avenida Gomes de Matos, uma loja de Colchões e fui oferecer meu produto.
Ao chegar me identifiquei e fui direcionado ao responsável, este senhor me atendeu de forma bastante ríspida, na frente de outros clientes e disse que eu podia me retirar, pois ele não compraria nada. Agradeci e me retirei.
Você já pode imaginar como eu me senti, meio zonzo ainda, sem conseguir absorver de forma positiva aquele não, entrei no carro e pensei: Nossa que vergonha! Que sentimento ruim, acho que isso não vai dar certo.
Ao olhar para o retrovisor e já ligar o carro para ir embora observei outra loja, com a fachada também bastante desgastada.
Decidi enfrentar meus medos e seguir com o meu objetivo, afinal já havia levado um não bem doloroso.
Ao entrar nessa segunda loja, o cenário já foi bem diferente, fui super bem atendido, o responsável pelo setor me recebeu agradecendo pela visita, pois estava precisando bastante, em meio a nossa conversa acertamos os detalhes e a venda foi realizada.
Em questão de minutos de uma situação de dor foi possível revertê-la à sensação de prazer pela realização da venda. O que esse episódio me trouxe como aprendizado:
SEMPRE QUE EU LEVAR UM NÃO, O SIM ESTARÁ BEM PRÓXIMO!
Sempre que a resposta do seu cliente for negativa, observe os pontos que podem ser melhorados, estude sua abordagem, seu produto, localize o erro e o que será preciso fazer para chegar até o desejado SIM!
Pense como algo construtivo que te leve a melhorar o seu produto ou serviço.
Você percebeu que em minha experiência ao estar com aquele nó na garganta, literalmente de um doloroso não, eu decidi desistir. Atravessei a pista, arrisquei novamente, e reverti aquela situação.
O importante é você NÃO DESISTIR!
Deixe o seu instinto de sobrevivência agir nesse sentido, entenda que determinados momentos isso irá acontecer, mas também surgirão muitos outros em que as vendas acontecerão, os resultados serão positivos, gerando o que conhecemos como:
A resiliência, um aspecto psicológico, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico.
No entanto, Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a ela se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer.
Gostaria de Resumir com dois pontos essenciais para você Perder o Medo de Vender:
1. Aceitar o Não
De nada adianta você criar barreiras pelo fato de no primeiro dia de campanha não ter gerado nenhuma ou pouquíssimas vendas,você já decidir encerrar a campanha, não produzir mais vídeos, conteúdos, não enviar mais E-mails, aula ao VIVO, enfim o desânimo se instala. E eu TE DIGO: Não desista!
O que deve ser feito é uma análise da Campanha, observar o comportamento do público, o momento, compreender as objeções, estudar alguns fatores pontuais que necessitam de modificações.A partir dessa análise você vai ouvir o não e saber como transformá-lo em sim, essa será sua missão.
2. Analisar bem qual o público que você irá atender
No caso que ocorreu comigo, eu estava procurando o público errado, no primeiro momento eu não fui bem recebido, mas quando eu procurei o cliente ideal, ele estava lá , esperando pelo produto que eu iria oferecer.
Você precisa definir bem qual o público que você vai servir. Se você estiver preparado para ajudar, atender e estar disponível para seu cliente você irá trabalhar de um modo mais estratégico e certamente irá gerar mais resultados.
Você irá se surpreender! Não duvide de você!
Quais são as suas dúvidas sobre Neuro marketing? Quer saber mais sobre esse assunto? Quer saber como superar os três grandes obstáculos das suas Vendas?
Não deixa de compartilhar comigo nos comentários,quero te ajudar.
Forte abraço e até a próxima pauta.