Quer gastar tubos de dinheiro com email marketing sem obter bons resultados ou prefere ter uma lista de email que gera muitas vendas?
O texto é grande, mas PROMETO que não vou desperdiçar o seu tempo. Se você tem interesse em email marketing, pode ter certeza de que esta é uma leitura obrigatória.
Não sei se você já tem uma lista ou se está apenas pesquisando sobre como trabalhar com email marketing para gerar vendas online, mas posso te dizer uma coisa: se você não tivesse encontrado este texto… provavelmente entraria numa fria.
Obrigado por ter me dado esse voto de confiança e ter clicado no meu texto. Quero deixar 2 coisas bem claras antes de entrarmos no assunto.
1- Parece mais do mesmo… mas não é. Sou um especialista em vendas online e me preocupo muito com os resultados dos meus alunos e dos meus clientes. Eu também me preocupo com o SEU resultado, pois os resultados positivos de todas as pessoas que me acompanham constroem a minha reputação.
2- O que eu vou te mostrar aqui foi TESTADO na minha empresa a nas empresas dos meus clientes, que atuam nos mais variados segmentos, seja com prestação de serviços ou venda de produtos (físicos ou digitais).
As técnicas que eu vou mostrar aqui funcionam tão bem, mas TÃO BEM, que achei prudente dar estes dois avisos para você não achar que eu quero te enrolar com aquele papo de “técnicas ninja ou dicas matadoras”.
Tudo claro? Sim? Então vamos falar de email marketing.
O Email Marketing Tem Futuro no Brasil?
Me diz uma coisa: qual é a estratégia de email marketing que você conhece?
O que praticamente todos os “especialistas” e empresas fazem é focar na construção de uma lista, ou seja, na captação de emails. Depois que a lista está abarrotada de emails as pessoas começam a receber ofertas.
Pronto, é isso. Você captura um email e começa a mandar ofertas para ele. Sério, não é assim que funciona…
O melhor exemplo para comprovar isso que eu tô dizendo é você. Tenho certeza de que todos os dias você recebe dezenas de emails com promoções e “ofertas imperdíveis”. Quantos deles fazem você comprar algo por mês? Por trimestre?
Pois é…
Todas as empresas estão com a mesma estratégia, e o pior de tudo (para elas), uma estratégia bem furada e ultrapassada.
Você realmente quer seguir o mesmo caminho? Você quer entupir a caixa de entrada ou até mesmo o spam da sua lista e rezar para fazer uma venda?
Se leu até aqui, acredito que a sua resposta é não…
Então fique sabendo que é possível vender todos os dias com email marketing e que você não precisa ter uma lista gigante para isso.
Não tem mágica, é tudo questão de estratégia. Uma estratégia que eu aprendi porque fui até os EUA atrás de uma solução para a minha empresa.
Não vou alongar muito esse assunto porque já falei sobre isso em outros textos e vídeos, mas resumindo…
Eu tenho uma empresa que, até 2014, era focada na prestação de serviços de consultoria de SEO. Desde 2010 nós gerávamos muitos resultados para os clientes, mas fatores externos, como os algoritmos do Google, fizeram que o mesmo trabalho produzisse resultados cada vez mais lentos.
Antes, eu conseguia aumentar as vendas dos meus clientes com 1 mês de serviço. Depois passou pra 3, 4, 6, 12 meses…
Todos os clientes gostavam muito de mim e do meu trabalho, mas precisavam de resultados mais rápidos. Com a chance de ver a minha empresa falindo, não pensei duas vezes.
Fui até os EUA à procura de uma nova estratégia para o meu negócio, e felizmente encontrei algo fenomenal: campanhas de vendas.
Agora é hora de te contar como isso funciona.
Campanha de Vendas: As 4 Fases do Email Marketing
Em outro texto eu explico nos mínimos detalhes como isso funciona, mas vou te explicar a ideia:
O modelo de email marketing que conhecemos no Brasil praticamente não tem estratégia. Você entra na lista e recebe ofertas. Ponto. Não é assim que a banda toca nos EUA, e você vai ver como a estratégia deles faz sentido…
O email marketing é dividido em 4 fases:
1- Segmentação
Funciona para você filtrar o seu público. Não adianta querer vender tudo, para todo mundo, ao mesmo tempo. Você precisa focar em um segmento específico do seu público.
A segmentação é como um quebra-gelo. Você mostra um assunto e, se a pessoa se interessar por esse assunto específico, ela entra na sua lista de email.
Na fase da Segmentação é extremamente importante você entender que existe uma diferença ABSURDA entre desenvolver uma campanha para produtos digitais, produtos físicos e prestação de serviços.
Esse talvez seja um dos maiores mitos que hoje estão rondando o tema email marketing. A ideia que as estratégias de marketing direto só funcionam para produtos digitais, o que não é verdade.
Para ser bem honesto, eu particularmente acho mais fácil você utilizar estratégias de vendas por email para venda de produtos físicos e serviços. E a razão é muito simples.
Com produtos físicos e serviço você não precisa CONVENCER o público que ele necessita, pois tanto o produto físico com o serviço já é algo comum e as pessoas normalmente estão adquirindo aquele produto ou contratando aquele serviço. Porém, com produtos digitais existe uma primeira barreira que é “Eu realmente preciso disso?”.
2- Engajamento
A pessoa não é segmentada à toa. Nesta etapa você vai interagir com o público mostrando algo de VALOR que seja de extremo interesse para ele. Você saberá o que é esse algo por conta da “isca” usada na segmentação. Não é um produto/serviço, e sim uma dica, informação, curiosidade…
Alguém que entrou para uma lista de um petshop após ler um e-book sobre pássaros vai se interessar por curiosidades sobre pássaros, e não sobre gatos. Deu pra entender a lógica?
Essa é uma das fases mais importantes no processo de planejamento de vendas utilizando email marketing. Quanto mais o público engaja mais preparado ele está para receber uma oferta. E o grande segredo do engajamento é dominar o TIME correto do envio de conteúdo e o TIPO correto de conteúdo.
Mais uma vez é importante ressaltar que faz muita diferença planejar uma campanha de engajamento para um produto físico, digital e serviço. São abordagens e um processo completamente diferente.
3- Oferta
Agora é a hora de fazer uma oferta sobre algo relacionado ao interesse extremo que foi utilizado na fase 2. A ideia é que a fase 2 tenha servido para despertar um desejo na pessoa, fazendo que a sua oferta realmente se torne algo bem difícil de ser recusado. É aqui que você consegue fazer muitas vendas.
Existem dois grandes erros que a maioria dos profissionais de marketing cometem no momento de fazer uma oferta através do email.
O primeiro grande erro consiste em TENTAR vender sem antes segmentar e engajar o público. Essa é provavelmente a principal causa de taxas de conversões medíocres em diversas campanhas dos mais variados segmentos.
O segundo grande erro consiste em parar de enviar oferta antes do momento certo. Existem 3 grandes momentos durante a fase da oferta, que nós chamamos de B.O.E.
O B representa o Benefício. Essa é a sequência de emails onde você deixa claro os grandes benefícios do produto/serviço que está sendo apresentado por email.
O “O” represente a Oportunidade. Esse é o email onde você busca deixar claro porque aquele é o MOMENTO ideal para aproveitar essa oportunidade.
Já o E representa a fase de Encerramento. Nessa fase o objetivo de cada email é criar a urgência na compra, apresentando uma data final para aproveitar os Benefícios e a Oportunidade que foram detalhadas nos emails anteriores.
4- Reset de atenção
Existe um momento onde TODAS as suas taxas de abertura e cliques irão cair. Isso acontece principalmente após uma sequência de oferta. É nesse momento onde você precisa aplicar o que nós chamamos de Reset de Atenção. É nessa fase onde você consegue recuperar a atenção do seu público e retomar o relacionamento.
Eu não estou falando de “aquecer a lista” nem nada do tipo. Estou falando de retomar a atenção, para em seguida direcionar o público para uma ação específica.
É muito comum você ouvir erradamente no mercado conselhos como “Envia artigos e vídeos para a lista não morrer”. Sem dúvida enviar artigos e vídeos para a sua lista é melhor do que não enviar nada, porém, essa não é a estratégia ideal.
Você precisa ter um gancho central, apresentando de uma maneira de Quebra de padrão, para então direcionar o público novamente para a fase da Segmentação.
Você não tem ideia do que é isso, né? Rsrs. Todo relacionamento sofre desgastes, inclusive o de empresa e cliente/público. Depois que você engaja não dá pra ficar fazendo ofertas para sempre.
É preciso dar um reset na atenção das pessoas, deixar de afoga-las em ofertas, e descobrir uma nova forma de chamar a atenção delas, seja para algo novo ou até mesmo para aquilo que você estava abordando antes.
Resumindo:
Delimite um tema e atraia pessoas que gostam daquilo -> engaje com essas pessoas mostrando mais assuntos referentes ao tema inicial -> mostre para elas algo muito bom que é relacionado ao tema que foi abordado nas duas primeiras fases e, assim, gere vendas -> depois de tentar vender, recomece o ciclo e procure uma nova forma de chamar a atenção (das mesmas e de novas pessoas).
Seja sincero comigo: isso que eu te disse faz sentido? Se você achar que não faz sentido, tudo bem. Você está no seu direito de achar que é bom ficar preso ao velho modelo. Só vou te pedir um favor antes que você feche esta aba do navegador:
Por favor, se um dia você acreditar que é melhor trocar de abordagem e passar a utilizar uma estratégia de email marketing, fale comigo. Eu, Natanael Oliveira, estarei aqui para te ajudar. Muito obrigado por ler até aqui!
Se você continuou comigo, muito obrigado! Vou te explicar agora o conceito do método Email Mestre.
O Método Email Mestre
De nada adianta usar as 4 fases das campanhas de vendas se você simplesmente inserir um link dentro do email e mandar uma mensagem de poucas palavras.
O segredo do marketing está na comunicação, ou seja, você precisa saber a forma correta para se comunicar com as pessoas, com a sua lista, o seu público.
Agora me diz uma coisa… você sabe disso?
Você se considera um bom produtor de conteúdo, especialista em copywriting?
Se a resposta for não, você já deve ter encontrado o problema: você saberá fazer esses emails?
Se a resposta for sim, tenho certeza de que você já se tocou que, como qualquer texto, o email marketing pede um tipo de escrita próprio… e é um tipo que você ainda não conhece.
Além disso, existem vários outros fatores que devem ser levados em consideração para que você ponha às mãos na massa e comece a trabalhar de forma eficiente com o email marketing.
Você sabe segmentar? Sabe criar os ímãs digitais necessários para isso? Tem ideia de quais são os melhores dias para enviar emails de engajamento? Sabe como causar um reset de atenção?
E olha que esses são apenas alguns dos pontos que você precisa ter conhecimento de como executar…
Como eu disse, não estou fazendo este texto à toa. Eu quero te ajudar a implementar uma nova estratégia para aumentar as vendas da sua empresa através de email marketing.
Contudo, é tanta coisa, mas tanta coisa que eu tenho pra te mostrar, que seria impossível fazer isso neste artigo, pois ele viraria um e-book gigantesco.
Mas antes que você ache que vai ter que sair estudando um monte de coisas, vou te avisar. O método email mestre tem um grande diferencial: ele foi feito para que você não perdesse tempo e dinheiro.
Eu inseri no método todas as informações mais importantes e específicas que reuni nos últimos anos de um jeito bem diferente…
Você só precisa executar o que está lá. Sério, é super prático. É quase um Control C + V. Eu criei esse método de um jeito que todo meu conhecimento pudesse ser USADO por você para que seu tempo e seu dinheiro sejam economizados.
Então, vamos fazer assim: vou te mostrar boa parte dos tópicos de cada módulo para que você entenda melhor como o método vai funcionar e, em seguida, responderei às dúvidas mais frequentes. Se mesmo depois disso você achar que esse método não é pra você, tudo bem. Novamente, muito obrigado.
MÓDULO 1 – Conceitos Principais
– Estudo e caso prático apresentando todos os bastidores de uma campanha que utilizou as 4 fases do método. Eu acredito que a melhor maneira de aprender algo e vendo isso sendo feito, então é isso que farei pra você.
– Como planejar o ANO da sua empresa usando 12 diferentes campanhas
– Quantos emails você deve enviar semanalmente para a sua lista de email
– Quantos emails enviar para quem NÃO comprou, cadastrou ou clicou
– Como definir a mensagem de CADA campanha da sua empresa, seja ela semanal, quinzenal ou mensal.
MÓDULO 2 – Segmentação
– As 4 Grandes Vantagens de aplicar a fase da segmentação em todas as suas campanhas
– Os 3 Tipos de Segmentação que você pode utilizar para o seu negócio
– Como organizar 12 campanhas por ano para a sua empresa gerar vendas diárias
– Como aplicar a técnica de Venda do Clique durante a fase da segmentação (é extremamente importante que você conheça isso)
– Como e quando usar a escassez na fase de segmentação (e não é escassez de produto/serviço, como você vê por aí)
– 10 Templates de Emails de segmentção Prontos para você copiar, colar e enviar
Também vou te ensinar a segmentar com e-books, aulas ao vivo, pesquisa, vendas, artigos no blog, aplicação…
E vou compartilhar com você as melhores páginas de captura, com as melhores conversões, para você simplesmente colocar para rodar.
Sendo bem sincero, nesse curso você não vai precisar criar nada. Basta copiar tudo que eu tô te oferecendo e preencher as lacunas disponíveis com as informações referentes ao seu negócio. Simples assim.
Além disso, vou compartilhar com você a nossa técnica para a construção de ímãs digitais, que são essenciais para a sua etapa de segmentação…
Ahh, é nesse módulo que você vai entender a diferença entre a segmentação de novos leads e leads já existentes. Sério, tem muita coisa no módulo 2, vamos passar pro próximo.
MÓDULO 3 – ENGAJAMENTO
Quanto maior o engajamento, maiores são as suas chances de gerar vendas. O momento perfeito pra vender não é quando você está pronto para vender, e sim quando o seu público está pronto para comprar, e neste módulo nós vamos ver como fazer isso acontecer.
– Como planejar o tema das campanhas e definir qual o tempo de duração com base no preço do produto/serviço
– Como abrir e fechar loops nos seus emails de pré-venda e estimular respostas e feedbacks. Par quem não sabe, a abertura de loop é deixar aquela sensação no seu público de que ele precisa de mais das suas informações, que tem algo a mais a ser falado…
– Quais os melhores horários e dias para enviar emails de engajamento. Isso é muito importante, pois existem dias que não são nada bons para você trabalhar engajamento.
Além disso, vou abordar outros tópicos, como:
– Mini-treinamentos (ideias para vender produtos de alto valor ou apresentar uma mesma oferta de maneira diferente)
– Aula Ao Vivo: Sequência de 7 emails que aumenta em mais de 50% a quantidade de pessoas no seu treinamento ao vivo ou gravado…
– Engajamento com Blog: sequência de engajamento para textos em blogs com links para a venda de produtos (ideal para e-commerce e lojas físicas)
– Workshop: como engajar as pessoas a assistir a sua apresentação de conteúdo ou venda até o final. Uma pessoa que assistiu a apenas 10 minutos, por exemplo, não vai se sentir tão motivada a adquirir o que você está oferecendo.
– Preparação para reunião: sequência de emails perfeita para quem vende serviços, faz coaching, palestras…
– Prepração para eventos presenciais: ideal para sequências de pré-venda de tickets de eventos
Eu poderia dar até mais detalhes sobre essa fase, mas acho que você já pegou a ideia do que ela aborda.
Agora, presta bastante atenção no módulo 4, porque é aqui que muita gente erra feio.
MÓDULO 4 – OFERTA
Lembra de que eu disse lá atrás que as pessoas já pulam logo pra oferta? Pois é, e elas ainda fazem a oferta do jeito errado…
Neste módulo você verá como entender o processo da decisão de compra e usar isso na sua sequência de vendas. Aqui, veremos:
– Como criar o gancho perfeito: o momento de criar a urgência e os grandes benefícios de tomar a decisão agora, ou seja, você vai diminuir as chances da pessoa “deixar para depois” o seu produto/serviço
– Sequência de emails de encerramento: como encerrar a campanha e vende, se preparando para uma próxima ação.
– Tempo de oferta: o tempo ideal para enviar a sequência de vendas, dependendo do valor do produto.
– 10 templates prontos para o momento de fazer a grande oferta
Você já deve ter notado que esse treinamento é para FAZER coisas, colocar em prática. Você não tem muito o que aprender. Vou te dar informações certeiras e você já pode correr pro abraço, tudo isso sem termos técnicos. É pura ESTRATÉGIA.
MÓDULO 5 – RESET DE ATENÇÃO
Acabou a campanha? Você não pode cometer o erro de insistir nas ofertas. Segue o conteúdo desse módulo:
– Como escolher: artigos e vídeos para resetar a atenção da sua lista e se preparar para a nova campanha
– Títulos e Ganchos: como retomar a taxa de abertura e cliques sem abrir mão do relacionamento e conversão…
– Tipos de Artigos: os 6 tipos de artigos que você DEVE enviar para a sua lista após o momento da oferta
– Como criar uma linha editorial: Como definir o tema para os artigos/vídeos de reset de atenção
Se você pular esse módulo… adeus lista. Todo o esforço será perdido.
Ok, depois desses módulos, temos os bônus…
– Construção de listas: campanha de aquisição (para criar uma lista de email do zero, com o menos custo possível)
– Passo a passo das ferramentas: você não vai precisar comprar outros treinamentos por aí para saber como usar as ferramentas de email marketing. A gente te ensina TUDO necessário para colocar as estratégias do Email Mestre em prática
– Grupo no Facebook: sinceramente, acho que esse é o melhor bônus, e digo isso por experiência próprio com os grupos dos meus alunos no curso Expert em Vendas Online. O nosso grupo é fantástico, estamos lá trocando informações muito úteis diariamente, e o mesmo será feito para o grupo do email mestre (que já está criado e ativo).
Lá, você poderá tirar dúvidas e compartilhar o seu progresso com os outros membros. É uma ótima troca de experiências e com certeza será muito útil para o andamento e até mesmo criação de suas campanhas. Eu e minha equipe estaremos lá para te responder qualquer dúvida.
Agora, vamos às perguntas frequentes.
Perguntas Frequentes Sobre o Método Email Mestre
Posso aplicar o método Email Mestre com qualquer ferramenta de email marketing?
Sim, você pode. Aweber, Mailchimp, Getresponse, Infusion… Essas são as ferramentas mais comuns do mercado, e todas permitem que você aplique o método. Para isso, basta que ela te deixe criar novas listas com pessoas que já estão em uma de suas listas, ou trabalhe utilizando tags. Eu uso a Infusion, mas você pode usar qualquer uma dessas.
Posso aplicar para vender produtos físicos
Sim, absolutamente. Inclusive temos campanhas específicas para isso, como você deve ter visto acima.
Posso aplicar para vender serviços?
Sim, e com certeza deve. Os emails vão te ajudar a filtras os clientes. Você vai afastar pessoas que só gastariam o seu tempo.
Eu preciso de conhecimento técnico?
De modo geral, não. Você só precisa colocar os templates no ar e pronto. Claro que podem surgir algumas dúvidas técnicas, e além dos aulas de bônus do curso você terá total suporte da nossa equipe para tirar essas dúvidas caso necessário. Mas deixo bem claro: vamos falar de estratégias de negócio, o curso não é pra coisas como código e etc… a ordem aqui é SIMPLIFICAR!
Quantas campanhas eu posso fazer por ano?
Você pode fazer até 1 campanha por semana. Depende da sua capacidade de produção de conteúdo (para a etapa de engajamento).
Eu faço 1 por semana, mas boa parte das empresas fazem 12 campanhas por ano, o que eu realmente aconselho, pois você pode observar quais delas dão mais certo (sem precisar levar um ano inteiro para notar que a campanha que você escolheu para rodar durante o ano não foi tão boa assim).
Posso usar o método para uma lista que já não me responde mais?
Com certeza. Isso será bem explicado e, para que não aconteça novamente, você aprenderá a fazer o reset de atenção.
Só tenho 1 produto/serviço. Posso usar o método para ficar vendendo somente ele?
Sim. Empresas como a Havaianas fazem isso, só mudam as campanhas e os TEMAS. Eu faço a mesma coisa com os meus produtos, que são vendidos o ano inteiro.
Se várias pessoas tiverem acesso ao template… as campanhas não serão iguais?
O que eu vou dar para você é uma estrutura, mas vamos te ensinar a inserir as suas palavras e personalidade dentro dessa estrutura. A estrutura do email mestre serve para você não perder tempo e saber a ordem das coisas que você precisa falar e falar apenas aquilo que é necessário.
Existem mais dúvidas, mas resolvi parar por aqui porque o texto já está longo demais.
Eu não tenho dúvidas de que você conseguirá recuperar o investimento no curso logo de cara. Basta entrar e executar 1 campanha. Acho até que você vai sair no lucro. Rsrs.
A partir de agora você só tem duas opções:
1- Conhecer o Email Mestre e fazer parte de um novo grupo de empresários e profissionais que vão adotar uma estratégia eficaz que poucos usam
2- Saber que o email mestre existe e, mesmo assim, continuar com o modelo antigo de email marketing, que gasta muito na construção de lista e gera pouquíssimos resultados.
A escolha é sua. Caso escolha fazer parte do nosso grupo, basta clicar aqui.
Espero você na nossa turma.
Vamos em Frente!