Se você quer fazer parte do grupo que tem RETORNO financeiro com anúncios no Facebook, ao invés de ficar comemorando likes, compartilhamentos e “custo por envolvimento”… Você precisa ler este artigo.
O Facebook Ads é uma plataforma de Publicidade Online e precisa ser encarada como tal. Imagine que você fosse criar um anúncio de 30s para ser exibido no horário nobre da TV, por quanto tempo você iria planejar o seu anúncio?
Algumas pessoas criam anúncios em 30 segundos, 1 minuto ou 5 minutos… Tudo em nome da “produtividade”.
Quando o assunto é investimento publicitário, ou seja, investir DINHEIRO, a pressa é totalmente amiga do prejuízo. rs.
Neste artigo eu não quero falar sobre a importância de uma bom Título, descrição, imagem ou segmentação… Quero falar algo que POUCAS pessoas prestam atenção na hora de planejar um anúncio, que são as MÉTRICAS de visitas que podem ser estudadas com a ajuda do Google Analytics.
01 – A opção padrão do Facebook de anunciar o dia todo
Como padrão o Facebook deixa marcado a opção veicular anúncios o tempo todo, porém, quando você clica em visualizar opção avançadas aparece a opção(bem discreta) para programar os anúncios de acordo com uma programação.
E aqui que entra o Google analytics na história…
Se você usa o Facebook Ads para gerar vendas diretas ou para construir Listas de emails, obviamente seu foco estará sempre no Custo por Conversão, ok?
Beleza.
Agora imagine o seguinte… Geralmente você paga R$1,00 por conversão durante o horário comercial, porém, durante a madrugada, as suas conversões ficam em média R$3,00… Essa variação pode elevar o seu custo por conversão e impactar diretamente no seu Retorno sob o investimento.
O ponto mais importante aqui nesse levantamento de dados é saber qual o MELHOR horário para conversão, tanto de captura de emails como também de vendas. Pois você poderá aumentar sua verba para aquele horário específico e potencializar os seus resultados.
Lembra que eu falei do horário nobre da TV? O seu mercado também possui um horário nobre, você só precisa descobrir.
Vamos para o exemplo prático:
Aqui está o exemplo de uma das páginas que eu uso para fazer anúncios com o objetivo de construir lista de emails, ok?
Depois que o usuário entra nessa página ele tem 2 opções.
Opção número 01: Digitar o email dele
Opção número 02: Sair da página
Primeiro passo: Você deve criar um anúncio e deixa ele rodando o tempo todo
A primeira coisa que você precisa analisar é qual os horários de maior pico de visitas.
Então vamos agora para o Google analytics.
Quando você entra no Google analytics, marca a opção comportamento e em seguida vai em
Dimensões secundárias e marca Hora, depois Hora. Você poderá ter os horários por ordem decrescente de volume de visitantes.
Aqui está o resultado da minha página…
Em um período específico às 22 foi o horário com o maior número de visitas para a minha página de captura.
Agora eu vou para a próxima página que representa o cumprimento da meta, ou seja, a página de Obrigado pelo cadastro.
Essa é a minha página após o cadastro, onde eu entrego o E-book + Aula.
Essa é a página de “Obrigado” após o cadastro, ou seja, minha meta final de conversão.
Agora vamos ver qual o melhor horário em termos de conversão.
O horário de maior conversão está entre 20h até 22, depois vai para 18,19, etc..
Percebe que o horário da manhã e madrugada não tem sido um bom horário?
Porém, se eu deixar o anúncio rodando TODO O TEMPO, eu estou pagando por impressões em todos estes horários… Isso impacta na relevância do meu anúncio, ctr e claro, custo por conversão.
Agora vamos voltar para o Facebook…
A programação de anúncios por horário só é liberada quando você ativa o Orçamento Vitalício.
Depois de fazer isso, com base nos dados que você levantou no Google Analytics, você poderá selecionar o horário de impressão dos seus anúncios.
Como você pode observar, no meu caso esses horários acima são os melhores…
Você pode observar que no final de semana eu fiz uma alteração nos horários, pois eu consigo ver no Google analytics quais os melhores dias para anunciar.
Isso me ajuda também a saber qual o dia da semana é melhor para aumentar a VERBA diária.
Incrível ter essa precisão de detalhes não é?
Você sabe quantas pessoas tem esse tipo de inteligência em seus anúncios? Pouquíssimas.
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