Alguma vez na sua vida você olhou para uma pessoa e simplesmente pensou: “Não gostei dessa pessoa”? Algumas vezes você descobriu que estava completamente enganado a respeito daquela pessoa, outras vezes você tem certeza que era um chato(a). rs
A boa notícia é que esse tipo de situação não acontece somente com você, isso acontece comigo e com todas as pessoas do mundo. Portanto, saiba que em algum momento alguém olhou para você e pensou: “Não gostei dessa pessoa”. Não fica triste, faz parte da vida. rs
Quando o assunto é vender online, criar uma autoridade online e ter um negócio digital que está direcionado para o sucesso, você precisa ficar atento aos detalhes “invisíveis”.
O ser humano de um modo geral é guiado por sua percepções, isto é, nós sempre tomamos decisões com base nos sinais que nós observamos ao nosso redor.
Quando você apresenta o seu produto/serviço e faz uma oferta, existem 3 sinais que fazem toda a diferença na percepção e desejo que o seu público terá com o seu produto/serviço.
Depois que eu aprendi a usar esses elementos nas minhas palestras e apresentações, os resultados foram surpreendentes.
Aqui estão os 3 elementos que você precisa utilizar
01 – Gráficos e Porcentagens
O casamento entre gráficos e porcentagens é algo que você realmente precisa prestar atenção.
Seja em suas cartas de vendas, vídeos de vendas ou palestras/apresentações quando você mostra uma imagem que indica crescimento, isso é algo que faz toda a diferença na percepção do seu público.
As imagens criam conexões que ativam sua memória de longo prazo, isso aumenta significativamente a absorção de uma informação. Se você já fez algum curso de memorização, sabe que a criação de imagens mentais é um dos pilares para ativar trabalhar a memorização.
Veja o exemplo:
Imagine uma apresentação onde eu falo a seguinte informação:
“Essa é a diferença quando você passa a promover R$20.00 por dia os seus artigos no Facebook. Um crescimento de 694,31%.”
Quando a imagem complementa a informação, além de gerar uma absorção maior, a imagem prende a atenção e claro, mostra uma prova real do que está sendo dito.
Depois que eu comecei a usar gráficos com porcentagens de crescimento nas minhas palestras, lembro de inúmeros vezes alguns empresários dizendo: “Você acha que nós podemos ter aquela mesma curva de crescimento da imagem?”. “Você consegue fazer aquele mesmo resultado com a minha empresa?
Não dispense um bom gráfico na sua página de vendas/vídeos ou apresentações, eles emitem sinais que podem fazer uma grande diferença na sua taxa de conversão.
02 – Histórias e depoimentos
Você já deve estar cansado de saber que uma história é a arma mais poderosa que existe para chamar atenção do seu público, persuadir e criar fortes conexões com sua mensagem. Uma história bem contada tem um poder incrível.
Um depoimento de um cliente satisfeito com o seu produto/serviço, também é uma história. Porém, um depoimento feito da maneira correta é algo que pode fazer toda a diferença no seu volume de vendas.
Não estou dizendo que você vai “criar falsos depoimentos”, nunca faça isso. Mas, quando você for solicitar que um cliente faça um depoimento para você, saiba pedir um depoimento que realmente tem o poder de gerar conexão, persuadir e gerar vendas.
Eu já assisti centenas e centenas de depoimentos dos mais diversos tipos de mercados, e existe um erro que sempre aparece. A pessoa sempre elogia o produtor/serviço/empresa/pessoa na maior parte do tempo. “Fulano é maravilhoso” “A empresa é realmente ótima,etc”.
É melhor ter um depoimento nesse modelo que não ter, porém, um depoimento poderoso é aquele onde o cliente satisfeito dedica a maior parte do tempo para falar dele e não da empresa.
Ex: Olá, meu nome é X, eu sou X,yz, e há alguns meses atrás eu estava em busca de algo que pudesse me ajudar com [problema], afinal eu estava sofrendo com aquela situação, eu estava [descrever o problema] e isso me deixava [agravar o problema], foi quando então eu conheci [produto/serviço], no começo eu fiquei [falar das objeções] mas resolvi tentar.
Foi quando [falar dos resultados], o que realmente funcionou foi porque [especificar os benefícios do produto]. Se você assim como eu, [relembrar o problema], este [produto/serviço] será a solução ideal para você.
Lembrando, você não vai pedir que o seu cliente siga esse script, tudo bem? Mas, quando você solicita um depoimento o cliente geralmente fala: “O que eu devo falar?”
Você só ira orientar corretamente.
1 – Você pode começar se apresentando
2 – Você vai falar do problema que você estava antes de conhecer nosso produto
3 – Você pode compartilhar um pouco como você estava se sentindo
4 – Você pode falar sobre o “medo” que você sentiu antes de comprar o produto
5 – Você pode finalizar contando os resultados e convidando as pessoas para conhecer o produto
Pode prestar atenção que os grandes comerciais que apresentam depoimentos, seguem essa mesma estrutura. E eles fazem isso simplesmente porque funciona. As pessoas se identificam com as histórias, problemas e dificuldades.
Elas olham para essas histórias e pensam: “Eu também quero isso”.
Portanto, use os depoimentos e histórias para alavancar suas vendas.
3 – Limitação e Exclusividade
Seja sincero, você adora se sentir inteligente.
Você sempre fica orgulho de si mesmo quando consegue comprar algo com um desconto maior, quando encontra uma informação em primeira mão, ou quando você traz uma novidade que seus amigos e familiares sequer faziam ideia que existia.
Todo mundo gosta disso.
Por outro lado, ninguém gosta de algo que seja muito banal, isto é, que as pessoas não se interessam muito, ou que todos já tenham e não seja nenhuma novidade.
As mulheres principalmente, odeiam ver “suas roupas” em outras mulheres. rs. Se uma conhecida tem uma blusa igual, dificilmente ela irá encontrar a amiga usando a mesma blusa, enfim. Acho que deu para entender.
O fato é que existe uma diferença entre você usar a prova social para aumentar suas vendas e a exclusividade para aumentar suas vendas.
Na prova social você fala algo como: Já são mais de 15 mil pessoas que fizeram o download do nosso livro. A ideia é mostrar, com esse volume de downloads, só pode ser bom.
Por outro lado, a exclusividade mostra algo como: “Faça parte do grupo seleto de pessoas, que aprenderam como utilizar a internet para vender mais”. A ideia é bem diferente.
Porém, somente usar frases que valem de “exclusividade”, “grupo selete” não é o suficiente. As pessoas sempre irão perguntar: “O que o seu produto tem de diferente dos demais?” Por que comprar com você e não com o seu concorrente?
E é nessa hora que a exclusividade vai fazer toda a diferença.
O que você tem que os outros concorrentes não tem?
Coloque isso em destaque.
E a melhor forma de fazer isso é através de comparativos.
Por exemplo: Imagine que eu estou falando sobre um produto digital que ensina como vender online. Eu posso fazer o seguinte comparativo.
“Eu não estou dizendo que você vai aprender a fazer algumas poucas vendas por mês, também não estou falando que você vai precisar investir uma fortuna em anúncios para aumentar suas vendas. Estou falando de um método comprovado, que funciona como um sistema automático, onde você conseguirá vender praticamente todos os dias, de maneira organizada e consistente”
Neste caso eu passo a mensagem nas entrelinhas:
Este treinamento não é para pessoas que querem somente vender um pouco
Ele não fala somente de estratégias que envolvam aumentar o investimento em anúncios para vender
mas, ele é exclusivo porque mostra na prática como implementar um método que já foi comprovado e é capaz de gerar vendas diárias para o seu negócio. Você pode fazer isso de diversas maneiras, porém, o mais importante é que você destaque o seu diferencial.
Em minhas palestras, quando eu vendo minha agência eu digo o seguinte: “O grande diferencial da nossa agência é que nós não estamos preocupados com a quantidade de fãs na página do nosso cliente, não queremos saber se ele é o mais curtido ou não, nem mesmo as visitas são tão importantes assim, o que eu realmente me importo é se ele está aumentando o faturamento com a minha ajuda.
“Para nós isso é o mais importante, ajudar os nossos clientes a se tornarem empresas mais lucrativas. Vender mais, gastando menos.
Tem dado muito certo.
Experimente fazer isso no seu negócio. 😉
Resumo:
1 – Use os gráficos e porcentagens ao seu favor. Utilize as imagens para criar uma memória de longo prazo no seu público.
2 – Conte histórias que as pessoas querem ouvir. Não tenha depoimentos e histórias que digam que você é o “bonzão”, mostre que pessoas comuns, com problemas comuns, foram ajudadas com algo que você criou exatamente com esse propósito, ajudar.
3 – Crie uma exclusividade para o seu produto/serviço. Conte para as pessoas porque você é diferente e prove isso.
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Grande abraço e até a próxima.