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Fazer consultoria em vendas online, ou seja, ser um consultor de marketing digital, é uma das formas mais eficientes de ganhar muito dinheiro com a internet e até mesmo criar o seu próprio negócio lucrativo.

Agora, me diz uma coisa… Você sabe prospectar clientes? Está preparado para realizar o serviço de consultoria?

Essas são algumas dúvidas que, todos os dias, passam pelas cabeças de diversas pessoas, e se você fizer esta leitura aqui comigo eu vou acabar completamente com algumas das dúvidas mais frequentes sobre o trabalho de um consultor de vendas online, combinado?

Então vamos começar.

Os empresários da minha cidade se interessam por esse tipo de serviço?

Algumas pessoas já vieram me falar que na cidade delas nenhum empresário tem interesse no serviço de consultoria em vendas online, e eu tenho 2 coisas a dizer sobre isso:

1- Todo empresário, não importa de onde ele seja, precisa de mais clientes, mais vendas…

Agora, vamos dizer que por algum motivo estranho o item Nº1 realmente não se aplique a sua cidade. Mesmo assim eu tenho outra verdade para te dizer.

2- Você não está restrito a atuar apenas em sua cidade.

Vamos lá, deixa eu te fazer algumas perguntas.

– Você só conversa com pessoas da sua cidade?
– Você só compra produtos que vendem no seu bairro?
– Você já conversou com alguém de outra cidade/país pelo Skype?

Acredito que você vai responder sim a pelo menos duas dessas perguntas, e é por isso que posso afirmar para você: não há restrição de local de atuação quando estamos falando de internet.

Você pode ter clientes que não são da sua cidade. Isso acontece comigo e com vários outros consultores e é algo completamente normal, e agora eu vou te dar uma dica que usei no início da minha carreira de consultor em vendas online para passar por cima dessa limitação geográfica.

A dica é simples e extremamente eficaz, ou seja, você TEM que aplicá-la.

O SEBRAE é um grande aliado dos consultores em vendas online

Toda região tem um SEBRAE, e você talvez ainda não tenha percebido o grande valor disso. Através de seus eventos e redes sociais o SEBRAE atrai empresas dos mais diversos segmentos.

Isso significa que mesmo que você seja de uma cidade do interior de Pernambuco será possível estabelecer um contato com empresas da capital ou de outras partes do estado, e há duas maneiras muito boas de fazer isso:

1- Ir aos eventos presenciais do SEBRAE (Mesmo que você precise viajar os custos serão bem menores do que os de uma viagem interestadual)

2- Se conectar com os empresários através das redes sociais do SEBRAE

A forma mais eficiente é a Nº 1, pois muitos empreendedores vão para eventos do gênero com a expectativa de conhecer pessoas capazes de solucionar problemas que suas empresas estão enfrentando.

Mesmo assim o item Nº 2 é muito útil, pois sempre há alguém que tem uma dúvida online que pode ser respondida por você.

Outra vantagem do SEBRAE é que ele te ajuda a conhecer o mercado da cidade em que você vai atuar

Cada cidade tem o seu mercado e isso afeta diretamente as empresas dos seus clientes. Foi por isso que, mesmo morando em Fortaleza, comecei a estudar o mercado de São Paulo (que é onde moro atualmente).

Fiz isso de uma forma bem simples: entrevistando algumas pessoas que interagiam com a página do SEBRAE no Facebook.

Ao me apresentar como consultor de vendas online e dizer que gostaria de saber detalhes do mercado para ajudar empresários da região, boa parte das pessoas com quem eu falei me atenderam e deram informações importantes para que eu pudesse direcionar melhor o meu trabalho.

Os tipos de empresas locais perfeitos para você

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Toda cidade tem alguns tipos de empresa que precisam de uma visibilidade nacional. Sabe o que isso significa? Significa que para essas empresas o seu serviço é completamente necessário, e você pode provar isso com grande facilidade.

A seguir, listei alguns segmentos que se enquadram nesse perfil:

– E-commerce

Lojas online, normalmente, atendem todo território nacional, e por conta disso precisam de uma boa presença online para passar a confiança necessária para fechar uma venda.

– Pousadas

Recebem pessoas de qualquer cidade do Brasil ou do mundo

– Hotéis
Mesmo motivo das pousadas

– Recrutamento

Várias empresas nacionais ou internacionais abrem filiais pelo país, e elas precisam de uma boa empresa de recrutamento para fazer a seleção de seus funcionários. É por isso que empresas de recrutamento precisam ser bem vistas nacionalmente, e é aí que entra o seu trabalho.

– Imobiliárias

Investidores de todo o país estão interessados em imóveis, sem contar com o grande número de pessoas que querem agilizar a procura e fazem buscas online sobre imóveis.

Se você quer muito atender empresas locais, essas são boas escolhas. Também é possível, entretanto, atender empresas destes mesmos ramos que não sejam localizadas em sua cidade.

Erros que você não pode cometer

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Cuidado! Há alguns erros que, se você cometer, vão te dar uma dor de cabeça enorme, sem contar com o desperdício de tempo e energia que você terá com isso.

E eu não estou aqui falando de erros no seu serviço… estou falando de erros durante a prospecção de clientes.

Mas fique tranquilo. As dicas que eu vou te dar a seguir servem justamente para que você não passe por esses problemas, ok?

O empresário não quer pagar

– Jamais, de forma alguma, insista para que o cliente lhe contrate

Se o cliente não quer / não pode pagar, não insista. Agradeça o contato e parta para o próximo. Acredite, não é porque uma pessoa disse não que todos farão o mesmo. Se o cliente não acha que o seu serviço vale a pena o investimento, ele não merece a sua atenção.

No meu curso de formação de consultores, o Expert em Vendas Online, ensino um método de apresentação que faz com que o cliente peça para ser atendido por você, e a razão disso é bem simples: com o método você é capaz de mostrar que investir no seu trabalho vale muito a pena.

– Seu escopo de serviços não pode ser desordenado (parece óbvio, mas não é)

Muitos consultores perdem grandes oportunidades porque não sabem apresentar seus serviços. A forma mais eficaz de fazer isso é dividi-los em 3 categorias, como eu ensino em meu curso. As categorias são:

1- Consultoria SEO/ Conversão
2- Consultoria Sistema de Vendas Online
3- Consultoria Campanha de Vendas Online

Cada uma dela traz diferentes serviços para os seus clientes, e isso não só facilita a explicação do seu trabalho e dos resultados que ele pode proporcionar, como também o ajuda a definir o valor do serviço.

A próxima dúvida envolve cada uma dessas consultorias em detalhes, mas antes disso te darei mais uma dica:

– Não ofereça bônus ou serviços adicionais

Mas Natanael, as pessoas adoram um bônus, por que eu não posso fazer isso? Eu sempre bato nessa tecla para os meus alunos.

Se você atender a pedidos e concessões que o cliente pede, você vai começar a trabalhar com o operacional, e isso não está no escopo do Expert em Vendas Online.

Essas tarefas vão tomar muito do seu tempo e energia, impedindo que você foque no diferencial da sua consultoria, que é gerar grandes resultados para os seus clientes.

Esses são alguns dos erros mais comuns cometidos por quem quer fechar rapidamente um contrato. Pode ter certeza que isso lhe protegerá contra clientes que sugariam todo o seu tempo sem dar o devido retorno financeiro…

Em quanto tempo eu posso virar um Consultor em Vendas Online?

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Há 3 passos no processo de formação de um consultor que faz o meu curso Experts em Vendas Online.

– Consultoria SEO / Conversão

Tempo de curso: 3 meses (em média, mas algumas pessoas conseguem em menos tempo)
Renda por cliente: de R$ 1000,00 até R$ 1500,00

Engloba os seguintes serviços: Análise de presença online, criação de uma linha editorial e otimização SEO.

Esse tipo de consultoria já é capaz de gerar resultados para os seus clientes, e era o escopo que eu trabalha no início da minha carreira.

Consultoria Sistema de Vendas Online

Tempo de curso: 6 meses
Renda por cliente: R$ 2500,00 até R$ 5000,00

Engloba os serviços: criação de lista de email, ajuda na produção de vídeos para Youtube, campanha de email marketing, cartas de vendas e execução de estratégias de vendas online para produtos específicos.

Consultoria Campanha de Vendas Online

Tempo de curso: 12 meses
Renda por cliente: de R$ 5000,00 até R$ 10.000,00

Além de englobar os dois escopos anteriores, traz os seguintes serviços: construção de funil de vendas, campanhas avançadas, ajuda na criação de novos produtos (cursos, e-books…), promessa de novos produtos (eventos online ao vivo) e gestão de vendas de produtos já existentes.

O tópico a seguir vai responder uma dúvida que deve ter passado agora pela sua cabeça…

Eu vou realmente gerar resultados?

O Expert em Vendas Online foi desenvolvido com base em 3 pilares:

– Tráfego
– Engajamento
– Conversão

Ao dominar o tráfego você vai ser capaz de gerar tráfego para seus clientes de uma maneira organizada e sistemática. Mais pessoas irão, assim, perceber que o seu cliente “existe”.

O próximo passo é trabalhar o engajamento, que vai fazer com que o público que você conseguiu através das técnicas de tráfego interaja com os produtos e serviços do seu cliente.

Por último acontece a conversão, que tem uma venda como resultado dos dois itens anteriores.

É exatamente por isso que eu falo para os meus alunos: “Não tentem inventar a roda”. Você deve seguir o método, que é dividido em um passo a passo, compartilhar suas dúvidas com o nosso grupo e, claro, seguir as orientações do seu mentor à risca.

O Expert em Vendas Online, por exemplo, tem um grupo secreto no Facebook que serve para que todos os membros possam tirar dúvidas e dividir experiências. Não preciso nem dizer o quão útil é isso, né?

Cuidado com o Cliente Monstro

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Você talvez nunca tenha parado para pensar nisso, mas tem um tipo de cliente que você deve passar longe, e ele se chama cliente monstro.

O Cliente Monstro é conhecido por atrasar ou até mesmo atrapalhar os resultados do seu trabalho, e existem vários motivos para isso. As características de um cliente monstro são:

1- Diz o que ele quer que seja feito
2- Quer entender TUDO que está sendo feito
3- Exige diversas reuniões
4- Não consegue definir uma meta clara

Agora eu vou te explicar cada um desses pontos.

1- Diz o que ele quer que seja feito

Não me entenda errado. O cliente precisa dizer o que ele quer, mas ele não pode lhe orientar a fazer o seu serviço.

Imagine que o seu cliente é um hotel, e que ao analisar o site do estabelecimento você notou que há vários problemas com a área de reservas. É VOCÊ que precisa dizer o que deve ser mudado no site, e não o seu cliente.

É muito comum que muitos empresários queiram um site do jeito deles, por exemplo, mas eles se esquecem que o site é feito para o público, e não para o dono. Você é um consultor e o seu trabalho é orientar o seu cliente a fazer o que vai dar mais resultados.

2- Quer entender TUDO que está sendo feito

Já pensou quanto tempo você gastaria para explicar em miúdos cada detalhe das estratégias utilizadas em sua consultoria? Quanto um cliente pede isso significa uma coisa: ele ainda não confia em você.

O grande problema disso é que trabalhar com um cliente que não confia em você é algo que pode dar muitas dores de cabeça. Clientes assim costumam fazer o próximo item, que é…

3- Exige diversas reuniões

Há 3 razões para um cliente exigir várias reuniões:

– Ele não confia em você e quer ver resultados
– Ele até confia em você, mas está ansioso por resultados
– Ele quer enfeitar o pavão ou inventar a roda, adicionando algo aos seus serviços

Eu posso dizer com experiência que ter várias reuniões, ou simplesmente enviar diversos relatórios, é um grande desperdício de tempo e energia, além de causar stress.

E sabe por que é que tudo isso acontece?

4- Porque o Cliente Monstro não consegue definir uma meta clara

Se nem ele sabe o que quer, como é que você vai focar o seu trabalho no ponto correto?

A boa notícia é que eu conheço uma maneira de reverter essas 4 características do Cliente Monstro, e é isso que você vai ver agora.

Como reverter um Cliente Monstro

Tudo que você precisa fazer é uma reunião de alinhamento e seguir o modelo do questionário que é ensinado no Expert em Vendas Online.

O modelo do questionário pede para que você defina uma única meta para os próximos 30 dias, e é nesse momento que o seu cliente vai poder lhe dizer o que ele deseja, de fato, que seja feito, pois o questionário fará com que vocês cheguem à conclusão de uma meta.

A meta pode ser, por exemplo, vender 100 unidades de um livro específico. Com essa meta estabelecida VOCÊ irá traçar um plano, dizendo tudo que precisa ser feito, deixando claro para o seu cliente que o resultado irá chegar, desde que o seu plano seja seguido sem modificações.

Assim o cliente não poderá lhe cobrar nada que não tenha a ver com essa meta durante o prazo estabelecido.

Se mesmo depois de tudo isso você ainda não tem certeza de que é possível, vou te mostrar mais um “problema” que pode ser resolvido, ok?

As empresas têm medo da crise?

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Muito se fala de crise, e talvez você até já tenha se preocupado e pensado que as empresas vão te dizer não pois não querem investir durante um momento de crise.

Sobre isso, tenho que te dizer o seguinte: existem 2 tipos de profissionais/empresas

– Medrosos
– Estratégicos

Os medrosos estão com muito medo da crise, e por conta disso não farão investimentos em áreas importantes, como a capacitação profissional, ferramentas de gestão, participação em eventos e desenvolvimento de network.

O tipo estratégico tem uma postura bem contrária, indo direto para a ação e investindo em coisas importantes, como as citas acima.

Eles participam de eventos para aumentar os seus contatos e melhorar a sua visão sobre o mercado, buscam novos conhecimentos para se destacar, entre outros…

A dica de ouro que eu posso te dar me baseando em tudo isso é a seguinte:

Muitas empresas no Brasil estão com medo de investir, e é por isso que a internet tem uma grande vantagem. Diferente de outros tipos de marketing, como os outdoors, propagandas em rádio e TV, tudo é mensurável na internet.

Você sabe quantas pessoas clicaram e compraram o produto divulgado pelo seu anúncio, quantas pessoas visitaram o seu blog, como elas chegaram até ele, qual a última página que elas viram antes de sair de lá, entre várias outras métricas.

Todos esses dados te dão um poder de argumentação muito grande, mas não só isso, eles te dão o poder de montar uma estratégia certeira para superar esses problemas e passar para o próximo nível.

Recapitulando

Chegou a hora de ver tudo que você aprendeu durante esta leitura, ok?

– Todo empresário quer crescer, e isso inclui os da sua cidade. Mesmo que sua cidade seja uma exceção, pode ter certeza de que com a internet você pode atender clientes de outras cidades, regiões e países.

– Algumas empresas não vão mesmo querer investir, e outras só precisam de um bom motivo. É aí que entra um bom modelo de apresentação de serviços, que é capaz de fazer com que as empresas peçam para que você trabalhe com elas.

– Você não precisa de um ano de treinamento para ganhar dinheiro. Com 3 meses de estudo já é possível faturar pelo menos R$ 1000,00 por cliente, sem contar que esse valor vai aumentando de acordo com o conhecimento que você adquire na área.

– Gerar resultados não é problema, pois o método Expert em Vendas Online é bem simples e prático, baseado em técnicas de tráfego, relacionamento e conversão, gerando um impacto positivo nos negócios dos seus clientes.

– Até mesmo em momentos de crise você será capaz de conquistar clientes que querem passar para um próximo nível.

Eu acredito que se você leu tudo isso é porque realmente está disposto a mudar de vida, e pode ter certeza de que ser um consultor em vendas online é algo que vale a pena.

Se você está interessado em saber mais sobre como você pode transformar isso em um negócio extremamente lucrativo, confira o curso Expert em Vendas Online.

Obrigado por passar este tempo comigo e um grande abraço.

Foto de capa: Jeff Sheldon