Muitas empresas já perceberam o óbvio: a informação é a moeda de troca da atualidade, e é por isso que ouvimos tanto falar do tal marketing de conteúdo.
Entregue um bom conteúdo, crie um relacionamento com o público, ganhe um cliente.
Quer adotar esta estratégia, que funciona muito bem e é utilizada por milhares de empresas no mundo inteiro, ou prefere continuar investindo tubos de dinheiro em anúncios enquanto torce para que eles chamem a atenção do seu público?
Veja 3 razões pelas quais você deve começar a produzir conteúdos para o seu público o quanto antes.
1- A sua lista de email precisa de bons conteúdos
Muitos dos novos empreendedores sabem que ter uma lista de email é algo vital para o crescimento do seu negócio.
A lista serve para 3 coisas
– Criar um relacionamento com o público (Dicas e Conteúdos)
– Fazer ofertas (Produtos ou serviços de sua autoria/ autoria de terceiros)
– Receber feedback (Através de enquetes e questionários)
Todos esses 3 pontos são de extrema importância para o crescimento do seu negócio. No entanto, temos 2 problemas:
1 – Questionários não são atrativos. Sério, quantas pessoas você conhece que ficam animadas em responder um questionário?
2 – Ofertas podem ser atrativas de vez em quando, mas sabe aquele “amigo” que só aparece pra pedir favores? É assim que o seu público lhe verá com o tempo se você só oferecer questionários e ofertas.
Não me entenda mal, não estou dizendo que você deve parar de fazer essas duas coisas em sua lista.
Mas você precisa entender que fazer apenas isso é a mesma coisa que apenas “sugar” o seu público.
É dando que se recebe, e você precisa dar algo para a sua audiência.
Essa é a primeira utilidade de um conteúdo: manter a sua lista de email balanceada e funcional.
Uma lista sem bons conteúdos é como um carro sem combustível. Não sai do canto, ocupa espaço e ainda dá dor de cabeça.
2- Conteúdos são bons vendedores
Eu já vi um empreendedor dizer que ter um bom conteúdo é como ter um bom vendedor que trabalha para você 24h por dia, 7 dias por semana, e isso é a mais pura verdade!
Como assim?
Um bom conteúdo é capaz de despertar sensações positivas na pessoa que o consome, e essas sensações são o ponto inicial de uma relação entre empresa e consumidor.
Uma pessoa que quer emagrecer, por exemplo, pode testar uma dica que viu em um blog, obter resultados, e a partir de então consumir sempre os conteúdos desse blog.
O grande ponto é que bons conteúdos fazem com que você acredite e concorde com eles, e se você concorda com algo, é muito difícil ir contra isso.
O Natanael Oliveira, em seu texto sobre Conteúdo Persuasivo, fala:
“A verdadeira comunicação persuasiva é aquela que faz com que a pessoa com quem eu estou me comunicando entenda o que estou dizendo, possa sentir aquilo que está sendo transmitido e, então, sinta o desejo de tomar uma ação em resposta ao que foi sugerido em minha mensagem. Simples assim.”
Se você conferir o texto do Natanael na íntegra verá como transformar o seu conteúdo em uma máquina de vendas online.
Resumindo: conteúdos fazem vendas por você.
Você quer ter um ótimo vendedor trabalhando para você, de graça, 24h por dia ou não?
Se quiser, o primeiro passo é produzir um bom conteúdo.
3- Conteúdo + Remarketing
O remarketing é algo que muitas empresas ainda precisam aprender a explorar bem.
O que é que o remarketing faz?
Eu trabalho por meio de home office, por isso passo muitas horas sentado fazendo pesquisas e escrevendo.
Há alguns dias reparei que minha cadeira já não estava mais dando conta do recado, então resolvi pesquisar cadeiras novas e mais confortáveis.
Sabe o que aconteceu depois? Isso:
Em vários sites, ou até mesmo em redes sociais, como é o caso do Facebook, estou sendo perseguido por anúncios de cadeiras em promoção. Isso é remarketing.
Alguns podem não simpatizar muito com esta tática, mas se você pensar bem, você apenas está sendo constantemente exposto a algo que, supostamente, é do seu interesse.
Eu já comprei um tênis por conta do remarketing, e neste caso só não comprei a cadeira por não ter achado uma loja confiável com um preço justo.
Quem sabe utilizar bem o remarketing consegue aumentar bastante a taxa de conversão, e não preciso nem dizer o quanto isso é bom para qualquer negócio.
E onde é que o conteúdo entra na história?
O conteúdo é uma das melhores formas de confirmar um dos interesses do seu público-alvo.
Se o seu conteúdo é sobre como educar um cachorro a fazer xixi no local correto, pode ter certeza que a mesma pessoa que se interessa por isso mais chances de se interessar por adestramento de cães.
Um bom conteúdo + uma boa estratégia de remarketing = mais vendas
Muitas pessoas não exploram essa área, e você pode sair na vantagem se fizer isso agora.
Recapitulando
Produzir conteúdos traz várias vantagens para o seu negócio, como aumentar as vendas, e você acabou de ver 3 formas de como conteúdos fazem isso.
– Uma lista de email precisa de bons conteúdos para se manter estável e funcional
– Bons conteúdos são como bons vendedores que trabalham 24 por dia, 7 dias por semana
– Conteúdos são ótimos indicadores de interesse para o remarketing, que aumenta a taxa de conversão do seu blog/site
Se você não sabe por onde começar a planejar os conteúdos do seu site/blog, leia:
Como atrair mais visitantes para o seu blog: crie uma boa linha editorial
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