A lógica da produção de conteúdo é essa: faça um bom conteúdo (vídeo, texto, podcast…) e atraia a atenção do seu público, e de possíveis clientes, com ele.
Mas o que você faz quando está sem pautas e criatividade? Como você cria um conteúdo nessas situações?
Para que você não ponha mais as mãos no rosto e olhe para baixo sem saber o que fazer, separei 3 dicas que uso no meu cotidiano para não passar por essa situação.
1- Consulte conteúdos anteriores
Talvez você nunca tenha passado por isso, mas conheço muita gente que já teve a experiência de encontrar dinheiro em roupas quando não se lembrava mais de que aquele dinheiro existia.
Algo parecido acontece quando você visita um conteúdo anterior. Por exemplo.
Quando fiz o texto sobre 5 maneiras efetivas para atrair mais clientes, não havia passado na minha cabeça transformá-lo em uma série.
No entanto, o principal objetivo daquele conteúdo era apresentar opções diferentes de atrair público na internet, e essas opções poderiam ter uma explicação mais aprofundada.
Aproveitei essa oportunidade e criei uma série em que cada texto falava sobre 1 tópico do conteúdo principal.
Isso quer dizer que você terá que fazer várias séries de conteúdo? Não. Nada disso.
A dica de ouro é que, muito provavelmente, alguns de seus conteúdos anteriores terão mencionado algum tópico que merece uma atenção maior e que pode ser aprofundado.
É exatamente como o dinheiro encontrado na roupa: tem valor, está ao seu alcance e você não sabia que existia.
2-Estudos e questionários
Conteúdos feitos com base em estudos e questionários podem ser muito eficazes, pois contam com uma amostragem que reflete a opinião do seu público-alvo, ou trazem uma informação que pode ser útil para a sua argumentação ao expor algo para sua audiência.
Digamos que você gostaria de escrever um texto sobre dicas de engajamento em redes sociais. É de conhecimento geral que mais engajamento, normalmente, acaba gerando mais vendas.
Mas você Já pensou como seria legal ter um estudo que mostre dados de como o engajamento pode aumentar as vendas?
Você poderia citar quais testes foram feitos, qual a taxa de vendas dos grupos que aplicaram técnicas para aumentar o engajamento em comparação com a dos grupos que não fizeram isso, entre vários outros fatores.
A própria ideia do conteúdo pode até mesmo surgir depois de você ter em mãos o estudo.
O mesmo vale para questionários, com a diferença de que você tem o poder de realizá-los, o que significa que você pode segmentá-los de acordo com as necessidades de sua empresa.
Muitos profissionais do marketing digital utilizam questionários para receber um bom feedback da sua audiência e assim criar novos cursos, produtos e conteúdos.
Não deixe que todos os dados recolhidos virem um peso morto em seu HD.
3- Notícias do momento
Eu até poderia dizer que utilizar notícias do momento para criar um conteúdo exige criatividade, mas acho que é mais uma questão de ser sagaz e atento.
Vou te dar um exemplo…
No momento em que escrevo este texto faltam 12 dias para o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, e como muitos empresários sabem, é comum encontrar certas instabilidades no mercado durante esse período, principalmente no valor dos EUA, o Dólar.
Isso significa que eu você deve fazer um texto sobre as eleições para o seu blog? De forma alguma!
Imagine que eu tenho uma agência de viagens e que ela tem um blog com dicas para quem gosta de viajar.
Eu poderia muito bem CONTEXTUALIZAR o segundo turno das eleições presidenciais como um período de instabilidade do dólar, mostrando o quanto ele aumentou ou diminuiu nos últimos dias, dando dicas sobre a compra da moeda neste momento.
Recentemente fiz isso com um tema que estava em evidência em agosto e setembro deste ano, a queda do Google Authorship, o que resultou no texto: O Google e o Facebook te deixaram na mão – E Agora?
Quem leu sabe que o foco do texto não foi o Google Authorship, e sim queda de uma política do Google, mostrando que estamos vulneráveis a qualquer mudança que as empresas de terceiros tão importantes para os nossos negócios venham a sofrer.
Resumindo: usei o acontecimento como gancho para levantar uma reflexão.
É por isso que eu disse que você precisa ser sagaz e estar alerta para poder aproveitar bem as notícias da atualidade e construir um conteúdo especial com elas.
Recapitulando
– Consulte conteúdos anteriores para procurar algum tópico que possa servir como base para um novo conteúdo.
– Utilize estudos e/ou questionários para criar conteúdos com uma argumentação sólida com base em dados.
– Através da contextualização, utilize notícias da atualidade para captar a atenção do seu público e fazer um conteúdo que possua uma informação útil.
Se há algo que um produtor de conteúdo teme é a falta de criatividade. Sem a dita cuja não temos pautas, e sem pautas não temos nada para apresentar ao nosso público.
Além destas 3 maneiras, há também a curadoria de conteúdo, uma ótima forma de garantir que você nunca ficará sem pautas. Se não sabe o que é, recomendo a leitura.
A seguir, tenho um bônus especial para quem, além de vencer a falta de criatividade, quer aplicar uma boa técnica de SEO em seu site.
Bônus especial
Se você ler o texto sobre curadoria de conteúdo verá que há um link para este texto. O motivo? Ao aplicar a técnica que ensino no texto mencionado, encontrei o tema criatividade.
Rapidamente fiz a conexão e vi que os dois textos possuem o mesmo objetivo: dar dicas de criação de temas para o nosso público.
É exatamente isso que acontece quando você usa a dica Nº1, que fala sobre consultar textos anteriores.
Se você está usando um tópico ou algo mencionado em um texto anterior para criar um novo, aproveite essa oportunidade para inserir o link do texto novo naquele que possui a fonte de inspiração.
Ao fazer isso, você não só estará ajudando o leitor a encontrar facilmente uma informação útil, como também estará melhorando o processo de indexação do seu novo texto e contribuindo para o link juice do seu site.
Resumindo: O Google gosta de quem faz isso, sem abusar, claro, e você será recompensado pelo cuidado que está tendo em guiar o leitor até a informação.