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Escrever um texto apenas por escrever pode até dar certo em alguns casos, como em blogs pessoais que não são voltados para negócios.

No entanto, se o blog faz parte de sua estratégia de vendas, pode ter certeza de que seus textos precisam de algum tipo de orientação.

Pensando nisso, selecionamos 7 perguntas que você deve fazer para si mesmo antes de escrever um texto para o seu blog.

1- Quem é minha audiência?

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Textos podem funcionar como uma conversa. Eles são capazes de passar informação e até mesmo criar um relacionamento com alguém.

No entanto, como toda conversa, textos podem ser chatos ou interessantes, e textos chatos possuem uma grande desvantagem: uma pessoa entediada vai simplesmente fechar a aba do navegador e dar adeus ao seu blog.

Saber quem é a sua audiência vai te ajudar bastante a escrever um texto interessante, com mais chances de prender a atenção do leitor, e isso acontece por vários motivos:

– Vocabulário diferenciado

Um blog de uma agência de advocacia, por exemplo, pode ter textos com um vocabulário simples (leigo) destinado para seus clientes, e artigos com um vocabulário técnico, voltados para estudantes e profissionais da área.

Utilizar o vocabulário correto é capaz de até mesmo aumentar a confiança que o leitor sente ao consumir seus conteúdos.

– Manter o foco

Sabe quando um programa de TV tá começando, como um jornal, e o apresentador faz um resumo de tudo que vai passar?

Agora, imagina que tudo que vai passar nesse programa é do seu interesse. É bem mais provável que você pare para dar uma conferida, não é?

Escrever sabendo quem é o seu público te dá uma grande chance de manter todo o conteúdo interessante, do começo ao fim, diminuindo as chances das pessoas fecharem o navegador ao esbarrarem com seu texto.

É preciso saber quem é a sua audiência e, além disso, nunca se esquecer de que, provavelmente, você tem mais de um público-alvo.

2- Quem são meus competidores?

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Seus competidores não são somente as empresas ou profissionais que fazem o mesmo serviço que você, e sim as empresas e profissionais que entregam o mesmo tipo de resultado.

Para fazer um site, por exemplo, você pode contratar uma agência, um profissional freelancer, ou até mesmo comprar uma ferramenta que te ajuda a fazer o site sozinho.

Todas elas dão o mesmo tipo de resultado, que é um site.

Saber quais são as opções disponíveis para a sua audiência é muito importante para que você tenha uma visão geral do mercado, e isso será refletido em seus textos, que podem – e devem – explorar as vantagens do seu produto/serviço em relação aos concorrentes.

3- Quais conteúdos meus competidores produzem?

Ao adotar estratégias de posicionamento online é normal avaliar seus concorrentes para saber o que mais dá resultados para eles, seja com relação aos anúncios, redes sociais ou conteúdos produzidos.

Você pode usar os conteúdos mais populares dos seus concorrentes como uma bússola para os seus próprios conteúdos, e isso é completamente natural.

Afinal de contas, vocês atuam no mesmo segmento, ou pelo menos fornecem o mesmo tipo de resultado para seus clientes, é inevitável que acabem falando do mesmo tema.

Não estou lhe dizendo para copiar o conteúdo de ninguém, pelo contrário, você pode até mesmo ser punido se fizer isso, mas é altamente recomendável que você utilize os conteúdos de seus concorrentes como um guia do que você também pode fazer.

4- Quais são os meus serviços/produtos?

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Se seus conteúdos são produzidos por terceiros, sejam funcionários ou freelancers, essa é uma das perguntas mais importantes.

Saber quais são seus produtos e serviços é de grande ajuda em vários pontos, como na definição de pautas e divulgação de links internos, que agilizam a produção de conteúdo e melhoram a sua imagem com os motores de busca, respectivamente.

5- O que eu tenho para oferecer de diferente?

Qual é o seu destaque? O que faz você ser diferente do resto dos seus competidores?

Muitos leitores do marketing com digital sabem que o Natanael Oliveira tem um curso de formação de consultores de marketing digital, e uma das estratégias que ele usa para divulgar o curso é focar em uma característica de destaque que o método dele possui: a capacidade de entregar resultados para seus clientes, de aumentar as vendas.

É por isso que você deve conhecer seus competidores, os conteúdos deles e os produtos/serviços que você disponibiliza, como dito nos itens 2, 3 e 4. Assim será possível identificar com mais facilidade qual é o seu destaque.

6- Quais são os conteúdos que eu já tenho?

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Se seus conteúdos estão em vídeo, será que não vale a pena fazer uma versão em texto? Se você já tem outros textos, será que não seria possível mencioná-los em textos futuros para trabalhar os links internos?

Essas são apenas algumas vantagens de saber quais conteúdos você já produziu.

7- Qual é o objetivo do seu conteúdo?

Supõe-se que um blog feito para auxiliar as vendas de um negócio tem conteúdos cujo único objetivo é vender. Não é bem assim que funciona…

É claro que vender também é o seu objetivo, mas um texto costuma apresentar mais de um objetivo, e este objetivo costuma estar alinhado com o objetivo do seu público-alvo.

Se você conseguir entender isso, pode ter certeza de que seus textos serão ainda mais interessantes.

Deixa eu te explicar…

Digamos que o João adora praia e quer passar suas férias no Ceará, mas não faz ideia de quais são as melhores praias do estado.

Encontrar um texto com as 10 praias mais bonitas do Ceará e algumas de suas características, como tempo de viagem saindo de capital, é algo que, muito provavelmente, atenderia perfeitamente o desejo de João.

O João não quer ler um texto gigantesco sobre cada praia. Ele quer ver várias opções na sua frente, pré-selecionadas por alguém como as melhores praias.

O objetivo aqui é ser prático e rápido.

Agora, se João não entende nada de programação e desenvolvimento de sites e mesmo assim quer instalar o WordPress sozinho para colocar seu blog no ar, pode ter certeza de que ele vai procurar por um conteúdo rico em detalhes, um passo a passo com imagens de tudo que precisa ser feito.

O objetivo, desta vez, é encontrar um tutorial.

Saber o formato do seu texto é muito importante para que ele seja compatível com o objetivo da pessoa que busca por aquela informação.

Conclusão

Muitos pontos precisam ser levados em consideração antes da criação de um conteúdo, e as 7 perguntas apresentadas neste texto estão aqui para lhe ajudar a escrever um texto atrativo e útil para o seu público e, claro, para o seu negócio.

No próximo conteúdo iremos falar sobre os tipos de conteúdo, que estão diretamente conectados ao item 7 deste texto.

Este é o segundo texto da nossa série sobre como escrever bons textos mesmo sem ser “bom de português”.

Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!