Quando uma peça de uma fileira de dominó cai, todas caem. O mesmo acontece com estratégias de negócio que possuem várias etapas, como a elaboração de um funil de vendas. Se a sua landing page falhar, a sua fileira de dominós pode ser completamente derrubada…
3 Pontos Cruciais Em Uma Landing Page
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que nem todos os pontos que serão abordados contam com o mesmo nível de importância.
No entanto, caso um deles não esteja adequado, sua landing page não estará explorando todo o potencial que possui, ou seja, ela estará incompleta.
– Oferta
– Formulário de Inscrição
– Confiança
1- A Oferta Em Uma Landing Page
Há alguns pontos que precisam ser analisados dentro de uma oferta:
– Ela é objetiva?
– É compatível com os interesses das fontes de tráfego da landing page?
– A descrição da oferta está bem feita?
Vou usar como exemplo a landing page de um e-book do nosso portal:
Os pontos destacados em vermelho mostram tudo isso. A oferta é bem objetiva: “Baixe meu template para escrever conteúdos”. Você sabe que a oferta é um template que ajuda na produção de conteúdos.
Para reforçar a mensagem, há o título do e-book: “Como Criar Um Artigo Em 1h Ou Menos”
Depois disso, há uma descrição logo abaixo do título da página (dentro do retângulo vermelho)
Juntando as três informações, você sabe que:
– Um template para escrever conteúdos está sendo oferecido
– Com ele será possível escrever artigos em 1h ou menos
– Que esses artigos são utilizados para ajudar o seu blog a monetizar, ou seja, a ganhar dinheiro, e que isso está ao seu alcance assim que você consumir esse conteúdo.
A oferta desta landing page, por exemplo, está livre de problemas, pois a pessoa sabe exatamente aquilo que está sendo oferecido e quais são os benefícios.
Sabendo disso, tudo que precisa ser feito é tomar o cuidado de fazer a divulgação da landing page para um público selecionado de pessoas que possuem interesse em escrever artigos. Desde que você se certifique de que isso está sendo feito, tudo estará ok.
Com o objetivo e o benefício claro, fica muito fácil conferir se você está mirando no público correto.
Se a divulgação da landing page não for feita para o público-alvo correto, não importa o quão boa esteja a oferta, os resultados não virão, e você terá prejuízos de tempo e dinheiro. A oferta é, sem dúvidas, o item mais importante.
2- Formulário de Inscrição
Assim como na oferta, existem alguns pontos que precisam ser analisados sobre o formulário:
– Ele está facilmente visível ou é difícil de encontrá-lo na página?
– Há muitos espaços em branco para preencher?
– A chamada para a ação do formulário é um diferencial?
Sabe aquela frase “menos é mais”? Pronto, você deve usá-la neste item. Quanto mais informações você pede para alguém preencher, pior.
No geral, você só quer que essa pessoa entre para a sua lista de e-mails, então basta pedir o email.
Em alguns casos, dependendo do produto e do tipo de segmentação que você quer fazer, pedir o celular e outras informações pode ser uma boa opção, mas isso depende muito da situação.
Uma corretora de imóveis com uma lista nacional, por exemplo, deveria saber de qual cidade é a pessoa que está fazendo o opt-in na lista.
O formulário do nosso e-book, por exemplo, aparece assim que a pessoa clica em quero receber. Depois disso, aparece uma caixa flutuante com um espaço para você inserir o seu email e um botão que, novamente, afirma “quero receber”, reforçando o interesse da pessoa.
É bem fácil encontrar o botão e fazer o pedido do e-book dentro da nossa landing page.
3- Confiança
Uma boa landing page é capaz de quebrar muitas objeções de última hora, e uma das formas de fazer isso é com dados bem específicos e depoimentos.
Isso é muito importante quando estamos falando de uma página de captura para produtos ou serviços, já que há dinheiro envolvido no assunto, o que não é o caso do nosso e-book, que é um bônus, ou seja, gratuito para o público.
Por isso, vou te mostrar o exemplo de depoimentos apresentados em uma página de captura de um dos nossos cursos:
Como você viu, os depoimentos são de alunos do curso, todos em formato de vídeo. Na imagem só é possível ver 2, mas existem 13 no total, apenas na página de captura, além de itens específicos listados em tópicos.
Até mesmo uma pessoa mais pé atrás ficaria tentada a dar uma chance depois de ver tantos depoimentos de sucesso.
Afinal de contas, as pessoas que estão falando no vídeo já estiveram no lugar dela, são pessoas que se interessaram no produto ou serviço e agora, depois de usá-lo, podem dizer se vale a pena ou não.
Ter bons depoimentos é uma “mão na roda” para o sucesso da sua landing page.
Recapitulando
– A sua Oferta é clara e objetiva?
– O Formulário de inscrição está bem visível?
– Sua Landing Page inspira Confiança?
Todos estes itens devem ser analisados e levados em consideração para que a sua landing page não seja um peso morto.
Por último, devo dizer que isso é apenas uma das etapas da elaboração de um funil de vendas. Se você quiser, podemos te ensinar o passo a passo de como criar um funil de vendas inteligente que gera ótimos resultados para o seu negócio.
Tá esperando o quê? Vai lá checar a sua landing page e ver se está tudo ok!
A gente se encontra no próximo artigo!