O Facebook anunciou um novo recurso para a rede social, e isso poderá mudar bastante a experiência do usuário na plataforma.
Sim, isso pode afetar o seu desempenho na rede com mais usuários no mundo.
Versão em vídeo:
Talvez isso já tenha acontecido com você…
Sabe quando aparece algo bem legal no seu feed de notícias, mas você tem que deixar para ver depois porque está ocupado no momento?
Pois é, nem sempre você consegue ver depois, e não é por falta de tempo ou interesse. É porque você simplesmente não encontra o mesmo post pelo seu feed. Quanto mais antigo, mais difícil fica.
A coisa piora quando você usa o Facebook por duas ou mais plataformas. Ontem mesmo eu vi um post ao acessar a minha conta pelo Notebook, mas não consegui encontrá-lo de forma alguma acessando pelo smartphone, e eu tentei fazer isso no mesmo instante.
Bem, mas agora isso é coisa do passado.
A novidade é que o Facebook adicionou ao seu sistema de buscas, o Graph Search, a opção de procurar palavras-chaves em posts.
Funciona da seguinte maneira: basta digitar na barra de pesquisas o termo que você procura, e o Facebook lhe mostrará todos os posts com a palavra requisitada.
Veja como o resultado é exibido:
A palavra-chave fica marcada, como está visível na imagem, mas a marcação não aparece em conteúdos compartilhados (eles ainda são exibidos na pesquisa).
Contudo, é preciso lembrar que a busca não é geral dentro da plataforma, valendo apenas para os conteúdos que aparecem no seu feed de notícias, ou seja, aqueles de páginas que você curte, posts e compartilhamentos de seus amigos, marcações e publicações em grupos.
E por que isso vai mudar tanto a experiência do usuário?
Até antes dessa atualização o Facebook funcionava como a correnteza de um rio, arrastando todos os posts com o passar do tempo.
Para ver algo que uma página ou pessoa compartilhou/postou você era obrigado a ir até o perfil de quem fez isso, e ainda tinha que torcer para que fosse possível encontrar o conteúdo.
Agora as coisas mudaram. Digamos que você procure pela palavra “Dieta” para encontrar uma receita de bolo que viu há alguns dias.
Outros conteúdos, que não necessariamente foram vistos por você, mas que estão no seu feed e podem ser do seu interesse, serão encontrados.
No momento, não há muito sobre o que falar, pois a novidade ainda é exclusiva para quem usa a plataforma na língua inglesa, que é o meu caso, mas é apenas uma questão de tempo para que o recurso seja disponibilizado para todos os idiomas.
Se o comportamento dos usuários for bastante afetado pela novidade, é provável que equipes de social media tenham que se adaptar para fazer posts com mais cautela, pensando bem nas palavras que serão inseridas no corpo do texto, pois elas podem facilitar a procura do conteúdo em uma busca futura.
Por enquanto, apenas usuários do desktop e de iOS poderão aproveitar o benefício.
E então, gostou da novidade?
[sc:NativeAdsLED ]