Novo recurso do Facebook promete ajudar empresas a se comunicar com o público. Será que o seu negócio será beneficiado com isso? Leia e confira.
A rede social mais acessada do mundo começou a testar um recurso de respostas predefinidas para fanpages, chamado de “Saved Replies”. Ele permite que você grave respostas padrões que podem ser usadas quando alguém entrar em contato com a sua página.
E como é que o Saved Replies funciona?
As mensagens que você escreve poderão ser salvas em uma lista de mensagens e utilizadas futuramente para responder qualquer pessoa que entre em contato com você.
EX: A sua empresa acabou de receber uma reclamação, mas o problema só pode ser resolvido se a pessoa enviar dados específicos, como telefone e CPF.
Para que você, ou o seu social media, tenha que digitar toda uma mensagem, basta clicar em um botão para que a mensagem padrão requisitando os dados seja enviada como resposta.
Objetivo do Saved Replies
O objetivo da ferramenta é bem simples: poupar tempo através da automatização.
Como portais de notícia citaram, várias empresas que usam o Facebook como plataforma de suporte ao público já utilizavam o velho “copia e cola” do bloco de notas para responder à algumas dúvidas e reclamações.
Além de não precisar ficar com várias abas do bloco de notas abertas, as empresas ganharam outra vantagem, a personalização de respostas.
Funções Especiais do Saved Replies
Caso quisesse personalizar a mensagem do bloco de notas você ainda teria que digitar o nome da pessoa que entrou em contato com a sua página. Esse não é o caso das Saved Replies.
A ferramenta possui uma opção (que pode ser desligada) de preencher espaços como o nome e sobrenome do usuário que entrou em contato com a sua empresa, além do nome do atendente.
Ou seja, você pode mandar mensagens com “Oi, José, tudo bom? Blablabla…” sem precisar digitar o nome José.
Além disso, é possível escolher uma URL que aparecerá dentro de sua mensagem, o que pode ser muito útil para direcionar seu público para páginas sobre dúvidas específicas.
Informações Extras
As poucas empresas no mundo que tiveram oportunidade de usar o serviço dizem que o Facebook já oferece algumas opções de mensagens salvas em sua lista, que aparentemente podem mudar de acordo com o segmento de sua empresa.
Ainda não sabemos se tudo será feito manualmente ou se será possível agendar mensagens para responder durante a hora do almoço ou fora do horário de negócios.
A ferramenta está em período de testes limitados e não possui uma data de lançamento definida, mas certamente será muito útil para vários negócios quando for lançada.
[ATUALIZAÇÃO]
Algumas fanpages brasileiras já têm acesso à ferramenta, que foi nomeada como Respostas Salvas. Abaixo, uma imagem:
E aí, você gostou do novo recurso? Pretende usá-lo em seu negócio? Responda na seção de comentários!
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