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O que é preciso fazer para ter sucesso com uma fanpage no Facebook? Selecionamos 8 dicas para responder essa pergunta para você.

1- Envie Vídeos Diretamente Para o Facebook

A tendência do momento – e que provavelmente chegou para ficar – é produzir vídeos para o Facebook. A rede social está investindo bastante nesse tipo de conteúdo, e é justamente por isso que o número de vídeos na plataforma cresce cada vez mais.

Mas qual é a grande vantagem de investir em vídeos no Facebook?

Só para você ter ideia, o número diário de visualizações de vídeos no Facebook é de “apenas” 4 BILHÕES, e isso não acontece por acaso…

Os vídeos enviados diretamente para a plataforma contam com a função de um player automático, que inicia o vídeo (sem som) quando a pessoa passa por ele no feed de notícias.

Dependendo da cena inicial, muitas pessoas acabam ativando som e assistindo ao vídeo até o final.

Algumas empresas já perceberam a relevância desses números e estão investindo na produção de vídeos especificamente para o Facebook, com cenas que captam a atenção do espectador desde o segundo inicial.

E o que você pode fazer?

Primeiro, pode ficar tranquilo. Você não precisa começar pensando que seus vídeos devem ser feitos seguindo essas “diretrizes do Facebook”. Se você já tem um canal no Youtube, por exemplo, é um bom começo.

Você pode dar início ao seu trabalho selecionando algumas partes do seus vídeos, cerca de 30 segundos a 1 minuto, por exemplo, e deixando uma mensagem ao final do vídeo: confira o vídeo completo no Youtube.

O próprio Facebook te dá a opção de exibir um botão para que a pessoa clique e seja redirecionada para a URL que você escolher.

E se você não tiver um canal no Youtube? Também não precisa se preocupar. Independente do seu segmento, muitos vídeos podem ser feitos com o celular, por exemplo, sem que você precise comprar equipamentos próprios para a produção de vídeo.

Se você quiser mais dicas de como trabalhar com vídeos no Facebook, não esqueça de deixar a sugestão nos comentários. Agora, vamos para a próxima dica.

2- Mostre os bastidores do seu negócio

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Muitas pessoas têm curiosidade sobre como um trabalho ou produto é feito, e mesmo as que não têm acabam se interessando sobre isso quando você publica uma foto ou vídeo.

Isso é muito legal porque ajuda a humanizar a sua empresa. Como é o seu escritório? A linha de produção? Os bastidores de um evento?

As pessoas se sentem mais próximas da sua marca quando têm acesso a esse tipo de informação, que pode ser exibido simplesmente com uma imagem. Não é nada difícil, muito menos trabalhoso.

3- Use o Botão de Chamada Para A Ação

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Na capa das fanpages há um espaço destinado para o botão de chamada para a ação. Você pode escolher entre opções como fale conosco, assistir ao vídeo, comprar agora, entre outras.

Depois da adição desse botão algumas fanpages refizeram as suas capas para que, de alguma maneira, a arte apontasse diretamente para o botão, seja com uma seta ou até mesmo a mão da pessoa que aparece na imagem.

Outra coisa bem legal é que a sua chamada para a ação pode levar para um link diferente de acordo com o dispositivo do usuário. Há a opção de preencher uma URL diferente para iPhone e outra para Android, por exemplo, melhorando a experiências dos usuários de smartphone.

Não deixe este recurso passar em branco.

4- Faça Ofertas Exclusivas

Se você tem um e-commerce, por exemplo, que tal dar um código para liberar um desconto para seus fãs?

Mesmo que sua página faça posts com imagens e vídeos atrativos, é bom dar ao público a sensação de que ele está sendo recompensado.

Dependendo do estilo do seu negócio, fazer ofertas de vez em quando é uma boa forma de deixar todos atentos a sua fanpage.

5- Faça Sorteios ou Concursos

A premissa é parecida com a da dica Nº4, mas com uma grande diferença: sorteios/concursos costumam ser usados para expandir o alcance da sua página dentro das redes sociais, já que muitos deles pedem que as pessoas compartilhem algum tipo de imagem ou usem uma determinada hashtag.

6- Divulgue outras redes sociais

Todo mundo sabe que o alcance orgânico do Facebook não é lá essas coisas. Por isso, aproveite a sua página para divulgar outros dos seus perfis nas redes sociais.

Isso lhe ajudará, mesmo que um pouco, a manter o contato com parte dos seus fãs.

7- Faça Testes A/B

Monte uma planilha com os horários e dias da semana e veja quais posts mais se sobressaem em cada data. Essa é uma boa forma de descobrir qual o dia e horário mais efetivo para cada tipo de postagem.

8- Comemore Seu Crescimento na Plataforma

Pode não parecer, mas comemorar conquistas como o número de fãs na sua página é algo relevante.

1mil, 10 mil, 50 mil…

Você pode aproveitar este momento para realizar promoções, entregar algum tipo de bônus para o seu público…

Há até mesmo algumas páginas que criam metas: “Quando chegarmos em 100 mil fãs faremos coisa X”

Além disso, metas servem só para o número de fãs. Já vi fanpages de entretenimento, como as de seriados, prometerem liberar um novo trailer ou até mesmo um episódio para os fãs se um determinado post chegasse a “X” compartilhamentos.

Será que você não tem algum tipo de conteúdo ou produto que se encaixe nesse tipo de estratégia?

Recapitulando

Tente adotar as seguintes dicas para a sua fanpage no Facebook

– Envie Vídeos Diretamente Para a Plataforma
– Mostre os bastidores do seu negócio
– Use o Botão de Chamada Para A Ação
– Faça Ofertas Exclusivas
– Faça Sorteios ou Concursos
– Divulgue outras redes sociais
– Faça Testes A/B
– Comemore Seu Crescimento na Plataforma

Se você gostou das dicas, recomendo que também leia: sua empresa sabe mesmo usar as redes sociais?