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Qual dessas duas frases você prefere dizer ao seu cliente:

“Vamos cuidar do seu site, mídias sociais e fazer anúncios online” ou “ Vamos expandir e gerar mais vendas para o seu negócio através de técnicas de aumento de tráfego e conversão”?

Se você escolheu a segunda, tenho uma boa notícia… Vou te ensinar a fazer isso.

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O Consultor de Resultados

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Uma das melhores oportunidades para quem quer ganhar dinheiro na internet é atuar como consultor de marketing digital, e a razão é bem simples:

Muitos profissionais e empresas que atuam no ramo estão focados apenas em cuidar de mídias sociais e manter um site na ativa.

O problema é que fazer isso sem aplicar estratégias que foquem no aumento de tráfego e conversão é a mesma coisa que comprar um fogão sem ter um botijão de gás. Você sabe que o eletrodoméstico é útil, mas ele vai ficar parado na sua cozinha, sem nenhuma utilidade…

É por isso que eu vou te ensinar duas técnicas que vão te diferenciar de 90% dos profissionais e agências que atuam nesse ramo. Você vai aprender a gerar tráfego e conversão.

Estudo de caso

Um dos meus primeiros clientes foi uma gráfica especializada em produzir convites de casamento. A minha consultoria com eles funcionou muito bem por conta de um motivo:

Eu não cheguei dizendo que eles precisavam criar um blog e atuar nas mídias sociais. A primeira coisa que fiz foi saber e entender quem era o público-alvo do meu cliente.

A sua primeira lição é Fazer As Perguntas Certas, que são:

01- Qual é o principal problema do público?

A maior parte do público eram noivas, ou seja, o principal problema delas era o medo de errar algum detalhe do casamento, e o convite certamente fazia parte disso.

02- Qual conteúdo será criado, quais informações serão apresentadas para as pessoas?

Se eu sei quais sãos os medos e desejos do público-alvo, sei que tipo de conteúdo precisa ser produzido para eliminar esses medos.

No caso dos convites, dúvidas como que tipo de papel usar, quais são os modelos clássicos, o que está na moda e como o convite deve ser preenchido eram algumas das informações que precisavam ser passadas para o nosso público. Os conteúdos, então, seguiam muito o modelo de tutorial e perguntas frequentes.

03- Qual é a ação desejada?

A ação desejada pela gráfica era que as pessoas pedissem mais orçamentos pela internet. Foi a partir disso que eu priorizei, ao final dos conteúdos, uma chamada para a ação que enviava as pessoas direto para um pedido de orçamento.

Quando você sabe as respostas para esses 3 itens é hora de ir para o próximo passo, que é montar um plano de ação.

Plano de Ação

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O Plano de Ação pode ser resumido em 4 etapas:

01- Autoridade
02- Reciprocidade / Lista
03- Engajamento
04- Oferta

Cada uma dessas etapas pode ser executada de formas diferentes de acordo com o perfil do cliente, mas a essência delas é a mesma.

Construir autoridade, por exemplo, é um processo que normalmente pede a criação de uma plataforma para disponibilização de conteúdos, como um blog ou um canal de vídeos (Youtube).

A seguir, veja o que fiz com a gráfica especializada em convites de casamento.

01- Criar um Blog (Autoridade)
02- Levantar as top 20 dúvidas das noivas (Reciprocidade, Lista)
03- Produzir artigos e vídeos (Youtube, blog, mídias sociais e email marketing) (Engajamento)
04- Direcionar para a página de orçamentos (Oferta)

Acredito que você já deve ter percebido que construir tudo isso só é possível quando você identifica o problema do seu público-alvo.

Se você errar o problema do seu público-alvo, ele não se interessará pelos seus conteúdos. Sem esse interesse, não há engajamento. A oferta, então, minha nossa… ela não vai atrair de forma alguma o seu público.

Aí você pode me perguntar: Mas Natanael, como é que esse método foi criado? Como é que você pode afirmar com tanta certeza que isso funciona?

Eu te digo…

Porque o conceito aplicado vem diretamente do ZMOT, sigla que significa, em português, Momento Zero da Verdade.

O ZMOT, basicamente, envolve todos os processos de decisão de uma pessoa para realizar ou não uma comprar. O próprio Google possui um E-book sobre o ZMOT e utiliza seus conceitos.

É por isso que eu te garanto que o método que estou te mostrando aqui funciona: ele é ensinado e usado pelo Google, além de ser utilizado por diversas empresas e tipos de negócio no mundo inteiro.

Diferença entre a estratégia e o operacional

No nosso primeiro texto sobre a grande oportunidade de se tornar um consultor de marketing digital, eu te disse que não era preciso saber programação, design ou qualquer uma dessas coisas do operacional para ser um bom consultor, um consultor que gera resultados reais para seus clientes.

E foi exatamente isso que eu te mostrei aqui. Tudo que você viu envolve dois conhecimentos: Público e Oferta.

Público -> Tráfego
Oferta -> Conversão

Compreender o seu público e saber fazer uma oferta é o que um consultor realmente precisa dominar. É assim que ele pode garantir que vai cuidar bem do tráfego e da conversão do cliente. Cada um desses conhecimentos envolve os seguintes tópicos:

Público

– Google (SEO, SEM)
– Mídias Sociais (Ads)
– Conteúdo (Artigo, vídeo, treinamento)
– Email (Criação de lista)

Oferta
– Análise de audiência
– Análise de conversão
– Quebra de objeções
– Relacionamento
– Criação de ofertas irrecusáveis
– Métricas

Ao dominar isso você irá falar a mesma língua que os empresários. Nenhum empresário quer ouvir o dialeto técnico de quem cuida de mídias sociais e blogs.

Empresários querem saber de criação de ofertas irrecusáveis, taxa de conversão, quebra de objeções do público…

Isso significa que você será ouvido e respeitado se apresentar tudo isso para eles durante a reunião. Empresários gostam de consultores assim. Você sabe gerar resultados, além de saber provar que gera resultados.

Esse é o foco do método Consultor de Resultados.

No próximo artigo eu vou te ensinar 2 coisas:

– Como fechar um contrato com seu primeiro cliente
– Como começar o seu negócio de consultoria em marketing digital sem fazer uma dívida sequer.

E então, vai aproveitar a oportunidade e se tornar um consultor de marketing digital?