Você sabe quais são as melhores palavras-chave para os seus conteúdos? Algumas ferramentas podem te dizer quais são, e o Google Trends é uma delas.
Há alguns anos o Google nos deu uma maneira de pesquisar a popularidade dos assuntos e buscas presentes na internet de uma maneira simples e intuitiva. Sim, estou falando do Google Trends.
A ferramenta tem duas funcionalidades básicas: exibir em sua página inicial os assuntos mais quentes da internet – que podem ser agrupados por categorias – e apresentar gráficos de popularidade com dados bastante úteis para quem trabalha com estratégias de marketing digital, principalmente a produção de conteúdo.
Mas e então, o Google Trends é uma boa pedida?
Sim, mas fique sabendo que a função da página inicial do Google Trends não vai servir muito para você que trabalha com conteúdo em português. O que você realmente PRECISA conhecer é a função de pesquisa que exibe os gráficos de popularidade. Ela sim é muito útil.
Agora é hora de saber como o Google Trends vai te ajudar. Se você não tem ideia de como e por que você deve trabalhar com palavras-chave, clique aqui.
1- Mede a Popularidade, e não os números exatos
Muitas vezes você fica preso ao pensamento de que precisa de uma palavra-chave com um grande volume de busca expressado por números de 5 ou 6 digitos, e isso é um grande erro.
O Google Trends lhe ajuda a se desprender da ideia errônea de que quanto mais buscas mensais, melhor a palavra-chave.
A popularidade de um termo é medida através de um índice que vai de 0 a 100, e que pode mudar de acordo com os termos usados como comparação.
Vou te mostrar um exemplo…
Se eu fizer uma pesquisa pelo termo “filmes de ação”, que é uma segmentação da palavra-chave “filmes”, encontrarei o seguinte resultado:
Como você viu, a busca mostra altos e baixos, com um pico de popularidade no mês de setembro, chegando ao número 100.
No entanto, se eu adicionar o termo “filmes”, que é bem genérico, as coisas mudam de figura, pois o Google Trends irá calcular a diferença de popularidade entre os dois termos e apresentar outro número:
É por isso que o termo “Filmes de Ação”, que antes estava com 100, agora é mostrado com 1 ao ficar de lado com um termo mais genérico e, consequentemente, mais pesquisado.
Mas por que estou falando de números que, até agora, não parecem tão úteis para você?
Bem, porque eles realmente são úteis, e nos próximos itens vou te explicar como identificar isso.
2- Comparando Palavras-Chave
Uma das maiores vantagens do Google Trends, na minha opinião, é poder comparar a popularidade entre palavras-chave. Você pode fazer uma comparação com até 5 itens de uma vez só, como mostra a figura abaixo:
O gráfico é bem simples e funcional, ou seja, é prático e de fácil compreensão, assim como as demais funções do Google Trends.
Ao comparar tópicos de um mesmo segmento, você terá uma boa ideia da popularidade de cada um deles e poderá tomar a decisão mais eficaz para a produção de conteúdo ou até mesmo de anúncios online.
Na pesquisa da figura, por exemplo, descobri que filmes de terror estão atraindo mais o interesse do público, pelo menos neste ano, já que limitei os resultados apenas para 2015.
Isso significa que se eu quisesse promover um conteúdo nas redes sociais de um blog sobre filmes, o gênero de terror provavelmente seria a melhor opção.
Mas calma, ainda há outras formas de aproveitar os dados do Google Trends.
3-Identificando Momentos de Pico
Ainda no mesmo gráfico, é possível analisar o desempenho de todas as palavras-chave de acordo com o tempo, que pode ser dividido em anos, meses, semanas, dias ou até mesmo em horas!
Uma boa análise destes dados pode lhe mostrar tendências cíclicas, como o mês em que as pessoas mais pesquisam por um determinado termo, permitindo que você elabore um calendário de criação de conteúdo e/ou anúncios baseado nessas informações.
Mas além das tendências cíclicas, há outro tipo de tendência que você deve levar em consideração.
4- Tendência Regional
O próximo gráfico que você deve analisar no Google Trends contém os índices de interesse regionais, ou seja, você será capaz de saber em qual região do país – ou do mundo – as palavras-chave fazem mais sucesso.
A seguir, vou te mostrar 2 exemplos:
Neste, constatamos que o estado brasileiro com maior interesse em filmes de ação é Pernambuco.
Os filmes de terror, no entanto, são mais populares no estado de Alagoas, como mostra a figura abaixo.
Esses dados são muito valiosos durante a construção de campanhas, promoções, conteúdos, entre outros elementos que componham estratégias de negócios.
No entanto, vale ressaltar que nem sempre os dados geográficos estarão disponíveis. Isso depende bastante do volume de buscas dos termos pesquisados. Um bom exemplo disso é que em alguns casos você será capaz de segmentar ainda mais o mapa, mostrando as cidades, mas isso não acontece sempre.
Por fim, temos uma última leva de dados que pode e DEVE ser explorada por você com a ajuda do Google Trends.
5- Pesquisas Relacionadas do Google Trends
Em alguns casos este recursos pode ajudar bastante, em outros… nem tanto. É por isso que eu aconselho que você SEMPRE dê uma olhada nele, ok? Fica lá no final da página…
Na primeira imagem você está vendo os resultados mais comuns que envolvem o termo filmes de ação, ou seja, algumas variações dessa palavra-chave que estão sendo bem buscadas na internet, como “filmes de ação 2015” ou “Filmes de Ação Dublado”.
Saber disso é importante para poder delimitar ainda mais o tópico que você deseja abordar.
Ranquear um conteúdo com “Filmes de Ação 2015”, por exemplo, é mais fácil do que ranquear com a palavra “Filmes de Ação”.
No entanto, a verdadeira mágica deste recursos está na possibilidade de selecionar a opção “crescentes” para saber quais termos estão sofrendo um aumento de buscas no momento, ou seja, para saber o que realmente está “na boca do povo” agora.
Como você pode ver na figura abaixo, a pesquisa me mostrou dois termos que provavelmente contribuíram muito para o aumento do interesse em filmes de terror: dois filmes do gênero que estão gerando muitas buscas na internet.
Ao encontrar essa definição de “aumento repentino”, saiba que é porque o assunto está bem quente na internet, e definitivamente vale a pena investir naquilo que está quente.
Recapitulando
Com o Google Trends você pode:
– Medir a popularidade de uma ou mais palavras-chaves, sem se preocupar com o volume de buscas em números, deixando o Google lhe dizer se aquele termo é relevante ou não.
– Fazer comparações com até 5 palavras-chave para definir qual delas deve ser usada em sua estratégia.
– Avaliar o interesse em cada palavra-chave de acordo com o tempo e com a localidade, utilizando essas informações para traçar estratégias ainda mais focadas e segmentadas.
– Encontrar sugestões de palavras-chave
– Saber se há algum tópico que está chamando bastante atenção da internet repentinamente.
E agora, o que você deve fazer para começar a usar o Google Trends?
A minha dica é: comece a se acostumar com a plataforma e sempre a utilize quando quiser analisar uma palavra-chave. Faça isso antes de planejar o seu próximo conteúdo ou anúncio e veja os resultados que o Google Trends separou para você.
Se você gostou dessas dicas, saiba que temos várias outras dicas e técnicas de marketing digital que podem ser encontradas aqui no blog, ou na nossa área de membros.
Um abraço e até o próximo texto.
PS: Não se esqueça de fazer o teste com o Google Trends!