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Talvez você não faça ideia, mas grupos online, principalmente dentro do Facebook, podem trazer muitos benefícios para o seu negócio, especialmente para quem tem alunos. Quer saber por que e como isso acontece?

Experiência Real

Facebook Grupo Negocios Marketing Digital

Tudo que vou te contar agora é fruto de alguns meses que passei observando e interagindo no grupo de Facebook “Expert em Vendas Online”. Como você já deve ter percebido pelo nome, é um grupo formado por consultores de marketing digital focados em aumentar as vendas online de profissionais e empresas.

Qual é o objetivo desse grupo? Como ele foi criado? Por que esse depoimento é relevante para você? Vou falar sobre tudo isso agora…

Por que o grupo foi criado?

O Grupo foi criado pelo Natanael Oliveira, empreendedor e fundador do curso de formação Expert em Vendas Online. O objetivo era dar aos alunos do curso um espaço para tirar dúvidas e trocar experiências.

Explicando assim parece algo bem genérico e sem sal, né? Mas não é.

O Grupo Funciona (E Muito Bem!)

Facebook Grupo Negocios Marketing Digital

Quase todos os participantes do grupo são alunos do curso, com exceção de alguns empresários e membros da equipe do Natanael, como eu, que sou produtor de conteúdo.

Então, temos os seguintes perfis dentro do grupo

1- Alunos novatos, intermediários e veteranos (todos eles com dúvidas, sejam elas simples ou complexas)

2- Experts em assuntos relacionados às atividades de um consultor de marketing digital

Vou te explicar melhor o item 2:

Como disse anteriormente, sou produtor de conteúdo. Minha maior especialidade está na produção de textos, algo que faço desde 2009, mas atualmente também estou me dedicando à produção de vídeos.

Se alguém tem uma dúvida relacionada à produção de conteúdo, seja um texto ou vídeo, essa pessoa pode me marcar para contar com a opinião de alguém com experiência no assunto.

Além de mim, outros membros e colaboradores da empresa estão lá para tirar dúvidas e dar dicas sobre os mais diversos temas, e o próprio Natanael, criador do curso, faz questão de marcar presença diariamente no grupo, respondendo sempre que possível.

Facebook Grupo negocios marketing digital

Por último, mas não menos importante, devo citar que os alunos também compartilham bastante nesse aspecto.

Muitos alunos mais experientes ajudam os mais novos, sem contar nas experiências e dúvidas que cada um leva para o grupo, aumentando bastante o nível de conhecimento de todos os participantes.

Talvez você esteja se perguntando: “Ok, mas e como é que um grupo no Facebook vai ajudar o meu negócio?”

As Vantagens de um Grupo Vip no Facebook

Não importa o seu tipo de negócio. Se você consegue assumir a posição de professor, você com certeza tem como se beneficiar com esse formato.

Você pode ministrar um curso de produção de cervejas, treinamento para cabeleireiros, aulas de desenho…

Pode ter certeza de que os seus alunos têm muito o que perguntar e compartilhar dentro do grupo.

Agora que você entendeu que é possível fazer isso em vários segmentos de atuação, vamos às vantagens:

1- Bônus Para o Público

O grupo é como um diferencial para o seu curso, servindo até mesmo como um bônus. As pessoas se sentirão atraídas a participar de um “grupo exclusivo” com membros que possuem os mesmos interesses que elas.

2- É Gratuito Para O Seu Negócio

O Facebook é uma ótima plataforma por um simples motivo: tudo isso poderia ser feito em um fórum privado em uma área de membros? Sim, poderia. No entanto, quase todo mundo tem um perfil na rede social (que é acessado diariamente).

Muitas pessoas se esqueceriam de acessar o fórum diariamente, mas isso não é um problema quando o grupo está no Facebook. As pessoas receberão notificações nos seus perfis e poderão comentar até mesmo com o seu smartphone sem nenhum problema.

Isso é uma força extra para que o seu grupo continue ativo e não vire um peso morto. Além disso, você não terá o custo de criar uma área especial em um site, pois já está pegando emprestado o espaço do Facebook.

3- Conquista Depoimentos

Todo o valor que você passa para os seus alunos por meio de um grupo não é esquecido. Ao estreitar os laços com os membros, você acaba ganhando depoimentos e indicações que servirão como base para a aquisição de novos clientes e alunos.

4- Mais Engajamento -> Mais Tráfego -> Mais Vendas

Os seus alunos sabem o valor do seu trabalho e isso significa 2 coisas:

1- Eles estão mais propensos a compartilhar os conteúdos que você compartilhou com eles dentro do grupo (vídeos e textos em blog, por exemplo)

2- Eles sabem que vale a pena investir nos seus produtos, serviços e cursos. Alunos que participaram de um treinamento específico e obtiveram resultados tendem a fazer outros treinamentos com você para alcançar mais um objetivo.

5- Diminui A Taxa de Desistência ou Devolução do Curso

Facebook Grupo negocios marketing digital

Há pessoas que adquirem um curso mas por algum motivo não sentem a motivação necessária para continuá-lo.

Alguns pedem o dinheiro de volta (quando ainda estão dentro do prazo de devolução) e outros podem simplesmente para o curso e se lamentar.

No entanto, mesmo no segundo caso, que você ainda fica com o dinheiro, VOCÊ sai perdendo. A pessoa que deixou o dinheiro no seu curso e pulou fora, dificilmente fará uma boa propaganda para você, sem contar com o prejuízo que ela está carregando.

Ao criar uma comunidade de troca de experiências no Facebook, você está dando uma motivação extra para todos que desejam seguir em frente e continuar a aplicar os ensinamentos do seu curso. O aluno motivado poderá concluir o curso e você terá mais uma pessoa que poderá comprovar a eficácia dos seus ensinamentos. Todo mundo sai ganhando.

Você Deve Criar Um Grupo Para os Seus Alunos?

Veja bem, este é um compromisso que deve ser assumido como qualquer outro. Você poderá participar frequentemente do grupo? Outras pessoas estarão lá, além de você, para contribuir com as discussões?

Além disso, você deve ter percebido que usei a palavra alunos, não clientes. Há uma razão para isso…

Neste texto falei da relação entre pessoas que estão estudando algo em comum. Apesar de ser um tipo de “cliente”, o aluno está lá com o objetivo principal de aprender, e não de ficar cobrando os seus serviços.

Já ouvi falar de outros modelos de grupos, alguns deles para clientes, mas nunca participei de nenhum deles, por isso não posso aborda-los por aqui.

Recapitulando

As Vantagens dos Grupos Exclusivos de Facebook:

– Servem como um bônus para os seus alunos
– São gratuitos e mais ativos (Você “pega emprestado” o Facebook para criar um grupo)
– Aumenta o número de depoimentos positivos sobre o seu negócio
– Seus alunos tendem a consumir outros cursos e conteúdos, além de ajudarem a compartilhar o seu trabalho
– Dá motivação aos alunos, diminuindo a taxa de desistência e devolução

Se você quiser saber mais sobre como funciona o grupo exclusivo dos Experts Em Vendas Online, basta perguntar aqui nos comentários.

Além dele, também temos outro grupo, o do Portal Marketing Com Digital, exclusivo para os membros vips. Caso queira saber os benefícios da área vip, basta clicar aqui.

E aí, achou interessante a ideia dos grupos para trabalhar engajamento e dar um suporte especial para os seus alunos? Não deixe de comentar!

Até o próximo texto.