“Natanael, não aguento mais viver de altos e baixos, preciso saber o que é esse tal de vender todos os dias que você tanto fala”.
Nos últimos 12 meses eu tenho escutado frases como essa quase todos os dias.
Antes de explicar qual o primeiro passo para você fazer parte do grupo que vende todos os dias, deixa eu explicar um pouco mais sobre os bastidores das empresas e profissionais que NÃO vendem todos os dias.
Vou começar pelas empresas.
“Dobrei meu investimento em Tráfego e minhas vendas diminuíram”
A reclamação mais comum de todas é essa. Dobrei a verba para compra de tráfego e minhas vendas não dobraram.
Existe uma espécie de “ilusão” de que se você construiu uma lista de 10.000 leads para uma campanha e fez 100 vendas, basta comprar 20.000 e então você irá conseguir 200 vendas.
Existem inúmeros fatores que influenciam a taxa de conversão de uma campanha e o volume de tráfego, apesar de ser extremamente importante, de maneira alguma é fator determinante.
Imagine o seguinte cenário.
Eu faço uma palestra para 100 empresários, todos com um faturamento entre R$100.000 à R$500.000 por mês e então faço uma oferta de consultoria.
Imagine que das 100 empresas, 10 demonstram interesse em contratar minha consultoria de R$20.000.
Agora imagine que chegou o momento de realizar uma nova palestra, dessa vez eu tenho 200 empresários.
No entanto, 150 empresários tem um faturamento mensal na casa dos R$50.000 por mês.
Você acha que a taxa de conversão será a mesma?
É isso que tem acontecido com milhares de empresários que dependem toda a sua estratégia de uma ÚNICA maneira de vender, sem levar em consideração inúmeros fatores que impactam diretamente sua conversão final.
Eles basicamente compram tráfego em alto volume e entregam um mini-treinamento de 3 vídeos + 1 vídeo de vendas.
Esse modelo funciona? Sim, porém, não é a única maneira de vender e não deve ser tratada como a ÚNICA opção.
Veja apenas alguns exemplos de campanhas que podem e devem ser utilizadas pelas empresas. (Repare que o mini-treinamento é apenas uma dessas campanhas)
“Eu preciso de NOVAS fontes de faturamento… estou apagando incêndio para gerar faturamento todos os meses”
O segundo problema das empresas é que elas geralmente tentam vender o produto PRINCIPAL e de maior valor para pessoas que ainda não conhecem a empresa.
Vamos voltar para o exemplo da palestra.
Imagine que novamente irei fazer uma palestra para 100 empresários, no entanto, 50 desses empresários já compraram meu livro e fazem parte do meu portal de membros há no mínimo 6 meses.
Eles já me acompanham há um tempo e já aplicaram várias das estratégias que eu estou ensinando na palestra. Muitos deles inclusive já fizeram depoimentos falando a respeito do meu trabalho.
Agora chegou o momento de fazer a oferta da minha consultoria.
Quais minhas chances de ter uma boa taxa de conversão com esse público mais engajado?
É óbvio que são bem maiores, diferentemente de estar na frente de completo desconhecidos.
O problema é que muitos empresários estão se concentrando em realizar GRANDES campanhas para conseguir um GRANDE volume de vendas em um curto espaço de tempo, quando isso NÃO acontece, a empresa entra em grandes apuros.
Baseado em fatos reais…
Imagine uma empresa que estava esperando gerar 2 Milhões em faturamento com 1 Milhão de lucro.
Porém, ao final da campanha o resultado final foi 1 milhão de faturamento e R$300.000 de lucro.
Agora divida esse lucro por 6 meses (data planejada para a próxima campanha)
R$300.000 / 6 = R$50.000 por mês.
No entanto, a empresa esperava ter o valor de 1 milhão dividido por 6, seria algo em torno de R$167.000 por mês durante 6 meses.
Quando isso acontece, essa diferença de R$117.000 por mês precisa ser buscada de maneiras alternativas e é aqui que começa o que eu chamo de “apagando incêndio”.
O problema ainda maior é que na maioria dos casos, o empresário gastou MUITA energia e por muitas vezes não consegue manter o mesmo ritimo.
Outro fator que dificulta bastante é que durante a grande campanha, ele declarou publicamente que não venderia mais aquele produto até o próximo ano.
E agora?
“A Grande Vantagem de Vender Todos os Dias”
Quando você começa a verdadeiramente construir um Sistema de Vendas Online, você começa a pensar de uma maneira COMPLETAMENTE diferente.
Vamos voltar ao exemplo da empresa citada acima.
Imagine que ele tem como meta ter um faturamento de 2 milhões por ano. Isso dá um total de R$167.000 por mês.
Agora vamos dividir esse valor por dia.
R$167.000 dividido por 30.
Isso dá um total de R$5.560 reais por dia.
Esse é o PONTO de partida da construção de um Sistema de Vendas Online desenhado para vender TODOS os dias.
Agora existe uma meta diária extremamente específica, o que precisamos agora é criar uma sequência de múltiplas ofertas para gerar o faturamento de R$5.560 por dia.
Com isso em mente é preciso desenhar uma campanha de aquisição, que consiste basicamente em gerar um retorno financeiro para a empresa através de produtos de menor valor, ao mesmo tempo que aumenta o relacionamento com o público.
Essa é uma fase de preparação para a venda do produto principal.
Por exemplo:
Aqui na Marketing Com Digital nós temos um treinamento chamado Expert em Vendas Online é o nosso treinamento mais completo de todos, e também o de maior valor.
No entanto, nós temos um produto de menor valor que é o Projeto Consultor Digital, que é basicamente o primeiro módulo do Expert.
Esse produto prepara as pessoas para “terem coragem” de investir no Expert.
Não obrigatoriamente esse é o caminho que todos seguem, porém, para quem está com “medo” esse é o caminho mais seguro.
Isso faz com que nosso lucro aumente, afinal, o aluno acaba comprando 2 produtos.
A fase da aquisição gera faturamento imediato e prepara o público para a compra do produto principal.
Imagine que você tem um produto de R$5.000 e deseja fazer 40 vendas por mês, um total de R$200.000 de faturamento por mês.
Se você for tentar comprar tráfego direto para uma campanha que irá vender esse produto de R$5.000 sua taxa de conversão será muito pequena, seu custo de aquisição será maior e seus riscos maiores.
Você tentar vender um produto de R$5.000 sem que o seu público sequer te conheça, é a mesma coisa que pedir alguém em casamento logo no primeiro encontro.
Não é legal.
O que muitas pessoas fazem durante um GRANDE mini-treinamento é tentar diminuir essa falta de relacionamento naquele período de 10-15 dias.
Alguns iniciam esse processo com 20-60 dias de antecedência, enviando vídeos, etc.
No entanto, ainda assim é um relacionamento muito raso, pois não houve nenhuma transação.
Por isso o risco é sempre bem maior.
A Matemática Para Vender Todos os Dias.
É exatamente nessa etapa que a matemática para vender todos os dias é completamente diferente.
Nela você leva em consideração quantos clientes você já tem que estejam PRONTOS para avançar para um próximo nível.
Pense no seguinte cenário.
Ao invés de tentar vender 40 unidades do seu produto de R$5.000 de uma única vez e com uma única campanha, imagine que agora você tem um produto de R$297.
Agora imagine que TODOS os dias você vende cerca de 20 unidades.
Total em vendas: 20 * 297 = R$5.940 por dia.
Ao final do mês você tem um faturamento de R$178.200.
Além disso, você tem agora 600 clientes que já compraram o seu primeiro produto. (Depois que a pessoa compra o primeiro produto, ela entra em uma campanha para a oferta do produto principal de R$5.000)
Imagine que você usou 100% desse valor em publicidade. (Na maioria dos casos não é necessário investir 100% do valor dessa primeira venda em publicidade, esse valor também serve para “bancar custos fixos da empresa”)
Mas apenas para facilitar no exemplo, vou tratar como se fosse um investimento total.
Mais a frente vou explicar a razão pela qual o mesmo investimento em tráfego continua gerando vendas pelos meses seguintes.
Então vamos lá.
Imagine que você investiu R$178.200 em compra de tráfego.
Agora vamos imaginar que o valor médio do seu lead seja de R$2,50.
R$178.200 / R$2,50
Você teria cerca de 71.280 leads.
Além de 600 NOVOS clientes que compraram o primeiro produto, você tem agora uma nova base de 71.280 leads para executar novas campanhas.
Esse é o objetivo da campanha de aquisição.
01 – Construir uma lista de emails e de clientes com custo zero ou com um certo lucro.
02 – Preparar o seu público para a oferta principal.
Quando a pessoa entra na sua lista de emails, ela irá passar com um mini-treinamento, no entanto, vendendo um produto de menor valor.
Ao mesmo tempo que ela terá a oportunidade de conhecer melhor sua empresa, produto/serviço será mais fácil e rápido gerar uma venda imediata, pois o valor não será uma grande objeção.
Com isso você poderá iniciar suas vendas diárias, mesmo que sem lucro imediato.
No entanto, depois que a pessoa passa por essa primeira campanha, chegou então o momento de iniciar NOVAS campanhas vendendo o produto principal da empresa.
Uma Mudança Que Pode Dobrar ou Triplicar Seu Lucro
O que estou defendendo é que ao invés de criar GRANDES campanhas para tentar vender produtos de alto valor para pessoas que AINDA não te conhecem direito…
…é muito melhor, mais fácil e inteligente criar campanhas com produtos de um valor menor.
Isso irá gerar um faturamento imediato que servirá para pagar seu tráfego, além disso o seu público terá a oportunidade de te conhecer melhor, ANTES de adquirir seu produto principal e que te gera o maior lucro.
Você terá clientes comprando de 2 a 3 produtos, com um risco extremamente MENOR para o seu negócio.
O Mesmo Tráfego Com Novas e Novas Vendas
Imagine que você fez um investimento de compra de tráfego em Janeiro. 10.000 novas pessoas entraram na sua lista.
Geralmente as pessoas tentam vender uma ÚNICA vez com uma grande campanha de mini-treinamento.
Agora imagine que você ofereceu o seu produto através de um mini-treinamento, para quem não comprou, você convidou para participar de uma nova campanha, como uma aula ao vivo, por exemplo.
Agora imagine que a cada 15 dias você realiza uma nova campanha.
É isso que faz com que o mesmo tráfego gere novas e novas vendas.
Existem muitas pessoas que apenas disseram “AINDA NÃO” para o seu produto/serviço.
Seja por insegurança, falta momentânea de recursos ou por ainda não confiar em você.
Tudo o que essas pessoas precisavam era de novos contatos com seu conteúdo + oferta. Simples assim.
Se você continuar fazendo campanhas, é muito provável que pessoas que entraram na sua lista em janeiro, comprem em fevereiro, março e assim por diante.
É incrível ver a quantidade de empresas que deixam as pessoas “abandonadas” porquê elas não compraram na hora que eles queriam.
Gosto da frase do Dan Kennedy que diz o seguinte: “As pessoas compra quando estão PRONTAS para comprar, não quando sua empresa está pronta para vender”.
Se você quer vender todos os dias, diariamente você precisa estar preparando seu público. Simples assim.
Esse artigo foi apenas a “introdução” do Treinamento sobre o Mapa Completo de Como Vender Todos os Dias de Maneira Segura, Previsível e com Lucro de Verdade.
Como um Consultor Especialista em Vendas Online pode aproveitar o mercado do “Como Vender Todos os Dias”
Como eu expliquei no começo desse texto, a grande maioria dos empresários que hoje estão tentando vender através da internet, sofrem com a falta de um modelo seguro, previsível e que realmente gere lucro de verdade.
Por essa razão milhares de empresários estão extremamente preocupados com o futuro de suas empresas.
É nesse cenário que os Consultores Especialistas em Vendas Online entram em cena.
Eles são capazes de usar a Matemática das Vendas Diárias para criar um plano seguro, previsível e realmente lucrativo para os seus clientes.
Mas para isso é preciso muito estudo e especialização nas campanhas de vendas online.
Não somente no planejamento mas na execução de cada uma das etapas, seja na geração de tráfego, criação de oferta ou planejamento anual.
A minha recomendação para você que está entrando no incrível mercado da consultoria é se especializar na arte de vender todos os dias.
O seu próximo passo ideal é participar do nosso treinamento gratuito sobre o assunto. Faça sua inscrição gratuita aqui.
Então é isso.
Espero que você aproveite a oportunidade.
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