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Tá perdido e não tem ideia de que tipo de conteúdo precisa produzir para a sua estratégia de marketing digital? Então clica aqui que vamos te ajudar.

Não importa se você vai produzir um texto, vídeo, podcast… qualquer tipo de conteúdo segue uma linha de raciocínio que é cheia de padrões. Basta você parar para prestar atenção nos links compartilhados pelo Facebook, por exemplo.

– 10 Coisas Que Você Não Sabia Sobre A Marvel
– 22 Gatos Que Acham Que São Donos Da Casa
– 15 Coisas Para Deixar o Seu Dia Mais Alegre

E por aí vai…

O que eu acabei de lhe mostrar foram alguns exemplos dos conteúdos conhecido como “Listas”. Todos eles falam sobre coisas bem diferentes, como você pode ver, mas seguem um padrão de organização e apresentação das informações.

É usando o modelo de lista que eu vou te mostrar alguns tipos de ideia que você pode usar para criar conteúdos para a sua estratégia de Inbound Marketing, ok?

Caso queira aprender mais sobre tipos e modelos de conteúdo, é só clicar aqui.

Agora, vamos à nossa lista de ideias!

1- X Melhores da Semana / Mês / Ano

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Dependendo do volume de conteúdos que você publica, é possível selecionar os melhores, mais lidos, mais compartilhados, enfim, fica ao seu critério, da semana, mês, ano…

Aqui no Marketing Com Digital, por exemplo, temos no nosso cronograma a pauta Top X Textos Mais Lidos de 2015.

Nela, vamos listar os textos (podem ser 5, 10, 15) mais lidos do portal no ano de 2015. Nada impede que você faça isso escolhendo um período menor, como um semestre, por exemplo.

Sites com um grande volume de conteúdos diários, como os especializados em notícias, costumam selecionar os conteúdos mais lidos da semana.

O mais legal desse modelo é que ele é bem chamativo para as redes sociais. Deixa eu te dar um exemplo.

Mesmo que você crie apenas um “Mais Lidos do Semestre”, nada impede que todo mês você selecione os mais lidos do mês e faça uma divulgação especial desses conteúdos nas redes sociais.

Na hora de listas os conteúdos, aconselho que faça um pequeno resumo de cada um.

Este é um tipo de conteúdo cujo o único trabalho é o de curadoria, ou seja, você precisa analisar dados e revisitar conteúdos passados para produzir a lista. Nada muito trabalhoso.

2- Séries

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Enquanto o modelo anterior é ótimo para quem já tem vários conteúdos, este funciona muito bem para quem está começando ou quem já publica conteúdos recorrentemente.

Tudo que você precisa fazer é criar uma série de vídeos, textos ou podcasts que siga uma continuidade ou que tenha alguma ligação com um tema específico. Por exemplo:

Em nosso blog, fizemos uma série que falava sobre autoridade online. Ela foi composta por 6 textos. O primeiro dava uma visão geral de autoridade online, mostrando 5 maneiras de obtê-la.

Essas 5 maneiras foram aprofundadas em outros 5 textos, cada um deles falando detalhadamente sobre um dos tópicos abordados no texto inicial.

Autoridade Online:

– Produção de textos
– Vídeos para Youtube
– E-books
– Webinários
– Infográficos

Esse é um exemplo de uma série que fala sobre assuntos diferentes, porém, interligados por algo, que neste caso é a autoridade online.

Há também a possibilidade de você criar séries que falem de um assunto só, mas de forma dividida.

Eu poderia, por exemplo, criar uma série falando sobre “Como Criar Um Canal do Youtube”, dividida em X episódios.

Cada um deles abordaria uma das etapas, como a definição das pautas e cronogramas, escolha dos equipamentos, edição…

O modelo de séries é vantajoso porque deixa mais fácil a escolha de pautas para os seus conteúdos. Ao produzir uma série você já sabe quais são os próximos 3, 4 ou 5 conteúdos que estão por vir, e todos eles estão interligados de alguma forma, seja direta ou indiretamente. Isso por si só deixa tudo mais fácil.

Outra vantagem (muito boa, por sinal) é que as pessoas tendem a acompanhar a sua série caso gostem do primeiro conteúdo consumido, ou seja, é uma boa forma de ganhar público recorrente.

3- Guias

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Há duas maneiras simples de fazer um guia. Seguindo um formato de tutorial, ou seja, ensinando o passo a passo de algo, como uma receita, ou simplesmente agrupando conteúdos em uma ordem lógica de aprendizado.

Deixa eu te mostrar um exemplo…

Lembra do item número 1, que fala sobre os “melhores da semana, mês ou ano”? Então, você pode fazer um guia seguindo o mesmo modelo. A diferença é que o seu critério de escolha de conteúdos não será pelo número de visualizações, compartilhamentos ou algo do tipo.

Aqui, o objetivo é selecionar e organizar os seus conteúdos em uma ordem lógica para que eles sejam consumidos pelo seu público da maneira mais prática possível.

Um exemplo que eu posso te mostrar é um guia que fiz sobre Inbound Marketing. Selecionei vários dos textos que publiquei em nosso blog e os ordenei pensando em por onde seria melhor começar o aprendizado sobre o tema.

Se você tem vários conteúdos que abordam um tema geral em comum, é possível organizar este tipo de conteúdo sem nenhum problema, assim como no item 1. Não se esqueça de dar uma olhada no exemplo que indiquei para ter uma ideia de como isso funciona.

4- Entrevistas

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Algumas pessoas podem ter medo ou algum tipo de receio de fazer entrevistas, mas pode ter certeza de uma coisa: esse é um tipo de conteúdo que vale a pena.

Se o seu negócio consegue trabalhar com Inbound Marketing, há como utilizar entrevistas em sua estratégia.

O seu trabalho com este tipo de conteúdo é entrar em contato com o futuro entrevistado e preparar as perguntas que serão feitas durante a entrevista.

As vantagens são bem variadas, de acordo com o tipo de entrevistado que você escolheu, mas geralmente entrevistas agregam autoridade e valor ao entrevistador.

Se isso ficou meio vago, não se preocupe. Neste outro texto eu falo tudo que você precisa saber sobre as vantagens de realizar entrevistas dentro da sua estratégia de produção de conteúdo.

5- Reciclagem de Conteúdo

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Esta não é exatamente uma ideia, e sim uma técnica muito usada por produtores de conteúdo no mundo inteiro.

Não é nada difícil ver empresas e profissionais aplicando estratégias de Inbound Marketing em mais de uma mídia. Isso significa que, muitas vezes, quem produz para um blog, por exemplo, também produz para um podcast ou até mesmo para um canal no Youtube.

E aí, você vai ter que ficar quebrando a cabeça pra pensar em conteúdos diferentes para cada plataforma? Não mesmo, pelo menos não inteiramente.

É claro que é interessante que cada plataforma tenha os seus conteúdos exclusivos, pois isso aumenta as chances do público acompanhar todas elas, mas isso não impede que você tenha o mesmo conteúdo em plataformas diferentes.

Muitas vezes não precisa nem ser o mesmo conteúdo, basta que você use algo já existente como base para um novo conteúdo que seria divulgado em uma outra mídia.

Se você tem um texto em um blog, que tal usá-lo como um roteiro base para o seu próximo vídeo? A ideia é mais ou menos essa.

Você pode entender melhor esse conceito (e ver dicas de como aplicá-lo) no texto Conteúdo Reciclável.

Recapitulando

– Melhores da Semana / Mês / Ano
– Séries
– Guia
– Entrevistas
– Conteúdo Reciclável

Estas são apenas algumas ideias práticas para poupar o seu tempo na produção de conteúdo ou para facilitar a programação do seu cronograma.

Caso queira conferir um passo a passo de como aplicar a sua estratégia de inbound marketing e até mesmo aprender a criar esses e outros tipos de conteúdo, indico que faça parte da nossa área de membros VIP. Eu mesmo dou várias orientações sobre produção de conteúdos por lá.

Espero que a lista tenha sido útil para você. Um abraço e até a próxima!