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É um aluno do Expert em Vendas Online? Então há um recado para você neste texto.

Você lê frequentemente? Tira algum aprendizado dos textos ou livros que lê?

Percebi que muitos EVOs sentem problemas para produzir conteúdos, principalmente quando estamos falando de produção de texto.

Não importa se são pequenas ou grandes dificuldades, ou até mesmo se você não tem dificuldade alguma. Acredito que este texto pode lhe ajudar a ter uma nova perspectiva de um dos seus maiores momentos de aprendizado: a leitura.

A seguir, veja 5 Razões Pelas Quais Você Deve Ler Com a Mente Aberta:

1- Aprender coisas novas (até quando você não espera)

aprender novas

Você não vai aprender coisas novas apenas ao ler textos ou livros com títulos chamativos sobre algo que você ainda não conhece.

Até mesmo em textos que abordam temas que você já conhece é possível encontrar dicas inéditas e muito úteis. Isso vive acontecendo comigo e tenho certeza de que irá acontecer com você. Vou te dar um exemplo…

Há 1 ano e meio estou estudando bastante a plataforma Youtube, mas só na parte orgânica do negócio.

Mesmo assim, sempre que vejo algum texto com X Dicas Para Ter Sucesso no Youtube, ou com qualquer título que me dê a impressão de que algo útil sobre Youtube será ensinado, clico no link pelo menos para passar o olho nos tópicos e ver se tem algo que eu não conheço dando sopa por ali.

Muitas vezes vejo dicas superficiais, mas já encontrei algumas informações muito úteis fazendo isso, como um link para um site que dava orientações de como criar thumbnails chamativas.

A dica que eu quero passar com isso é: mesmo que o título lhe faça achar que sabe todas as informações que estão em um texto, abra o link e pelo menos dê uma rápida olhada nos tópicos. Você pode acabar encontrando um diamante.

2- Ter referências

referencia conteudo

Eu tenho um amigo que é formado em gastronomia, trabalha em um grande restaurante e que pretende criar um canal de culinária no Youtube. Sabe qual deve ser o primeiro passo dele? Assistir aos vídeos de outros canais de culinária.

Ter uma referência não significa que você irá copiar o conteúdo de alguém ou perder a sua autenticidade. É tudo uma questão de entender certos modelos e ser capaz de reproduzi-los.

No caso do canal de gastronomia, por exemplo, existem certos enquadramentos de câmera que precisam ser seguidos para apresentar a comida, entre outras coisas…

O mesmo vale para um estudante de jornalismo. Antes de fazer a sua primeira entrevista ele deve estudar outras entrevistas para ter uma ideia de como se portar e interagir com o entrevistado.

Se você é um Expert em Vendas Online, você trabalha constantemente com produção de conteúdo, seja uma palestra, webinário, e-book, texto em um site, vídeo… Pode ser que isso seja produzido para você ou para o seu cliente. Não importa.

O importante aqui é que você tenha referências para saber julgar se o conteúdo produzido está dentro de certos parâmetros de qualidade, se ele foi desenvolvido com os objetivos certos em mente…

Para ser capaz de perceber tudo isso você só precisa fazer algo bem simples: consumir conteúdos.

Essa dica vale para qualquer tipo de conteúdo, mas queria enfatizar mesmo o hábito da leitura, e vou te dizer o motivo no próximo item.

3- Organizar as ideias de maneira lógica

organizar ideias

Muitos alunos do curso Expert em Vendas Online já tiraram dúvidas comigo ou pediram para que eu desse uma lida nos textos publicados em seus blogs.

Sabe o que eu notei? Boa parte dos consultores se preocupa com os erros de português, mas eu vou te dizer uma coisa… isso não importa tanto quanto eles pensam que importa.

É claro que faz alguma diferença, principalmente em setores como a área jurídica, mas o objetivo principal de um Expert em Vendas Online que está construindo a sua autoridade é ser capaz de mostrar aos seus futuros clientes que ele realmente pode ajudá-los.

Os textos criados com esse objetivo precisam ser persuasivos, quebrar objeções, mostrar vantagens…

Um texto só consegue reunir efetivamente todos esses elementos quando segue uma ordem lógica.

Eu já li textos com informações úteis, mas que não estavam bem entrelaçadas. Como assim?

Eu, que tenho conhecimentos da área, entendia o que o texto estava tentando explicar, mas pessoas de fora, sem nenhum tipo de conhecimento de marketing digital, ficariam meio – ou completamente – perdidas.

E qual é o segredo para conseguir produzir textos que seguem uma ordem lógica?

Pra falar a verdade, não há segredo algum, apenas 2 dicas:

– Leia bastante. Adquira REFERÊNCIAS, como mencionado no item 2.
– Pratique, ou seja, escreva. Escreva mesmo que os seus primeiros textos fiquem ruins. (Vou falar mais sobre isso em um próximo texto)

Por experiência própria também posso dizer que o mesmo vale para qualquer conteúdo (e acredito que pra qualquer coisa que você fizer na vida), pois fiz assim com a produção de vídeos para o Youtube e, recentemente, comecei a fazer o mesmo com podcasts.

4- Treinar outros idiomas

treinar outros idiomas

Sei que muitos Expert em Vendas Online ainda não dominam a língua inglesa ou até mesmo outro idioma estrangeiro, mas anote essa sugestão para quando você for começar seus estudos, ok?

Boa parte do conteúdo que leio online, seja ele voltado para fins profissionais ou pessoas (entretenimento), está em inglês.

Ler dicas de marketing digital e empreendedorismo em sites de outra língua não só é uma boa maneira de aprender coisas que ainda não chegaram aqui, como também é uma boa forma de pegar notícias quentes sobre redes sociais e ainda praticar outra língua.

5- Encontrar inspiração

inspiração texto

Por último, mas não menos importante, ler constantemente é uma ótima forma de aguçar a sua criatividade.

O meu checklist com 22 Coisas de Extrema Importância Para Qualquer Canal no Youtube foi produzido a partir de uma ideia que tive ao ler um guia com dicas importantes para Youtubers.

Agora, muito cuidado com isso. Não estou dizendo para você se apossar ou copiar algo produzido por outra pessoa, não é isso.

Muitas vezes eu nem leio completamente o texto que usei como base de inspiração. Deixa eu te explicar…

Imagine que você viu o título do meu texto no Facebook e decidiu fazer algo parecido. Você clica, chega até aqui e simplesmente vai “pulando” o texto para ver o título de cada tópico. É isso que você encontra:

– Aprender coisas novas
– Ter referências
– Organizar as ideias de maneira lógica
– Treinar outros idiomas
– Encontrar inspiração

Pronto, você nem leu o que cada item dizia. Apenas pegou os tópicos e decidiu dar a sua opinião sobre cada um deles.

Outras vezes eu faço algo parecido com isso, mas juntando itens de 2 ou mais textos. De vez em quando eu transformo 2 tópicos em 1 só com mais detalhes…

Também tem algo que acontece com frequência: estou lendo um texto com 5 itens, por exemplo, e escolho 1 dos itens para fazer um texto só sobre ele.

Essas são só algumas das coisas que acontecem nos meus bastidores de produção de conteúdo.

Recapitulando

Aprender coisas novas
Ter referências
Organizar as ideias de maneira lógica
Treinar outros idiomas
Encontrar inspiração

Esses são os motivos que me fazem acreditar que você deveria ler mais e constantemente. Você é um Expert em Vendas Online, precisa saber vender a sua imagem para seus futuros clientes.

Você já tem um redator para produzir os seus textos e criar autoridade com um blog? Alguém que possa escrever um roteiro para os seus vídeos? E uma pessoa para preparar as suas palestras e webinários?

Provavelmente você não tem uma pessoa para fazer isso por você, e esse é o primeiro motivo pelo qual você deve aprender a produzir bons conteúdos!

Se você precisa de ajuda com isso, aconselho que dê uma olhada no meu guia de produção de conteúdo. Tá cheio de “técnicas ninja”.

Se quiser ir ainda mais adiante nos estudos, dá uma olhadinha nos cursos da nossa área de membros. Temos muitas DICAS VALIOSAS sobre produção de conteúdo, sem contar as dicas de marketing e empreendedorismo.

Leia mais, e sempre.

Até o próximo texto!