Marketing com Digital

3 Razões para você não depender apenas de cursos online

Recentemente eu fiz uma série de vídeos falando sobre não depender de cursos online. Eu sei que no começo isso parece soar muito estranho, vindo de alguém que possui uma série de cursos online. Sim, eu sei que parece estranho. rsrs.

Mas eu prometo que você irá entender exatamente o que eu quero dizer com não depender de cursos online.

Como produtor digital, naturalmente irá fazer parte do seu mix de produtos alguns cursos online, formações, treinamentos mais completos com módulos, etc. Porém, essa não é a única possibilidade.

E é exatamente isso que eu quero explicar para você com mais detalhes nesse artigo.

Vamos entender isso com mais detalhes:

01: Identifique se nesse momento o seu mercado precisa de novos cursos ou novos processos

Essa é uma das análises mais importantes que você precisa fazer acerca do seu nicho de mercado. As pessoas estão com excesso de informações ou faltam informações sobre determinado tema?

Quando eu comecei, o tema SEO já era bastante conhecido. Essa foi a minha primeira grande habilidade no mundo digital. Eu comecei a dominar fortemente esse tema. Mas eu “cheguei atrasado”. Já existiam cursos famosos, pessoas reconhecidas no mercado, ou seja, se eu fosse tentar criar mais um curso, a dificuldade seria enorme.

Foi quando eu aprendi esses conceitos que eu estou te ensinando hoje, que consiste em criar produtos digitais, e não necessariamente cursos. Eu criei um produto chamado: Programa de Formação em SEO. Apesar de não ter sido um dos melhores nomes para um produto, a oferta fez o seu papel principal.

Eu não vendi “aulas de SEO”, eu prometi que eu iria apresentar em detalhes, os processos que eu utilizava na minha agência de SEO, na época, a Nordeste SEO. Essa foi a minha promessa.

Nós temos 4 pilares que usamos na agência, eu decidi abrir esses bastidores e durante 4 semanas eu irei fazer encontros ao vivo, te explicar todos os detalhes e pessoalmente te ajudar a implementar na sua empresa. Bingo!

Eu vendi esse produto para muitos profissionais que já tinham feito vários cursos de SEO, ou seja, eles já tinham muita informação, porém, estavam apenas confusos, ou precisando de um processo mais validado e testado.

Por isso é importante você analisar se no seu mercado, esse é um momento para ensinar algo novo, ou simplesmente explicar algo “velho” de uma maneira diferente.

02: Crie acervos com algo que você já tem pronto e que pode simplesmente ser vendido para que outros usem imediatamente

A primeira oportunidade apresentada no tópico 01, envolve você vender os bastidores de algo que você faz, ou seja, você vai apresentar em detalhes algum processo ou método que você criou. É importante que seja um método para colocar em prática algo que já seja conhecido pelo seu público.

Já nessa segunda oportunidade, estou falando sobre você simplesmente vender algo pronto, organizado, estruturado. Eu tenho um treinamento chamado Emails Lucrativos. Que é basicamente a união dos meus melhores templates de emails. Eu simplesmente abro os arquivos dos emails que eu escrevi, e eu explico o porquê de cada uma das partes, e libero para download.

Eu poderia simplesmente vender os modelos, afinal, muitas pessoas compram o produto, fazem o download dos emails e não assistem a nenhum vídeo. Mas eu quis deixar “algo a mais”, para quem quisesse entender um pouco mais dos bastidores.

Esse é um dos produtos com a maior taxa de conversão. Tudo o que envolva a ideia de Acervo, Checklist, Pacote, Modelos Prontos, são vendidos com muito mais facilidade.

É importante que você esteja vendendo algo que o seu público já reconheça como uma necessidade, ou seja, que existam outros cursos online que destaquem a importância do que você está vendendo.

Exemplo: Atualmente no mercado digital, existem vários cursos, eventos e programas que falam sobre a importância do CopyWriting. É por isso que eu tenho cursos com modelos, templates, tutoriais, mapas mentais. Eu deixo que outras pessoas vendam a necessidade e eu vendo a “facilidade”.

03: Identifique temas de longo prazo e monetize inúmeras vezes com o mesmo produto

Eu já vi várias pessoas perderem cursos completos, após uma mudança em alguma ferramenta, plataforma ou algo do tipo. Eu mesmo perdi um curso de Google Analytics, quando a plataforma mudou o painel de controle. Praticamente 90% das minhas aulas perderam o sentido, pois eles mudaram completamente o layout.

Essa é uma tremenda desvantagem de um curso online. Dependendo do contexto, com o passar do tempo fica muito difícil vender o mesmo produto várias e várias vezes. Você acaba ficando refém de criar novas versões, porém, fica sempre mais difícil provar que tem algo novo em um curso “velho”.

Já quando você entende a lógica dos produtos digitais, fica tudo muito mais simples. Eu tenho um treinamento chamado Blog de Negócios, que continua extremamente atual, afinal, é o mesmo tipo de estratégia que eu uso para vender usando os nossos blogs.

Porém, durante algum tempo, eu parei de produzir conteúdos no nosso blog, porque eu decidi experimentar outras estratégias com mídias sociais, como YouTube e Instagram. A partir do momento que eu volto a criar ações com o meu blog, imediatamente eu consigo reativar as vendas, pois desperta o interesse da minha audiência.

Em outras palavras, se eu tivesse vendido como um curso, eu perderia a oportunidade de continuar vendendo, afinal, o tema teria ficado “velho”.

Eu posso voltar em 2019, 2020, 2030…. e simplesmente falar. Olha! Eu decidi compartilhar o que eu estou fazendo HOJE para vender com o nosso blog. Eu separei os melhores artigos, a estrutura de conteúdo, as headlines, os templates, absolutamente TUDO o que você precisa saber sobre o assunto.

Percebe como eu posso dar vida ao tema na hora que eu quiser? Esse é o poder de ter um produto digital ao invés de apenas um curso.

Mas esse é um assunto que nós iremos continuar tratando em breve.


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