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Você quer investir no marketing de conteúdo mas sente dificuldade em organizar informações e ideias dentro de um texto?

Continue lendo este texto e aprenda, agora, como fazer isso e escrever um conteúdo relevante com praticidade.

Categorizando os textos

Todo texto que escrevemos para um blog tem um objetivo, e eu não estou falando simplesmente de “aumentar as vendas online”.

Ao identificar e categorizar estes objetivos, redatores experientes são capazes de escrever um texto relevante e atraente para o público-alvo com muita facilidade, até mesmo sobre conteúdos que eles não dominam.

Eu explico isso em detalhes no texto: Tipos de Conteúdo: Você Pode Escrever Textos Sobre Qualquer Assunto.

Se você seguir a lista abaixo, que separa os tipos de conteúdo de acordo com seus objetivos, pode ter certeza de que produzir textos para blogs será algo muito mais prático a partir de hoje.

01 – Conteúdos de utilidade

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Os conteúdos de utilidade, como o nome diz, visam dar algo útil ao público, como uma dica que pode ser posta em prática já ao final do conteúdo. Os modelos de texto mais indicados para este tipo de conteúdo são:

Lista

O modelo de lista é o coringa da produção de conteúdo, pois serve para todas as ocasiões. Alguns exemplos deste modelo em conteúdos de utilidade são:

– 10 Melhores Raças de Cachorro Para Criar em Apartamento
– 12 Coisas que Você Deve Fazer Quando For Para a Disney
3 Razões Para Usar Categorias em Seu Blog

O começo, meio e fim do texto é muito bem definido.

O começo é uma introdução ao tema, o meio é a lista em si, com cada item enumerado e com sua própria descrição, enquanto o fim fica reservado para o seu Call to Action.

Não importa se você vai escrever 3 linhas ou 3 parágrafos sobre cada item. Basta reunir as informações que você tem sobre o tópico e fazer um pequeno resumo sobre elas.

A vantagem do modelo de lista: trabalhar com pequenos resumos (por item) é mais fácil do que conseguir conectar os parágrafos de um texto grande. Cada item está isolado em seu canto e você não precisa fazer uma conexão entre os parágrafos.

Este é o modelo de texto mais fácil de utilizar.

Tutorial

Também conhecido como passo a passo, o modelo de tutorial é, basicamente, uma lista cujo cada item tem a finalidade de dar instruções específicas sobre um determinado procedimento.

Usar imagens, como prints ou fotos, em cada item de um tutorial não é obrigatório, mas é algo que ajuda muito o leitor.

Estudo de caso

O nome vai direto ao assunto. Este modelo vai mostrar os resultados da evolução de alguém ou de algo após a aplicação de alguma estratégia capaz de gerar ótimos resultados.

Este tipo de conteúdo normalmente é dividido em:

– Estratégia e Promessa: comece falando da estratégia e diga o que ela é capaz de fazer

– Antes da aplicação da estratégia: mostre como era a situação da pessoa/empresa/coisa antes da aplicação da
estratégia

– Estratégia entrando em ação: dê exemplos de como alguns dos pontos chaves da estratégia foram aplicados

– Depois da estratégia: mostre como está a situação da pessoa/empresa/coisa DEPOIS da aplicação da estratégia e faça um comparativo para analisar os benefícios

Vantagem do modelo estudo de caso: ele tem um ótimo poder de argumentação, principalmente quando você mostra ser capaz de aplicar a estratégia em diferentes situações e ainda conseguir ótimos resultados.

Problema e Solução

Este modelo de conteúdo é um dos mais básicos para quem quer posicionar textos na primeira página do Google, já que muitas pessoas usam a internet para solucionar dúvidas e problemas.

Basta identificar um problema do seu público-alvo e mostrar como ele pode ser solucionado.

Um bom exemplo é o texto: O Primeiro Passo Para Criar um Produto Online

FAQ

Esta sigla é utilizada mundialmente na internet, e seu significado é: perguntas feitas frequentemente. Selecione uma ou mais perguntas frequentes do seu público-alvo e faça um texto com a(s) resposta(s).

Vantagem do FAQ: a estrutura pode ser bem simples, usando apenas a réplica da pergunta e uma resposta direta em seguida.

SAQ

A sigla, traduzida para o português, significa algo como perguntas que deveriam ser feitas. Isso significa que, muitas vezes, sua audiência não sabe que está deixando pontos muito importantes passarem despercebidos.

Você, como detentor deste conhecimento, deve mostrar ao seu público quais perguntas importantes ele está deixando de fazer.

Todo o modelo do conteúdo funciona como o FAQ.

02- Conteúdos de socialização

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O objetivo deste tipo de conteúdo é ajudar o público ao mesmo tempo em que você interage com personalidades ou outros profissionais.

Entrevistas

Entrevistas tem um poder muito forte dentro do marketing de conteúdo, e aqui estão apenas alguns exemplos:

– Elas mostram que, além de você, outra pessoa conseguiu ter sucesso naquilo que você promove

– Profissionais que atuam no mesmo segmento podem ser especialistas em diferentes áreas, trazendo informações inéditas para o seu público

– Sua autoridade é reconhecida, pois seu público verá que você tem bons contatos.

Vantagem de entrevistas: você não escreve muito, pois só precisa planejar as perguntas.

Opinião de especialistas

Peça a opinião de especialistas sobre um tema com vários tópicos ou sobre um tópico específico de um determinado tema.

Se vou falar sobre o poder das redes sociais no marketing digital, por exemplo, posso requisitar que cada especialista fale especificamente de uma rede, assim como posso explorar as diferentes visões de como uma determinada rede influi no marketing digital.

Assim como a entrevista, você não precisará escrever muito neste modelo de conteúdo.

Vantagem do modelo opinião de especialistas: seu conteúdo, provavelmente, terá um alcance bem maior, pois os próprios especialistas o compartilharão com as suas audiências.

O Melhor da Internet

Faça uma curadoria de conteúdo e escolha os melhores conteúdos que você viu pela internet recentemente.

Vantagem do modelo melhor da internet: você é capaz de passar valor para o seu público sem precisar se preocupar em escrever grandes conteúdos.

O único trabalho é o da pesquisa, mas se você costuma se manter informado sobre sua área, isso não é trabalho algum.

Indicação da semana

Este modelo é parecido com o apresentado acima, mas tem uma grande diferença: o foco.

Aqui, apenas um conteúdo será selecionado, pois você quer que ele tenha toda a atenção focada nele. É uma ótima forma de promover conteúdos de parceiros, mas o modelo também pode ser usado para promover seus conteúdos.

03- Conteúdo Promocional

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Este tipo de conteúdo deve ser usado com muita cautela, pois você irá trabalhar com uma forte promoção de seus produtos e serviços.

Comparação

Este tipo de conteúdo pode ser projetado de diversas formas, como:

– Produtos/serviços de diferentes empresas sendo analisados por terceiros, como um site de tecnologia analisando modelos de smartphones.

– Você mesmo comparando seus produtos/serviços com os de um cliente

– Comparação entre produtos/serviços de uma mesma empresa, como uma agência de viagem comparando dois tipos de pacotes de viagem para o mesmo destino, ou até mesmo para destinos diferentes.

Independente da situação, o objetivo deste conteúdo é analisar os pontos fortes e fracos de cada produto/serviço, ajudando o leitor a fazer sua escolha com mais segurança.

Dicas de utilização de produtos

Temos vários produtos em nossas casas e dificilmente sabemos utilizar todo o potencial que eles nos oferecerem.

A ideia é se conectar à sua audiência através de dicas sobre como utilizar de maneira prática e útil os produtos e serviços que eles consomem (seus ou dos seus clientes, no caso).

Este modelo é muito parecido com o de problema e solução e o SAQ, com a diferença de que é aberta e diretamente focado em ajudar a audiência a usar seus produtos/serviços com maior eficiência.

Novidades sobre um produto/serviço

Seu produto/serviço recebeu um upgrade e tem novas funções? Fale das novidades para a sua audiência.

Este modelo de conteúdo oferece uma promoção sutil, mas muito eficaz e simples de ser produzida.

04- Conteúdos de Engajamento

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Apesar de tirar dúvidas e ajudar o público, o principal objetivo deste tipo de conteúdo é melhorar a relação entre você e seu público com estímulos de engajamento.

Perguntas da audiência

Você pode achar que este modelo é igual ao FAQ, mas não é. O objetivo aqui não é responder perguntas frequentes, e sim selecionar perguntas específicas de algumas pessoas da audiência.

Isso significa que você vai sair de uma abordagem geral, utilizada pelo FAQ, para usar uma abordagem mais pessoal, respondendo diretamente os questionamentos do seu público.

Ao mostrar que você ouve as vozes individuais do seu público você ficará mais perto da sua audiência.

Pergunta para a audiência

É o seu turno de perguntar e esperar por uma resposta. Faça uma pergunta para a sua audiência, diga por que é importante que você saiba a opinião deles e peça para que deixem a resposta nos comentários.

Experiência do consumidor

Você pode convidar um consumidor para que ele conte a experiência que teve com o seu produto. Este modelo pode seguir tanto uma via de depoimento, mais simples, como até mesmo se tornar um estudo de caso.

Isso gera bastante engajamento, pois seu público consegue se enxergar facilmente na pele do consumidor que está contando a experiência.

Conclusão

E então, acha que os modelos de texto vão lhe ajudar a produzir seus próximos conteúdos? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Estes são alguns dos modelos mais eficientes que você pode usar para alavancar seus negócios com ajuda da internet, mas fique sabendo que há muito mais.

Se quiser aprender em detalhes como todos esses modelos (e os outros) funcionam, confira os nossos minicursos exclusivos da área de membros VIPs do Portal Marketing com Digital.

Um abraço, e até a próxima.