Produzir vídeos para o Youtube, escrever artigos para um blog, publicar um e-book, dar aulas online ao vivo…
Essas são apenas algumas das dicas que você encontra quando procura por maneiras de expandir os seus negócios online. A questão é: cadê a criatividade e o tempo para fazer tudo isso?
Produtividade?
Um aviso: este não é um texto sobre produtividade. No entanto, caso queira ler sobre o tema, recomendo o artigo sobre “Como Ser Produtivo no Trabalho”.
A conversa que vamos ter neste texto é sobre como você pode otimizar o seu tempo através da reciclagem de conteúdos.
Se você usa ou pretende usar diferentes mídias para atrair clientes, pode ter certeza de que este assunto vale o seu tempo.
Conteúdos Recicláveis
A maioria dos empreendedores foca a produção de conteúdo em uma mídia. Textos para blog, vídeos para Youtube, podcast…
Isso acontece porque boa parte das pessoas ainda não percebeu que é possível produzir o mesmo conteúdo para diferentes mídias e mesmo assim agradar seu público com isso…
Quer um exemplo?
Inúmeros blogs do mundo inteiro costumam oferecer e-books, infográficos, entre outros bônus para quem se cadastra em suas listas de email.
Espero que você esteja sentado, pois vou fazer uma revelação:
Os conteúdos dos tais infográficos ou e-books, na maior parte das vezes, não são inéditos.
No entanto, fique tranquilo. Se você se inscreveu em uma lista de email e consumiu um “conteúdo não inédito”, posso lhe garantir que não te fizeram de bobo. Deixa eu te explicar melhor…
Neste blog há um texto sobre 5 Dicas Para Escolher o Nome de um Site e em nosso canal do Youtube há um vídeo que fala sobre o mesmo assunto.
O fato de já existir um texto torna o meu vídeo menos útil? Não. A informação está lá e é capaz de ajudar muitas pessoas da mesma forma.
A diferença é que agora eu sou capaz de atingir um público maior, pois meu conteúdo está presente em mais de uma plataforma.
O texto, por exemplo, só seria visto pelos leitores do blog, através de resultados orgânicos de busca e de compartilhamentos em redes sociais.
Com o vídeo, o mesmo conteúdo possui mais chances de ser encontrado na busca orgânica, compartilhado e agora pode ser indicado pelo próprio Youtube como vídeo relacionado para as pessoas que estão consumindo assuntos do gênero na plataforma.
O segredo para gastar menos tempo com a produção de conteúdo para diferente mídias é simples e está ao seu alcance. Basta você não começar suas pautas do zero. Pronto.
Agora, vou te mostrar como você pode fazer isso.
Reciclando Pautas
Não há problema nenhum focar apenas em uma mídia, mas como você viu no exemplo do item anterior, trabalhar com mais de uma mídia aumenta as suas chances de gerar resultados.
Então, o primeiro passo para trabalhar com outra mídia é olhar com atenção os conteúdos que você já possui em uma outra mídia.
Em 2013 eu comecei a trabalhar como webwriter e em pouco tempo desenvolvi uma habilidade muito útil: transformar vídeos em textos.
A ideia é muito simples: se você consegue transformar a explicação de um professor em sala de aula em um resumo, é possível fazer o mesmo com vídeos de conteúdos informativos/educacionais.
Se você não acredita nisso ou acha que não é capaz de fazer o mesmo, recomendo que leia o artigo “Você Pode Produzir Conteúdos Que Geram Vendas (Só Não Sabe Disso Ainda)”
Agora que você acredita, vou dar algumas dicas de como “transformar” os conteúdos.
Texto Para Vídeo
Nesse tipo de adaptação você só precisa pensar que o texto é um roteiro cheio de informações distribuídas em uma ordem lógica.
Textos que seguem o modelo de lista, como “X Dicas de [INSIRA AQUI O ASSUNTO]” são os que dão menos trabalho para a adaptação.
No entanto, você não está obrigado a usar somente o modelo de listas. Qualquer texto que esteja bem dividido em parágrafos ou tópicos será adaptado com facilidade.
Vídeo Para Texto
Este tipo de adaptação tende a dar mais trabalho que a anterior, e a razão é simples:
Enquanto o texto permite que você possa fazer uma leitura dinâmica para localizar todos os tópicos, vídeos demandam que você os assista na íntegra enquanto faz anotações para marcar cada tópico.
Há a possibilidade de assistir ao vídeo avançando em alguns momentos, mas isso pode fazer com que você pule alguma informação importante sem nem mesmo perceber.
Mesmo assistindo ao vídeo você ainda estará economizando tempo, pois não precisará ter uma ideia de nova pauta e nem gastará tempo com mais pesquisas sobre o tema.
Áudio Para Texto
Basicamente, a mesma coisa do vídeo para texto.
Áudio Para Vídeo
Novamente, a mesma coisa de vídeo para texto. Faça anotações dos principais pontos e monte um roteiro a partir disso sem precisar fazer novas pesquisas.
Texto Para Áudio
Há 3 opções ao trabalhar com esse formato:
– Usar o texto na íntegra, fazendo a leitura para o público
– Usar o texto como base para a criação de um novo roteiro (mais natural), que também será lido na íntegra para o público
– Usar o texto como base para a discussão do tema entre duas ou mais pessoas.
Dessa forma você será capaz de fazer um bom podcast sem precisar pesquisar novamente o assunto e suas informações.
Vídeo Para Áudio
De todas as opções está é a que economiza mais tempo, e você vai entender o motivo.
Ter apelo visual sempre é bom, mas dependendo do assunto você não vai perder nada ou quase nada se retirar a parte visual do conteúdo.
Qual destes assuntos depende mais de estímulos visuais:
1- Como Ser Produtivo no Trabalho
2- 7 Sites de Imagens Gratuitas Para Blogs
Quem escolheu o item Nº 2 acertou na mosca.
No conteúdo sobre produtividade as imagens são coadjuvantes. Elas ajudam, chamam atenção, mas o conteúdo terá a mesma qualidade de informação se elas não estiverem lá.
Agora, se eu quero dar dicas de sites com imagens gratuitas, o conteúdo realmente ganha mais credibilidade se contar com o estímulo visual.
E então, o que você deve fazer?
Escolha vídeos assuntos que não serão prejudicados com a falta de estímulo visual e use um programa de edição de áudio ou vídeo para criar um arquivo de áudio. Pronto, você acabou de criar um podcast em sua versão mais básica.
OBS¹: Vídeos sem fala, obviamente, não servem para isso.
OBS²: Apesar de muito útil, o podcast citado no exemplo acima é uma versão adaptada e muito básica dessa modalidade de conteúdo. Pocasts de melhor qualidade são produzidos com técnicas e diretrizes que normalmente não serão obtidas com esta simples adaptação.
Criação de outros conteúdos
Há também a possibilidade de criar infográficos, e-books e planejar aulas online com as informações dos conteúdos que você já possui.
Dentre elas, a forma com o melhor custo benefício é a criação de e-books a partir de textos. Tudo que você precisa fazer é reunir textos que tratem de um mesmo segmento, organizá-los em uma ordem lógica e juntar tudo em um arquivo PDF.
Recorrer a um designer para este procedimento é extremamente importante, não só para a diagramação do e-book, mas também para a criação de artes para a capa e ilustrações internas.
Caso queira saber como usar bônus como esses, confira o artigo: Como Criar um Bônus Para o Seu Público e Aumentar as Vendas do Seu Negócio Com Isso
OBS: A adaptação de conteúdos para outra mídia e criação de bônus deve ser feita apenas com os seus conteúdos. Você pode buscar inspiração e informações em outras fontes, mas nunca deve replicar um conteúdo que não é seu.
Recapitulando
– Você pode ganhar mais autoridade online e expandir o seu alcance na internet produzindo conteúdos para mais de uma mídia.
– Ao contrário do que muitos pensam, é possível fazer isso sem multiplicar a quantidade de esforço.
– A reciclagem de conteúdos, ou seja, a técnica de adaptar conteúdos de uma mídia para outra, permite que você produza para outras mídias com menos esforço do que o convencional.
– Você pode aproveitar a reciclagem de conteúdos para criar bônus para a sua audiência e gerar mais vendas para o seu negócio.
Gostou das dicas? Para começar é só dar uma checada nos seus conteúdos e ver quais deles podem ser adaptados com facilidade.
Para ter acesso a dicas exclusivas e diversos minicursos que vão lhe ajudar a expandir os seus negócios através da internet, confira a área de membros do Portal Marketing com Digital.