Se você é um especialista em métricas, em especial Google Analytics, já te digo que esse artigo não é para você, pois hoje vou apresentar um guia para iniciantes de Google Analytics voltado para mensuração de campanhas.
Talvez você tenha caído de paraquedas aqui e não saiba o que é possível fazer com o Google Analytics, tão pouco como…então vamos lá.
Em poucas palavras, o Google Analytics é uma ferramenta que interpreta os dados do seu site, ou seja, te mostra a quantidade de usuários ativos, cliques realizados, origem até o seu site e muito mais.
Nesse primeiro momento o mais importante é compreender que essa ferramenta permite fazer a mensuração das suas campanhas, principalmente através dos seguintes dados:
- Origem dos seus visitantes
- Metas que determinam qual a próxima ação do seu visitante
Princípio de Pareto
É como diz o princípio de Pareto: 20% das suas forças representam 80% dos seus resultados
Para quem não é familiarizado com o estudo. Segundo Pareto, em seus testes ele chegou a conclusão de que 80% da poluição é causada por 20% dos países ou que 80% do PIB de um país é gerado a partir de 20% da população. Lembrando que as proporções podem variar um pouco entre 85/15 ou 75/25, no entanto, a disparidade entre o pouco e muito que se faz com os resultados obtidos, permanecem os mesmos.
Certo, apresentei Pareto por 2 razões:
1 – Porque você não precisa ter total domínio dessa ferramenta para começar a ter resultados, Pareto já provou isso com seus estudos, basta saber em média 20%.
2 – Quando você usa de forma assertiva esses 2 simples dados(Origem + Metas) em qualquer campanha ou funil de vendas, é possível ver claramente o que traz mais sucesso para o que tem feito e concentrar as suas energias no que traz mais resultado. Ou seja, Pareto aparece aqui para te dizer como escalar os seus resultados.
Pronto, agora vamos pôr a mão na massa!
Mensurando a origem dos seus visitantes
Das diversas campanhas que já acompanhei de empresários e consultores, nunca vi um deles utilizarem a técnica que vou apresentar logo a seguir, por essa razão que grande parte das pessoas não sabem como escalar as suas campanhas e ter um controle preciso de seus dados.
UTM(Urchin Tracking Module): A UTM é um sistema que permite inserir tags em hiperlinks a fim de rastrear a origem do seu visitante.
Obs: Hiperlink é um link a partir de um documento que abre outra página ou arquivo quando você clica nele. Exemplo: quando você clica em uma imagem e é direcionado para outra página, essa imagem que clicou havia um hiperlink que o direcionou para essa outra página.
Bom, ligando os pontos já dá para saber que com o uso da UTM é possível descobrir de que maneira os seus visitantes estão chegando até o seu site, e também o que fazem posteriormente.
Para adicionar as tags nos hiperlinks, basta adicionar um texto personalizado ao final do link para identificar alguns pontos relevantes:
- De onde vieram…
- O quê clicaram…
- Qual o seu plano para eles…
Podemos dividir em 5 partes as UTMs, source, medium, term, content e campaign.
UTM Source
A source indica de onde o visitante veio:
- De um site
- De uma rede social
- E-mail de alguma campanha específica
Os mais comuns indicam, por exemplo:
- Novos artigos
- YouTube
- Urls que são referentes à tráfego do seu site
Na prática fica assim:
Exemplo: utm_source=facebook
UTM Medium
Esse é o nível mais importante para se classificar, pois mostra como o seu visitante chegou até o seu site, dentre eles temos:
- CPC(Links patrocinados)
- Banner-ads
- Direto (significa que chegaram até você digitando o seu endereço)
Na prática fica assim:
Exemplo: utm_medium=cpc
UTM Term
Usada especificamente para identificar o tráfego pago de origem com palavras chave.
Na prática fica assim:
Exemplo: utm_term=consultor+empresario
UTM Content
A content indica a origem específica, sendo um banner de uma de suas páginas ou um e-mail de uma campanha que enviou.
Dessa forma fica muito mais fácil efetuar testes entre as suas campanhas, artes, copy e conteúdo. Naturalmente existe uma variação em cada plataforma por conta do tipo de conteúdo, a oferta e geralmente não existe um padrão para nomear…abuse da sua criatividade rs.
Como conselho sugiro que seja descritivo, pois muitas vezes você não irá lembrar de abreviações que fez, logo poderá se perder de qual origem específica partiram as pessoas que está acompanhando.
Na prática fica assim:
Exemplo: utm_content=consultor_casa
UTM Campaign
As UTM de campanha são bem similares as content, a diferença está no propósito, pois as de campanha possuem o objetivo de destacar promoções/ofertas e disseminação de conteúdos para simples comparativo entre períodos e plataforma.
Na prática fica assim:
Exemplo: utm_campaign=segunda_semana_janeiro
Agora um exemplo que demonstra exatamente uma UTM completa:
Para construir essa url utilizei essa ferramenta do Google → URL Builder
Esse processo inicialmente é bem trabalhoso, porém é apenas uma questão de hábito e a recompensa por trás dessa estratégia é muito grande.
Através desse rastreio você consegue identificar quais das suas campanhas estão tendo melhores resultados de forma mais precisa.
Caso você decida criar uma organização completa e testar diversas campanhas para vender um mesmo produto, por exemplo, ficará muito mais fácil distinguir em que parte da campanha a conversão aumenta ou diminui. Com esse poder em mãos você pode avaliar se uma imagem converte mais em um anúncio ou em um e-mail e etc…
Para ajudar você a ter esse controle em mãos, vou compartilhar uma planilha para que você possa acompanhar todos esses dados sem complicação.
Link para baixar a planilha → Planilha-UTM
Definindo metas para mensuração de campanhas
As metas são uma forma de rastrear as ações que os seus visitantes estão tomando quando chegam até o seu site, e podemos ter esses dados contando os comportamentos específicos.
O quê realmente faz as metas importantes e úteis é a possibilidade de se ver quem tomou determinada ação, não só quantas pessoas.
Percebe que você pode conhecer ainda mais o seu público dessa forma? E isso só acontece por meio do uso das UTMs.
Certo, então vamos configurar no Google Analytics uma meta(goal) básica de uma página de captura com um imã para então nos aprofundarmos…
Exemplo de página → Como Criar um Negócio de Consultoria em Vendas Online do ZERO
O nosso objetivo é conhecer quais são as pessoas que estão chegando até a sua página de obrigado e qual caminho percorreram.
Passo 1: Vá em Administrador entre as abas do Google Analytics
Passo 2: Vá na aba Metas na terceira coluna
Passo 3: Criar Nova Meta
Passo 4: Escolha dentro da aba Engajamento a opção “Inscrição em boletim informativo”
Passo 5: Nomeie a sua Meta, então selecione tipo “Destino”
Passo 6: Estabeleça os parâmetros da sua Meta
Quando estabelecemos uma meta, inicialmente não teremos dados para mensurar, pois precisamos aguardar o período dos visitantes entrarem em seu site.
Para analisar o desempenho da sua meta, basta ir em Relatórios na aba superior e próximo a Administrador que clicou anteriormente. Feito isso, clique em Conversões no canto esquerdo, está localizado como último parâmetro da barra de rolagem. Depois em Metas > Visão Geral.
A mensuração através das UTMs é essencial para os empresários e consultores que desejam ter melhores resultados e implementar novas estratégias, uma vez que é muito comum termos diversas campanhas e anúncios rodando diariamente.
Origem e Meta são a chave para conhecer o seu público de forma muito mais assertiva e implementar melhorias de otimização.
O Google Analytics é uma excelente ferramenta de análise, como o próprio nome diz, pois é nativo de um buscador, ou seja, quem poderá informar melhor os dados de busca do que a própria ferramenta que proporciona isso, e hoje a maior é o Google.
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Um forte abraço e até o próximo conteúdo! =D