Meus Anúncios no Facebook Não Vendem, O Que Fazer?

O Facebook tem sido responsável pelo sucesso de muitos negócios e, ao mesmo tempo, também pelo fracasso de muitas empresas.

 

Parece até mesmo injusto esse jogo de “sorte” onde um dia suas campanhas estão perfeitas e com o ROI estratosférico, e no outro as suas campanhas estão de ponta cabeça, nem parece que são as mesmas campanhas.

 

Apesar dessa inconstância de “tô feliz”, “tô triste”, “tô feliz”, “tô triste”, muitos negócios sobrevivem matando um leão por dia com anúncios no Facebook.

 

Mas infelizmente essa não é a pior parte.

Ainda existe o grande desafio com as contas de anúncios bloqueadas, com os empréstimos em bancos que os empresários fazem sem a menor certeza de como irão conseguir pagar e, principalmente, a saúde.

 

Não, não estou falando apenas da saúde do negócio, eu estou falando que viver com esse nível de estresse pode causar sérios problemas na saúde do empresário.

 

É fácil identificar, basta olhar para o empresário que você vai encontrar olheiras, ganho de peso ou perda de peso em excesso, simples assim.

 

É muito provável que esses empresários não durmam bem há muito tempo, porque eles sempre lembram de algum problema que na maior parte das vezes está relacionado com tráfego pago.

 

…A verdade é que:

 

Para ter constância nas vendas com os seus anúncios ao invés de trabalhar CONTRA o Facebook você precisa trabalhar COM o Facebook.

 

Ou você continua dando murro em ponta de faca vivendo um dia após o outro esperando que “amanhã” as suas campanhas melhorem, ou você começa a tratar o Facebook como uma Plataforma de INVESTIMENTO e você começa a se comportar como um Investidor de Wall Street.

 

Mas como saber se você está seguindo as estratégias corretas?

 

Basta você responder algumas simples perguntas:

 

01 – Você sabe dizer o quanto de LUCRO cada real que você investe irá gerar? Eu não estou falando de leads ou quantidade de vendas, mas a cada 1 real que você investir o quanto de lucro você terá com esse 1 real.

 

02 – Você sabe como fazer com que seus anúncios sejam mostrados para os seus clientes em potencial? Eu falo sobre saber se o seu anúncio está sendo mostrado para as pessoas certas através da sua segmentação(sem lookalike, retargeting ou remarketing).

 

03 – Você sabe como fazer para as pessoas certas clicarem no seu anúncio? Eu não falo simplesmente de ter um bom custo por clique, mas que as pessoas cliquem e façam exatamente o que você pediu na página seguinte

 

Essas são algumas perguntas básicas que todo empresário ou funcionário que investe no Facebook Ads precisa estar apto para responder, ou como nós gostamos de dizer, isso é o que todo BOM Gestor de Aquisição vai te perguntar nos primeiros 10 minutos de reunião.

 

Mais importante que isso, essas são perguntas que toda EMPRESA precisa saber responder, para evitar que entrem na lista das empresas que estão fechando por causa do Facebook.

 

Portanto, se você quer ter a CERTEZA que os seus anúncios irão gerar cliques, leads e claro, o mais importante, que gerem vendas diárias para a sua empresa, você precisa trabalhar nestes pontos críticos.

 

Felizmente, é exatamente isso que você irá aprender nesse artigo.

 

Eu sei que essa introdução ficou grande, mas eu precisava ter 100% de certeza de que você está sério em começar a vender todos os dias e não está buscando por uma solução milagrosa.

 

Então vamos lá…

 

Como Gerar Mais Lucro Com os Seus Anúncios no Facebook?

A matemática é simples e não nos deixa enganar:

 

Lucro = Faturamento – Investimento

 

Para você ter um saldo positivo você precisa faturar mais do que está investindo.

 

Antes que você desista de continuar lendo e vá embora, deixe-me explicar melhor rsrs

 

Hoje eu, Gustavo, participo de alguns grupos de negócios da Marketing Com Digital e nesses grupos eu tenho a oportunidade de acompanhar os bastidores de centenas de empresários.

 

A variedade é bem grande, na verdade é bem extensa também, pois existem os empresários que investem cinco mil reais até os que investem mais de cinquenta mil reais somente no Facebook todos os meses.

 

E o ponto onde eu quero chegar é que independente do quanto essas empresas investem, antes de chegar até nós todas elas sofriam da mesma síndrome do bebe e a chupeta.

 

Imagine que o bebe é a empresa ou empresário e a chupeta é o dinheiro no bolso, um bebe com chupeta é um bebe feliz, um bebe sem chupeta é um bebe triste, chorão, manhoso, certo?

 

Pois é, para essas crianças hoje o Facebook é o irmão mais velho temperamental que fica tirando a chupeta do bebe quando bem quer.

 

Veja só, ter um olhar atento às vendas é extremamente importante, mas o que eu quero te mostrar aqui é que sem uma BOA estratégia o seu negócio ainda pode ser como um bebe.

Deixa eu te mostrar de uma outra forma..

 

Existem duas estratégias básicas que a maioria das empresas está fazendo hoje para vender através do Facebook, são elas:

 

Eu não sei se você se encaixa em um dos dois perfis, mas eu realmente espero que você não faça parte do segundo perfil, caso contrário o seu negócio está correndo sérios riscos…

 

O grande problema para quem está utilizando a estratégia número 02 é que é apenas uma questão de tempo para as vendas cairem.

 

Lembra que eu falei que você precisa trabalhar COM o Facebook ao invés de CONTRA?

 

Pois é, não adianta você ter uma campanha que está vendendo super bem e você querer colocar mais verba. Uma hora essa pilha de cartas vai desmoronar com um simples sopro do irmão mais velho rebelde(Facebook).

 

Peço desculpas se estou sendo muito duro, mas acredite eu já vi esse ciclo acontecer dezenas de vezes:

 

Bom, e talvez você esteja se perguntando: Beleza Gustavo, mas então o que eu devo fazer para ter lucro com o Facebook?

 

Certo, o que você precisa construir para o seu negócio é o que nós chamamos de Campanha de Aquisição.

 

Não é o objetivo desse artigo detalhar como funciona uma Campanha de Aquisição, você pode encontrar no artigo(TRÁFEGO PAGO: APRENDA A COMPRAR TRÁFEGO NO FACEBOOK COM INTELIGÊNCIA) mais informações.

 

O Modelo Sustentável e Lucrativo Para Construir Listas de Emails e Vender Todos os Dias

Basicamente uma Campanha de Aquisição consiste em você atrair novos clientes para o seu negócio e não só isso, mas também vender mais de uma vez para essas pessoas.

Como isso funciona?

A estrutura consiste em:

Passo 01: Anúncio no Facebook
Passo 02: Página de Captura de Email
Passo 03: Oferta do Primeiro Produto
Passo 04: Sequência de Emails Oferecendo Produto 2 ou o Produto 1
Passo 05: Após compra, Oferta do Produto Principal

 

 

Uma vez que você possui essa lista de e-mails você já deu o primeiro grande passo para começar a vender todos os dias, pois você tem um Novo Ativo para o seu negócio, podendo trabalhar com campanhas de vendas semanais vendendo todos os dias.

 

Esse é exatamente o mesmo modelo que nós utilizamos em nosso negócio e que os nossos alunos que participam das nossas formações ou grupos de negócios também utilizam.

 

A grande vantagem de se ter uma Campanha de Aquisição ao invés de simplesmente tentar vender com tráfego direto para uma páginas de vendas é que você tem mais segurança e previsibilidade.

 

Se após o cadastro não houver vendas, tudo bem porque você ainda pode tentar vender para essas pessoas através do e-mail.

 

Se essas pessoas após o cadastro na sua lista comprarem logo de cara o seu produto, melhor ainda porque agora você pode criar mais 2 pontos de conversão: Upsell e Outros Produtos

 

Upsell é uma venda que vem logo após a compra de um produto. Sabe quando você compra um livro na Amazon ou Saraiva e após a conclusão da compra aparece uma página oferecendo livros semelhantes ao que você acabou de comprar?

 

Às vezes eles colocam até mesmo uma mensagem mais forte para te impactar:

“As pessoas que compraram X também compram esses produtos…”

 

É isso que você pode fazer, após uma venda tentar vender outra coisa. Calma, você não vai ser um vendedor chato, mas apenas se você fizer o Upsell do jeito certo rs.

 

E o segundo ponto de conversão se trata de você a partir de agora vender outros produtos para essas pessoas. Lembra que você tem o e-mail delas?

 

Então, continue enviando campanhas para essas pessoas.

 

Se tudo isso for uma novidade para você provavelmente você está achando todo esse processo muito complexo, mas calma, se você tiver as ferramentas certas você vai conseguir rsrs.

 

Algumas pessoas ainda vão dizer: “Ah Gustavo, mas isso dá muito trabalho, eu prefiro continuar vendendo com tráfego direto, essa estratégia que você mostrou é só para quem tem equipe grande…”

 

Bom, é uma escolha e nós preferimos fazer Campanhas de Aquisição por 2 motivos:

01 – Eu prefiro ter controle dos investimentos e saber ponderar cada real que eu invisto, pois com as Campanhas de Aquisição eu tenho certeza que o Facebook não vai derrubar todos os meus anúncios ou bloquear a minha conta da noite para o dia.

 

02 – Nós gostamos de dinheiro, simples assim.

Não tem como negar, as Campanhas de Aquisição são muito mais lucrativas porque nós podemos vender facilmente vender em 3 momentos para a mesma pessoa: Na Aquisição, no Upsell e nas Campanhas Semanais

Eu vou te mostrar:

 

E esse é o feito quando você envia e-mail todos os dias e possui múltiplas campanhas de vendas:

Todo os dias você vê as vendas caindo, isso sim é previsibilidade.

 

Com múltiplas campanhas você consegue saber exatamente de onde está vindo a maior parte das vendas e o que fazer para impulsionar ainda mais.

 

Se uma campanha também não estiver boa, você também sabe exatamente o que fazer, pois você tem a origem das vendas, isso sim é ter controle total do lucro e da escalabilidade do seu negócio.

 

Como Criar Uma Campanha de Aquisição e Melhores Anúncios do Facebook?

O primeiro passo é seguir a estrutura que eu ensinei no tópico anterior.

Nós costumamos dizer que as Campanhas de Aquisição são o oxigênio de um negócio, isso significa que você precisa constantemente alimentando o seu negócio com novos leads, novas vendas para você conseguir executar boas campanhas de vendas online todas as semanas.

Lembre-se da estrutura:

Passo 01: Anúncio no Facebook
Passo 02: Página de Captura de Email
Passo 03: Oferta do Primeiro Produto
Passo 04: Sequência de Emails Oferecendo Produto 2 ou o Produto 1
Passo 05: Após compra, Oferta do Produto Principal
Passo 06: Executar Campanhas de Vendas Semanais com Super Ofertas, Mini treinamentos, Super Palestras, Aulas Gravadas, Aulas ao Vivo e etc…

 

O seu segundo passo será aprimorar a sua Campanha de Aquisição otimizando os seus anúncios, aqui vai um checklist de cada ponto que você vai precisar analisar:

01 – Anúncios(Headline, Copy, Descrição e Imagem)
02 – Campanhas(Segmentação, Investimento, Dispositivos)
03 – Página de Captura(Posicionamento, Headline, Capa do Ímã Digital e Bullets de Oferta)
04 – Página de Obrigado(Oferta, Posicionamento, Headline, Bullets de Oferta e Preço do Produto)
05 – Página de Upsell(Oferta, Posicionamento, Headline, Bullets de Oferta e Preço do Produto)
06 – Sequência de emails da Aquisição(Título, Oferta, Copy, Imagens e Links)

Não adianta você ter toda a estrutura pronta se você não acompanhar cada uma dessas etapas, por isso é muito importante seguir o checklist acima.

 

As Campanhas de Aquisição possuem etapas bastante específicas, normalmente você vai conseguir criar toda essa estrutura em cerca de 30 dias, não mais do que isso.

 

Eu também recomendo que você aos poucos implemente a migração do seu investimento para as Campanhas de Aquisição, especialmente se hoje o seu negócio depende 80% ou mais da vendas diretas, se o seu negócio depende até 40% das vendas diretas, você pode fazer a migração mais rapidamente porque as campanhas de vendas semanais irá ajudar a monetizar essa lista vendendo a segunda, terceira, quarta vez e etc…

 

Você quer a minha ajuda para criar as suas Campanhas de Aquisição?

Aqui está uma lista do que eu preparei para te ajudar a montar as suas Campanhas de Aquisição:

Que tipo de campanha fazer para construir uma lista com o Facebook

Como fazer para ter saldo positivo antes de iniciar uma campanha

Como escolher uma segmentação lucrativa

Que tipo de anúncio funciona

Quantos anúncios fazer para cada campanha

Como organizar os anúncios

Como identificar os melhores anúncios e otimizar as campanhas

Como Estruturar a Copy de um Anúncio

Como Escolher Imagens Para Anúncios

Como fazer com que a minha campanha gere vendas todos os dias

 

Aqui eu explico todos os detalhes do NOVO Combo da Aquisição

 

 

Então é isso!
Um forte abraço, fique com Deus e até breve!

 

Gustavo Scomparim

Gestor de Aquisição de Novos Clientes e Analista de Métricas e Monetização, responsável por diversos treinamentos do Portal de Membros VIP, Anúncios Lucrativos, Manual de 7 Passos Para Criar Uma Campanha de Aquisição e Certificação de Tráfego Pago

Comentários

  1. Acredito que esse modelo é o futuro do tráfego pago, que sempre existiu mas poucos aplicam, é uma honra fazer parte do grupo EVO da MCD, e aprender com você Gustavo… Com esse conhecimento estou alavancando várias empresas 🙂

    Responder

    1. Gustavo Scomparim

      Excelente Vinicius!!

      É isso aí, parabéns por contribuir com o país e vamos continuar ajudando as empresas a venderem mais e todos os dias o/

      Responder

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